Gravação do Baixo no Estudio...

    Autor Mensagem
    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/05


    bom... a banda do meu irmão foi grava um demo num estudio profissional aki... eu fui lá pra ver e tals... eles usaum o pro tools com a digi... na hora de gravar o baixo... o cara flw q o baixo liga direto na digi... eu fiquei na duvida de ligar direto e tals... + eles gravaram... o resultado eu ñ curti... o baixo fico seco... sem vida... queria saber c é assim mesmo q os estudios gravam o baixo ow usam amp microfonado e tals... ow o cara cago na hora de mixar o o material gravado... eles tem um amp foda da ampeg lá... eu falei pq ñ grava com o amp... eles falaraum q dava + trabalho microfona e tals... q o resultado ia ficar igual ligando o baixo direto na digi... é issu queria saber a opnião de vcs quanto a isso... vlws []'sss

    otavio016
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    qq eh digi?

    isaqueras
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Minha primeira experiência com estudio foi a uns 60 anos, tá bom... 1987... num estudio de ponta na epoca. Pra vc ter idéia, a bateria n tinha prato nem chimbao, gravamos 1 por vez e tokei num Strato da Gianini q tinha tanto grave q eu n ouvia o retorno.
    O Tio Sampler resolveu tudo. Desacreditei do resultado final. Como era música de Festival, o cara colocou mais instrumentos, tirou as raspadas ao deslizar a mão pelas cordas, coisa q nas nossas gravações caseiras apareciam, colocou os pratos e chimbao da bateria, remasterizou a maldita reverberação do pedal digital delay do guitarrista e de quebra deu uma bica no cu do vocalista, que passou a cantar com voz de homem.
    (desculpa o palavrão).

    Em resumo, se a quase 20 anos atrás o cara de um estúdio do Norte do Paraná fez isso, imagina o q n se faz hj.
    Xuxa e Luciano(Zezé) que o digam. (Felipe Dilon tmb).

    Ô... falando nisso, no Faustão Domingo passou a PIty (depois do Felipe Dilon)... quem sabe o nome do baixista da Pity...puta som que deu akele jb heim!!!!

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    quem sabe o nome do baixista da Pity.
    é um tal de joe

    isaqueras
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    um black power né? Gostei do estilo e principlamente do cb q ele usava akele dia.

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    otavio016

    no estudio q eles gravaraum... tinha uma Digi 001... estudio B... o estudio foda era o estudio A... o equip era muito + foda... + é pra quem tem muita grana... hehehe

    + em relação a gravação do baixo??? como q esses estudio de ponta onde grava os famosos... como é feito a gravação do baixo??? ligado direto na digi ow um amp microfonado?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Clinton_Jacks
    Cara, eu acho que esse técnico aí não usei nenhum dos "plug-ins" do Pro-Tools, pois se ele quisesse, deixaría o som do teu baixo f....
    O problema desses equipos não é o som, mas o cara que opera, que tem que ser bom, ou estar à fim.
    Abç

    rushrush
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: rushrush
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Sabe tudo, quer tocar na minha banda? kk

    O que o Bertola falou é exatamente o que ocorre em muitos estúdios de alto padrão. Nem todos os estúdios tem bons técnicos de som. Já vi gente fazer MILAGRE, gravação top no nivel gringo, usando Sonar, e já vi lixos feitos por Pro Tools. O mais importante é a pecinha. Aquela pecinha que fica na mesa operando, gravando e editando o som captado. Com a quantidade de plugins e simuladores de AMP, fica meio dificil não tirar um bom som hoje em dia.

    Clinton_Jacks
    Experimente usar ambos os processos. Vc pode gravar microfonando o AMP, ou usar a saída de linha dele e mais a entrada na digidesing.
    Procura por um tópico aqui no forum sobre métodos gravação de contrabaixo e entra no site do Zuzo, onde ele dá um aparato geral sobre os sistemas de gravação mais efecientes. Não tem mistério. É importante o músico se colocar a par disso, para não depender dos "técnicos" bicão, que tem em todo lugar. Assim, vc chega nos estúdios sabendo exatamente o que quer para tirar o som que te agrada.
    Um abração e Feliz 2006.

    yuri ajala
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    qndo eu gravei uma musica num estudio meia boca assim digamos hauiahua.. foi microfonado, ficou legal o som, ficou bem como eh o meu baixo mesmo.. so q fico um poko apagado sem muito agudo.. mas ai axo q foi cagada do carinha na hr de mixar.. pq tem um riffzinho q fica só o baixo nessa musica, ai a mior parte dos alto-falantes q eu toco ele, praticamente nao conseguem reproduzir o meu riffzinho huahauahua
    =P
    ainda axo q eu podia ter colocado meis brilho pelos pot mesmo na hr de gravar =P
    enfim.. o q interessa aki eh q foi microfonado hehehe

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    rushrush
    Cara, eu não toco p... nenhuma.
    Abç

    Naio
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Olha quanto a colocar mais agudo em baixo é sempre não muito interessante por causa das outras frequencias agudas que poderiam somar um resultado negativo no final... Geralmente quando se coloca agudo no baixo... (um pouco mais que o normal adotado) tem que retirar das outras frequencias um pouquinho aqui, um pouquinho ali para não dar zebra depois!

    limanegative
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    eu ja gravei dos dois jeitos, mas microfonando um ampli da sua preferencia o som fica muito mais natural. eu prefiro assim mas com o pro tools da pra fazer magica tbm, só que aí vai do operador.

    luizmusicman
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Uso SoundBlaster 5.1 Platinun (placa de som com driver) e o programa Samplitude 7.0. Gravo direto do driver da placa de som, e o resultado final fica muito bom (pra não dizer ótimo). O software Samplitude 7.0, da empresa alemã MAGIX, é tão "fuderosão" tanto quanto ou até mais que Sonar, Cubase, e não deixa nada a desejar em relação a Pro Tools. Quem já usou sabe do que estou falando. Em termos de edição dá de mil a zero em qualquer Sonar que tem por ai, que aliás é uma bost* quando o assunto é editar. Produzi vários discos para artistas da região onde resido e que são executadas nas rádios, e os céticos de plantão acham que foram gravadas com os programas Sonar ou com Pro Tools em virtude da qualidade do áudio... Aha ha ha ha ha... Tolos! A dica foi dada. Vamos desmistificar o óbvio. Os softwares como Samplitude Magix, que são eficazes, mas que não tem "grife" como os "outros" faz o som do baixo Curbow 4 cordas simular o som de um Fender Jazz Bass usando tão somente os recursos básicos do programa. Faz de uma guitarra de 300 reais soar como uma guitarra de mais de 8 mil reais! Portanto pessoal, desencana. Não jogue dinheiro fora, explore melhor o equipamento e a capacidade técnica de executar o instrumento.
    "....O problema desses equipos não é o som, mas o cara que opera, que tem que ser bom..." - Maurício Bertola. Assino embaixo.

    Abraços a todos.

    rodsom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Clinton_Jacks
    eu tambem fico com a maioria. eu acho q o cara nao soube tirar som do baixo. nao tem problema ligar direto. eu ja cansei de fazer gravacoes otimas com um washburn lyon(inda bem q eu troquei essa merda) ligado direto. inclusive gravacao de pagode, q e um som bem "chato" de tirar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação do Baixo no Estudio...