Improviso "Pensado" ou pelo Ouvido?

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# nov/05
· votar


eu analiso a harmonia e as possibilidades do que pode ser feito, inclusive as substituições de acordes... muita gente não se dá conta de que o que funciona harmonicamente vai funcionar também melodicamente... depois canto junto com a backing track para achar algumas melódias, só aí então gravo... o 1o é sempre o melhor...

king_arthur
Veterano
# nov/05
· votar


guitargod
é verdade cara.. concordo com o que tu disse..

acho que estudar improviso, harmonia e tal é importante sim.. mas ainda acho que, na hora do vamo ver, o que conta mesmo é criatividade, a "composicao instantanea", e nao todas as escalas ou modos que o cara ja sabe..

nao sei se tu me entende.. mas tipo quando tu ta improvisando, e tenta alguma coisa nova, só de brincadera mesmo.. e pensa "po isso ficou legal!" .. esse tipo de coisa nao sai quando tu tá pensando em o que tu tem que fazer, mas sim quando tá pensando na musica mesmo (incluindo a harmonia, claro) .. entra aí tambem o nervosismo .. ele tem consequencias diferentes em cada pessoa.. o efeito "rec" por exemplo, em mim tem um efeito surpreendente pra improvisar heheh as vezes eu to tocando sozinho, viajando mesmo, e só sai lixo.. mas quando vo gravar algum improviso, seja por brincadeira ou sério, eu vou ouvir depois e penso "putz, fui eu mesmo que toquei isso?" .. nesses casos, eu nao penso em muita coisa, é algo que vem na hora.. acho que tudo fica no subconsciente mesmo..

acho que depende muito de pessoa pra pessoa tambem..

falou!

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


Improviso "Pensado" ou pelo Ouvido?

em geral se usa uma guitarra

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


inclusive as substituições de acordes... muita gente não se dá conta de que o que funciona harmonicamente vai funcionar também melodicamente...

(2)

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


tem uma única lei: o solo, simples, médio ou fritado, fica bom quando soa bem :]

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/05
· votar


uso mais o ouvido, se tenho tempo de montar o solo, fico testando as frases até encontrar as + legais, gosto do lance "pergunta & resposta" saca... a teoria ajuda bastante nessas horas, não manjo mto de teoria mas acho q o básico q sei já me ajuda bastante

se não tenho tempo de montar o solo, ou seja, um IMPROVISO mesmo na lata, ae fico + preso, mas continuo usando mais o ouvido, nesse caso conhecer bem o braço da guita e algumas regrinhas ajuda, pra não ficar "catando milho"

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Na hora de não saber o que tocar, as pausas são as melhores notas.

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci
Na hora de não saber o que tocar, as pausas são as melhores notas


heheh
tem que saber parar tb :]

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Max The Iceman

Cara, e funciona!

Sabe aquela nota "esperada", que todo mundo sabe que é ela que vem (mesmo intuitivamente) ?!

Então, na hora de tocar ela simplesmente não toque! respire e... toque outra frase.... Se não quebrar a coluna de quem tá ouvindo, arranha uma vértebra.

Pra ilustrar, pense no lick de "Lazy" do Deep Purple sem aquele bend do final, com uma pausa no lugar, e depois toque normalmente. Tá no consciente coletivo, todo mundo espera, a banda toda vai e você finge que vai hehehehe é como dar um passo pra trás quando todo mundo vai pra frente e todo mundo se pergunta: por que ele fez isso???

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


Boa noite!!!
Se o pessoal tiver oportunidade, vale a pena dar uma lida na matéria que foi publicada numa revista de Guitarra deste mês (não vou fazer propaganda...rs) falando justamente sobre Improvisação.
Valeu!!!

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci
Sabe aquela nota "esperada", que todo mundo sabe que é ela que vem (mesmo intuitivamente) ?!

heheheeh
silêncio também é feeling =D

sena
Veterano
# nov/05
· votar


Eu faço oq der vontade...
Sai qlq coisa...
As vezes bom as vezes ruim,as vezes horrivel
=]

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


a improvisação também tem a ver com a cultura musical do cara
quanto mais diversidade ele tiver, mais idéias terá na hora de improvisar

guitargod
Veterano
# nov/05
· votar


o efeito "rec" por exemplo, em mim tem um efeito surpreendente pra improvisar heheh as vezes eu to tocando sozinho, viajando mesmo, e só sai lixo.. mas quando vo gravar algum improviso, seja por brincadeira ou sério, eu vou ouvir depois e penso "putz, fui eu mesmo que toquei isso?"
acho que o q acontece contigo nessas horas é isso ó cara:

qdo vc vai fazer um improviso "na gata", "na sorte", "no feeling", você pensa apenas em como aquilo vai soar e sempre procura fazer soar bem.

Por outro lado, qdo você vai "pensar" pra improvisar você pensa apenas nas ferramentas e acaba se esquecendo do resultado, ou seja, fazer aquelas escalas/ acordes/ inversões soarem bem, ou seja, ainda, dar motivos rítimicos e melódicos no improviso.



É claro que tb tem muita coisa de feeling né cara. Tipo, tu ta improvisando aí tu tem na tua cabeça que aquela notinha que tu ta olhando vai soar como tu deseja mas tu nem pensou que ela era a nona que ia dar aquela sensação de leveza... entende?

Mas o mais interessante e mais difícil é saber qual a sensação que cada intervalo/ acorde/progressão te causa e tb visualizar todas elas por todo o braço, e ainda saber tocar rápido, e, ainda, ter muito licks na manga pra cada situação.....



Haja memória!!!

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


guitargod
qdo vc vai fazer um improviso "na gata", "na sorte", "no feeling", você pensa apenas em como aquilo vai soar e sempre procura fazer soar bem.

Por outro lado, qdo você vai "pensar" pra improvisar você pensa apenas nas ferramentas e acaba se esquecendo do resultado, ou seja, fazer aquelas escalas/ acordes/ inversões soarem bem, ou seja, ainda, dar motivos rítimicos e melódicos no improviso


na dúvida, ou no meio da confusão, faça um riff simples

guitargod
Veterano
# nov/05
· votar


Max The Iceman
q duvida?

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


guitargod
Max The Iceman
q duvida?


quando vc chega no beco sem saída e tá improvisando em público

guitargod
Veterano
# nov/05
· votar


Max The Iceman
ah, aí é penta e deu pra bola, mas o negócio é estar preparado pra tudo XD

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


guitargod
Max The Iceman
ah, aí é penta e deu pra bola, mas o negócio é estar preparado pra tudo XD


como o panucão falou, até o silêncio pode causar impacto :)

Hard_Guitar
Veterano
# nov/05 · Editado por: Hard_Guitar
· votar


Eu acho q aprender a improvisar é como aprender um idioma novo: Vc tem que decorar vocabulário, gramática, e tal... e no começo, qdo vc vai tentar falar nesse idioma novo, tem q ficar pensando antes o q vc vai falar, como vai montar a frase, etc. Mas com o tempo, estudo e prática, todo esse vocabulário e gramática vai "entrar" na sua cabeça de tal forma q vc não vai precisar pensar antes de falar. Vai ser fluente!
Agora digamos q o vocabulário são as escalas, campo harmonico... enfim, toda a teoria. Quando vc tentar falar (tocar) uma frase (improviso), vc tem q pensar, é inevitável no começo. Mas com o tempo, estudo e prática vc fica fluente!

king_arthur
Veterano
# nov/05
· votar


Hard_Guitar
verdade

powerguitar
Veterano
# nov/05
· votar


improviso pensado pra mim se chama composiçao imediata

spy2k
Veterano
# nov/05
· votar


Eu escuto a frase na cabeça e depois toco.
Penso que pensar numa harmonia se tornou um troço tão automático que nem parece pensado, se torna espontâneo.

uma coisa muito bacana q eu gosto e ajuda muito o improvisador é tirar solos de saxofone ou trompete (metais em geral) onde há mais movimento (isso é por causa destes instrumentos serem de sopro, onde existe uma respiração no tocar) ou tentar fazer a guitarra soar como uma voz humana, um belo exemplo: george benson.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improviso "Pensado" ou pelo Ouvido?