Tirando um bom som de baixo no estúdio

    Autor Mensagem
    Bel_Bass
    Veterano
    # set/04


    Se quer ser um bom músico, a gravação é fundamental para lapidar você. Comprar um gravador digital ou um gravador cassete e começar a se gravar, mas gravar-se com um metrônomo; começar a ler a partitura junto com a música, porque da porta do estúdio para dentro, tudo muda. Tem o negócio da concepção. Para quem você está tocando? Qual é sua função? Hoje em dia a gente vê o baixo com função aguda, com função de marcação normal e com função de subwoofer que mal dá para ouvir o baixo!
    O estúdio é uma lente de aumento! O resultado do seu som de baixo é a combinação de dedo e instrumento, seja para ressaltar as qualidades do instrumento ou para tentar omitir algum defeito dele.
    Além disso, um bom instrumento, claro

    Mais alguma dica???

    joaozitorossi
    Veterano
    # set/04
    · votar


    dica eu naum tenho mas tenho uma curiosidade...

    todo mundo quando vai pro estúdio toca bem mais leve que nos shows? isso pra mim eh inconsciente...no shows eu mando bastante slap e no estúdio se fiz duas partezinhas foi mt...cum vcs eh assim tb?

    BRNz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    joaozitorossi
    todo mundo quando vai pro estúdio toca bem mais leve que nos shows? isso pra mim eh inconsciente...no shows eu mando bastante slap e no estúdio se fiz duas partezinhas foi mt...cum vcs eh assim tb?
    nem sei ... num toquei nem em show nem em studio hheuheuheu... mas... deve se a empolgacao q a galera dah tah ligado... soh de ta na frente de todo mundo jah da vontade de destruir... no studio soh se pensa em faze certo...

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/04
    · votar


    joaozitorossi
    O legal é ter conciência do que está tocando. Muitas vezes ao vivo a gente acaba se empolgando, pois não dá pra ter total noção do que se está tocando, e no fundo no fundo ta saindo uma zoeira só na frente, e em estúdio vc pode ouvir isso mais facilmente, captando os erros e tudo mais.

    Dependendo do que vc vai gravar, e do estilo da música, o lance em estúdio é fazer uma marcação mais feijão com arroz, digamos assim, pra evitar horas desperdiçadas, ou então, se quiser mostrar virtuosismo, levar tudo previamente ensaiado pra dentro do estúdio e evitar improvisos desnecessários.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    marcioazzarini
    e ai marcio, como foram as férias?

    Bel_Bass
    Veterano
    # set/04 · Editado por: Bel_Bass
    · votar


    joaozitorossi
    Depende, mas geralmente é assim em estudio; sempre deixar o som o mais natural possível.

    HignocliuS
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Até no ensaio eu toco mais "leve" que no show. Parece que na hora de tocar a pegada fica mais forte e rápida, só da pra perceber depois que tocou.

    Bruno Banda
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Galera, perceberam o que vcs estão falando? Temos que ter muita atenção com isso. É ilusão acharmos que não dá para perceber erros no show... É sinal de que o som está uma merda - e se ainda fizermos merda na nossa execução, aí então o show é um fracasso total. È muito importante que todos se ouçam bem quando estiverem tocando ao vivo. Cuidado para evitar distorção em excesso (não estou falando de efeitos de distorção, mas sim aquela distorção indesejável, por utilização errada dos equipamentos). O que deve gerar volume é o power do PA - não a pegada dos músicos. Isso acaba com a dinâmica da execução das músicas, tudo o que vocês ensaiaram vai pro espaço....
    Tenham cuidado, procurem fazer ao vivo aquilo que fizeram no estúdio. De diferente deve ser apenas a manifestação visual e a interação com o público, que não existe no estúdio. Fora isso, o que fizerem de diferente corre um sério risco de estragar o trabalho de vocês.
    Aprendi essa lição na própria pele...

    Magno Vilhena
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Como músico que já gravou bastante e que toca bastante pelas micaretas da vida (vivo disso, né?) posso afirmar que tocar ao vivo e gravar são duas coisas totalmente diferentes. Na gravação, se você é músico contratado, grava o que o produtor manda e do jeito que ele manda, bastando executar o arranjo. Em algumas gravações há espaço para a gente colocar o nosso arranjo e em outras não. Se o som vai ficar natural ou não o problema é do produtor. A gente chega lá e toca o instrumento em linha, de preferência passando por um pré valvulado ou mesmo pelo cabeçote que a gente usa ao vivo (que vai funcionar como pré) e com o mínimo de efeitos possível dentro da proposta do que se está gravando. Esse negócio de tocar mais leve ou mais pesado é bobagem. Se você está gravando um trabalho que também executa ao vivo vai gravar igual faz ao vivo com exceção eventualmente de alguns efeitos (eu como só uso baixo e cabo não tenho esse problema) mas a execução é a mesma, a não ser que o produtor, que é quem manda e quem responderá pela qualidade do resultado, diga algo diferente mas comigo nunca aconteceu. Quanto a tentar tocar ao vivo o que fez no estúdio isso é o ideal, embora nem sempre seja possível.

    Paul_DanielF
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Bom, pude tocar algumas vezes ao vivo, e algumas no estúdio, e minha preocupação sempre foi tocar bem no estúdio pois é qdo o fã, ouvinte ou crítico, irá prestar atenção no seu som, já no palco a maioria das pessoas sabem q podem haver erros devido ao equipamento (tb do musico mas felizmente não passei muito por isso, ou infelizmente), então pode se relevar, e tb na platéia muito poucas são músicos e podem argumentar sobre a execução da música, por esse motivo, eu acho q o músico q pisa no estúdio toma a atitude de fazer tudo impecável, e bem gravado, ja no palco, não rola tanta preocupação. Bom é minha opinião. Flw ae.

    Dark Avenger
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Paul_DanielF
    Acho que depende do estilo que o cara toca.

    Bel_Bass
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Magno Vilhena
    Sim, é isso mesmo..o produtor é quem manda e voce tem que tá entrosado, em equipe mesmo, com o técnico


    Mais alguma dica ae pessoal?

    Zer071
    Veterano
    # set/04
    · votar


    no show é hora de lazer (se tiver tudo ensaiado e a banda entrosada)notas erradas e falta de sincronismoserão levadas pelo vento.
    no studio fica gravado, então temos e que colar com o bumbo(na maioria das vezes) e tocar limpinho com um timbre que case com a concepção do arranjador. pelo menos isso que eu tento fazer escute os discos de grande vendagem(madonna , eminem, britney,sandy&JR ) saum produçoes de milhares e até milhoes de dolares tudo simples e claro sem malabarismos
    se quiser radicalizar entre numa banda de fusion a lá chick corea, sccot henderson, alain caron (mas ai, temos que nos preparaaaaarrrr e muito antes.)Vc´s não acham?

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Reafirmno o que eu disse. Em estúdio, o legal é fazer o feijão com arroz da música bem feito, de acordo com o que ela pede. Os improvisos e as experiências ficam para as apresentações ao vivo.

    Claudio Natureza
    Cara, minhas férias foram da melhor maneira possível: não fiz nada... hehehehe
    A não ser piscina, música, pesca, e muito love.... heheheeh
    Abração!

    BTNS
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Magno Vilhena muito boas as dicas.

    zegotinha
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Vou ressucitar esse tópico. muito bom mesmo!!!

    Em estúdio, o legal é fazer o feijão com arroz da música bem feito, de acordo com o que ela pede. Os improvisos e as experiências ficam para as apresentações ao vivo.

    exemplo massa disso é o PJ do jota (puta baixista)
    comparar as músicas do cd ao vivo do jota ( inclusive se interessar eu tenho aqui da mim upar aew.., alguem me da as cordenada ae que eu nen sei como faz) com as de estúdio..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tirando um bom som de baixo no estúdio