Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
B.Frusciante
Veterano
# set/07
· votar


kiki
Aaaah saquei :)
Valeu aê :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


B.Frusciante
Cara, os "nothings" a que se refere o esquema, é que o mesmo pode ser usado também p/ o MXR Dist+, nesse caso, do Microamp, esses componentes não são usados.
Abç

Ch4p0L1N
Veterano
# set/07
· votar


como chama a ferramenta que se usa pra escalopar a escala? é muito arriscado eu fazer isso sozinho lendo uns tutoriais na internet?

luiz_sjrp
Veterano
# set/07
· votar


Aos Mestres.

Gostaria de uma explicação a respeito dos captadores EMG quando se diz:
"- Conector de Saída (5-wire): permite várias combinações."
O que se pode fazer nessas "combinações"?
Desde já, obrigado.

http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=115&pid=21

Rômulo_DF
Veterano
# set/07
· votar


denier

Valeu pela dica, bom amigos, agora acredito que esteja explicado, vou retirar a tinta e reiniciar o processo novamente.

Denier, também sou do Gama, mas me mudei recentemente para o Valparaiso, é um prazer encontrar um irmão de terras aqui

felicidades a todos
e mais uma vez. muito obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


luiz_sjrp
Ligações do tipo série, paralelo, etc.
Abç

denier
Veterano
# set/07
· votar


Rômulo_DF

Eh muito bom mesmo ver a Capital aqui marcando uma presa !!!!!!!!!!!
hehehe


Ai eu trabalho aqui no Gama shopping na Brasil Telecom
sei lá aperece um dia pra gente trocar uma ideia !!!!!!!


Eh nois na fita !!!!!!!!!!!!!!

luiz_sjrp
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado.

clebinho
Veterano
# set/07
· votar


o meu problema é o seguinte: eu percebo que o braço da minha guitarra esta um pouco concavo só que quando eu giro o tensor pra tentar corriguir o braço não corresponde a área que esta concava tipo sinto uma mudança mas não exatamente onde esta o problema.. algem pode ajudar? abç brigadõa

heberton
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Li anteriormente a instrução de passar oleo de peroba na escala, mas minha duvida é a seguinte:
Em uma escala que não é envernizada, passando oleo de peroba a mesma não ira ficar gordurosa, pois a pintura é fosca e os dados poderão marcar.


Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


clebinho
Ajuste de tensor não é coisa fácil. leve sua guitarra a um luthier habilitado.
heberton
Óleo de peroba não é gorduroso, e escalas escuras não levam nada, apenas são lixadas. Passe o óleo de peroba em sua escala escura com pano limpo, limpando-a.
Abçs

Felipe Rocha Defavari
Veterano
# set/07 · Editado por: Felipe Rocha Defavari
· votar


Blz Bertola e Seiji, tenho uma Ibanez RG 350 EX e ela possui Back box e tudo mais...porém não consigo dar alavancadas pra trás, ou seja, não consigo dar harmônicos e subir os tons, tipo bend. O motivo pelo que pude perceber é: o encaixe da alavanca bate na madeira. Se eu escavá-la para permitir essa ação teria problemas? Teria risco de acertar um dos pinos da ponte?

Obrigado!!

Abraços!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


Felipe Rocha Defavari
Cara, ainda bem que ela não permite isso, pois este tipo de ação força o braço e os pivôs da ponte, podendo ocasionar danos (lembre-se que guitarras com dispositivos de microafinação com trava e back-box foram projetados para guitarristas ricos!).
Mas, se vc quer utilizar essas técnicas, talvez essa seja a solução. Porém, um exame mais detalhado de seu instrumento se faz necessário.
Abç

Felipe Rocha Defavari
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Valeu Mauricião!

Abraços!

heberton
Veterano
# set/07 · Editado por: heberton
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta precisa!!


Mas estou com outra duvida...

Para a troca das cordas, posso tirar todas ou tenho que tirar uma e substituir pela nova, pois ja me falaram que tirando todas as cordas o tensor pode forçar o braço e ele empenar podendo ate torcer o mesmo.

Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


heberton
Tanto faz, desde que vc não deixe sua guitarra sem cordas por muito tempo. No caso de pontes tipo "Floyd-Rose", o melhor é uma de cada vez.
Abç

nadeferreira
Veterano
# set/07
· votar


Senhores, desculpem a ignorância, mas existe tarrachas com trava para Les paul. no estilo 3 X 3 ??
To afim de trocar as da minha CLP2

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


nadeferreira
Sim, existem, inclusive as de tipo "Kluson" (como as das LP's antigas), procure nos sites da Gotoh e da Schaller.
Abç

Raphael cox
Veterano
# set/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


Bertola,

se possivel, você poderia me dizer uma caixa de 2X12 para guitarra, que não tenha aquela influencia tanta no som por exemplo, assim, que eu consiga desde um clean bonito até uma distorção boa.

eu sei que é questão de amp,
mas estou falando da resposta de frequencia dos falantes, que eles não deem nem muito medio, nem muito grave..que ele chega mais linear??

Será que fui claro??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


Raphael cox
Cara, vc deve pesquisar nos sites dos fabricantes de alto-falantes, prestando atenção à resposta de frequencia, que deve ser a mais ampla possivel, e à sensibilidade (xdB/1W/1M.), donde o x deve ser o maior possivel (o ideal é em torno de 100dB/1W/1m.)
Abç

gsprs
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E aí cara.
Achei em uma loja uma Shelter SST/LTD2. Corpo em Ash, braço em Maple e tal.
E vi uma igual anunciada no ML. Segue o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62743004-guitarra-shelter-edico -limitada-case-luxo-sstltd2-loja-_JM

Ainda não consegui ir testar ela, mas de antemão gostaria de uma opinião do amigo sobre a mesma.
A principio gostei do que ví e ainda vem com case.

É uma boa guitarra?? Em relação a famosa sst62, apesar de ser feita com outras madeiras, tem muita diferença de qualidade??

tempe
Veterano
# set/07
· votar


Então...minha dúvida é a seguinte:

Bertola e Seiji, como vocês podem ver, esse violão http://www.eagleinstrumentos.com.br/novo/produtos.asp?id=1&modelo=14 tem o fundo feito de fibra

Teria como refazer todo o fundo dele, usando madeira é claro e assim também aumentando o tamanho da caixa? Se sim, quanto custa uma brincadeira dessas?

Me falaram que realmente fibra não é das melhores coisas, e realmente o volume dele desplugado não é dos mais altos...

Aqui tem outra foto dele http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=56416114_7098.jpg&v=O

Aqui é a caixa vista de cima, mostrando o equalizador

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=56416114_2488.jpg&v=O

Outra coisa, ele pra deixar afinação normal precisa de bastaante tensão, e como ele é de aço, não fica dos mais agradáveis pra tocar, tem como mudar isso?

Desde já muito obrigado!

Bozenildo
Veterano
# set/07
· votar


Ae galera...
Comprei uma Mh250 da LTD pela hendrix music...veio com um problema no carrinho (saddle) da Lá
ele trasteja DEMAIS...
na verdade, faz a corda trastejar demais, né...
enfim, eu li sobre isso, e todos estes saddles são feitos em série, correto?
Já que a corda mi tb anda trastejando um pouco no final, e no começo está um pouco alta (não, o braço está sem problemas, e a ponte tb) pode ter ocorrido uma troca entre o carrinho da Lá e o da Mizona?
Já que eles tem três tamanhos (todos) Da mizona, indo em "escadinha" até a ré, e o caminho contrário da sol até a mizinha _--""--_ (grosseiramente, algo assim)


Obrigado ^^

Bozenildo
Veterano
# set/07
· votar


ahhh...
E tava lendo sobre esse negócio do back box...
quer dizer que alavancadas "para trás" não são boas para a guitarra? :P


Abraço a todos

Fábio Seiji
Luthier
# set/07
· votar


tempe
Realmente é fibra de vidro, pra refazer a faixa e fundo é praticamente construir um instrumento novo.
Não seria mais fácil vc procurar outro violão com as características que vc quer?

Bozenildo
Essa troca é possível, mas pode ser apenas problema de regulagem.
Se os saddles estão nessa configuração que vc disse, eles estão corretos.
Em relação às alavancadas, eu diria que, só o fato de retirar uma grande quantidade de madeira da parte central do corpo, para instalação desse tipo de ponte, já é um ponto negativo.
Abaixo da cavidade do captador da ponte sobra apenas poucos mm de madeira.

rubensosouza
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola perguntei isso em um tópico porém não obtive resposta..... gostaria de saber se vc ja mexeu em uma squier california series.... se ela vale o preço... + - 600,00... obrigado

tempe
Veterano
# set/07
· votar



tempe
Realmente é fibra de vidro, pra refazer a faixa e fundo é praticamente construir um instrumento novo.
Não seria mais fácil vc procurar outro violão com as características que vc quer?


É que dependendo do custo de outro violão não sei se compensaria.
A minha idéia era, se possível, reconstruir o fundo dele, desta vez com madeira pra melhorá-lo, qual seria +- o custo duma coisa assim?

Outra coisa...tu chegou a ver como são os "desenhos" dele na frente? Será que tem como arranjar alguma madeira que seja pelo menos da mesma cor?

Vlw

tempe
Veterano
# set/07
· votar


Outra coisa: Se eu criar um esboço, no papel, de um violão, tu tens como construir ele com base no desenho? =]

Claro nada de anormal, mas sim personalizado ^^

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


gsprs
Esse modelo é superior às SST-62
Bozenildo
Não, não são. além do que o grande Fábio Seiji falou, isso força o braço e os pivôs.
rubensosouza
Sim, já, e não gostei muito não, mas acho que R$600 é um preço...razoável.
Abç

gsprs
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esse modelo é superior às SST-62
Putzzz
Muito bom... \o/
Vlw cara...

To em dúvida entre ela e a Condor Rx40 ou 50.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)