Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# set/07
· votar


tempe
Então, eu falei sobre procurar outro instrumento com as suas características pois a construção ou reforma dessa monta que vc está pensando sairia bem carinho, acredito que mais caro (se bem feito) do que um instrumento desse tipo, mas de fábrica.
Imagine o trabalho e custo de se fazer um instrumento desses à mão em comparação com uma produção de uma fábrica repleta de operários e máquinas automatizadas...

Mauricio Luiz Bertola
grande Fábio Seiji !!! hehe
Valeu Bertola, elogios sempre é bom, principalmente quando vêm de patamares mais elevados !

Leo Porto
Veterano
# set/07
· votar


Aos artistas Fabio e Bertola..
Ae meus amigos esses dias tava vendo tv, e me deparei com uma telecaster linda, e pela construção parece ter uma sonzera sinistra...
[IMG]http://img517.imageshack.us/img517/3577/minhaguitarranq3.th.jpg[/ IMG]

Como a grana ta curta, e o sonho é gigante, tava pensando em construi-la em casa mesmo... claro que com mt estudo, calma e consulta a vocês....rs

Observei que ela além dos botões não ficam naquela fita (estranha abessa) das teles comuns, (parece meio gibson) 4 botõesinhos.l

e a ponte, tb é mt diferente.... parece uma !?tune o matic!?? só que sem aquela passagem para regular as oitavas... que creio que ocasionaria um problema..

Os captadores ficam por conta de 2 HB, parecem akeles gibsons antigões... década de 50..

A verdade... que quero saber é em relação a essa ponte, qual mistério dela? ou é isso mesmo que descrevi?
E será que daria para construi-la com um bom nível de qualidade.. tava pensando em fazer de mogno.. poisacho que ela é de mogno mesmo.. braço maple escala em jacaranda....
Será que rola.. vale a pena? Qt ficaria mais ou menos?
Abração Obrigado pela atenção!

Fábio Seiji
Luthier
# set/07
· votar


Leo Porto
temos vários membros daqui do fcc construindo guitarras, portanto se prepare pra receber muitas dicas.
Antes de qualquer coisa procure as apostilas do Martin Koch e vídeos no youtube, emule e afins. Como ele é bem didático eu acho que é um excelente começo.
As madeiras que vc listou são relativamente caras e só utilize se vc tiver total segurança do que está fazendo, para não perder dinheiro nem sacrificar peças boas de madeira. Existem diversas madeiras alternativas.
A ponte tune-o-matic (nessa foto uma wrap-around) é melhor quando se tem experiência em construção, pois requer ângulo no braço, porisso uma hardtail (ou uma ponte fixa simples) seria uma alternativa melhor nesse caso, mas se vc quiser se aventurar estamos aqui para te ajudar.
Eu acho muito gratificante construir um instrumento musical, se vale à pena, ou não, vc será a melhor pessoa para responder essa questão.
O custo vai variar de acordo com centenas de possibilidades, mas não espere que vá ser coisa rápida, é um processo que envolve muito conhecimento.

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


Fábio Seiji
hey man
o pintor entregou?

Fábio Seiji
Luthier
# set/07
· votar


Tiruk
ainda não entregou, hoje eu vou lá depois do almoço; mesmo que ainda não esteja pronto eu vou dar uma olhada como está.

kiki
Moderador
# set/07
· votar


Leo Porto
olá. eu sou um dos aspirantes a luthier que o mestre seiji falou.
estou aprendendo muitissimo aqui, e espero ajudar tambem.
algumas observações além do que o seiji ja disse:

voce já tem alguma experiencia com luthieria, ou com marcenaria? dispoe de ferramentas, manuais e elétricas?
isso faz diferença.

se nao tem experiencia, cogite fazer uma guitarra mais simples, e com madeiras mais baratas.

Como a grana ta curta, e o sonho é gigante, tava pensando em construi-la em casa mesmo... claro que com mt estudo, calma e consulta a vocês....rs
não te garanto que voce vai economizar fazendo uma guitarra. se for só pela grana, faça bem as contas.

Observei que ela além dos botões não ficam naquela fita (estranha abessa) das teles comuns, (parece meio gibson) 4 botõesinhos.l

e a ponte, tb é mt diferente.... parece uma !?tune o matic!?? só que sem aquela passagem para regular as oitavas... que creio que ocasionaria um problema..

Os captadores ficam por conta de 2 HB, parecem akeles gibsons antigões... década de 50..

isso não é uma tele. é uma lespaul com formato de tele!
heresia!
bom, mas se voce quer uma dessa, tudo bem, mal-gosto não se discute (brincadeira).

mas preste atenção no que o mestre seiji disse: essas pontes tune-o-matic são mais dificeis de instalar. pior ainda desse jeito wrap-around, sem o cavalete. não tem nenhum ajuste, se ficar torto, tem que reinstalar.

alias, achei estranho... essa ponte ta ortogonal às cordas... deveria estar um pouco inclinada. essa guitarra é de verdade mesmo, alguem toca ela?

bom, é isso. dá uma geral no forum que tem muito material sobre construção de guitarras. tem um link muito bom de uma pasta 4shared, cheio de material sobre luthieria, inclusive o livro do martin koch que o seiji recopmendou (esse vale buscar no emule). mas nao to com ele aqui agora. qqer coisa, depois eu posto.

tempe
Veterano
# set/07 · Editado por: tempe
· votar


Bertola e Seiji, se eu criar um esboço, no papel, de um violão, tem como construir ele com base no desenho? =]

Claro nada de anormal, nem mto alarmento xD mas sim customizado ^^

Fábio Seiji
Luthier
# set/07
· votar


tempe
é mais fácil vc fazer o desenho pra gente poder avaliar, em geral muitas coisas são possíveis, mas muitas coisas podem não funcionar tb; enfim, só olhando mesmo.

kiki
Como andam os seus projetos?
Pretende fazer outra guitarra?

_BLACKMORE_
Veterano
# set/07
· votar


Fábio Seiji

fala velho ... tudo bem??
pow bixo ... estou precisando falar contigo ... será que tu tem um tempo ae?
qdo puder me ligue ... ou pelo menos me dah um aviso q pode falar dae eu retorno a ligação ... ok?

abrax!

tempe
Veterano
# set/07
· votar


tempe
é mais fácil vc fazer o desenho pra gente poder avaliar, em geral muitas coisas são possíveis, mas muitas coisas podem não funcionar tb; enfim, só olhando mesmo.


Tipo, era nisso que eu pensava mesmo, não fugir muito do normal, aliás, não iria fugir do normal xD

Vou ver se desenho alguma coisa e entro em contato

kiki
Moderador
# set/07 · Editado por: kiki
· votar


Fábio Seiji
não tão cedo... to satisfeito com a minha. enquanto eu não aprender a tocar melhor, essa dá conta :-P
to mais tentando é montar uma banda, pra justificar a minha tele!

vontade de fazer outra eu tenho. não tenho tempo (comecei meu tcc agora...) e nem $$$. tenho um projeto de fazer uma built-in-amp compacta (pra levar pra viajar). meu lance é mais tocar por diversão, então uma dessa cai bem pra passeios e festas. quase um violão.

Ch4p0L1N
Veterano
# set/07
· votar


Fábio Seiji
qnt custa pra mandar escalopar das casas 14 até 24 da minha guitarra? nao sei se faz diferença mas a madeira da escala eh rosewood, e quero um escalope de uns 3mm

Fábio Seiji
Luthier
# set/07
· votar


_BLACKMORE_
Fala Pretão, te ligo na segunda, abç.

kiki
Legal cara, não esqueça de registrar e compartilhar a experiência.
O problema dessas portáteis com ampli é o consumo de energia...

Ch4p0L1N
Como eu não faço serviços e manutenção eu não sei qto tá saindo, manda um email pro Bertola.
3mm é muita coisa pra escalopar, é praticamente metade da espessura da escala, se for isso mesmo é provável que vc perca a marcação lateral e frontal, além de comprometer a estrutura do braço.

tempe
Ainda acho que é mais fácil e barato vc procurar um violão que supra as suas necessidades e caiba no seu orçamento.
Se vc nos disser o que quer de diferente nesse violão fica mais fácil de te orientar.

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


Fábio Seiji
seijiiiiiiiiii

tempe
Veterano
# set/07 · Editado por: tempe
· votar


tempe
Ainda acho que é mais fácil e barato vc procurar um violão que supra as suas necessidades e caiba no seu orçamento.
Se vc nos disser o que quer de diferente nesse violão fica mais fácil de te orientar.


Como eu falei, nada fora do comum, seria mais pelo desenho da cabeça, escolha das madeiras e marcação dos trastes =D

A propósito, se fosse pegar um violão já pronto e mudar a marcação, colocar uma tipo http://www.tagima.com.br/imagens/produtos/g_2007_8_13_8_10-4u1g3q.jpg

tem como fazer?

p.s.: uahuahua cada dia eu com uma pergunta nova xD

Ch4p0L1N
Veterano
# set/07
· votar


Fábio Seiji
Como eu não faço serviços e manutenção eu não sei qto tá saindo, manda um email pro Bertola.
3mm é muita coisa pra escalopar, é praticamente metade da espessura da escala, se for isso mesmo é provável que vc perca a marcação lateral e frontal, além de comprometer a estrutura do braço.


entendi...vlw

Tiruk
seijiiiiiiiiii

caramba, vc enche o saco do cara, calma, sua guita vai sair

Tiruk
Veterano
# set/07 · Editado por: Tiruk
· votar


Ch4p0L1N
xiu ae, ninguem pediu sua opinião primeiramente
segundo, não to cobrando nada, só to falando oi =]

Ch4p0L1N
Veterano
# set/07
· votar


Tiruk
xiu ae, ninguem pediu sua opinião primeiramente
segundo, não to cobrando nada

ta enchendo o saco pra kct
e dou minha opinião qnd quero

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


vai escalopa tua guitarra vai

Ch4p0L1N
Veterano
# set/07
· votar


Tiruk
vo jogar cs, pq sou mto bom

Ch4p0L1N
Veterano
# set/07 · Editado por: Ch4p0L1N
· votar




LuizLaiho
Veterano
# out/07 · Editado por: LuizLaiho
· votar


Estou quase fazendo uma locura na guitarra, mas preciso da ajuda dos mestres do tópico. Já questionei meio por cima isso há uns meses, mas agora tenho que tomar uma decisão:

Tenho uma Tagima Cobra com ponte PRS (igual do santana) e preciso de alavancadas!!! hehehe

Fui ver de colocar floyd rose. Mas pra isso vai mexer muito na guitarra, abrir box, mexer na pintura, etc... estou com mêdo de fazer cagada pq gosto muito da guitarra e não posso sonhar em ela nunca mais ficar bem regulada.

Dai minha pergunta é quanto as Wilkson! Por favor me ajudem:

1) A alavancada dela é bem livre? Tipo, vou sentir muita diferença em relação a ponte fixa (acho q a PRS se comporta como uma tradicional da fender pra alavancada)?

2) Me recomendaram aqui um modelo Wilkson que tem 6 furos igual minha PRS. A alavancada dela é tão "mole" quanto as Wilkson normais?

3) Dá pra eu colocar a Wilkson com 2 pivôs no lugar da minha que tem esses 6 furos + uns 2 ou 3 que prendem a ponte?

4) Compensa eu por Wilkson do que mexer na guitarra e colocar uma floyd Gotoh?

Desculpe o monte de perguntas, mas estou a beira de fazer essa cagada, pq cheguei a conclusão que não compensa eu comprar uma segunda guitarra, com floyd mas com um floyd bichera (não tenho dinheiro pra comprar uma guita top no momento), mesmo pq adroro minhatagima e só falta isso nela....

Obrigado

EDIT:
Minha ponte atual é semelhante a WVPCR, presente nessa página: http://www.jhs.co.uk/wilkinson.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


LuizLaiho
Acho melhor vc optar por outra guitarra, e que tenha um "Floyd-Rose" de qualidade.
Abç

LuizLaiho
Veterano
# out/07
· votar


então é rolo eu mexer nela? pq me desfazer dela não vou pq adoro... achoque precisaria de uma segunda guitarra mesmo.... ai meu bolso.. hehe

obrigado bertola!

kiki
Moderador
# out/07
· votar


Fábio Seiji
Legal cara, não esqueça de registrar e compartilhar a experiência.
com certeza... como um bom japones, eu sou viciado em fotografar.

O problema dessas portáteis com ampli é o consumo de energia...
eu pensei em pegar algum ampli com bateria de 9v. ou construir um mini ampli. mas meus projetos eletronicos não tem dado muito certo...
eu tenho um honeytone danelectro com bateria 9v, pensei em comprar outro e desmontar.

Tiruk
Ch4p0L1N
usem o msn, assim voces evitam a gente de assistir a esss cenas constrangedoras... :-P

Flavinho.jr
Veterano
# out/07
· votar


olá Fábio Seiji
td joia ?

Seguinte, comecei a fazer curso de guita, gostaria de saber sua opinião bem detalhada da guitarra memphis mg 130 by tagima, na qual estou intereçado.
gostaria que desse tbm algumas dicas, cuidados que devo ter.

grato desde já.

Flavio jR.

T.Luca
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola,
ou quem mais puder ajudar!


Sei que a escolha da guitarra é uma questão pessoal, porém gostaria da ajuda dos mais experientes.

Quero uma Les Paul para tocar rock clássico estio Led Zeppelin e um pouco de metal estilo Iron Maiden, o que vocês me sugerem ? valor até 1700.

Desde já grato!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


T.Luca
Cara, a melhor LP do mercado atualmente é a Condor CLP II.
Abç

T.Luca
Veterano
# out/07
· votar


Bertola

Valeu pela dica!

Abç!

R.lavoura
Veterano
# out/07
· votar


Opa , tudo bom ?
Meu avô apareceu com uma forma de violao e resolvemos fazer um .
Mas estou em duvidas em que madeira usar . Se usar compensado o som fica muito feio ?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)