Diferenças entre analógico e digital

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# out/05
· votar


Bom dia!!!

Wolf Mcfly
Já te deram um excelente exemplo de que os SS não são ruins como vc disse. Agora dou um exemplo de digital: POD XT...
Valeu!!!

adriano_carvalho
Veterano
# out/05
· votar


Ibanez Tube Screamer TS-808 e TS-9 = Digital, pq usa um CI
Boss OD-1, SD-1 e etc = Digital, pq usa CI, o mesmo dos TS-808 e TS-9
SansAmp GT2 = Digital, pq usa 4 CI
Meteoro DR Drive e Mesa Boogie V-twin = Digital, pq usa CI

pra mim só existem poucos amps que podem ser considerados analogicos, pra falar a verdade o aparelho que tenha transistor, CI e diodo podem ser considerados digitais, isso mesmo, diodos tbm, pq o diodo trabalha da seguinte forma: ou fechado ou aberto, então ele é sim ou não, 0 ou 1 ! isso pra mim é digital.....alguns amp que só possuem resistores e capacitores e até a retificação é por valvula! esses sim podem ser considerados analogicos puros!

Iago
Veterano
# out/05 · Editado por: Iago
· votar


Eu era totalmente descrente quanto a coisas digitais. Mas agora tão saindo umas coisas fantásticas SIM.



agora umas pedaleiras digitais sao simplesmente horriveis, so tem tamanho, tipo a Boss GT-6..horrivel aquilo, som granulado do caramba. Tanto que ja lançaram a GT-8.

o engraçado disso é que eles sempre dizem "nossa pedaleira simula com total fidelidade as valvulas do amps famosos!"

Mas pq de 6 em 6 meses sai uma pedaleira nova da mesma marca, clamando ser melhor que a anterior?

Porem...
A nova linha de pedais Tonecore da Line 6 que é demais.. realmente soa análogo. a simulação de eco de fita é incrivel, parece que vc sente a unidade ali do seu lado, com aquele som de fita saturando. o de simulação de Lesli idem. Da pra "sentir" o falante do teu lado girando, e as possibilidades de edição são muito mais amplas do que vc teria usando uma Leslie real.

o Crunchtone (overdrive) soa mais Marshall anos 60 do que um Marshal de verdade..sem brincadeira!

confiram os links de som lá.. www.line6.com/tonecore/
acho que é o mais perto do real que o homem já chegou em termos de simulação.

bom é so uma amostra, anyway...pra ter certeza mesmo só testanto : D

adriano_carvalho
Veterano
# out/05
· votar


Mas perai, não é estranho dizer isso??????
""nossa pedaleira simula com total fidelidade as valvulas do amps famosos!" Então quer dizer que pra ser bom, um equipamento digital precisa soar como um valvulado?!?!?!

Gasoline
Veterano
# out/05
· votar


Iago
so tem tamanho, tipo a Boss GT-6..horrivel aquilo, som granulado do caramba

Cara, ouve os sons deste cara : www.housethegrate.com (baixa Seized with Fury e Waltz of The Dolls) e me diz se soa granulado do caramba. Ele toca com uma GT-6, e as gravações do site foram feitas em linha.


Quanto aos ToneCore, eles são legais mesmo ? Vo dar uma pesquisada, mas a Line6 tem acertado a mão mesmo.

Iago
Veterano
# out/05
· votar


adriano_carvalho
Quando um equipamento digital CLAMA soar IGUAL a um valvulado, pra ele ser bom, tem que ser o mais fiel possivel sim, ou seja, me fazer não desconfiar que é um digital. hehehe

Gasoline
vou baixar...

Iago
Veterano
# out/05 · Editado por: Iago
· votar


Gasoline
não tem link pra musicas!!

edit: baixando video de "...waltz" nao sei se é a esse que vc se referia.
mas musicas ta como "Soon" lá

Gasoline
Veterano
# out/05
· votar


Iago
http://www.housethegrate.com/music/housethegrate_-_Seized_With_Fury.mp 3

http://www.housethegrate.com/music/housethegrate_-_Waltz_of_the_Dolls. mp3

http://www.housethegrate.com/music/housethegrate_-_La_Hora_es_Tarde.mp 3


A última tem um pouco de fritação (e a intro em Violão é bem legal).

Os links estão em Music/Video Game Arrangements.

Depois me diz o que tu achou do timbre. (Eu gosto do timbre dele, e das músicas).

Iago
Veterano
# out/05
· votar


Gasoline
ouvi as duas 1ªs...
muito legal..principalemte os arranjos, o cara tem talento!
mas o timbre da pra reconhecer como digital. Nas partes de "alto ganho" realmente ficar quase impossivel dizer com certeza, mas na hora em que a distorção abaixa consigo perceber a rispidez no som. não é nada que faça alguem dizer "nossa que merda digital!" não é ruim, mas da pra dizer sim que é dig..

Gasoline
Veterano
# out/05
· votar


Iago
Então tu tem uma opinião parecida com a minha. Eu gosto do timbre de "alto ganho" dele.. e gostei que não tem aquele "sabor digital" que muitas distorções digitais tem.
E foi gravado em linha, num amp bom microfonado, deve ficar muito bom.
Mas eu linkei mais para mostrar que não é só "um som granulado do caramba", hehe.. o problema é que muita gente fica presa em presets de fábrica ou regula meia-vez, acha que o timbre tá ruim, tacha de ruim e já era.
(Fugir dos presets é padrão em qualquer equipamento, mas infelizmente nem todos pensam assim, hehe).

E o que tem de gente que não tem pegada e poe a culpa no equip também, não é mole. hehe.

Mas valeu pela opinião, e realmente, ele tem talento, no video da Waltz of Dolls ele toca a guitarra e o piano num take só, bem legal.

Regnum_irae
Veterano
# out/05 · Editado por: Regnum_irae
· votar


adriano_carvalho
Aonde, que soh porque o diodo abre ou fecha pode ser considerado 1 ou 0 , então me fala cade o conversor a/d do boss , do Ibanez tube screamer???? uma coisa eh ser valvulado , outra eh ser transistorizado , e uma coisa completamente diferente é ser digital , não é porque tem ci que necessariamente eh digital.....
Vc está me dizendo então qeu se eu tiver um fender all tube da década de 70 , e ele tiver um diodo pra retificar uma corrente que passa por um capacitor ele é digital??????

Regnum_irae
Veterano
# out/05
· votar


adriano_carvalho
Cara , diodo tem função retificadora.........se vc falou que válvula retifica então vc está me dizendo que válvula é digital !!!!! Então até amplificador valvulado é digital pra vc.......todos elementos , tipo diodo , transistor têm varias finalidades , agora o aparelho somente pode ser classificado como digital se ele tiver um processador e fizer conversões a /d !!!

Marcelo França
Veterano
# out/07
· votar


Minimamente falando, a grande vantagem da vávula é o poder de amplificação que ela tem sem gerar muitos ruidos e interferências. É por isso que existem amplificadores híbridos que consistem de um pré-amp valvulado.

Eu sou um grande defensor dos efeitos digitais, até porque já gravei várias músicas com a minha velha ZOOM 505 e o resultado pra quem quiser conferir está em : http://www.myspace.com/bandacria
Estou querendo comprar agora a ZOOM G1X, pra atualizar.

Mas acima de tudo está o estilo e a técnica de cada um tocar. No final das contas isso é o que vai fazer a diferença, e não um efeito analógico ou digital.

Garanto que se o Joe Satriani gravar uma música com uma guitarra tosca, e um pedal digital e um amp transistorado, ainda assim vai soar genial!!

Abraços!

Zeraus
Veterano
# out/07
· votar


Riiiiiise from your grave!

Tiruk
Veterano
# out/07
· votar


Regnum_irae
o cara escreveu tanta besteira que quase chorei
diodo = 0 e 1, logo é digital
porra hUAHUahuaHUahuuhA

Zeraus
Veterano
# out/07 · Editado por: Zeraus
· votar


Ibanez Tube Screamer TS-808 e TS-9 = Digital, pq usa um CI
Boss OD-1, SD-1 e etc = Digital, pq usa CI, o mesmo dos TS-808 e TS-9
SansAmp GT2 = Digital, pq usa 4 CI
Meteoro DR Drive e Mesa Boogie V-twin = Digital, pq usa CI


pra falar a verdade o aparelho que tenha transistor, CI e diodo podem ser considerados digitais, isso mesmo, diodos tbm, pq o diodo trabalha da seguinte forma: ou fechado ou aberto, então ele é sim ou não, 0 ou 1 ! isso pra mim é digital.....

Jesus Maria José! Eu não me lembro de ter tomado doce!

GuitarHome
Veterano
# out/07
· votar


Joe Satriani
Quando se trata de genio tudo é genial.

belinox
Veterano
# out/07
· votar


Quanta gente falando bobagem em um unico tópico....
Fecha isso rpa não ficar propagando informações erradas....
Desculpa os que deram dicas corretas...

Marcelo França
Veterano
# out/07
· votar


Pessoal...
o efeito é considerado digital quando há uma simulação numérica de efeitos tentando se aproximar do efeito analógico. Por exemplo: na minha pedaleira ZOOM 505 não existem capacitores, válvulas e outros elementos eletrônicos com a finalidade de transformar o som. Existe um algoritmo que simula todas estas modificações. Para um efeito digital simular com qualidade um efeito analógico deve se ter atenção em dois aspectos: 1 - o modelo de simulação usado, 2 - a resolução da conversão de analógico pra digital e vice versa.

não sei se deu pra entender bem, mas fica aqui minha contribuição...

abraços!

esse é o som da ZOOM 505 com simulação de AMP vavulado junto com uma tagima T-735...
http://www.myspace.com/bandacria

Juliano P
Veterano
# out/07 · Editado por: Juliano P
· votar


tem gente aki q falou q oq faz o som eh a guitarra e o guitarrista...
eu tb concordo...um guitarrista bom com qualquer equipo tira um som legal...
mas nao concordo em desfazer de um equipo bom..
afinal tem musicas q necessitam de delay..ou chorus ou etc..
e nem o melhor guitarrista do mundo faz chorus na palhetada sem pedal ou outra coisa!

RockVena
Membro Novato
# nov/14
· votar


cara todo mundo zunado e falando asneira, quando o assunto é sério. Analógico nao tem comparação, o som é Melhor, Mais definido com mais ganho, é realmente o que o nome diz, analógico, ele é feito especificamente para aquele efeito. Agora digital meu amigo, é como se vc gravasse um som no celular(exagerando um pouco kk) e depois soltasse para ouvir. Ele simula mesmo um analógico , só isso; é tipo "comida e suplemento", comida vc sente o sabor , sente o aroma , sente o negocio, agora o suplemento vc toma e so para ficar bom e nada mais.
o digital só tem componentes digitais em seu esqueleto e programação, ja o analógico tem válvula e muito mais.

Iversonfr
Veterano
# nov/14
· votar


RockVena

Esse post foi campeão. Você matou 2 coelhos com 1 cajadada só: Upou um tópico de 2007 sem sentido algum e falou a maior quantidade de asneira sobre o assunto que eu vi nos últimos tempos.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# nov/14
· votar


nao tem comparação, é Melhor, Mais definido, vc sente o sabor , sente o aroma , sente o negocio, Ele simula mesmo um anal, so para ficar bom. Tem muito mais.

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


mas o tópico é de 2005

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Iversonfr

Até que ele falou algumas coisas concisas, aparentemente ele se expressou muito mal.

Todos

Fica minha resposta ao tema



krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


Iversonfr
Esse post foi campeão. Você matou 2 coelhos com 1 cajadada só: Upou um tópico de 2007 sem sentido algum e falou a maior quantidade de asneira sobre o assunto que eu vi nos últimos tempos.

Falou tudo, hoje em dia tem equipamento digital por ai que da pra tirar som melhor que em analógico, mas no fim é bem o que o cara do vídeo acima falou, ouvindo não dar pra saber qual é qual, nem qual tem melhor timbre.

mjcmello
Veterano
# nov/14
· votar


RockVena

Você ouve MP3? Você escuta CD?

ja o analógico tem válvula e muito mais.
Nem sempre....

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


mjcmello
Convém-se que o analógico seja Hi-Fi, logo um valvulado.

Slash_1989
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Convém-se que o analógico seja Hi-Fi, logo um valvulado.

Nem sempre...

Solid State Logic é bem "Hi-Fi" pra mim...

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Slash_1989

ok ok, mas vc sabe que praticamente entre audiófilos não se aceita isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferenças entre analógico e digital