Diferenças entre analógico e digital

Autor Mensagem
Slash_1989
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
audiófilos

Quem? Ahh, sim... Aqueles caras chatos que escutam música em FLAC =P

mjcmello
Veterano
# nov/14 · Editado por: mjcmello
· votar


Ismah
Convém-se que o analógico seja Hi-Fi, logo um valvulado.

No meu entender um amplificador hi-fi tem que ser o mais linear possível. Apesar de existirem amplificadores hi-fi valvulados, os transistorizados se saem melhor.

Mas eu acho que o termo hi-fi não se encaixa aqui. As coisas estão se misturando. Deixa eu tentar esclarecer o que eu quis dizer:

O RockVena fez uma comparação meio idiota tentando mostrar que o analógico é melhor que o digital. Disse "meio idiota" porque esse assunto "analógico x digital" já foi mais que debatido aqui no fórum . O problema é que esses "pseudo-intelectuais" sempre dizem que o digital não presta, mas 99,99999% das pessoas aqui escutam música de CD ou MP3.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Slash_1989

Viu o vídeo que postei? É bem essa minha opinião. O top do analógico é a valvulado, tocando um vinil (FLAC ainda é digital)... Melhor ainda um gramofone!!!

Pessoalmente não conheço um legítimo Hi-Fi que seja SS...

Um ótimo artigo do Newton C. Braga

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diverso s/6503-fet-transistor-ou-valvula-qual-e-o-melhor-para-um-amplificador- art992

mjcmello
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Respeito bastante o Newton C. Braga (aliás cresci lendo os artigos dele), mas a explicação deste artigo é simplista demais.

Válvula distorce sim. Aliás é essa característica de "distorção" da válvula que faz com que ela seja preferida dos guitarristas.

Para que a válvula seja utilizada em equipamentos hi-fi é necessário pegar a região linear dela, assim como a dos transistores BJT e MOSFET.

O problema dos BJT é justamente quando configurados em classe AB, onde ocorrem a distorções por cross-over (mencionado no artigo).

Os MOSFETs não têm esse problema em classe AB. Por isso mencionei que eles são melhores para este tipo de aplicação.

Mais uma vez aqui, dizer que a válvula é melhor que SS, é a mesma discussão banal e dizer que o analógico é melhor que o digital.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


mjcmello

Não to dizendo que A é melhor que B. To dizendo que em amps hi-fi, onde se preza o mais puro som analógico, se usa válvulas, não transistores.

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


mjcmello

Tenho uma duvida!! Poque mosfets não precisam de divisor de tensão na "base" pra polarização

http://www.beavisaudio.com/projects/armageddonprocessor/index.1.jpg

Olha, o mosfest não trabalha com divisor de tensão, enquanto o transistor precisa da base polarizada corretamente pra trabalhar na zona ATIVA

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man

Princípio de funcionamento.

Alex guitar man
Veterano
# nov/14
· votar


Não aprendi a polalizar Fets :(

Iversonfr
Veterano
# nov/14
· votar


Esse cara upou o tópico só pra trolar, certeza.

Plantou a semente da discórdia com um post ridículo e vazou kkkk.

mjcmello
Veterano
# nov/14
· votar


Alex guitar man
Tenho uma duvida!! Poque mosfets não precisam de divisor de tensão na "base" pra polarização

Nesse tipo de transistor (este do esquema é um FET e não um MOSFET) a tensão entre GATE e SOURCE (VGS) deve ser negativa. No caso o GATE está com 0v e o SOURCE está com uma tensão maior que 0 (que será igual a IS x RS). Então VGS é negativa para polarizar o FET corretamente. Se não me engano isso se chama de "autopolarização".

mjcmello
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Não to dizendo que A é melhor que B. To dizendo que em amps hi-fi, onde se preza o mais puro som analógico, se usa válvulas, não transistores.

Nem sempre. Não sou contra válvulas, mas às vezes existe um "endeusamento" das válvulas.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


mjcmello

Mais uma vez, não estou dizendo nada. Estou colocando fatos... Amps Hi-Fi são valvulados... Não que isso seja melhor ou pior...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferenças entre analógico e digital