Improviso "Pensado" ou pelo Ouvido?

Autor Mensagem
Jimmy_Page
Veterano
# nov/05


ae galera!

queria saber como voces improvisam???
se vcs vao simplesmente pelo ouvido, ou vao por um improviso mais "pensado" seguindo as notas que se adequam de acordo com a base?

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Se é pensado não é improviso.

Johnny Favorite
Veterano
# nov/05 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


Jimmy_Page
Você que devia nos dizer! Vc não fazia uns improvisos na época do Led?

Johnny Favorite
Veterano
# nov/05
· votar


Fritz_mkvl
Acho que o q ele perguntou é se fica preso a alguma escala e tal na hora do improviso.

raphaelb
Veterano
# nov/05
· votar


Eu ouço a sonoridade da parada , penso na escala/modo que pode se encaixar mais e jogo la... eh um tanto quanto arriscado, mas da certo a maioria das vezes...

Jimmy_Page
Veterano
# nov/05
· votar


Johnny Favorite
é que faz tanto tempo que eu nem me lembro.. haiuhaihaihua

22222 oirartnoc oa
Veterano
# nov/05
· votar


Você utliza as escalas como guia mas improvisa com o que vc "escuta" na hora, isso é a parte do ouvido

Pride and Glory
Veterano
# nov/05
· votar


A graça é fazer d ouvido neh mano? :/

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/05 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Vou tentar dar minha opiniao :
1) Vc sempre ta pensando.
2) O que acontece é que o que vc diz aeh que é pensado é quando você meio que analisa a musica harmonicamente e sai colocando as coisas de acordo com a sequencia harmonica e andamento.. colocando as vezes as notas dos acordes.. escalas q servem...padroes... muitas vezes pensa em desenhos.. varias outras coisas nao so isso.
3) O de ouvido na verdade é o que vc escuta na sua cabeça quando ouve a base ali. Aí já entra a parada da musicalidade. Só que para você colocar isso pra fora as vezes tem q se desligar desses padroes para que vc se guie apenas pelo que ouve na sua cabeça. Claro que para tocar isso assim direto vc tem q estar num nivel muito alto.. mas qd vc meio q se desliga e pensa so na musica consegue otimos resultados. Vale lembrar que vc tem q ter a tecnica necessaria tbm para conseguir tocar o q vc imagina. Os melhores solos sao geralmente assim.. espontaneos como dizem,.. mas na verdade são aquilo que vc ouve na cabeça quando ouve a musica tocar. Vc tbm pode precisar de uma boa base de teoria para colocar pra fora isso.. mas as vezes sai assim meio q sem querer qd vc ta muito concentrado.. ou inspirado como dizem... um bom ouvido sempre ajuda.

EduArdanuy II
Veterano
# nov/05
· votar


os dois ao mesmo tempo , mas não uso a parte teórica pra colocar cada escala em tal acorde , eu uso o que eu sei e o que acho q está bom

guitargod
Veterano
# nov/05
· votar


improvisação é uma das artes mais complexas da guitarra.
o Jazz tá me dizendo isso à toda hora ultimamente...

king_arthur
Veterano
# nov/05
· votar


guitargod
nao só da guitarra.. eu toco teclado também.. e gaita de boca.. em qualquer instrumento, a improvisacao é uma das partes mais delicadas de se estudar.. é onde a gente tem que esquecer todo o resto, tudo que se aprendeu, e seguir o instinto, o que nao é muito facil hehehe

acho que o que a gente aprende simplesmente expande nossos limites.. e faz com que a gente possa se mover mais livremente dentro desses limites quando é hora de improvisar

guitargod
Veterano
# nov/05
· votar


king_arthur
ah, pois é cara, me expressei mal de falar só em guitarra...



a improvisacao é uma das partes mais delicadas de se estudar.. é onde a gente tem que esquecer todo o resto, tudo que se aprendeu, e seguir o instinto, o que nao é muito facil hehehe

acho que o que a gente aprende simplesmente expande nossos limites.. e faz com que a gente possa se mover mais livremente dentro desses limites quando é hora de improvisar



cara, não pensa assim!


improvisação é muuuita teoria.

Improvisação não é um treco que vem do nada de dentro da tua cabeça. Tu tem que estar toda hora pensado na harmonia que tá rolando, no que a banda tá fazeno, no como tu quer que saia o teu solo, muitas notas? poucas notas? forte? fraco? agressivo? emotivo? outside? que tipo de vibrato usar? silêncio? Licks pré-moldados?


todas essas coisas acopladas ao Timming e ao bom gosto.

tem coisas muuuito fodas na improvisação que precisa até anos pra fazer soar profissional, tipo, saber explorar motivos rítmicos e melódicos em qualquer estilo musical...




ah e outra coisa extremamente importante:

SEEEEEEMPRE procure motivos rítmicos e melódicos pro teu solo. Ele tem que fazer algum sentido, não pode ser feito apenas de notas jogadas dentro da escala do tom que está a música...

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


improvisação é muuuita teoria

eu diria que improvisação requer muita prática, muita quilometragem do guitarrista
a teoria mostra o campo solístico adequado ao campo harmônico, mas se o cara ficar preso a regras e regras fica tudo igual, como está hoje
vc ouve um solo fritador, que parece com outro, que parece com outro

Ironmann
Veterano
# nov/05
· votar


se você tiver a escala pronta nos seus dedos não precisa pensar, a graça fica fazer no ouvido.

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Jimmy_Page

Eu vou tentar colocar um exemplo simples de improvisação.

Quando eu digo que o segredo está nos acordes, ninguém quer saber e acham que são as escalas que vão resolver o seu problema. Os 5 desenhos de pentatônicas mais os 5 desenhos do CAGED em tríades já são o suficiente pra você improvisar de forma mais livre, simples e sem criar armadilhas pra você mesmo.

O segredo está em dedicar algum tempo (talvez alguns meses) em praticar dedilhados, assim você conhece todas as vozes do acorde de maneira independente, educando o seu ouvido. Treine com tríades simples, mas por todo o braço.

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar



e-----------------------------------8/10---12/14--------
B---------------------5/7---8-/9----8/10---13/15--------
G---------------5/7---5/7---9-/10---9/11---12/14--------
D--2/4---5/7----5/7---5/7---10/12-----------------------
A--3/5---7/9----7/9-------------------------------------
E--3/5---8/10-------------------------------------------

C-D C-D C-D C-D C-D C-D C-D


LeandroP
Moderador
# nov/05 · Editado por: LeandroP
· votar


Você toca as tríades de uma região e responde na outra... é batata!


Acima eu postei apenas 2 tríades maiores: de Dó e de Ré, criando inversões.

Experimente tocar (brincar mesmo com isso) tocando vários compassos (ex.: 4 compassos) seguidos de D7, numa levada suingada... crie frases com a tríade de dó e responda com tríades de ré. (mixolídio)

...e depois fazer outros compassos seguidos (outros 4 compassos) de um C7M, executando esse exercício (o da tablatura acima) ao contrário, voltando... você estará sempre em Dó, embora esteja fazendo junto com ele a tríade de Ré maior (isso faz seu dó ter cara de lídio - envolvente - by satch!!!).

Entenda que só com isso já dá pra bolar uns solos mais coerentes e sem aquela choradeira e fritação alheia (falta de opção)... agora imagine pegar este mesmo exercício misturando uma tríade maior e outra menor, duas tríades menores, etc... um bom material pra você se divertir por meses na guitarra, curtindo e estudando improvisação.

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


A resposta pro tópico: pensando e pelo ouvido. Dá pra usar o coração, o ouvido e o cérebro ao mesmo tempo.

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci
A resposta pro tópico: pensando e pelo ouvido. Dá pra usar o coração, o ouvido e o cérebro ao mesmo tempo

toh pensando em criar uma BT de música do Tom Jobim pra ver se a gurizada consegue improvisar nas harmonias complexas

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Max The Iceman

hehehehe maldade...!

maldade pouca é bobagem!

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci
maldade pouca é bobagem!

heheh
e não tem decoreba de escala que ajude
harmonia perfeita, dissonantes belíssimas e perfeitas
o nosso gênio musical que só é reconhecido lá fora
que tal o Samba de Uma Nota Só?

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Max The Iceman

Falando em Música Brasileira, escute isso!!!

Max The Iceman
Veterano
# nov/05 · Editado por: Max The Iceman
· votar


LeandroPanucci

poh, como é agradável ouvir boa música made in brazil :)
um baião meio jazzístico
e que solo dos sopros!
os solistas podem tirar idéia pra tentar imitar algumas das "fritações" dele

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


Mané Silveira, o saxofonista! MÁXIMO!

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Max The Iceman

é... o pessoal acha que rítimos nordestinos é só o que toca no Sabadasso Caralhaço do Gilbateum Barros ou Dumingão do Faussão... muito louco esse som!!!

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Max The Iceman

É ele mesmo!

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci

e os fraseados são muito mais criativos
a gurizada tinha que escutar isso pra sair da mesmice

Valmick
Veterano
# nov/05
· votar


Uma coisa que eu faço muito: crio um solo totalmente pensado em cima daquela base, escrevo, vejo as possibilidades de frase e na hora "H", "improviso" baseado nas possíveis frases que eu pré-escrevi...

Sei que não é bem improvisação, mas como tenho consciência de meu improviso é pobre, faço isso....

guitargod
Veterano
# nov/05
· votar


Max The Iceman
a teoria está a serviço da música. Improvisação é música, logo, toda a teoria está sim na improvisação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improviso "Pensado" ou pelo Ouvido?