Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
zildomarques
Veterano
# jun/07
· votar


Seiji, gostaria de saber onde vc compra essas madeiras trabalhadas que vc usa para fazer o "recheio"dos corpos de guitarras e baixos., aquelas camadas.....eu já consegui encontrar apenas as laminas, mas preciso de madeiras mais grossas tipo 5 a 10 mm, vc pode me passar onde consigo comprar.??

sera que os caras mandam por correio ou transportadora???

obrigado abraços....

ogaitnas
Veterano
# jun/07
· votar


Estou fazendo mais umas modificações na captação da minha mg32 e vou
fazer o seguinte:
colocar o stack que tenho no meio, e 2 duplos, 1 na ponte e outro no braço,
o do braço é o StellBucker Soft (Alnico) e na ponte vai StellBucker Hot (Cerâmico).
Sobre os captadores:
Os 2 tem 4 fios, e a saída do Soft é 230mv e do Hot é 310mv

O que eu quero saber é: Devo mudar os poteciômetros p/ 500k ? e se
mudar, mudo só o volume ou devo mudar os tones tb ?

mazellan
Veterano
# jun/07
· votar


ogaitnas
sim...deve mudar...c naum seu timbre vai fik mto fechado...sem agudo...

q eu saiba tem q trocar todos....ateh pq todos os caps q vc vai por são d bobina dupla..

MarcosBorba
Veterano
# jun/07
· votar


Caros colegas, bom dia.

Estou com dois problemas:

1-CAPTADORES: Vou comprar tres caps novos para a minha Michael Strato e eu encontrei um com a potência de 9K. Eu queria saber se eu posso colocar três iguais e após a troca o que deve ser mudado. Além disso eu queria saber se 9K em cada captador me darão bons ganhos.

2-CHIADO: Na verdade não é bem um chiado, o que acontece é que quando eu toco alguma corda (principalmente a 1ª Mi) as outras começam a vibrar e então começão a produzir um som desagradável (como o som da microfonia), aí quando eu faço as cordas pararem de vibrar o som desagradável pára. Eu queria saber como consertar isso (se é que tem conserto).

Desde já, Obrigado!

MarcosBorba
Veterano
# jun/07 · Editado por: MarcosBorba
· votar


ops postei duas veses desculpa

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jun/07
· votar


opa, andei pensando em usar um jogo de cordas hibrido pra dar mais corpo nas bases e não judiar muito nos solos, é uma boa ou pode dar problema no braço?

Snakepit
Veterano
# jun/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Rodrigo Yoshida
Se regular ele direitinho pra uma tensão maior acho q não tem problema. Eu uso cordas hibridas e adoro. A diferença não é um absurdo, mas é bom.

GUITARK2
Veterano
# jun/07
· votar


e ai blz?!
gostaria de informaçoes sobre as WASHBURN MERCURY SERIES GROVE JACKSON....é uma guitarra boa? a floyd que vem nela é legal? quais são as madeiras?as ferragens são de qualidade?se puderem me ajudar
obrigado.

Cacholla Blues Man
Veterano
# jun/07
· votar


Fábio Seiji

bom...estou com uma epiphone les paul standard com os caps originais dela...
toco blues e rock classico...vc aconselha trocar os caps ow investir nela com alguma outra pessa tipo push-pull ow outras coisas?

Cacholla Blues Man
Veterano
# jun/07
· votar


Fábio Seiji

ah...tbm queria saber se tem como fazer alguma coisa que falei no post a cima para ter um timbre igual (parecido pelo menos) com o timbre da guitarra de little wing na versao do SRV....porem podendo contar ainda com um timbre pra rock classico tbm...

resumindo: tem como eu ter um timbre bem classico de blues... um pra rock classico e um pra little wing, tudo na mesma guitarra?

Fábio Seiji
Luthier
# jun/07
· votar


kcique
É complicado, só olhando mesmo pra saber; pode ser algum fio solto, falta de aterramento, ligação errada, componente defeituoso, solda fria...

zildomarques
Eu, geralmente, compro madeira bruta.
Pra ficar com a espessura que eu quero preciso aparelhar.
Que madeira vc tá procurando? Me manda um email, pode ser que eu possa te ajudar.

ogaitnas
É bom mudar todos os pots pa 500KOhms.

MarcosBorba
1- 9K não se refere diretamente à "potência" (nível de saída) do captador. Pra se ter um nível alto na saída envolve vários fatores. Esse daí só se refere à resistência ohmica da bobina.
2- Teria que olhar... precisa verifcar se é microfonia, chiado, tratejamento...

Rodrigo Yoshida
Pode instalar tranquilo, depois é só regular.

GUITARK2
Não tenho as especificações dessa guitarra, boa parte vc deve encontrar na net, o resto vc precisa testar pessoalmente.
Faz uma pesquisa e se ainda tiver alguma dúvida posta aqui.

Cacholla Blues Man
Se o som te agrada não tem motivo pra vc mudar, se vc acha que tá precisando de um timbre melhor pode trocar os caps.
Para os captadores originais (epiphone) não tem como instalar push-pull pq os captadores possuem apenas 2 condutores (provavelmente).
Hoje em dis "quase" tudo é possível, contanto que vc tenha dinheiro pra realizar.
O grande problema é que vc vai ter que investir caro e se o guitarrista não fizer juz ao timbre não adianta nada...
Como o Bertola sempre diz, procure o seu timbre e a sua pegada.

GUITARK2
Veterano
# jun/07
· votar


Fábio Seiji
na net não tem mais nada sobre ela....nem no site da Washburn porque ela é mais antiga....vi algumas fotos...mas eram modelos diferentes ...queria saber se vale a pena pegar para envenenar....se é uma guitarra de boa construção...boas madeiras...

MarcosBorba
Veterano
# jun/07
· votar


Caros colegas,

O meu problema ainda não foi resolvido, por isso para que vocês tenham uma noção melhor da situação eu gravei o ruído irritante produzido pela minha guitarra. Quando eu toco a primeira Mi a quinta (La) e a sexta (Mi) começa a vibrar fortemente e produzem esse horror de som. A gravação ficou meio ruim por isso deve escutar com um volume da caixa de som elevado. Quando ouvirem digam o que acharam.

Ruído Estranho


OBS.: Quando eu toquei a primeira corda eu a abafei imediatamente fazendo com que o único som que permanecesse fosse o das outras cordas vibrando pro conta própria.

Será que pode ser por que a corda é nova? Ou pode ser alguma coisa desregulada?

Aguardo respostas, desde já, grato.

Fábio Seiji
Luthier
# jun/07
· votar


GUITARK2
Cara, então complicou...
A Washbun costuma trabalhar com madeiras razoáveis à boas, e a construção também costuma ser boa, mas preciso te confessar que já vi uma não muito legal, mas enfim... pode ter sido mexida antes de chegar em minhas mãos.
Se vc puder testar o instrumento, levar um amigo que entenda e tirar algumas fotos pra gente poder te ajudar, vai ser mais fácil.

MarcosBorba
Realmente é estranho, pois algo está fazendo outra (ou outras) corda(s) vibrar(em) mas percebe-se um batimento indicando que as cordas estão desafinadas; porisso eu acho que não é apenas ressonância.
Esse efeito ocorre só quando vc toca a corda solta ou em qualquer posição?
Verifica se o nut e a ponte estão firmes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


GeoRj
Sim, entre em contato pelos meus e-mails.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


kcique
Cara, só verificando sua guitarra mesmo. Diagnóstico "espiritual" não dá, né!
ogaitnas
Sim, todos eles.
GUITARK2
Examine bem essa guitarra, pois algumas Mercurys eram de compensado, e o problema é que essas tinham aparência igual às séries de melhor manufatura.
Abç

gualtersouza
Veterano
# jun/07
· votar


Bertola e Seiji
Por questões de trabalho dei uma parada na construção da guitarra. Enquanto isso, como falei anteriormente, fui atrás de uma peça de pau marfim para o braço e me deparei com uma dificuldade: como reconhecer a madeira que se está comprando?
Sei que vocês já possuem experiência para diferenciá-las visualmente, mas há madeiras que são muito parecidas... como é que vocês fazem? Usam fornecedores de confiança ou só usam madeira certificada?
Há algum tipo de teste para checar o pau-marfim? O freijó é mais fácil, o jacarandá nem se fala, mas o pau-marfim é muito parecido com a caixeta (marupá) por exemplo...
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


gualtersouza
Pau-marfim é muito mais duro e pesado que o marupá.
Abç

r1ch4rd
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou
Fábio Seiji

voces fazem escudos sob encomenda ??
onde fica vossas lojas ??
to pensando em fazer um escudo personalizado e tals...

Abraço !

Ricky Hardrocker
Veterano
# jun/07
· votar


Bertola ou Seiji


Arch é uma madeira de baixa qualidade = compensado? ou é uma madeira comercial como outra qualquer?

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


r1ch4rd
Não faço.
Ricky Hardrocker
Não seria Ash?
Abç

gsouza01
Veterano
# jun/07
· votar


Olá pessoal, eu estou entrando agora para este ramo e estou preste a comprar a minha primeira guitarra! gostaria de pedir a opniao de vcs em relacao ao amplificador, pq eu jah estou decidido em relacao à pedaleira (ZOOM G1), e axo q entao ele precise ser bem mais simples. Em relacao a guitarra, gostaria de pedir algumas dicas de alguns requisitos que devem ter na guitarra que deixem o som bem bom, sou apaixonado pelo modelo Strato, toh querendo uma Memphis.
Valeu pessoal, grato pela atencao!

Dead Pixel
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fla aew...blzzz???

Viu kra...tava pesquisando uma madeira aqui no fórum que eu não conheço, o Agathis, e vi num tópico um desabafo seu: que os usuários do fórum deveriam se preocupar mais em fazer musica do que em saber se um captador é melhor que o outro, se uma madeira é melhor, essas coisas...vc deve saber do que estou flando...
Bixo, concordo plenamente contigo!!!
Então eu vou te fazer somente mais uma pergunta e vou te deixar em paz...hehehe...
Tipo, acho que to tirando o máximo que eu posso do meu equipamento...eu pra eu poder evoluir, preciso que meu equipamento evolua comigo...
Então, o que você acha dessa guitarra:

http://www.squier.com.br/padrao/padrao.php?link=lista_produtos&codigo_ linha=1042&produto=6497#

Quais são suas considerações sobre ela??? Vale a pena o que estão pedindo (+-1200)???

Obrigado pela paciência.

zildomarques
Veterano
# jun/07
· votar


o seiji, gostaria de saber como vc preenche aquelas sobras que ficam qdo vc entalha algo na escala,, vi um trabalho seu, e numa escala preta acho que de ébano, vc preenchia tipo com uma "massa" da mesma cor... como que eu faço?? porque se misturo colo com pó da mesma madeira geralmente ela fica mais escura,, no caso do mogno... tem algum macete???

Snakepit
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Eu tenho uma Epiphone SG Special, meio velha, fabricada em 2000, deve ser de compesado assim como as novas. Será que vale a pena colocar um captador Sound? Melhoraria o som ou a qualidade da madeira (acho que nem se pode dizer que compensado é madeira) prejudica tanto que não vai ter diferença significativa no som?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Dead Pixel
Cara, o modelo Standard é o melhor da linha Squier. Recomendo firmemente.
Snakepit
Valeria mais à pena vc fazer outro corpo para ela............
Abçs

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
um ampli gianinni jet sound com um falante 12pw3 casaria bem com um violao? Um amigo meu tem um que está estragado (o ampli da choque quando vc toca nas cordas ou aumenta volume, independende de vc estar com o pe no chao ou nao), mas como ele nao esta tocando mais guitarra, fica com medo de gastar uma grana consertando do ampli pra depois ficar parado. Quanto vc acha que fica um conserto? (ele funciona, se nao fosse o problema dos choques fortes)

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


Snakepit
cara, ja abri uma epiphone lp special, ela era de madeira solida, nao de compensado como as novas... as de compensado vem escrito "SPECIAL II" no headstock e normalmente sao opacas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


conehc
Cara, compre esse amp pois ele é uma raridade e é um excelente amp para guitarra pois é valvulado. Para violão não rola.
Abç

Snakepit
Veterano
# jun/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeria mais à pena vc fazer outro corpo para ela

Isso que eu queria saber. Tem captadores sound ate por 50 reais, achei que poderia melhorar. Mas entao vou continuar juntando grana e no fim do ano compro uma guitarra melhor.

conehc
cara, ja abri uma epiphone lp special, ela era de madeira solida, nao de compensado como as novas... as de compensado vem escrito "SPECIAL II" no headstock e normalmente sao opacas.

A minha é a Special mesmo, das velhas. Depois lançaram a Special II. Quem sabe não é de compensado, mas sempre ouvi falar que era, e a qualidade do som é bem fraco mesmo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)