Meu baixo não aparece no estudio!

Autor Mensagem
Flealipe257
Membro Novato
# fev/14


Recentemente entrei para uma nova banda, e os ensaios são feitos em estúdio (começei a tocar faz um ano e nunca tinha ensaiado em estúdio), eu toco com um baixo horrível -> Baixo Phoenix Passivo 4 cordas, e quando estou tocando e faço uma variação, improvisação ou toco com slap principalmente em cordas agudas elas não aparecem, eu não ouço elas, não ganham nenhum destaque. Já tentei de tudo, já botei o treble do amp no maximo, já aumentei o amp, já tentei tocar com mais força nessas horas, mas nada deu certo. Imagino que o problema é que meu baixo é passivo, mas não tenho certeza, não entendo nada de baixo. Então se o problema é realmente o meu baixo, que baixo eu poderia comprar na faixa de R$400,00 a R$900,00 que ganhasse destaque com slaps, improvisos e variações?

mjbg
Membro Novato
# fev/14
· votar


você já tentou tocar mais longe do amp? já tentou tocar do outro lado do estúdio?
o que os outros músicos falam?

floydwaters
Membro
# fev/14
· votar


Não entendo nada de estúdio, mas vou dar uma sugestão.

Talvez o conjunto não seja bom. Por exemplo, o bom seria ter uma caixa potente, um baixo de qualidade (não precisa ser o mais caro, mas sim um baixo honesto) e cordas novas.

Existem vários baixos de qualidade e baratos, como o sx sjb75, alguns tagimas, axl badwater capricorn, etc. É só pesquisar bem no fórum que você acha várias sugestões honestas. E outra existe muito baixo passivo que grita mais do que alguns ativos, e esse negócio de passivo e ativo é questão de gosto.

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Flealipe257

Eu já usei esse baixo em estúdio e não aconteceu isso... Claro que não é lá essas coisas, mas funciona de boa.

Acho que o problema é mais de ampli ou do espaço físico em si.

kiki
Moderador
# fev/14
· votar


Flealipe257
Imagino que o problema é que meu baixo é passivo,
nada a ver.
existem baixos passivos ótimos.

Já tentei de tudo, já botei o treble do amp no maximo, já aumentei o amp, já tentei tocar com mais força nessas horas, mas nada deu certo.
qual é o ampli?
veja a marca e o modelo
pode ser falta de potencia do ampli, falta de qualidade, algo assim.
mesmo um baixo bem ruim num bom ampli vai ter um som razoavel, o suficiente pra se ouvir no ensaio.

o ensaio tem que ser um equilibrio entre todos os instrumentos.
vai depender muito da sala em questao e de todos os outros instrumentos.
mas em geral se voce nao se ouve é porque seu som é engolido pelo som dos outros instrumentos.
a potencia de um ampli de baixo tem que ser em torno do dobro da potencia de um ampli de guitarra (regra do mestre bertola).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Flealipe257
eu toco com um baixo horrível
Esse baixo não é "top", mas também não é "horrível"...
Por acaso vc já o levou a um luthier habilitado para uma regulagem geral? As cordas estão novas?
eu não ouço elas
Ou vc está equalizando mal, ou está tocando perto demais do amp, ou o amp tem pouca potência ou o restante da banda está tocando alto demais, etc...
já tentei tocar com mais força nessas horas,
Um pedal equalizador faria uma boa diferença aqui...
Imagino que o problema é que meu baixo é passivo,
Isso não existe meu filho....
Então se o problema é realmente o meu baixo,
Não, não é. O problema está com vc...
Vc pode conversar com seu luthier também para instalar esses captadores abaixo (mais a regulagem geral), que são poderosos:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1253-captador_traditio nal_pb_hot
Abç

Flealipe257
Membro Novato
# fev/14
· votar


Mjbg, já tentei sim, os outros músicos da banda também não entendem porque as cordas agudas não ganham destaque.

Floydwaters, eu não entendo de potencia das caixas, mas os outros integrantes falaram que a caixa era boa, acho que o problema não é a caixa, mas vou pesquisar sobre a caixa pra descobrir se é de qualidade. Quanto ao baixo, todos falam muito bem do SX SJB75, dos tagimas eu vi uma réplica do musicman que meu de vontade de comprar, queria comprar um que tivesse agudos presentes, afinal eu toco muito RHCP.

JJJ, talvez seja o amp, vou pesquisar melhor sobre o amp.

Kiki, como já disse, vou pesquisar melhor sobre o amp e procurar saber se é de qualidade, exatamente o som do agudo do baixo é engolido pelo som dos demais instrumentos.

Mauricio Luiz Bertola,

Por acaso vc já o levou a um luthier habilitado para uma regulagem geral? As cordas estão novas?
-Não, nunca levei a nenhum luthier para nenhum tipo de regulagem, e as cordas tem cerca de 6 meses.

Ou vc está equalizando mal, ou está tocando perto demais do amp, ou o amp tem pouca potência ou o restante da banda está tocando alto demais, etc...
-Como se equaliza bem? Já tentei tocar longe do amp e também não adiantou, vou pesquisar e descobrir a qualidade do amp, já aumentei o volume do baixo mas ai os graves ficam mais altos do que a banda e os agudos ficam como eu queria que eles fossem.

Um pedal equalizador faria uma boa diferença aqui...
-Me aconselha algum? (barato de preferência)

De qualquer modo, você não acha que para tocar na banda não é melhor eu comprar um baixo de mais qualidade(barato)? Se sim, me aconselha algum? (de preferencia um que tenha agudos presentes)

mjcmello
Veterano
# fev/14
· votar


as cordas tem cerca de 6 meses

6 meses? Começa colocando cordas novas...

dibass
Veterano
# fev/14
· votar


mjcmello
6 meses?
as minhas tem um ano e eu to facêro haha

Flealipe257
Teu Amp não tá dando pro gasto fio. O esquema é: ao invés de tu socar volume pra tentar se ouvir, fale pro resto da banda dar uma sossegada baixar o volume geral.
Normalmente ensaios de rock são virados em distorções e Rimshots ensurdecedores!!
O problema é um som embolado, ninguém se escuta direito, fica todo mundo surdo e ninguém percebe a harmonia de execução da banda. Isso ajuda no processo de ser uma banda medíocre..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Flealipe257
Siga o que o dibass falou, além das dicas que lhe dei.
Em se tratando de equalizador, compre um groovin bass equalizer.
Qual o seu amp?
E leve seu baixo a um bom luthier JÁ!.
Abç

floydwaters
Membro
# fev/14
· votar


cara se tu tiver coragem, tenta regular teu baixo sozinho pelo menos as oitavas, braço e altura das cordas. isso faz uma puta diferença. e cordas novas urgente.

quanto aos baixos, eu tenho o sx sjb75 e consigo tirar um timbrão pra red hot bem legal com ele. coloque cordas 0.45 de uma marca boa(ghs, rotosound, daddario, ernie ball, elixir, até nig) que cai SUPER bem com jazz bass.

Quando toco dani california e she's only 18 com os dois captadores e tone aberto o timbre fica idêntico ao de estúdio. Ele tem um som gordo e brilhante, que pelo menos pra mim cai bem com red hot.

Flealipe257
Membro Novato
# fev/14
· votar


Dibass,

O amp não é meu é do estudio, não posso fazer nada, a marca do amp é Behringer e o modelo é Behringer ULTRABASS BXL 900.

Mauricio Luiz Bertola,

Não achei esse modelo de equalizador que você falou, tem link?
O amp do estudio era Behringer ULTRABASS BXL 900.
Em vez de gastar dinheiro com esse baixo, to querendo comprar um melhor, que tenha uma pegada forte, funkeada, slaps e agudos presentes e que não seja tão caro, pensei num Squier ou no Tagima TBM4, achei este Squier no MM:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-538038838-baixo-fender-squier-s pecial-4-cordas-_JM

O que você acha?

Flealipe257
Membro Novato
# fev/14
· votar


Floydwaters,

Não tenho coragem não hsaushuahsuhsaushaush, não entendo nada de regulagem muito menos eu mesmo tentar regular.

Sempre falam muito bem do SX Sbj75 mas eu acabei o descartando por não ter o estilo muito de RHCP, as cordas quase comprei as GHS 0.45 do Flea, mas nunca toquei com 0.45 e eu tenho uma apresentação em breve, tenho medo da grossura da corda me atrapalhar nos slaps.

Mas quanto a baixo, fiquei na duvida, Squier ou Sx Sbj75?

dibass
Veterano
# fev/14
· votar


Flealipe257
o problema está mais nos seus dedos do que no bass que tu usa.

Outro fator: este amp não manda som. É bom no máximo para estudar em casa. Pra ensaio com banda ele não tem potência o suficiente. Talvez tu só consiga o que quer tocando em outro amp.

papillon
Veterano
# fev/14
· votar


Troca de studio! ;)

floydwaters
Membro
# fev/14
· votar


To usando cordas tapewound 0.65 e ainda sim da pra toca slap kkk em um dia você se acostuma. vais sentir como o 0.45 cai bem melhor do 0.40

Esse squier pj me parece uma boa investida, se eu tivesse grana ia nele.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Flealipe257
Esse amp não tem potência nem SPL suficientes para aguentar um ensaio em altos volumes (aliás, recomendo que TODOS na sua banda toquem mais baixo).
Como disse o dibass e eu também, o problema está com vc, com o amp e com um instrumento mal regulado, e não com o baixo em sí.
Corda 0.40 não é boa coisa, e, a troca do capt desse baixo, como recomendei, resolvería bem. Vc não precisa de outro baixo...
Quanto ao equalizador que recomendei, pesquise na internet
Sempre falam muito bem do SX Sbj75 mas eu acabei o descartando por não ter o estilo muito de RHCP,
Isso não existe meu rapaz... Qualquer instrumento serve pra qualquer estilo. Quem toca é o músico...
Abç

Flealipe257
Membro Novato
# fev/14
· votar


Dibass e Bertola,

Compensa mais comprar só o os capitadores que o Bertola falou e dar uma regulada do que comprar um bass novo? Certeza?

Vocês sabem algum luthier bom em santos ou na baixada santista?

kiki
Moderador
# fev/14
· votar


Flealipe257
De qualquer modo, você não acha que para tocar na banda não é melhor eu comprar um baixo de mais qualidade(barato)? Se sim, me aconselha algum? (de preferencia um que tenha agudos presentes)
não
trocar de baixo nao vai adiantar nada.
a qualidade do meu baixo é similar ao teu, e te confesso que estou com ele a mais de 10 anos, e mudar de ampli e testar equalizações foi a melhor coisa que eu fiz.

a marca do amp é Behringer e o modelo é Behringer ULTRABASS BXL 900.
pequeno, bem pequeno pra um ensaio barulhento.
se fosse pra tocar uns roquinhos antigos ou som leve até dava.

no mais, ouça os caras. bertola e dibass são grandes mestres do baixo, devo muito a eles aqui.

kiki
Moderador
# fev/14
· votar


Flealipe257
o dia que voce plugar esse seu baixo phoenix num set como esse voce vai pensar o mesmo que eu pensei um dia:
não preciso de um baixo novo, preciso de um ampli bom!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


kiki
Com essa "´parede" aí, até eu, que não toco nada, derrubo muro de forte!!!
Abç

Flealipe257
Membro Novato
# fev/14
· votar


O problema é que não dá pra ficar levando o amp pros shows e pros lugares onde eu vou tocar ou ensaiar, normalmente eu toco com o amp que tiver lá.
Só se haver um estúdio onde tenha ao menos um amp que de conta do recado. Mas melhorando o estúdio aumenta o preço e assim vai... (nesse estúdio a banda paga R$50,00 duas horas).

dibass
Veterano
# fev/14
· votar


Flealipe257
Eu iria dizer exatamente o que o kiki falou em relação ao Amp.

O problema é que não dá pra ficar levando o amp pros shows e pros lugares onde eu vou tocar ou ensaiar, normalmente eu toco com o amp que tiver lá.
Mas tu não tem nenhum amigo ou parente no mundo que tenha carro e possa te dar uma carona??
Te garanto que se tu pegar um amp maior e mais potente vai sentir até mais vontade de tocar, seu baixo vai parecer um Fodera modafoca e tu vai se sentir o flea! kkk (com o baixo plugado)


kiki
no mais, ouça os caras. bertola e dibass são grandes mestres do baixo, devo muito a eles aqui.
da minha parte, menos, bem menos brother hehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Flealipe257
O problema é que não dá pra ficar levando o amp pros shows e pros lugares onde eu vou tocar ou ensaiar, normalmente eu toco com o amp que tiver lá.
Cara, desculpe mas, se vc quer ser baixista e tocar em uma banda vc TEM QUE TER um amp potente (Staner BX200 é o unico nacional confiável e resistente) e carregá-lo com vc. SE VIRA! Ou então, desista de ser baixista, pois é assim que "a banda toca" para nosso instrumento; NÃO TEM JEITO.
Abç

dibass
Veterano
# fev/14
· votar


(Staner BX200 é o unico nacional confiável e resistente)
porém um 130 já rola..

Flealipe257
Membro Novato
# fev/14
· votar


É muito caro pra mim o Staner BX200, o que eu consigo achar é no mínimo R$800,00 no ML pô kk.

Flealipe257
Membro Novato
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

Desculpe minha ignorância de fazer esta pergunta mas eu sou iniciante, o captador que você sugeriu não tem a mesma medida do que o meu captador atual, dá pra instalar no meu bass mesmo assim?

Aqui um vídeo do meu bass:

http://www.youtube.com/watch?v=V8lglcOQg9o

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Flealipe257
Pensei que o seu baixo fosse um precision.
Basta vc acessar o site www.captadores.com.br e buscar o capt para jazz bass série traditional hot...
Leve-o a seu luthier para a instalação e a regulagem geral do instrumento (como dito acima), bem como um encordoamento novo (0.45) de boa marca.
É muito caro pra mim o Staner BX200, o que eu consigo achar é no mínimo R$800,00 no ML pô kk.
Se vc achou por R$ 800 tá barato...
Filho, música (eletrificada) é um "hobbie" caro, principalmente se vc pensa em se apresentar com uma banda e não pretende "pagar mico" ou desrespeitar quem está lhe assistindo... Portanto, trabalhe, peça grana a teus parentes, etc...
Abç

Flealipe257
Membro Novato
# fev/14
· votar


Cara eu ainda to na dúvida quanto ao baixo, além de gostar mais dos baixos e precision e gostar mais do baixos ativos, eu ainda acho esse meu baixo desconfortável e não gosto do som dele, por isso a insistência em comprar um baixo novo..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Flealipe257
Filho, antes de gastar dinheiro de seus pais à toa, faça o que lhe recomendamos...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu baixo não aparece no estudio!