Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Rômulo_DF
Veterano
# set/07
· votar


kiki

Acredito que não seja a madeira que afunde, pois quando lixado a marca desaparece e quando o corpo estava apenas selado este tipo de coisa não acontecia. Um exemplo do que aconteceu, foi quando, depois de 7 dias secando a tinta, eu coloquei o corpo sobre uma mesa que estava forrada com uma toalha de material sintético que tinha uns desenhos semelhante a bordados e estes desenhos ficaram marcados no verniz, depois eu lixei e as marcas desapareceram, como estou lixando exporadicamente devido ao tempo que tenho, na maioria dos pontos onde já dei o acabamento semi-final isto não ocorre mais, mas ainda ainda acontece se eu deixar em lugares que possam deixar marcas.

bom, vou continuar com o trabalho final, veremos no que dará

e a TELEKIKI, como anda o sentimento de realização? Parabéns, seu trabalho ficou muito bom.

felicidades

kiki
Moderador
# set/07
· votar


Rômulo_DF
é, acho que tá provado.

eu coloquei o corpo sobre uma mesa que estava forrada com uma toalha de material sintético que tinha uns desenhos semelhante a bordados e estes desenhos ficaram marcados no verniz, depois eu lixei e as marcas desapareceram
caramba... faz uma guitarra de flores bordadas!
estranho, acho que se já invernizou não deveria dar isso.

e a TELEKIKI, como anda o sentimento de realização? Parabéns, seu trabalho ficou muito bom.
sim sim. só queria ter mais tempo pra tocar ela, e pra aprender a tocar bem! to tentando montar uma banda, que aí o lance fica muito mais divertido. mas tá dificil...

felicidades pra voce também! não se esqueça de providenciar fotos quando estiver pronto.

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


CiLO_RuTO
Aí é q tá... Eu já vi gente vendendo tb, mas eu fico meio com o pé atrás sobre a procedência dessas pontes. Já q nem no Japão a Ibanez vende elas separadamente.
E pqp! 300 dólares numa ponte é um absurdo.
Esse preço faz eu suspeitar mais ainda... Dá pra comprar quase 3 floyds da Gotoh.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


gualtersouza
Cola branca cascolar especial.
edilsonaragaojr
A M600 é uma excelente guitarra, a CPR tem um acabamento um tanto "tôsco", mas não a testei.
smmr
Comentar preços aqui é anti-ético.
Abçs

kiki
Moderador
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Soulface
salve mestres
e o acabamento do Rômulo_DF, voces sabem o que acontece?

edilsonaragaojr
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado cara.

Iverson
Veterano
# set/07
· votar


Prezados,

Sou novo no fórum e me perdoem se eu estiver postando no lugar errado.

Eu tenho uma Washbunr Lion (strato) bem antiguinha, de 97. A configuração dos captadores é HSS. Toco ela em um ampli Laney LV 100.

Eu iria trocar de guitarra, mas como meu sonho de consumo é a Fender Am Deluxe, que tá na faixa de uns R$ 5.000 o que atualmente acaba não sendo prioridade no orçamento familiar.

Pensei então em dar um up grade na guita trocando os captadores, visto que gosto da guitarra e poderia ficar com ela mais um bom tempo.


O que poderiam me sugerir para ter uma guitarra versátil, já que toco em igreja e rola todo tipo de som? Quais captadores eu poderia colocar? Além dos captadores, eu deveria trocar alguma outra peça??? ponte?? tarrachas???

Me indicaram os captadores Cabrera. O que poderiam falar?? Levando em consideração custo/benefício seriam boas opções?

R.RHOADS
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Seiji[b][/b]
Por favor, meu amigo quer comprar uma ibanez GAX30 usada que ele encontrou.. disse estar novinha... ele me pediu que perguntasse a vocês se conhecem o modelo e o que acham da guitarra... mto obrigado!
abç

Jânio F. Lira
Veterano
# set/07
· votar


Saudações a todos

Tenho feito algumas alterações em minha guitarra e surgiu um problema que não estou conseguindo resolver. Comprei um "set" de captadores da Malagoli:Custom HB braço, Custom Blues, Custom HB Hot e estou usando o sistema push pull. Fiz todas as conecções e após muitos erros e acertos consegui fazer tudo funcionar. No entanto, quando uso overdrive ou distorção ocorre um corte no som. Não sei bem como explicar mas as vezes toco uma nota e o som demora um pouco para surgir, não possue sustentação e é cortado. Estou usando o push pull para tornar os Hb em single e está funcionando perfeitamente. O pot. do tone é de 500k. Desde já agradeço qualquer ajuda.

catselidis
Veterano
# set/07
· votar


olá!

após consultar no fórum e na net, não achei resposta às minhas indagações e resolvi consultar os universitários, ou melhor, os mestres.
vejam se podem me ajudar:

comprei uma guitarra - uma variax 600 e ela veio com a ação muito alta e com intonation "fora". consegui uma regulagem legal, tanto da ação como da afinação, porém estou com um problema: na corda B, quando faço um slide ou um pulloff (arrasto ou solto de uma casa acima) da casa 10 pra casa 9, com distorção, faz um ruído xoxo e a nota morre rapidamente. Se eu somente toco a casa 9, soa tudo perfeito. fiquei examinando pra ver se não era minha "pegada", mas de nenhuma maneira que eu toque sai certo, a não ser que eu faça um bend muito forte, tipo "segurando na unha", mas não acontece isso com nenhuma outra nota.

o que será?

grato!

Jânio F. Lira
Veterano
# set/07
· votar


Mais uma coisa: apenas para ficar mais claro como fiz a instalação elétrica, segui o esquema no site abaixo:

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=HSH_1v_1t_5w_pushpull

Modifiquei apenas isto:

1 - não conectei os pinos 4 e 5 (quando conectados, a chave nas posições 2, 3 e 4- uso do single- não funcionava);

2 - O fio dos HBs que é ligado a chave é o vermelho e não o preto (conforme padrão Malagoli: vermelho = Hot);

3 - O fio preto (e não o vermelho) foi ligado junto com o branco, novamente seguindo o padrão Malagoli.

4 - Liguei um fio terra no pino 7.

O que é estranho é que isso ocorre com mais "intensidade" com o Hb da ponte do que com o Hb do braço e apenas com distorção. Também percebi que o Pot. do Tone quando acionado não altera em nada o timbre. Eu o testei com um multímetro e aparentemente ele parece estar funcionando bem mas na prática... Fico no aguardo de qualquer ajuda. Desde já muito obrigado.

gualtersouza
Veterano
# set/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


Rômulo_DF
...qualquer objeto que exerça uma pequena pressão sobre a pintura deixa sua marca em baixo relevo...

Salve Rômulo,
Não sou um expert, mas pelo que me lembro, as tintas são formadas por substrato + solvente + pigmento. A falta de algum deles pode provocar problemas no resultado final. Se sua tinta já é um pouco "velha", pode ter ocorrido de haver perdido parte do solvente, o que provoca esse efeito que você citou.... (salvo melhor juízo dos mestres do fcc).

kiki
Vamos documentar sim, e valeu pela dica da colagem que considera um possível empenamento. Se eu juntar essa dica com aquela do Seiji sobre a direção do aparelhamento (marcar qual é o lado que entra no corte) vai me garantir um bom resultado dessa etapa da preparação da peça.

Bertola
Grato pela dica da cola.

Abçs

baboni
Veterano
# set/07
· votar


E AI GALERA BLZ?
PRECISO DE AJUDA!!!!!!!!!!!!!
COMPREI UMA PONTE DA FISHMAN COM PIEZO. INSTALEI ELA SEM PRÉ. SAIU O SOM DO VIOLAO , FICOU LEGAL MAS NAO TEM MUITO GRAVE AI TENHO Q TOXA O GRAVE AI VEM UM POOOOOMMMMMMMMMMMMM PARECE ATE ATERRAMENTO, MAS QUANDO TIRO O GRAVE E DEXO ONDE EH DE NORMAL NAO DA O POOOOOMMMMMMMMMMMMMMMMMMM , JA LEVEI ELA NO LUTHIER 2 VEZES E NAO CONSEGUIMOS ARRUMAR. ALGUEM AI PODE ME DAR UMA FORÇA??? SEREI MUITO AGRADECIDO!! VALEU!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


Iverson
Isso só valerá à pena se sua Lyon for das séries iniciais, cujo corpo era confeccionado em soft maple. A maioria das Lyons é de compensado, material que não justifica qualquer investimento.
R.RHOADS
É uma guitarra razoável.
Jânio F. Lira
Problema de difícil detecção sem um exame apurado do instrumento. Leve sua guitarra a um bom luthier.
baboni
Pontes Piezo são de difícil instalação, e qualquer erro ou falta de aterramento produz ruídos.
Abç

Jânio F. Lira
Veterano
# set/07
· votar


Obrigado Bertola.

mr bungle
Veterano
# set/07
· votar


precisava falar com o fabio seiji alguém tem um tel pra contato dele?

meu professor quer fazer um braço e queria falar pq ele não responde email faz un dias

se quiserem mandar pro meu email rafael875-arrouba-hotmail.com

agradecido

B.Frusciante
Veterano
# set/07 · Editado por: B.Frusciante
· votar


Seiji e Bertola,
Vocês sabem se aqueles captadores que vêm nas Tele Custom e Thinline são singles ou humbuckers? Digo, o timbre deles é mais para single ou para humbucker?
Por que eles têm tipo 2 bobinas mas cada uma para 3 cordas.

Tá aí uma foto:
http://ivanguitars.4t.com/images/72_telecaster_custom.jpg
É o captador do braço.

Abraços!

Soulface
Veterano
# set/07 · Editado por: Soulface
· votar


B.Frusciante
Eu acho q é um single mesmo. Mas no formato da captação do Precision Bass.

B.Frusciante
Veterano
# set/07
· votar


Soulface
É o que eu também acho..
Mas se for pensar assim, os humbuckers com capa cromada só têm uma 'bobina'(não sei se é o nome correto) aparente, mas no fundo no fundo(heuhueue) têm duas.

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


B.Frusciante
OQ acontece com essas "capas" é q elas não tem taaaanta influência no desempenho do captador em si. Os polos podem estar tapados ou não, q captam os sinais do mesmo jeito.
Mas essas "capas" deixa um lado aberto para q se possa regular a altura dos polos.
Os EMG por exemplo, é todo fechado, inclusive a parte de baixo. E são excelentes.

tRoLL_RS
Veterano
# set/07
· votar


Olá amigos, sou novato no FCC, e tenho milhares de dúvidas sobre luthieria, tenho vontade de construir um instrumento, tenho por enquanto uma serra tico tico e uma tupia e alguma experiência com madeira.
Pois bem, por hora gostaria de fazer algumas perguntas, quero colocar marcação dente de tubarão, mas devido ao desenho da marcação é muito difícil fazer com uma tupia, pensei em arrumar uma dremel com base.
Aqueles frisos laterais tem como conseguir aqui no Brasil, só achei no stewmac.

Tenho uma tábua de canjera , sabem dizer sobre as propriedades sonoras desta madeira, é boa pra construir corpo, braço ou os dois ?

kiki
Moderador
# set/07
· votar


tRoLL_RS
olá. seja bem vindo ao fórum.

veja o site www.projectguitar.com, lá tem uns tutoriais de inlay (marcações) e binding (frisos).
veja também www.guitarbuild.com e www.buildyourguitar.com
tem vários tutoriais, ajudará a ter uma noção das ferramentas. se voce tem essas duas, deve ter tamnbém uma furadeira, também é necessária.

e dê uma olhada aqui:
http://www.4shared.com/dir/1776809/47eb7b5f/sharing.html
pegue nesta pasta o livro "building electric guitars", do martin koch. excelente (em ingles, mas material de luthieria bom só em ingles mesmo). e aproveite todo o resto que tem nesta pasta, é muito bom.

agora, uma dica: se voce quer construir um instrumento inteiro, do zero, não comece com marcação tubarão e binding. comece com algo mais simples, marcação bolinha, sem friso.
depende da sua vontade, mas eu acho que fender é mais facil (strato, tele).

e aguarde os mestres pra saber mais.
até

ray jhones
Veterano
# set/07
· votar


dai meus amigos e minha primeira participação
bom minha pergunta e sobre o kit do kakk
tenho duvidas sobre o seguinte tenho o pedal metal zone e
minha guitar e um ibanez rg 450 , esses captadores são bom p tocar metal?
não vai deixar muito embolado o som ? ou o melhor seria ppor um
captador mais versatil?

tomarock
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ola bertola... amigo por favor... oq vc acha que responderia melhor a um lifesound horizon 50w, caixa com dois falantes pw3 da selenium (a caixa eu mandaria fazer, pegando por base o modelo disponibilizado no site da selenium) ou a caixa falcon 212 da meteoro? há muita diferença entre os dois ??? preciso adquirir uma caixa logo pro meu head, o meteoro eu posso comprar bem parcelado e a caixa eu posso mandar fazer e adquirir os falantes, tudo por menos de 350 reais. abraços

baboni
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Primeiramente muito obrigado por me ajudar, sobre ponte piezo.
Bertola vc saberia me dizer onde e como aterrar a ponte piezo?
onde q eu falo é em q lugar da guitar. EU NAO COLOQUEI NENHUM PRE ISSO PODE DAR ALGUM RUIDO OU ALGO? VLW

Jânio F. Lira
Veterano
# set/07
· votar


Olá

1 - Como faço para com um multímetro testar um capacitor?
2 - É realmente necessário instalar um capacitor no potenciômetro de Tone?
3 - Qual o efeito?

Obrigado a todos.

tRoLL_RS
Veterano
# set/07
· votar


valeu kiki,
É por enquanto vou deixar de lado os frisos e a marcação "dente de tubarão"
já havia visto alguns sites, comprei um livro "The Luthier Handbook".
baixeis uns templates, pretendo fazer uma explorer, baseada na da gibson.
Vou começar pelo corpo que acho mais fácil, comprei uma ponte tune-o-matic e tarrachas gotoh, tenho alguns potenciômetros, jack e uns captadores que tirei de uma jackson, já estou com as madeiras, corpo em mogno e braço em marfim parafusado. O braço pra mim é maior dificuldade, pois me falta algumas ferramentas ainda, como uma boa serra para fazer os sulcos dos trastes, e claro o know-how de luthier, pois tenho apenas experiência com marcenaria.
Vi a sua telecaster, achei porrada.

Rômulo_DF
Veterano
# set/07
· votar


kiki
gualtersouza

Acho que o problema talvez esteja na própria tinta mesmo, como nos lugares onde eu ja lixei quase não apresenta mais esta falha, vou terminar o trabalho para ver como fica.

Eu estava em outro tópico e o cara mencionou a construção da guitarra do Ozielzinho, eu olhei o link e achei muito interessantem vejam... www.ozielzinho.com.br/icone

muito obrigado pelas dicas
um abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


B.Frusciante
São Hb's. Um grande amigo meu, o Sandro Carvalho possui uma guitarra dessas. A assimetria dos magnetos produz um timbre mais agudo.
tomarock
Cara, creio que o ideal seria vc comprar o cabeçote que lhe aprouver e, se a grana estiver curta, construir uma caixa com os 2 Selleniuns citados.baboni
Quase certeza de que sim.
Abçs

cosmolense
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola, kiki, Seji e quem mais puder ajudar!

Tenho uma guitarra Cort G-VT (http://www.ratcliffe.co.za/reviews/gvt.shtml ) e ela está bem sujinha!

Como eu devo limpar esse tipo de escala (ficam aquelas sujeiras de uso), corpo e principalmente ferragens?!

Na busca eu encontrei dicas pra guitarras com construções diferentes e nenhuma tinha ferragens "enferrujadas" ...

Aproveitando, na Craviola de 12 da Giannini e em violões...posso usar a mesma coisa na madeira e nas tarraxas/cavalete?!

Obrigado!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)