Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Guilherme Ghelfi

Eh um Neodymiun??

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


chuksmann
Eu gostaria de saber a diferença entre a condor Rx30 e a Rocky
Cara, sinto muito mas não posso te ajudar
Faz uma pesquisa no Google que vc deve encontrar mais informações

Guilherme Ghelfi
Melhor vc levar à um luthier pra avaliação, normalmente os stellfner são menores e mais baixos que os captadores que tem por aí e pode ser apenas um problema de ajuste

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


Bertola e/ou Seiji

Uma pergunta para um amigo meu:

Há alguma limitação, complicação ou pré-requisito da guitarra para se fazer a modificação de ponte fixa (tune-o-matic) para uma floyd? Ou é só fazer o buraco na madeira e colocar? E no braço, o luck nut, também pode ser colocado sem problema?

Ou pode depender da guitarra? A guitarra dele é uma washburn king-v.

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


Toki
Essa modificação é bem trabalhosa e cara, ademais o ideal é instalar uma ponte tipo Khaler, e não tipo "Floyd".
Abç

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Poderia me falar mais, ou seja, o porque disso? Essa modificação é cara por causa da aquisição da floyd ou é complicado/trabalhoso pra um luthier fazer isso? Mas fora isso, é possível fazer né? Sobre o lock nut também, pode-se colocar num braço "comum"?

Mas entendo que o ideal seria uma tipo Khaler, pois não precisa fazer o back box, certo?

Valhalla Viking
Veterano
# ago/06
· votar


Ola amigos,
gostaria de saber se tem como colocar frisos na escala dessa guitarra:
http://www.musicyo.com/product_specs.asp?pf_id=34
e de ter noçao do preço...
obrigado, um abraço

DDTh0R
Veterano
# ago/06
· votar


Bertola/Seiji/Galera no Geral

Qual das duas é a melhor opção pra comprar pra depois colocar uns caps mais legaizinhos(stell etc... nata tão caro, só pra dexa mais legal no futuro)

Shelter SST2
Condor RX-30

COloquei essas duas pq são as unicas q entram no orçamento (320,00) e vo comprar amanha de tarde. E quais caps colocar tbm os Stellners msm?

Lembrando q caps é mais pra frente... beeeeeem mais pra frente

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


Toki
A ponte tune-o-matic tem aproximadamente 17mm de altura na posição mais baixa; uma ponte floyd tem 7mm nos canais canais dos saddles; a sua ponte teria que ficar bem mais alta e isso poderia trazer instabilidade.
Além disso teria que abrir vários buracos pra instalar a ponte e isso poderia comprometer o acabamento; além disso vc precisa verificar se o corpo da sua guitarra tem espessura suficiente pra instalar uma floyd (pelo menos 45mm)
Em resumo; não compensa

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


Valhalla Viking
Não consegui ver a guitarra, mas colocar frisos laterais em guitarra já pronta é um trabalho não muito legal; precisa refazer todo o acabamento, à não ser que vc apenas pinte uma faixa lateral; só que eu acho que ficaria feio.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


DDTh0R
melhor vc testar as duas antes e postar aqui o que vc acha de cada uma delas; nesse caso a sua opinião é mais importante que a nossa.
Quanto aos captadores, se é um projeto futuro espere chegar a hora pra decidir, muitas pedras podem rolar até lá.

Toki
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Seiji
hummm.. valeu mestre!
passarei as infos pra ele =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


Toki
Ademais, para a instalação de uma ponte tipo "Floyd" , que possui molas presas numa cavidade inferior, muita madeira teria que ser retirada do instrumento.
Valhalla Viking
Não é uma boa idéia, pois além de não proporcionar nenhum benefício, os frisos dificultam sobremaneira procedimentos nos trastes (troca, nivelamentos, etc)
DDTh0R
Shelter SST-2
Abçs

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara..nao sei pra kem perguntar isso, entao vai ser pra vc mesmo euehe
Nao sei c vc lembra q perguntei sobre ligar uma GT-8 como pre de um Marshall B65 (amp de baixo)..vc disse q ficaria bom...
Axa q o mesmo vale pra uma Zoom G2.9tt??
To em duvida entre as duas...

Agora pensando a longo prazo, eu pretendo montar um set de pre + power valvulado...nesse sentido vc axa q teria vantagem com a Zoom por ela ja ser valvulada?
Pq com as ondas digitais da Gt-8 o power nao seria totalmente "aproveitado" devido a impossibilidade de conversão total das ondas digitais em valvuladas (nao sei explica, mas eh algo assim q me disseram)
Com a Zoom eu teria um amp all-tube c utilizando-a como pre de um power valvulado?

abraço!

Poison Lord
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Seiji

ae voltei e jah respondi seu email
\o/

Rodrigo Yoshida
Veterano
# ago/06 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


resolvi mudar a altura das cordas da minha les paul, estava achando muito dura pra tocar, ela estava com 3,5mm na 12 casa, agora esta com apenas 2mm...
aparentemente nao ocorre trastejos muito fortes, nao posso testar direito agora pois aqui esta de noite, mas a principio as cordas estao muito baixas? ou estao numa altura media? isso considerando que a guitarra eh uma les paul...

detalhe: estou usando 010 com afinacao padrao.

alfacorrea
Veterano
# ago/06
· votar


Vou me intrometer no tópico

diwillo

A utilização de pedaleiras e simuladores é uma questão de gosto pessoal de cada um.

Há quem odeie as simulações e os efeitos digitais. Conheço um cara que só usa guitarras Fender Americanas ou Gibson e só liga em pedais analógicos, tipo Tubescreamer e só usa amplificador Fender Hot Rod Deluxe ou Fender Blues Jr. - 100% valvulados.

Se chegar perto desse cara e falar de POD ou de GT-8 ou de GNX ou de Zoom ele tem até um treco. Ele não gosta, não usa e não indica.

Eu acho que essa filozofia "anti-digital" é um pouco de exagero e preconceito, mas acho que os "100% digitais" também não são plenamente satisfatórios.

Na minha opinião, a escolha tem que partir se seus ouvidos e de seus objetivos.

Eu já tive várias guitarras e vários pedais, já testei muitos amplificadores. Tá tive Zoom 505, Zoom 707, POD 2.0, Behringer V-Amp2, pedaizinhos da Boss e nada me deixava satisfeito.

Já tive algumas guitarras interessantes, de preço médio, tipo Fernandes Japonesa 62 reissue, Epiphone Les Paul, Golden, Gianinni Strato, Cort M 600, Gibson Studio e já tive oportunidade de testar várias outras.

Minha opinião é a seguinte: Primeiro vc deve escolher seu amplificador, para depois decidir e escolher o resto. Na minha opinião, o amplificador é o responsável por mais da metade da qualidade de seu timbre.

Depois que fechar o amplificador vc deve passar para a escolha da guitarra. Só depois que vc vai finalizar os efeitos.

Se vc tiver uma guitarra Squier e um amplificador Marshall VS 15 pode ficar ligando 30.000 pedais, 28.000 simuladores e 450.000 efeitos que não vai ficar satisfeito.

Abraço.
Não adianta gastar R$10.000,00 em uma Fender Americana, um Voodoolabs Sparkle Drive e um Fender Hot Rod Deluxe e querer tocar igualzinho ao Linkin Park ao vivo. Vai ficar até parecido, mas igualzinho não vai.

Da mesma forma, não adianta comprar uma Gibson Les Paul Custom de R$8.000,00 e um amplificador Marshall JCM 900 e querer tocar igual ao Stivie Ray Vaughan.

O que a gente procura é chegar o mais perto possível.

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


alfacorrea

Cara..seguinte..eu to sem amp (tinha um Fender Princeton Chorus q vendi faz umas 2 semanas) e sem pedais, ja q vendi tbm pra encomenda minha guita de luthier...
Meu projeto e encomendar um mesa 50/50 e uma caixa 2x12, utilizando algum simulador como pre (no caso, atualmente estou pendendo pra Zoom G9.2tt)
Enquanto esse power + caixas nao vem vou usar a pedaleira como pre em um amp de baixo, mais precisamente um Marshall B65 (o Bertola ja tinha me falado q usando desse jeito iria ficar ateh melhor q eh amp de guita..)
Soh keria um parecer técnico do bertola, entende?

Guitarras eu tenho uma Ibanez Ergodyne (q eh breve estara com Fred + Paf Pro) uma Tagima 635 (q em breve estara com 1 kit de Cabreras) e a guita de Luthier q esta sendo construida q terá ToneZone e Air Norton...

Conclusão, eu ja tenho decidido meus planos, soh keria um parecer tecnico, acerca do resultado de uma pedaleira valvulada + um power valvulado...
Mas valeu pela força!
abraço

Atum Bluesman
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Seiji
Mandei um e-mail pra vc.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Ué!!! Les Paul novamente??
vc mediu com as cordas pressionadas na primeira é última casa? se sim, pode baixar mais um pouco se quiser.
não existem medida padrão, isso depende da "pegada" do músico pq pode ser que trasteje ou não.

Atum Bluesman
Ok, man!
já te respondi.

RaFaEl69
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Seiji
aew cara tranquilo??
po foimal ae naum te aparecido lá na oficina tô sem tempo... mas eu consegui da uma melhorada no braço da guita naum tá 100% mas da do jeito q eu gosto hehehe
agora tenho outros planos pra minha guita to afim de colokar um escudo nela será q é possivel???

Rodrigo Yoshida
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Seiji

opa! entao, eu medi com as cordas soltas mesmo, na decima segunda casa a distancia entre o traste e a corda eh de 2mm, antes estava com 3,5mm pra 4mm em media...
agora ta bem melhor pra se tocar, antes tava meio duro e prejudicando nas partes mais rapidas, mas queria saber se ela esta baixa, alta ou na media dentro dos padroes normais

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


RaFaEl69
É possível sim, mas é puramente estético isso pode prejudicar a tenativa de vender ela futuramente por causa dos furos dos parafusos.

Rodrigo Yoshida
Então, não existem padrões normais, pois não existem guitarristas normais, hehehe.
O lance é que depende do guitarrista, mas essa medida tem que ser feita apertando a primeira e última casa pra avaliar a ação do tensor, se depois disso as cordas ainda estiverem altas é necessário abaixar a altura das cordas na pontes, se for possível.

ewertonrodrigo
Veterano
# ago/06 · Editado por: ewertonrodrigo
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Não sei se vcs saberão me ajudar só pela descrição, mas é o seguinte...
Eu estava conversando com um amigo meu e ele estava descrevendo um problema q ocorreu na guitarra dele....
Durante a colocação das cordas novas, ele notou que o braço estava torto....
Eu ainda naum cheguei a ver o estado do braço, porém ele me descreveu mais ou menos assim:

Olhando na parte da mizinha, o braço está retinho... porém olhando na parte da mizona, o braço parece estar com uma curvatura somente entre a 6ª e a 1ª casa....

Qual o problema que pode ter ocorrido????

Um outro amigo nosso recém formado em luthieria disse para ele que a escala está torcida, só dá pra arrumar lixando a escala.... porém ele veio me perguntar se pode ser isso mesmo.... só q eu nem manjo nd... entaum resolvi tentar uma segunda opinião aqui no fórum....

Se for isso mesmo, é fácil resolver, é difícil, é barato ou é caro????

Valew pela ajuda....

Abraços....

RaFaEl69
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Seiji
ahh mas naum pega nada eu naum pretendo vender ela tão cedo...
mas tipo assim será q eu axo um escudo já pronto q de certo nela ou eu vo ter q mandar alguem fazer um???
ah mas os furos podem ser fechado futuramente se eu quiser pintar a guita divono???

John Squire
Veterano
# ago/06
· votar


Gostaria de fazer uma pergunta para qualquer dos luthiers que frequentam o Fórum. Qual é o acabamento que vocês utilizam nas guitarras aqui no Brasil? Marca? Tipo? Vocês costumam comprar lacquer de fora? ?

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


ewertonrodrigo
Só avaliando em loco, ao vivo; precisa verificar a ação do tensor, mas pela descrição parece que tá torcido mesmo.
Se tiver que retificar vai sair um pouco caro.

RaFaEl69
Cara, é vc quem sabe; dá até pra encontrar o escudo pronto, mas é difícil, tenta procurar na vintage. Se não encontrar lá provavelmente vai ter que mandar fazer.
Vê se prende o escudo com dupla face de laminação, então assim não vai precisar tapar os furos.
Pra mandar repintar sai por volta de 150 reais, sinceramente eu acho que não vale à pena.

John Squire
Eu não estou mais pintando; gasto a mesma coisa que mandar o pintor fazer o serviço, pois eu perco o catalisador que sobra que reage rapidamente quando a lata é aberta (dura 1 mês).
Mas eu estava usando PU, fundo e verniz da Sayerlack
A seladora e verniz nitrocelulose da sayerlack tb são bons.
Dependendo da guitarra dá pra fazer acabamento em óleo de linhaça, mas é demorado pq o óleo leva uns meses pra polimerizar.

RaFaEl69
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Seiji
ahh mas sei lá mesmo assim tô disposto a colokar o escudo
vc conhece alguem q saiba fazer isso??

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


RaFaEl69
é um trabalho bem fácil, vc mesmo pode fazer se tomar cuidado.
tanto fazer o escudo quanto instalar, vc pode fazer com placa de acrílico; procura na plastitécnica, fica no começo da av. augusta

Fábio Seiji
Luthier
# ago/06
· votar


Bertola

Vc já viu algum violão com fundo de pau marfim?
Tô querendo fazer um archback em pau marfim, mas eu nunca vi isso... será que tem problema?

RaFaEl69
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Seiji
puts eu naum qria fazer pq é mó trampo correr atrás dos materiais naum tenho tempo...aí vai q eu erro ai tem q fazer tudo dinovo hehe
axo q compensa mais eu da uma pesquisada pra ver c eu axo um pronto ou ache alguem q faça.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)