Captadores

Autor Mensagem
Peck
Veterano
# mar/04
· votar


Alguém sabe quais são os captadores dos Fender Precision?

Dark Avenger
Veterano
# mar/04
· votar


Aqueles captadores da EMG quando vc compra vem o par ou a unidade?

bass_player
Veterano
# mar/04
· votar


Dark Avenger
ue.. vc pode escolher neh.. vc compra oq vc quiser.. mais tbm vendem o par..

Peck
Veterano
# mar/04
· votar


Mas e os captadores do Precision bass, alguém sabe?

bass_player
Veterano
# mar/04
· votar


Peck
sao da propria fender eh claro

CORVO
Veterano
# mar/04
· votar


Bacana ter surgido esse tópico! Bom, inicialmente não existe "melhor" mas sim o melhor para o som que você procura. Tem gente que curte o som gordão e gravão e outros, como eu, preferem o som mais na onda dos Fender Jazz Bass, de single coil, definido. A saída não é importante mas sim o timbre pois volume eu tenho girando o botão VOLUME do meu amplificador.

É difícil falar coisas como EMG tem um som assim e Seymour Duncan tem um som assado pois existe uma infinidade de modelos diferentes dentro destas marcas, todos com sonoridades diferentes. O que foi falado aqui dos EMG terem um som sem personalidade é uma das lendas sobre as quais falei num post antigo do http://tecnomusica.blogger.com.br (para quem se interessar) e se deve ao fato de o som do EMG DC, que é humbucker de cerâmica de muita saída e pouco timbre (o que o representante costuma trazer e vender por aqui) ser assim. O CS, já citado aqui também, já é de cerâmica e aço, tendo menos saída e uma timbragem bem melhor. Vou reproduzir abaixo o trecho que fala de EMG para me fazer entender melhor:

- "TODO INSTRUMENTO COM CAPTAÇÃO ATIVA EMG TEM O MESMO SOM" - Essa lenda assola principalmente os baixistas, visto que ao contrário do que acontece no resto do mundo, onde 70% das vendas da EMG são de captadores para guitarra, no Brasil os captadores EMG são mais conhecidos como captadores para baixo. Isso nasceu na época em que a EMG lançou os soapbars da linha DC, que eram e ainda são humbuckers de cerâmica com saída muito alta e pouca definição. Foram os primeiros captadores EMG a chegar no Brasil e até hoje são o que mais aparecem nos instrumentos feitos por luthiers. Infelizmente a EMG não é bem divulgada no Brasil mas como exemplo passarei a listagem de seus captadores ativos de baixo e de guitarra, todos com tamanhos, construções e sonoridades diferentes entre si:
. Single coils para baixo: P, P5, P6, J e JV
. Humbuckers para baixo: 35P4, 35P, 40P5, 40P, 45P, 35J, 40J, 45J, 35DC, 40DC, 45DC, 35CS, 40CS, 45CS, 35TW, 40TW e 45TW
. Single coils para guitarra: S, SA, SV, SAV, SLV, FT, RT, FTC e RTC
. Humbuckers para guitarra: 60, 81, 85, 89, 91, H e HA


Quanto aos Bartollini eu já experimentei muita coisa e gostei do som dos P45, que são singles um pouco mais encorpados, mas os prés Bartollini são muito ruins, dão problema com o uso, não dividem bem frequências e consomem muita bateria. Não gostei de nenhum ds outros modelos de captador Bartollini que experimentei até hoje. Parece que eles têm um som natural de corda velha.

Existem muitos modelos de Seymour Duncan legais mas se for para usar ativos eu prefiro os EMG. A propósito o meu baixo usa dois EMG 35J, que são soapbars com formato de humbuckers mas com bobina J (single-coil) cerâmica e pré EMG BTC System 18V. Com ele tenho um som bastante vintage, algo como o som que tenho no meu Fender Jazz Bass 78' só que melhorado, mais limpo e preciso, embora para 4 cordas a EMG tenha o modelo JV de Alnico V que tem o som do Jazz Bass mesmo, com a vantagem de ser ativo. Um dia terei um baixo com um par desses.


Nando Bass
Veterano
# mar/04
· votar


coloquem o valor dos capt.

Dark Avenger
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
Da pra aumetar a saida do captador sem ter q trocar ele?...pq o timbre do captador do meu baixo eh mt bom,mas a saida dele eh mt baixa.

Peck
Veterano
# mar/04
· votar


Pessoal, tinha perguntado sobre os captadores Fender porque realmente a informação sobre eles é um tanto escassa. Não se vê nem se ouve falar sobre captadores Fender sendo vendidos separadamente, por exemplo, como EMG, Bartollini, etc., e o site da própria Fender também não ajuda muito.

De qualquer maneira, se alguém souber como e onde comprar um captador Fender, eu agradeço, porque sinceramente, nunca vi pra vender.

Tenho a idéia maluca de colocar mais um captador no meu Precision Bass (um captador Jazz Bass na ponte, pra ser mais preciso, pra imitar aquele modelo P-Bass Deluxe que tem no site da Fender), mas, pra variar, nunca vi ninguém falando mais a sério sobre isso, ou com algum embasamento mais técnico. Eu penso que teria de ser um captador Fender porque não queria descaracterizar demais o som, mas, pelo que eu li aqui, alguns captadores de outras marcas parecem ter um som bem semelhante. Sei lá, pra falar a verdade eu não entendo xongas de captadores de baixo!

De qualquer maneira, agradeço a ajuda de vocês!

CORVO
Veterano
# mar/04
· votar


Dark Avenger, você pode colocar um pré ativo no seu baixo mas vai ganhar um monte de ruídos e acabar tendo que blindar o instrumento e gastar uma boa grana com isso. Meus dois baixos têm saída vintage e quando eu quero mais volume simplesmente aumento o volume do amplificador. O instrumento tem que ter timbre e não volume, mas se o seu captador tem muito pouco volume mesmo e quando você aumenta o volume do amp vem muito ruído junto, aí é outra história. Que mal lhe pergunte qual seria o seu baixo e os seus captadores?

Peck, os captadores Fender não são nada de mais. Tanto o Jazz Bass quanto o Precision são singles de Alnico 5 com saída vintage e um timbre característico que existe em vários outros captadores. O representante de partes e peças Fender é a Musical Izzo e eles têm esses captadores para vender, só não são baratos e você terá que encomendá-los porque como ninguém compra isso nas lojas elas não pedem ao representante e não colocam para vender. Pergunta: para que você quer colocar um captador de Jazz Bass no seu Precision?

alexafavilla
Veterano
# mar/04
· votar


po galera esqueceram da dimarzio!
O pessoal fala dimarzio e pensa logo em guitarra... mas comprei o Dp 149... que que isso... da pra tirar qq som neles.. mto limpo mto grave um som cheio...eu tava com os originais do meu Tagima Jazz Bass... putz.. Dimarzio mandou mto bem nesses captadores.
Aconselho...
abraço a todos

Dark Avenger
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
Eh um ESP B-105(passivo)....na verdade num eh nem tão baixo o volume dele....eu num vou mexer naum....curto mt o timbre dele...se eu fosse botar um cap EMG eu botaria um passivo ou um ativo so para usar o modo ativo de vez em quando....eu ia deixar mais ele no passivo mesmo.

jrcintra
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
Kra , eu tenho um tagima tg 550.. vc disse q o modelo DC eh mto estoradao sem definicao e tal... e eh humbucking... esse modelo CS eh humbuking(dual coil) tb? qq muda o DC em relacao ao CS?? Eh q eu to pensando em por um dos dois...
e otra kra... e vc sabe o preço do par de cada um deles???
(o par vem com o circuito emg jah neh?)

CORVO
Veterano
# mar/04
· votar


jrcintra, o DC é de "double ceramic" e o CS é de "ceramic & steel". "Dual coil" significa que ele pode ser splitado, ou seja, que uma das bobinas pode ser desligada e que ele pode ter um som similar (ou igual, segundo a EMG) ao J, o que não é o caso nem do DC e nem do CS. O único ativo dual coil é o recém lançado TW, e os passivos HZ também são dual coil. O DC tem muita saída e uma sonoridade muito artificial para o meu gosto e o CS tem um som mais vintage e menos saída do que o DC, mas saída na minha opinião a gente consegue girando o botão VOLUME do amplificador. Eles não vêm com circuito, apenas com os potenciômetros de 25KOhms (para captadores ativos de baixa impedância), jack e clip para a bateria. O preço nas lojas é entre U$100.00 e U$150.00 cada um, se não me engano, mas creio que se encontrar você só encontrará o DC porque é o que a Condortech só gosta de trazer esse. O TW custa mais caro e foi lançado esse ano e os modelos são 35, 40 e 45 para 4, 5 e 6 cordas respectivamente.

Peck
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO

Queria adicionar esse captador Jazz Bass pra melhorar o som do meu baixo, que eu acho um pouco estalado demais (sem grave). Não sei se o fato de ele ser mexicano ou daquelas bolinhas prateadas do captador estarem enferrujadas (ou, no mínimo, descromadas) têm alguma coisa a ver com isso. Agora, aqui pra nós, botar um captador a mais é bem mais barato que comprar um novo. Só ainda não sei se vale a pena. Fiquei mais interessado depois que vi que a própria Fender fabrica um modelo com essa configuração (P-Bass Deluxe).

Será que isso poderia desvalorizar o meu baixo?

Já que existem captadores de outras marcas com timbres semelhantes, quais são?

Desculpe pelo abuso de perguntas!

jrcintra
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
po kra tem certeza? olha soh:
"EMG-40DC
The 40DC (Dual Coil) employs parallel placed coils (ceramic loaded) to produce a deep low end, and yet maintain clarity
"
da propria pagina da emg isso.. o dc eh dual coil tb...

otra coisa... q q tu acha desse tw? c ja viu? falo la na hp q ele eh um misto do cs com o J:
"EMG-40TW
Inside the EMG-40TW pickup are both single and dual-coil pickups, each with its own output. The single-coil mode is a new version of our EMG-J pickup built in the CS (ceramic and steel). The dual-coil mode is our popular CS dual-coil
"
aki msm ta falando q o cs eh dual coil e o dc eh dual coil tb... dual coil=humbucking neh?
mal ae ta abusando d tu mais eh q eh raro achah alguem q entenda sobre esse assunto aki no forum :) valew

jrcintra
Veterano
# mar/04
· votar


Peck
eh q nem eu kra... desvalorizah desvaloriza sim pq c tu for vende o baxo nng vai kere compra soh pelo fato dos captadores serem outros..ou seja.. eles nao vao paga a diferenca soh porcausa disso taligadu..
mais c tu curte o baxo acho q eh uma boa troca os captadores sim

bass_player
Veterano
# mar/04
· votar


alexafavilla

queria saber uma coisa.. tipo esses dimarzio ficam legais em um baixo tipo o seu? funcionando como passivo? baixo passivo em captador passivo.. fico bom mesmo? muito melhor q os caps do tagima? quanto custaram?

CORVO
Veterano
# mar/04
· votar


Peck, desvalorizar não vai mas você vai gastar uma boa grana e não vai valorizar. As "bolinhas prateadas" são os magnetos, provavelmente de Alnico, e eles não são cromados, embora possam oxidar, mas isso não altera o som. De repente o som é esse mesmo e ele não te agrada mas lembre-se que o som é do conjunto e nào dos captadores somente, embora nesse caso você precisaria adicionar o J e trocar os originais por P. Ambos custam um bom dinheiro e seria mais jogo você fazer a troca do P somente antes pois e não gostar pode voltar atrás e vender o captador, não perdendo dinheiro.

jrcintra, perdão, eu confundi "dual coil" com "dual mode". Dual coil é duas bobinas e dual mode é que seria o splitável. Ainda não experimentei o TW mas isso deve acontecer até o meio do ano.

Peck
Veterano
# mar/04
· votar


Opa! Em primeiro lugar, obrigado por responderem. Em matéria de lutheria eu sou bem zerado mesmo.

Mas acho que eu confundi vocês. Eu não quero trocar o captador original do meu baixo, mas só colocar mais um captador na ponte. Sacaram?

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Se for colocar EMG vai ter que trocar o original por EMG também, sacou?

Peck
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO, eu entendi o que você quis dizer. Mas eu estava considerando a possibilidade de manter o original, sacou? E instalar um novo captador também Fender, modelo Jazz Bass, na ponte, e não um EMG. Sendo assim, não vai precisar trocar o que já está lá. Se fosse pra trocar os dois e ficar só com o corpo, valia mais comprar um novo, não acha?

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
kra valew msm , c ta sendo d uma enorme ajuda aqui...gostaria de fazer mais 2 perguntas pra vc pra solucionar minhas duvidas por completo.. pode ser?
1)qto sairia o par do EMG?(Ativo 5 cordas) +/- c sabe?
2)esses captadores da emg vem com circuito ativo emg tb? circuito eh diferente de apenas potenciometro? qq muda? nao manjo mta coisa nao mais pra eu ir fazer essa troca que quero fazer , tenho q saber um minimo pra pode ao menos dialogar com o luthier.
Valew ae Corvo... pelo seu tempo :)

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Peck, eu diria que esta opção é bem mais interessante, embora eu não curta muito essa configuração P/J mas isso é gosto pessoal. Eu gosto de som J/J.

jrcintra, Eu creio que custam em média uns U$100.00 cada um. Para 5 cordas existem o 40J, 40P, 40CS, 40DC e 40TW, mas desses você só vai encontrar no mercado, se encontrar o 40DC que é o único deles que eu não gosto porque tem muita saída e pouco timbre. Para 5 cordas o J-set, que é o J ativo para Jazz Bass, também serve para 5 cordas por ser uma barra de cerâmica. Eles vêm com potenciômetros, jack e clip de bateria e se funcionarem sem pré funcionarão com o tone convencional que nem os instrumentos passivos. O tone no máximo mantém o timbre do captador e se ele for diminuído cortará as frequências agudas progressivamente, que nem o funcionamento do Fender Jazz Bass. Se você usar junto um pré EMG (vendido separadamente) ele dará ganho (boost) nas frequências, que é como os prés funcionam. Essa é a diferença entre o instrumento copm e sem pré, já que os passivos também funcionam assim e fora os EMG e Seymour Duncan a grande maioria dos instrumentos com pré têm captadores passivos, embora tenham bateria e pré.

NESCAU
Veterano
# abr/04
· votar


Cara Tudo bem q falaram de tudo qto é tipo de EMG, mas e onde entra o HZ? aquele dos baixos Dalegria?

ah os prés Bartollini são muito ruins, dão problema com o uso, não dividem bem frequências e consomem muita bateria. [i][/i] Isso é verdade sim, eu vendi um Growler 4 cordas q tava dando problema com o pré... e sabe oq eu fiz? comprei um de 5 e customizei, mudei tudo até a captaçao agora é seymoru... (music man disfarçado hehehe)

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


???

GeorgeVieiraJr
Veterano
# abr/04 · Editado por: GeorgeVieiraJr
· votar


Galera, no meu ponto de vista, tudo depende do tipo de som que vc deseja alcançar... Mas uma coisa é certa, é bem mais fácil "simular" um som vintage com um cap ativo, do que tentar tirar um som limpo e definido com um cap passivo.
Eu jah tive baixos com Basslines, e hj to com EMG. O Bassline tem mais brilho q o EMG, em ompensção o EMG tem mais punch. Entre os dois, se vc prefere timbres pra slap, tapping e coisas mais fusion, eu recomendo dar uma escutada nos basslines. Agora se o assunto é rock n' roll, eu fecho com os EMG.
Bem essa eh soh minha opnião sobre os sets PJ das duas marcas...

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


NESCAU
o emg hz eh "passivo" vem nos shecters tb.. sao d bobina dupla
:)

CORVO
Veterano
# abr/04 · Editado por: CORVO
· votar


NESCAU, como bem disse o jrcintra o HZ é um humbucker cerâmico passivo da EMG e os baixos Schecter, ESP e alguns outros usam essa linha, que é muito boa e barata, sendo que um captador da linha HZ custa em média 1/3 do preço de um EMG ativo. Aqui no Brasil a Wood usa os EMGs J em sua linha e deve estar lançando modelos com os HZ também. Lá fora a única fábrica que eu seu que trabalha em algumas linhas com EMGs ativos é a Fodera, principlmente no modeli Yin/Yang signature do Victor Wooten.

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
kra , tem um luthier aki q pode traze o modelo CS ou DC (ambos humbucking neh?) eu sei q vc nao curte mto o DC e tal... mais tipo...qual a diferenca d timbre entre eles(o q seria esse negocio de saida q vc fala q o dc tem?)
pq tipo.. eu curto um metal progressivo... um rock virtuoso.. uns slap two hands
qual dos 2 vc acha q iria caih melhor pro meu estilo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores