Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Rômulo_DF
Veterano
# jun/07
· votar


Olá Senhores Bertola e Seiji

Estava eu procurando por madeiras para execução do braço e ao pedir o pau-marfim o vendedor me apresentou a "CAIXETA" ou "CAXETA", segundo ele, ela é uma similar ao marfim (pela tonalidade) mas é um pouco mais dura, vocês conhecem esta madeira? Vale a pena fazer o braço e a escala com ela? As outras que você me passou eu ainda não encontrei, somente o marfim, mas este vendendor tem uma peça de caxeta que está na pedida perfeita para fazer o braço sem grandes desperdícios.

Mais uma vez muito obrigado

Fábio Seiji
Luthier
# jun/07
· votar


Rômulo_DF
Caxeta é um termo genérico que envolve mais de 11 espécies diferentes.
Aqui em SP o mais comum é o marupá.
Ela não é indicada pra construção de braços, pois não tem resistência mecânica adequada.
Ou o vendedor tentou te enrolar ou ele costuma chamar outra madeira de caxeta.
Se vc estiver com dificuldades em encontrar o pau marfim, usa jatobá (apesar de ser um pouco pesado) ou pergunta quais madeiras ele tem e posta uma lista aqui.

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


Snakepit
pois é, eu tambem ouvia que as epiphone special sao de compensado, mas pelo menos a 1 do colega meu nao era... a cor dela era aquela "cherry" translucida, dava pra ver a madeira, tinha emendas mas nao era de compensado. Tive a oportunidade de desmontar a guitarra pra consertar a parte eletrica e pude constatar que nao é compensado... mas uma coisa nessa guitarra precisa ser feita: trocar aquela chave de seleção de captadores porque ela estraga, causa umas perdas no ganho da guitarra, chiado, etc

gualtersouza
Veterano
# jun/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


Rômulo_DF

Olá Rômulo, passei por algo semelhante dias atrás. Procurava por pau-marfim e me ofereceram 2 peças de caixeta (marupá).
Apesar de eu haver feito um braço de marupá, ela não é indicada para braços e no final das contas terei de reforçar.
Veja uma resposta do Bertola de uns dias atrás: o marfim (pau-marfim) é mais duro e pesado que o marupá (caixeta). Estou tentando obter o peso específico dessa madeira para poder diferenciar, pois visualmente pau-marfim e caixeta se parecem muito. Consegui uma peça em pau-marfim na medida certa, mas me custou muita andança.
Abç

Seiji
Jatobá pode ser usado sem perda de resistência, em relação à pau-marfim? Achei algumas peças, mas como não sabia que poderia utilizar, nem verifiquei muito.
Abç

Rômulo_DF
Veterano
# jun/07
· votar


Mais uma dúvida, já vi algo postado aqui há alguns dias, mas quero ter certeza:

O corpo pode ter menos que 45mm? As peças de cedro que encontrei chegavam no máximo a 42mm que depois de acabadas deveriam dar uns 40mm, o mesmo vendendor me mostrou algumas peças de caxeta (a que se parece com o marfim) de 55mm, o que vocês acham?

abçs

gualtersouza
Veterano
# jun/07
· votar


Romulo_DF
Ola Romulo
Como vc jah sabe, nao sou luthier, mas um aprendiz...
A caxeta (marupa) eh usada por fabricantes e luthiers, mas eh mais aplicavel para os corpos. Nao sei a sonoridade, mas tenho quase certeza que eh usada devido a escassez de madeira de lei e por questoes de preco.
Essa peca de 55 mm poderia te servir para fazer um corpo...
Ja vi Tagimas e luthier como o D'Alegria (baixo Defender) anunciando instrumentos com corpo em marupa... esse ultimo chama essa madeira de "especial" em uma materia da Cover Baixo (n.17)... soh nao disse em que eh especial...

Rômulo_DF
Veterano
# jun/07
· votar


gualtersouza

ok, muito obrigado
então vou tentar fazer o corpo com essa madeira, afinal, é só um experimento quando realmente aprender a fazer com qualidade eu começarei a trabalhar com uma madeira boa. Irei pesquisar mais por marfim para o braço. A qualquer momento devem aparecer mais dúvidas.

valeu

kcique
Veterano
# jun/07
· votar


conehc

Eu tenho esse ampli mas foi reformado inteirinho junto a um Luthier que conheço, apenas a carcaça sobrou. Coloquei válvulas JJ Tesla, reverb da Accutronics, ligações ponto a ponto ( sem nenhum tipo de CI ) e tudo mais que tinha direito. Ficou o BICHO ! Não perde quase em nada pra um Twin Reverb da Fender. Ficou demais mesmo ! Se puder pode abraçar esse ampli que é muito bom !
Abraço

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jun/07
· votar


essa pergunta vai para o Mauricio Luiz Bertola

como vc já tem experiência com esses caps nacionais, peguei uma shelter sst2, vou usar ela pra "bater" mesmo, levar em tudo quanto é lugar, estudar, mudar afinação várias vezes e etc, a princípio ela me atende bem mas queria melhorar o timbre colocando outros captadores, não quero nada caro pois não é minha guitarra principal, mas queria que ficasse versátil e com um timbre legal, como a configuração é HSS o que vc me recomendaria?

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


Rômulo_DF
os especialistas saberão ocnfirmar, mas cheio que a caxeta (se for marupá) serve para o corpo sim, que como tem mais volume pode ser de uma madeira menos densa. empiricamente, o cedro me parece menos denso que o marupá, por exemplo.

quanto à espessura, passei por algo semelhante. minha peça de cedro tinha 40mm, sem deixar plano e tal. a solução foi colar duas peças, para aumentar a espessura. uma peça que, pelas dimensões daria pra fazer dois corpos, deu pra fazer apenas um. mas eu ficaria com um corpo de menos de 40mm, o que não é recomendável estruturalmente.
mas é possivel fazer um corpo de 40mm, só que ele perderá sustain.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/07
· votar


gualtersouza
É necessário um pouco de experiência pra diferenciar o marupá do pau marfim.
Eu acho bem diferente, mas a madeira bruta tem suas semelhanças sim.
O jatobá tem uma resistência muito boa, dependendo da peça é sofrível pra trabalhar por causa da dureza, mas já encontrei peças muito boas pra braço.
É muito importante que a madeira esteja bem seca, ok?

Rômulo_DF
Pra corpo tudo bem, pode usar caxeta (apensar que eu não gosto e não uso).
Para pontes com molas o corpo precisa ter, no mínimo, 45mm. Se for ponte sem aquelas molas na traseira o corpo pode ser mais fino.

Rodrigo Yoshida
Tá no Brasil ?
Passe pela sua cidade na semana passada quando fui pro RJ.

MarcosBorba
Veterano
# jun/07
· votar


Caros amigos,

O meu probleme de ressonância ocorre principalmente quando eu toco a 1ª Mi solta. Contudo o problema continua também tocando a corda presa. Queria saber que tipo de regulagem eu devo fazer, ponte, oitavas, etc.
Quanto à afinação, o problema ocorre mesmo com as cordas afinadas, mas por descuido eu fiz uma gravação com cordas desafinadas.

Rômulo_DF
Veterano
# jun/07
· votar


olá, me desculpem por postar quase a mesma dúvida várias vezes, mas quero ter certeza antes de qualquer coisa, afinal a guita que estou reformando já foi selada, pintada e lixada várias vezes apenas para fazer testes (minha esposa não agüenta mais me ver lixando a guitarra)

Eu estava lendo uma coluna da GUITAR PLAYER (aquelas em que eles sorteavam uma guitarra com o logo da guitar player de 10 anos) que mostrava alguns passos da arte que eles fizeram em uma das guitarras, o LUTHIER mandou fazer o desenho estampado em um tecido, aplicou poliéster na guitarra (provavelmente para nivelar o fundo) depois colou o tecido e aplicou poliéster novamente sobre o tecido antes do verniz final. Lembrando da técnica do decalque, será que posso fazer assim também com o decalque? Assim não me preocuparia se o material do adesivo seria compatível com o verniz, visto que o poliéster não possui solvente (eu acho). As camadas ficariam assim MADEIRA=>SELADOR=>POLIÉSTER=>DECALQUE=>POLIÉSTER=>VERNIZ e finalemnte o polimento

Mais uma vez muito obrigado a todos
Felicidades
Abçs

Rodrigues
Veterano
# jun/07
· votar


E ai gente como estão as coisas?
LI em posts antigos sobre a Jackson ps-4, mas não consegui sanar minha dúvida.Uns falam que é coreana outros falam que é japonesa, mas o que eu quero saber é o seguinte.Independente da nacionalidade, ela é uma boa guitarra? tem bom acabamento? vai dar dor de cabeça no futuro ou se pode comprar tranquilamente? 650 reais é um preço justo pra ela?
Agradeço desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Rômulo_DF
Esse vendedpr é ignaro.
conehc
Epis Special que não são de compensado são raras.
gualtersouza
Rômulo_DF
O Marupá é indicado sim para corpos, desde que esteja bem sêco e possua, no máximo, 1 emenda. Use sempre 45mm ou mais de espessura.Fábio Seiji
Vc esteve no RJ e não me contactou??????
MarcosBorba
Cara, não há como sequer identificar o problema de sua guitarra sem uma avaliação "in loco". Leve-a a um luthier habilitado e mostre-lhe o que ocorre.
Rodrigues
Sim.
Abçs

Matheuss
Veterano
# jun/07
· votar


Olá!!! Estou numa dúvida do c!@#$!o em relação a compra de uma guitarra.. para tocar hard rock a trash metal, Bertola, eu ja lhe enviei um e-mail perguntando isso e você me respondeu dizendo pra pegar uma SG da Shelter de braço colado, até aí tudo bem, mas ultimamente andei olhando as Cort X-6, e eu queria uma guitarra com floyd rose, mesmo que de aqueles vários problemas com essas floyds, queria uma pra ver como era, ja que eu adoro dar alavancadas... será que seria melhor pegar a X-6?? Sendo que ela está mais barata que as Shelter SG...

Vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Matheuss
Bem, se vc prefere a Cort....... Vai fundo!
Abç

tomatelol
Veterano
# jun/07
· votar


Ai Bertola ou seiji. to com um problemao

to com a minha cort x-11 e meu problema é trastejamento. ela trasteja na 6 corda principalmente. ja mandei nos luthieres aqui da minha cidade. eles arrumam na hora e depois volta a trasteja. ja arrumei o braço ja tentei tudo e n deu certo.

EU tenho uma squier tb. e percebi que onde prende as cordas por causa da microafinaçao (emcima da 1 casa) existe um filetinho. alguma coisa que faz aumentar a altura entre o braço e o prendedor. e percebi que aquilo pode me ajuda. ou nao.

vcs sabem oq é esse negocio? tem alguma sugestao?

Fábio Seiji
Luthier
# jun/07 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Foi bate-volta; tive tempo pra almoçar e depois pegar a estrada novamente.
Da próxima vez eu te ligo pra gente bater um papo e tomar um refrigerante.

tomatelol
A causa do trastejamento deve ser problema de nivelamento dos trastes, mas só olhando com cuidado pra ter certeza.
Esse filetinho é um calço pra regulagem do Locker nut.
Pra saber se está OK, precisa verificar a altura do nut e ajustar (colocar outro, retirar ou acrescentar) o calço.

Filipe Reis
Veterano
# jun/07
· votar


então caras acabei de pintar minha guitarra com esmalte sintético automotivo q a fabricante diz ser de secagem ultra rápida mas leva 72 horas pra secagem final! hehehe

Mas a pergunta é a seguinte gostaria de saber se eu posso dar uma lixadinha depois da tinta e antes do verniz e q lixa seria essa a n°600 ou mais fina?

Filipe Reis
Veterano
# jun/07
· votar


ah e já ia esquecendo de perguntar se eu preciso msm esperar as 72h pra poder aplicar o verniz.

edilsonaragaojr
Veterano
# jun/07
· votar


Fábio Seiji
Cara minha dúvida eh simples, tenho uma tagima 635 canhota, e ela tah com encordoamento 0.9 e ação de cordas relativamente baixa, até aí tudo beleza, tah ótimo de tocar, só q percebo q quando eu aperto a 4a corda na sexta casa (somente nesse caso) a nota parece ter uma duração menor q as outras cordas pressionadas na mesma casa, é como se a nota "morresse" (perdesse sustain rapidamente), parece um trastejamento...Falei com o Torresmo e ele me aconselhou aumentar um pouco a ação dessa corda, mas ainda não experimentei pq tou sem chave allen...o q poderia ser?

Fábio Seiji
Luthier
# jun/07
· votar


edilsonaragaojr
Parece ser traste desnivelado, mas precisa verificar.
Seria legal verificar a ação do tensor e/ou altura da ponte pra ver se não resolve sem precisar nivelar os trastes.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/07
· votar


Filipe Reis
Depende muito do produto que vc está usando.
EM GERAL pode-se lixar a pintura antes do verniz com uma lixa d'água fina (1200 ou maior) com água e sabão.
Depois precisa limpar bem pra retirar todo o sabão, esperar secar e envernizar.
A maioria das tintas precisam ser envernizadas antes da cura total, pra garantir aderência; mas como eu te falei, depende do produto e porisso eu diria pra vc ler as instruções antes de qualquer coisa.

Dead Pixel
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

As pontes Wilkinson podem ou não serem "flutuantes", é só uma questão de regulagem ou forma de instalação. As pontes de trava tipo Floyd-Rose, quando instaladas sem o back-box tornam-se mais estáveis, fáceis de regular e menos sujeitas a danos e desgastes e a sustentação é melhorada (isso nada tem à ver com o "lock-nut"), mas não se pode alavancar "para trás", se bem que isso aumenta o desgaste da ponte, da parte de madeira do corpo em que se prende a ponte, dos pivôs e do braço (que sofre uma tensão acima do que é esperado), deixando-o mais sucetível à empenos e torções.
Abç



Li esse seu post e fiquei intrigado...
Se uma guitarra com floyd não tivesse o back-box eu não teria tantos problemas com ela...certo??? Mas tb não poderia alavancar para tras (sentido oposto em relação ao corpo da guita...me corrija se eu estiver errado)...e nem serviria pra mim, pois como vc disse "destrói" a guitarra hehehe...

Vc saberia me dizer se a X-11 tem esse back-box, é que na foto que eu vi dela não dá pra ver...

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Dead Pixel
Não é que "destrua" a guitarra, mas força a ponte, os pivôs e o braço, podendo ocasionar danos.
A X-11 possui o "back-box" sim.
Abç

Izzy Dragon
Veterano
# jun/07
· votar


Bertola e Seiji

Tenho uma golden SG (mesma coisa que as LP, com 2 HB, 4 pots e 1 chave seletora 3 posições).

Comprei esse captador pelo ML. Amanhã vou lá buscar. Estou pensando em trocar eu mesmo o captador. Sabem onde tem algum esquema? É difícil?
Me disseram que existe o risco de danificar o captador se ligar errado... é verdade?

Tenho um pouco de conhecimento em eletrônica básica, tenho ferro de solda e tal... achando algum esquema na net não tem muito erro, né?

Valeu. Abraço

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Izzy Dragon
Antes de mais nada, vc vai precisa identificar os fios do captador. Ql q é HOT e qm q é GROUND.
Feito isso, aí sim vc pode usar qualquer esquema, dependendo do tipo de ligação q vc qr fazer, pra ligar ele.

Luis Guitar
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde meu amigo, blz??
Cara, to com algumas duvidas sobre um amp pra comprar....
Bom, vou comprar um meteoro, to dando uma olhada nos preços...
1º loja um atômic de 50 Rms tava saindo por 950, muito caro...
2º tinha um Meteoro Nitrous de 100 rms por 799, e o que mais me interessou foi um da meteoro de 160 rms com dois falantes de 10, naum me lembro bem o modelo, o vendedor me passou os dados pelo telefone, vou na loja testar amanhã, o cara me disse que eh valvulado, ou pré valvulado, não me lembro, saindo por 1180... por telefone já tinha ficado por 1100... amanhã vou lá testar, e quem sabe já trazer....
Sabado toquei em uma festa na minha cidade e o cara tinha um marshall, fiquei apaixonado, mas infelizmente naum cabe no meu bolso.... =´(
To realmente interessado nesse de 160 rms da meteoro... se for bom axo que vou comprar... alguma sugestão???

Rômulo_DF
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Olá senhores, sei que existem tópicos para este assunto, mas gostaria de saber de vocês o que vocês acham dos captadores SOUND (Malagoli) comparados com os famosos Duncan e Dimarzio. Eu tenho um e adoro, mas nunca testei um de outra marca, e sempre que alguém me pergunta eu falo muito bem dele, se levar em consideração a qualidade, custo, facilidade de compra e rapidez da entrega. Qual a opinião de vocês?

Valeu!!!!
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)