Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


cosmolense
Ao retirar as cordas para troca, limpe a escala com óleo de peroba.
Nas ferragens óleo de máquina.
Limpe sempre bem as mãos antes de tocar (lave-as com sabão de côco) e limpe bem o instrumento depois de tocar com um pano de algodão limpo e sêco.
Abç

kiki
Moderador
# set/07
· votar


tRoLL_RS
2 - É realmente necessário instalar um capacitor no potenciômetro de Tone?
se voce estiver falando do tone da guitarra, sim, o capacitor é necessario. ele que faz o botão servir de tone (vira um filtro passa-baixa, se não me engano). se tirar o capacitor, não muda o tom.

Jânio F. Lira
Vou começar pelo corpo que acho mais fácil, comprei uma ponte tune-o-matic e tarrachas gotoh, tenho alguns potenciômetros, jack e uns captadores que tirei de uma jackson, já estou com as madeiras, corpo em mogno e braço em marfim parafusado.
legal, pelo visto voce já deu uma boa pesquisada. no livro "building electric guitars", o autor recomenda comprar todas as peças antes de começar pra evitar problemas, pois as medidas pode variar.

O braço pra mim é maior dificuldade, pois me falta algumas ferramentas ainda, como uma boa serra para fazer os sulcos dos trastes, e claro o know-how de luthier, pois tenho apenas experiência com marcenaria.
o mestre seiji me havia recomendado começar pelo braço, pra passar logo o mais dificil. eu fiz assim, comecei pelo, braço, apesar que fiz umas coisas simultaneamente.
a parte do traste realmente é complicado. parece que no brasil não existe serra que faça corte tão estreito. se voce der uma olhada na minha, eu usei um serrote japones (que por sorte eu já tinha, herança do meu avo).
mas é bom que voce já tem experiencia de marcenaria, ajuda muito. eu tinha muito pouco, mas tinha ajuda de uns marceneiros profissionais.

Vi a sua telecaster, achei porrada.
valeu! lá no meu site eu tentei registrar o maximo de problemas ocorridos, pra ajudar os outros. espero que te ajude.

conte pra gente aqui do andamento dos seus trabalhos.

cosmolense
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa, valeu!
Só fiquei com uma outra dúvida:

Nas ferragens óleo de máquina.

Tipo óleo singer mesmo?!

Obrigado

jc-novatoguitar
Veterano
# set/07
· votar


Ola, quem puder me ajude.

È a primeira vez que participo do FCC, embora seja um assíduo leitor nos últimos meses.
Tenho treinado violão desde outubro/06 e em julho comprei uma guitarra que tudo indica ser muito boa.(Yamaha Pacifica PAC312MII, corpo em alder, braço maple laminado em ash, captadores HSS em Alnico V)
Como não tenho experiência, não sei avaliá-la. Se alguém conhecê-la, pode postar a opinião sobre ela.
Bom meu problema é o cubo, comprei um cubo "genérico made in PY" Shansonic c/ falante de 12.
Apesar da falta de experiência, consigo perceber que ele não tem som limpo e no sujo com ajuda do Zoom G1, até que fica legalzinho.

Pergunto: é possível fazer upgrade em um cubo? Trocar o falante vai melhorar a qualidade do som limpo?
A parte eletrônica deste cubo vai comprometer a qualidade do som limpo se eu conseguisse instalar de um falante da fender, por exemplo?
Ou é melhor eu deixá-lo de lado e comprar logo um Fender Frontman 25R, p/ um bom som limpo?

Jânio F. Lira
Veterano
# set/07
· votar


Obrigado Kiki por seu esclarecimento.

Fiz várias alterações em minha Ibanez: tirei toda a tinta e a deixei na cor de madeira com acabamento brilhante. Troquei os captadores, coloquei um push pull para defasar os Hbs, e estava em dúvida quanto ao pot. do tone. Originalmente ele veio com um capacitor mas eu não tinha certeza quanto ao que ele representava para o tone visto que já li muitos comentários sobre seu uso no pot. do volume mas nada sobre sua função no tone. Já providenciei um novo pot. e capacitor e estarei instalando este fim de semana. Mais uma vez muito obrigado por sua ajuda.

Jânio F. Lira
Veterano
# set/07
· votar


Mais uma coisa que gostaria de perguntar:

Minha configuração de captadores é H-S-H. Fiz toda a configuração elétrica combinando informações esquemáticas do site da Malagoli com um esquema que usa o push pull do site da Seymour Duncan. O problema é que as informações sobre a ligação do pot. do tone são conflitantes:
1 - SD - liga-se o pino central a carcaça do pot. utilizando-se o capacitor como meio de ligação. Pino esquerdo é ligado ao pino do pot. do volume.

2 - Malagoli - O inverso: liga-se o pino central ao pino do pot. de volume e o pino esquerdo é ligado a carcaça do pot. utilizando-se o capacitor como meio de ligação.

Qual delas é a correta? estou usando o sistema push pull. Desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


cosmolense
Sim.
jc-novatoguitar
É melhor comprar um bom amp.
Jânio F. Lira
Tanto faz. Procure os esquemas de ligação das telecaster 54 e 66 e vc verá que utilizam esses 2 tipos de ligação com os mesmos resultados. Eum inclusive, costumo utilizar o esquema da tele 66, que é o mais simples e efetivo.
Abç

Thedekai
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola
tem como colocar push pull numa Gibson SG Standard?! ouvi dizer que é impossivel porque o corpo é muito fino, é verdade?!
obrigado, abração

Jânio F. Lira
Veterano
# set/07
· votar


Obrigado mais uma vez Bertola. Apenas mais uma coisa: comprei um capacitor igual ao original que veio em minha guitarra. Nele está escrito:

2A 223 K - é o mesmo do esquema da tele 54 e 66 que você citou? Lá está escrito .05 Cap. Faz o mesmo efeito.

Outra coisa: pedi a um conhecido que comprasse para mim 4 desses capacitores (uma reserva preventiva) mas observei que veio uns com os seguintes valores:

2A 273 K - Também posso utilizar estes ou não são apropriados?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


Thedekai
Cara, depende do tamanho do pot, mas vc tem a opção de colocar chavinhas "mini-toggle switch" tipo SPDT ou DPDT, o que aliás eu prefiro, pois são mais baratas e fáceis de trocar.
Jânio F. Lira
Os capacitores usados são de 0,047uF (0,5uF são muito difíceis de achar). Vc pode utilizar 0,022uF também, no caso atuação (o corte de frequências) será menor.
Esse tipo de "notação" que vc citou eu não conheço, mas na própria internet existem tabelas comparativas.
Abç

Jânio F. Lira
Veterano
# set/07
· votar


Obrigado Bertola. Valeu.

aaroni
Veterano
# set/07
· votar


Pessoal estou a fim de comprar uma Ibanez GRG 270 DX vale a pena ter esta guitarra, o que eu poderia fazer para torna-la igual a RG 370 DX?

denier
Veterano
# set/07
· votar


Romulo DF

Nao sei de muita coisa naum mais eu ja pintei uma guita tbm

o cara que ointou eh um chegado meu que eh profissional em
pintura de carro eu pintei a minha e deu a mesma coisa
depois de muito tempo secando eu fui apoiala na minha calça mesmo
e ai ficou as marcas do jeans,

levei nele e ele me disse que o catalizador tinha sido colocado em
excesso ai a tinta no meu caso o verniz naum ia secar nunca
lembro que quando fui lixa-la novamente a tinta e o veniz
estavam saindo igual quando tira um adesivo de muito tempo
tava só aquela cola suja....


Ve ai se naum eh isso ....


AH EU SOU AQUI DO DF TBM GAMA !!!!

Grimc
Veterano
# set/07
· votar


Eu gostaria de construir uma guitarra com madeiras tropicais brasileiras, e sem gastar muito.

Primeiro: Onde consigo o projeto?

Segundo: Que capacitores, caps, fios, potenciometros, jacks e chaves seletoras adquirir?

Terceiro: Que ferragens, trastes, etc, adiquirir?

Quarto: Que ferramentas comprar?

Quinto: Que madeiras usar?

Objetivo: Construir uma guitarra com boa tocabilidade para blues e ao mesmo tempo, de fácil construção. Usar uma madeira de densidade meio termo (entre marupá e ash) que possa ser encontrada no Brasil e vendida legalmente. Pintar com tema "Brasil, um paraíso tropical" e guardar para coleção (huahuahua). Outros instrumentos temáticos que fiz:

Reforma no meu violão e pintura com tema "flamenco"
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/125412/

kiki
Moderador
# set/07
· votar


Grimc
voce tem que definir que tipo de guitarra vai fazer. se vai ser uma strato, uma lespaul, etc., ou se vai criar seu próprio projeto. só assim dá pra saber quais componentes comprar.

se voce não tem ferramentas para isso (fresadora/tupia, serra tico-tico, furadeira, no mínimo), vai ser impossível fazer sem gastar muito.

Ch4p0L1N
Veterano
# set/07
· votar


como chama a ferramenta que se usa pra escalopar a escala? é muito arriscado eu fazer isso sozinho lendo uns tutoriais na internet?

Grimc
Veterano
# set/07
· votar


kiki
Telecaster, eh a mais facil de fazer

Grimc
Veterano
# set/07
· votar


se voce não tem ferramentas para isso (fresadora/tupia, serra tico-tico, furadeira, no mínimo), vai ser impossível fazer sem gastar muito.

Na minha fábrica tem essas máquinas mas eu falo de ferramentas mesmo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


Grimc
Para se construir uma guitarra é preciso uma boa experiência prévia em marcenaria, além de intimidade com as máquinas e ferramentas, ademais, o conhecomento prático dos detalhes da construção (o que geralmente é aprendido com outros luthiers) é muito importante.
De início eu recomendo que vc compre um braço já pronto, pois, além de ser a parte mais difícil de ser construída, também é a mais passível de erros. O corpo pode ser confeccionado em várias mdeiras (marupá, cedro, freijó, morototó, cereijeira, louro-canela, etc. As guitarras tipo Strato ou Teles são mais "adequadas" à esses projetos.
Abç

kiki
Moderador
# set/07
· votar


Grimc
boa escolha a tele.

http://www.guitarbuild.com/
http://www.projectguitar.com/
http://www.buildyourguitar.com/
veja esses sites. tem varias dicas boas. existem varios outros semelhantes por ai, use o google.

http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/
a minha telecaster. não sou luthier, portanto tem varias grosserias aqui.
mas tem o projeto que eu usei (peguei do projectguitar), e tem uma listagem de componentes.

agora, o melhor é essa pasta 4shared:
http://www.4shared.com/dir/1776809/47eb7b5f/sharing.html
aqui voce acha quase tudo que voce precisa. tem projetos de varias guitarras (inclusive de tele, melhor que o meu), tem e-books muito bons.

uma ferramenta específica é a serra pro sulco dos trastes. ele tem que ter menos de 1mm de espessura, e não sei se existe serra assim no brasil.
por isso, e por varios outros motivos, é recomendável pensar em comprar um braço pronto. dispensa o trabalho dos trastes, e evita uma escala muito irregular.

depois tem outras ferramentas específicas mas faceis de achar, tipo uma broca longa, que usei varias vezes. veja os sites que eu postei que voce vai encontrar resposta pra quase tudo que voce perguntou, e vai ter novas duvidas.

B.Frusciante
Veterano
# set/07
· votar


Bertola, eu estou fazendo desde ontem o seu projeto do Mini-Fuzz, mas hoje eu percebi que eu comprei 2 jacks mono. Tem algum problema?
Quando eu terminei de corroer a placa, percebi que as ligações de cobre que restaram ficaram fracas, acho que foi por causa que eu escrevi fraco na placa. Eu posso fortalecer essas ligações com a solda? Como fiozinhos mesmo? Ou é melhor fazer em outra placa(teria que esperar até amanhã pois não tenho o sugador de solda).
Outra coisa, eu posso subistituir o diodo do seu projeto por qualquer LED? O que mudaria no som?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


B.Frusciante
Cara, tem que ser um "jack" mono e outro estereo.
Acho melhor fazer outra placa.
Com o LED o som fica mais "crunch". Use também um capacitor de entrada de menor valor.
Abç

B.Frusciante
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É mesmo, agora eu revisei o esquema e vi que o stereo tem uma partezinha a mais que precisa ser colocada.
Também eu não estava usando uma DPDT, e sim uma chavezinha de 3 posições(posição 1: ligado, meio: desligado sem bypass e posição 2: desligado com bypass), acabou ficando muito genérico.
Vou encomendar umas chaves DPDT pela internet e depois vou tentar fazer com mais calma.
Perguntas idiotas: O LED Acende só de passar sinal por ele não é? Qual é o capacitor de entrada? Menor Valor na voltagem ou em 'uF'? Qual é a voltagem desse pedal para a fonte? 9v mesmo?

Levei três queimaduras e fiquei com uma bela dor de coluna mas valeu à pena, aliás, ainda está valendo à pena :)

Grimc
Veterano
# set/07
· votar


Para se construir uma guitarra é preciso uma boa experiência prévia em marcenaria, além de intimidade com as máquinas e ferramentas, ademais, o conhecomento prático dos detalhes da construção (o que geralmente é aprendido com outros luthiers) é muito importante.
De início eu recomendo que vc compre um braço já pronto, pois, além de ser a parte mais difícil de ser construída, também é a mais passível de erros. O corpo pode ser confeccionado em várias mdeiras (marupá, cedro, freijó, morototó, cereijeira, louro-canela, etc. As guitarras tipo Strato ou Teles são mais "adequadas" à esses projetos.
Abç

Obrigado, Bertola. Cerejeira não é uma madeira com muita resina?

boa escolha a tele.

http://www.guitarbuild.com/
http://www.projectguitar.com/
http://www.buildyourguitar.com/
veja esses sites. tem varias dicas boas. existem varios outros semelhantes por ai, use o google.

http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/
a minha telecaster. não sou luthier, portanto tem varias grosserias aqui.
mas tem o projeto que eu usei (peguei do projectguitar), e tem uma listagem de componentes.

agora, o melhor é essa pasta 4shared:
http://www.4shared.com/dir/1776809/47eb7b5f/sharing.html
aqui voce acha quase tudo que voce precisa. tem projetos de varias guitarras (inclusive de tele, melhor que o meu), tem e-books muito bons.

uma ferramenta específica é a serra pro sulco dos trastes. ele tem que ter menos de 1mm de espessura, e não sei se existe serra assim no brasil.
por isso, e por varios outros motivos, é recomendável pensar em comprar um braço pronto. dispensa o trabalho dos trastes, e evita uma escala muito irregular.

depois tem outras ferramentas específicas mas faceis de achar, tipo uma broca longa, que usei varias vezes. veja os sites que eu postei que voce vai encontrar resposta pra quase tudo que voce perguntou, e vai ter novas duvidas.

Valew, vou dar uma olhada

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


B.Frusciante
O LED não acende, ele é o responsável pela distorçõ do sinal.
O capacitor original de entrada é 0,22uF, vc pode usar de 0,1uF, ambos de voltagem 16v ou 25v.
Abç

B.Frusciante
Veterano
# set/07
· votar


O LED não acende, ele é o responsável pela distorçõ do sinal.
Putz, sério? Mas ele não é uma luzinha?

Fiquei intrigado pois agora eu entendo muita coisa que eu não sabia!
Ainda não consegui entender a logica dessa parte do switch, entrada para fontes, baterias e jacks(que é a parte que não é mostrada na maioria dos projetos).
Também nunca consegui e ainda não consigo entender esses "Schematics" que são mostrados em todos os projetos.

Percebi que em alguns projetos do tonepad, na lista dos componentes aparece em alguns assim: Resistores(exemplo): R4 - Nothing
Mas como eu vou saber qual é o resistor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


B.Frusciante
Exato, o LED não é para acender, mas para proporcionar distorção. LED é a abreviação de Light Emitter Diode, ou seja, ele é um diodo que emite luz, mas é um diodo. Quando se troca os 1N4148 por um LED, as características da distorção mudam.
No caso do resistor, se não houver uma indicação, vc não vai saber.
Peça ajuda a um técnico em eletrônica na montagem de seu pedal, e compre uma chave DPDT, que é um componente essencial, e monte o circuito dentro de uma Patola PB108, trocando a base de plástico dela por uma de ferro (peça a um ferreiro fazer), assim, o fio terra pode ser ligado nela, evitando chiados e interferência de Rádio, bem como vc terá uma base mais pesada para o pedal.
Abç

kiki
Moderador
# set/07
· votar


B.Frusciante
Percebi que em alguns projetos do tonepad, na lista dos componentes aparece em alguns assim: Resistores(exemplo): R4 - Nothing
Mas como eu vou saber qual é o resistor?

todos os componentes são numerados, e geralmente estão desenhados onde cada um vai. um desenho do ci com os componentes em cima, numerados.

Também nunca consegui e ainda não consigo entender esses "Schematics" que são mostrados em todos os projetos.
pra isso tem que estudar um pouco de letronica pelo menos. eu tambem não entendo nada.

B.Frusciante
Veterano
# set/07
· votar


kiki
Acho que você não intendeu...
É por causa do 'Nothing', nos outros tem por exemplo: R2 - 22M ou R12 - 100k.
Aqui tem outro exemplo: http://img509.imageshack.us/img509/2297/mxrmicroampky5.png
Tem um monte de Nothing e tem um 'jumper' ali, o que seria isso?

Tem mais uma coisa nessa imagem que me deixou enduvidado: Por que no esquema da placa de baixo algumas licações estão ligadas de forma diferente(como se fossem juntadas ou borradas) da de cima?

kiki
Moderador
# set/07
· votar


B.Frusciante
entendi sim. voce que não entendeu :-P

o R4 na imagem ao lado é pra deixar vazio. é que deve haver variaçoes no projeto que incluem um resistor ali, mas nesse que voce viu não vai nada. nothing é deixar vazio.
eles fazem isso pra usar uma mesma placa pra mais de um projeto, quando são parecidos. um projeto mais complexo teria todos os componentes desenhados. assim eles podem produzir a plaquinha em grandes quantidades, pra vender.

jumper é colocar só um fiozinho, ligando os dois terminais. ele serve pra "pular" alguma trilha. ou ligar algum lugar que poderia haver um componente, como no R11 desse desenho.
use uma perninha cortada de algum componente já soldado. voce põe ela como se fosse um resistor, e solda.

essas partes pretas eu não sei por que eles fazem assim. se voce perceber, o circuito é exatamente igual, só enchem as partes que não tem nada de preto. lembra-se que a gente disse (no seu topico do fuzz) que o desenho não importa? então.

um chute: eles alargam o GND (terra). não só, mas a maioria é do GND. poderia servir como uma blindagem? sei lá, me ocorreu agora.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)