Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Não, esse lance de 1/4 de volta é apenas uma referência pra ninguém dar várias voltas e estragar o tensor.
Uma pessoa com experiência pode girar mais ou menos que isso, mas pra quem tá aprendendo a orientação é de girar no máximo 1/4 de volta.
Instala as cordas, verifica a ação do tensor e, se precisar, aperta um pouquinho; pode ser que 1/4 de volta seja muito dependendo do braço.

Fabio Giavoni
Vc entende parte da lógica, mas se perdeu aí no final.
Se vc quer colocar uma escala com mais casas, elas não vão ficar mais apertadas, pois a relação matemática é a mesma, o que acontece é que são acrescidas 2 casas além da 22a; a localização de todas as outras casas tem que ser exatamente a mesma pra manter essa relação.
O problema é que, se o captador do braço estiver muito perto, impossibilitando ter mais 2 casas não tem como vc fazer essa troca; só se levar o captador do braço mais pra baixo ou trazer a ponte (e o captador correspondente) mais pra cima (perto do braço) e eu acredito que isso seja inviável.
É mais fácil vc procurar uma guitarra já com 24 casas.

Bigode Ozzy
Existe um ajuste fino na microafinação, mas isso compromete totalmente o ajuste de intonação.
Se o braço for bolt-on pede pra ele fazer outro

Atum Bluesman
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Eu te mandei um e-mail falando(ou lembrando) que minha guitarra é para canhoto casa exista alguma diferça de preço. E outra cara você acha melhor um tone e um volume ou 2 tones e 2 volumes tipo lespa?

GUITARK2
Veterano
# set/06
· votar


BERTOLA
em um negocio peguei um compressor CS3 da BOSS só que esta pegando interferencia de radio quando ligo ele...vc sabe o que pode estar causando isso? e este pedal é da primeira linha dos CS3 ele só tem peças japonesas apesar de ser fabricado em Taiwan e por isso ele ainda usa fonte ACA...como faço para ligar ele em uma fonte PSA sem ligar outro pedal junto?tem um lance que faz na fonte mas não me lembro
obrigado

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


Atum Bluesman
Recebi o seu email, tô trabalhando num projetinho pra ela; como ela é semi eu acho que qto menos knobs melhor, pq a montagem é bem difícil, hehehe.
Mas falando sério, isso depende mais de vc do que de mim, se vc usa todos os controles é melhor ter todos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


Fabio Giavoni
Sim, poderia, mas aí a posição da ponte também teria que ser mudada, o que inviabilizaría o uso do braço naquele corpo, em outro corpo tudo bem.Bigode Ozzy
Pontes tipo "Floyd-Rose geralmente tem uma altura fixa dos saddles, só com a colocação de pequenos calços resolvería o problema pis aplainar escala é caro.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


GUITARK2
Cara, será que tem uma emissora perto de sua casa?
Para bloquear RF coloque um resistor de 10K em série com a entrada do circuito.
Abç

hyperfuzz
Veterano
# set/06
· votar


olá rapazes..perguntei da minha sg no outro tópico mas vou usar esse então...Q captador colocar na minha epiphone sg 400????....no braço qro um som bem forte e gordo para rock setentão...tipo mountain e ten years after.....na ponte gostaria de um som bem limpo e cristalino para tocar beatles e the who (a primeira fase q o pete towshen usava rickenbaker strato e tele)...tem q se humbucker...sei q igual do who e beatles é dificil...mas tem algo q chegue perto?....Obrigado bertola e seiji....me ajudem please...abraços

GUITARK2
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o pior que tem sim heheheheh quase colado...mas nunca aconteceu isso...só com este pedal ligado que pega radio mesmo....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/06
· votar


hyperfuzz
Um Humbucker de baixa saída (em torno de 9 ou 10K).
Abç

GUITARK2
Veterano
# set/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
isso vai mudar alguma coisa no efeito?
obrigado

cadash
Veterano
# set/06
· votar


com licença, alguem conhece um luthier da guitar parker nitefly

Bigode Ozzy
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Seria impossivel mandar ele falzer outro braço, pois eu comprei a guitarra usada, e naum foi direto com esse luthier. Não entendi sobre a entonação...

Mauricio Luiz Bertola

Hamm sim, aplainar a escla é caro mesmo...sobre os calços, eu fiz, resolveu em parte, pois agora se abaixar muito a E, ela trasteja na 12 em diante...bom, vo mandar num luthier mais pra frente...

Valew a vcs dois!! =]

cadash
Veterano
# set/06
· votar


não?, obrigado.

cadash
Veterano
# set/06
· votar


tenho uma parker os trastes são colados, 2 já soltaram,esta com problemas
na parte eletrica,e não consigo achar o cabo que é stereo da marca hosa
no brasil, alguem conhece um luthier especilazado esta guitar.

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


cadash
Luthier especializado em parker eu nunca vi; esse cabo não pode ser manufaturado? os plugs são diferentes ou é um stereo normal?
Eu acho que esses trastes podem ser recolocados.

Bigode Ozzy
A micro afinação baixa e levanta um pouquinho das cordas (se for o mesmo sistema dos violinos); só que, se vc deixar apertado no máximo, pra mter as cordas levantadas, vai perder a função de microafinação.hyperfuzz

hyperfuzz
Os captadores, em geral, os que têm resistência alta na bobina apresentam timbre mais grave pois tem mais frequências altas filtradas; porém possuem um nível de sinal maior na saída; os de baixa resistência é o contrário, som mais limpo e brilhante, mas com sinal menos forte... isso é generalizando, pois alterando o calibre dos fios, o magneto e o formato da bobina isso muda.

Shadowmam
Veterano
# set/06
· votar


Bertola e Seiji

Possuo um Yamaha modelo EG 112, estilo Fender Strato, com o corpo de agathis, braço de maple e escala de rosewood. Toco Heavy Metal e estou procurando um som grave e encorpado, uma vez que essa guitarra me da um som agudo, gostaria de saber se vale a pena trocar a captação, qual seria o tipo de captador ideal para este modelo e se ficaria bom uma ponte Floyd Rose? Certa vez um Luthier daqui de Belo Horizonte me disse que ela tem uma madeira boa isso realmente é verdade? Obigado.

Bigode Ozzy
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji

haaamm sim, entendi! Mas mesmo assim naum resolveria o problema, pois a diferenção é meio grande...mas valew mesmo assim!

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


Shadowmam
Agathis é uma madeira legal; nada de espetacular mas é boa sim; se vc procura sons mais encorpados procura captadores humbuckers de alto ganho; se só te singles na sua guitarra o ideal, para vc não ter gastos extras com reformas, dê preferências pelos stack e demais humbuckers em formato de single.

Bigode Ozzy
Não rola encomenar outro braço? Senão só retirando todos os trastes, aplainar a escala e recolocar os trastes... se a escala e os trastes já estiverem gastos isso poderia ser uma boa.

Bigode Ozzy
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji

naum rola mesmo cara, pq troquei a guitarra, naum foi direto com o luthier. Mas será q sai mais caro replainar a escala do que um braço novo?

Miguel Ceano
Veterano
# set/06
· votar


Olá!! Gostaria de tirar uma dúvida sobre Floyd Rose.
Apesar de conseguir afinar não consigo alinhar a ponte. Ela tá ficando um pouco inclinada para fora. As molas já estão inclinadas e arrochadas no limite. Devo trocá-las ou cortando um pedaço com alicate resolve??
Valeu!!!

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


Bigode Ozzy
Sei não; de qualquer forma vc vai ter que procurar um luthier pra fazer esse serviço; manda um email pro Bertola que ele te explica melhor sobre os serviços e valores.

Miguel Ceano
A ponte tá com qtas molas? se estiver com as 3 coloca elas em paralelo e tenta reaparalhar a ponte, mas não se esqueça de soltar os parafusos do locker-nut.

cadash
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Fábio Seiji
Fábio Seiji
eu tentei colar com superbond mas não aguentou e terminou soltando ,
eo cabo é tipo y ou seja entra na guita stereo e sai dois mono um com
som dos caps da dimarzio e um piezo passivo na ponte fishman

cadash
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
em tempo, esse cabo tem um mistério ele foi adaptado para guitarra
já que no site da Hosa ele é destinado a parte de telefonia, quando uso
outro cabo a guita fica inrreconhecivel, e quem conhece o timbre dessa guitar
até chora,é o que faço agora.voce consegue colocar os dois timbres juntos
no caso o som de guitar eo som de violão fora uma chave de 5 posições.

Bigode Ozzy
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji

bom, eu vo tentar falar com o luthier q fez a guitarra...mas valew por tudo cara! Brigadão!!

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


cadash
experimenta colar com araudite, mas tomando cuidado pra não sujar a escala.
qto ao cabo é só vc procurar o esquema e montar, se os plugs forem normais não tem erro.

Bigode Ozzy
Pra fazer esse serviço não precisa ser necessariamente o cara que fez a guitarra, mas pergunta pra ele mais informações sobre ela, isso pode exclarecer algumas coisas.
Boa sorte

cadash
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
o araldite é muito denso, até mesmo com o superbond da diferença esses
trates que colei ficaram mais altos em relação aos outros é que estou falando
em mm, e o braço é revestido de fibrocarbono, o cabo já fiz uns três e não ficou bom,vou tentar mais uma vez com um profisional.valeu
se você puder e quiser vai na PARKER GUITARS é maneiro tem o som delas.

Miguel Ceano
Veterano
# set/06
· votar


Oi!! Só pra ver se eu entendi... O sistema da minha ponte Floyd Rose tem 3 molas e as da extremidade estão inclinadas. Eu estaria precisando de uma dica pra aumentar a tensão delas. Fazendo o procedimento indicado acima eu não vou diminuir a tensão das molas fazendo com que a pontea fique mais inclinada pra fora do corpo?? Quando vc diz paralelo significa deixá-las juntas no centro??
Mais uma vez, obrigado!!

Fabio Giavoni
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
vlw!

joao 5murf
Veterano
# set/06
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
eu tenho um peavey valveking, e tenho umas duvidas.
1)como eu tiro as valvulas de pré e de power pra transportar o amp de carro sem medo?
2) pra colocar de volta, preciso marcar o lugar de cada uma pra colocalas no mesmo lugar de onde eu tirei, ou naum faz diferença?

Fábio Seiji
Luthier
# set/06
· votar


Miguel Ceano
De jeito que está apenas as molas inclinadas estão atuando, a o meio fica menos tensionada e atua menos; como vc disse que o hook está totalmente puxado pra trás pode ser que as molas estejam laceadas e porisso vc precisa voltar as molas para a posição paralela pra verificar é é preciso trocá-las.
Uma em cada ponta e a outra no meio; depois tenta regular par ver se a pont volta pro lugar, mas não se esqueça de fazer toda a resgulagem com o nut destravado.

joao 5murf
sei não; se as válvulas estiverem soquetadas é só soltar e depois recolocar no seu respectivo lugar, nada de trocar a posição.
evita de colocar a mão direto no bulbo pra não engordurar a válvula e trabalhe com um fio com uma das pontas desencapada e enrolada no seu pulso e a outra ponta ligada na carcaça do ampli; não deve fazer muita diferença pra circuito valvulado, mas é sempre bom prevenir.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)