VCS PREFEREM CAPTACAO ATIVA OU PASSIVA???????

Autor Mensagem
fabricio 12
Veterano
# nov/07
· votar


leontad

Parabens pela aquisicao, cuide bem dele!!
Quando chegar, por favor faca um "review"(2)


TugaBass
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta
leontad
Pois! O Roscoe pode sair um pouco mais caro! Claro! E depois o Corvette também é um excelente baixo! Parabéns pela compra.

Abraços.

leontad
Veterano
# nov/07
· votar


desculpem minha ignorancia,,, mas "review" ?? como assim? devo preocupar se vem alguma coisa errado?? REVIEW = revisão

fabricio 12
Veterano
# nov/07
· votar


leontad

É mais ou menos isso. Quando vc comprar o baixo toque-o, examine-o, avalie-o. Depois disso faça uma análise e diga como ele é. Ex: A madeira dele dá mais médios; A captação é boa mas falta aquilo; não gostei do hardware e etc...
Organize tudo e bota pra galera ver. Não fiz o melhor review do fórum mais vc pode se basear pelo meu.

Aí está ele:
Review do Cort B5

Tente fazer um mais ou menos igual.

Valeu. Abraço.

leontad
Veterano
# nov/07
· votar


ok vou levar para um musico regular o tensor dele, dai posto aqui

allexcosta
Veterano
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar


leontad
ok vou levar para um musico regular o tensor dele, dai posto aqui


Legal, nao esquece de lembrar a ele q soh se dah 1/4 de volta a cada 24 hs, no maximo.

DotCom
Veterano
# nov/07
· votar


1/4 de volta a cada 24 h? deus do ceu... vai demorar pra seu baixo voltar viu

TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass
· votar


leontad
allexcosta
soh se dah 1/4 de volta a cada 24 hs, no maximo.

Não concordo nada.
Há anos que faço setups nos meus baixos (mais ninguém mexe neles senão eu) e noutros de outros músicos, e quando trabalhava como técnico profissional numa loja de instrumentos musicais e nunca se pôs tal questão, nem nunca deu problema. Vem nos manuais! Vou torcendo e apertando o eixo até ele ficar como quero (curvatura contrária à exercida pela acção das cordas. Com as cordas afinadas, ele depois vai ao lugar), mas sempre com as cordas laças! Depois afino o baixo e vejo como está! Se ficar a trastejar, então alivio um pouco (já pode ser com o baixo afinado) e depois verifico a altura da ponte/cavalete. Ter atenção depois, à altura das cordas em relação aos pickups. Poderão ter que ser rebaixados, se for um caso extremo.

Fundamental:
Apertar braço ou levantar a ponte deve ser sempre com as cordas aliviadas!
Desapertar braço ou baixar a ponte já pode ser com o baixo afinado!

O importante é nunca ter outra força a contrariar a acção que estamos a fazer.

Abraços.

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


TugaBass

http://garywillis.com/pages/bass/bassmanual/trussrod2.html

O Gary Willis fala em 1/4 de volta por dia, no maximo 1/2 volta por dia. A maioria dos luthiers concorda com isso. Quando eu era ajudante de luthier jah vi um monte de cliente chegar lah com o tirante quebrado ou algo similar porque nao respeitou essa regra. Madeira precisa de tempo pra "assentar", mas cada qual com seu cada qual neh?

Abraco,

Alex.

leontad
Veterano
# nov/07
· votar


então o "limite" do ajuste do tensor do braço eh quando começa a trastejar?? Primeiro eu regulo ateh onde trasteja e depois volto no primeiro "momento" que ficar normal? Se for uma madeira forte, então facilita a regulagem... estou certo??

conehc
Veterano
# nov/07
· votar


TugaBass
allexcosta
esse assunto do numero de voltas é realmente polemico. Tem gente que fala que pode ajustar o quanto for, tem gente que fala que so pode 1/4 de volta, nao existe um concenso entre os luthiers. Quem defende que o funcionamento do tensor é estritamente mecanico: apertou o tensor o braço muda. Os que defendem que so pode 1/4 falam que a madeira precisa se ajustar à nova regulagem e que isso leva bastante tempo.

Eu particularmente pego um pouco de cada... aperto o tensor e o braço muda na hora, mas deixo o baixo alguns 20 minutos pra garantir que tudo se acertou. Imagino eu que se o cara tiver apertado o tensor a um ponto de danificar a madeira é porque ele não sabe la o que está fazendo.

Apertar braço ou levantar a ponte deve ser sempre com as cordas aliviadas!
Isso é muito importante! Muita gente ajusta tensor, aumenta a altura de ponte ou de nut com regulagem de altura com o baixo afinado e espana porcas, quebra parafusos, etc. Outro dia estava vendo uns caras discutirem que o nut regulavel dos rockbass quebra facil. Todos os que quebraram falaram a mesma coisa: estava ajustando ele e quebrou, e em todos o baixo estava afinado!


leontad
ai vai depender de muita coisa. O baixo ja deve estar com um previo ajuste da altura das cordas. Se as cordas estiverem baixas demais não há regulagem de tensor que tire o trastejamento, e se estiverem altas demais vc vai regular o tensor até quase ferrar ele.

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


leontad

Nao eh assim, leia o guia de setup do site do Gary.

allexcosta
Veterano
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar


conehc

Verdade, nao eh um consenso.
Faco regulagem ha 20 anos e nao dou mais de 1/2 volta por dia. Geralmente quando faco pra alguem peco 2 dias pra entregar. Tem q ser cuidadoso, principalmente com baixo novo, onde a madeira estah mais acostumada a ser arvore q baixo.

conehc
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta
eh, ate porque se precisar dar muito mais de 1 volta ou a fabrica nao tem o minimo cuidado pra pelo menos dar uma pre regulagem ou tem algum problema vc nao acha?

Tem muita gente que qualquer coisinha ta lá mexendo no tensor. Dependendo do caso ele mexe ate espanar a porca sextavada e ferrar o tensor mas não resolve. As vezes tem um traste mais alto, ou o nut esta muito baixo ou muito alto e ninguem nem repara, acha que regulagem é so ponte e tensor.

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


conehc

Acho q isso depende, jah comprei baixo usado de cara q usava corda 035 e ainda assim mal regulada. Tive q dar mais de uma volta com certeza pra poder colocar 045 q eh a corda q eu uso normalmente. Tensor soh se mexe 1 ou 2 vezes por ano, ou qdo vc troca marca ou tensao das cordas... Se precisar muito mais q isso, vc jah deve comecar a questionar a qualidade do seu baixo.
Pra vc ter uma ideia, o Fodera eh tao bem feito q eu jah tirei o tensor dele e afinei as cordas e o braco nao mexeu nem um milimetro... Hehehe. Num sou doido nao neh?

conehc
Veterano
# nov/07 · Editado por: conehc
· votar


allexcosta
ah, mas vc mudou de .035 pra .045, a diferença de tensão das cordas é absurda. Mudando de .040 pra .045 nunca precisei dar mais de meia volta.

Mas o que vc flou é verdade, tensor nao é algo que voce fica mexendo toda hora, é quando precisa mesmo. mas vai tentar explicar isso pra cara curioso que nao consegue ficar sem mexer no que tem? tenho um amigo que sempre que ele compra uma coisa fica mexendo ate essa coisa estragar, e como ele existem milhares. (que depois jogam a culpa na qualidade do baixo.

Num sou doido nao neh?
eu chamaria de dinheiro sobrando hahaha

ps: estou ouvindo uns mp3 da ivete pra consertar umas linhas e estou reparando: o som do fodera + ampeg é muito redondinho, pelo menos esse som que o gigi tira é o que eu sempre quis tirar pra essa banda minha que toca axe

allexcosta
Veterano
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar


Cara, conheco Gigi desde 1986 e alem disso eu q substitui ele qdo ele saiu de Netinho e posso te falar, som do negao sempre foi redondo, desde Ibanez SDGR ateh agora.
Agora, me perdoem os amantes da Fodera, mas tenho q dizer:
O Fodera nao eh isso tudo. Lembro quando um grande amigo meu (Augusto Albuquerque q toca com Moraes Moreira) comprou o dele e era o primeiro de Salvador, a gente testou extensivamente, em estudio, em gig, em varias situacoes. Depois disso eu jah tive 3, um NYC parafusado, um Emperor parafusado e um Emperor set neck. A construcao eh impecavel e a tocabilidade nota 10, mas tem algo errado com o som. O circuito Pope tem os centros de frequencias equivocados, na minha opiniao. O grave vem "boomy", o medio vem nasal e o agudo vem rachando. Alem disso quando vc mexe em qqer frequencia vc altera as outras. Resumo, toda vez q toco com o Fodera me pego rodando botao a gig toda. Alem disso o som de slap nao vem agressivo e definido. O NYC q eu tive com captacao Lane Poor dava vontade de jogar no lixo. Sei q eh chato falar isso de uma marca tao celebrada, mas eh assim q me parece. Oh, vou falar uma coisa aqui com toda sinceridade:

Compre um SX, coloque captacao Fralin e circuito J-retro e vc vai tirar mais som q Fodera. Outra marca q vive muito da fama tb eh Sadowsky, mas aih fica pra outro post.

Abraco,

Alex.

conehc
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta
som do negao sempre foi redondo, desde Ibanez SDGR ateh agora.
entao isso é o segundo caso: ele tem a manha de regular o equipamento que tem e tem um técnico de som que ajuda...

mas interessante sua opiniao dos fodera.. é realmente dificil achar alguem por aqui que realmente tenha baixos do nivel dos seus.... mas pelo que se fala desses circuitos mike pope parecem que sao o supra sumo do pre onboard. Sera que tem gente que costuma pegar fodera e trocar circuito e captação?


Compre um SX, coloque captacao Fralin e circuito J-retro e vc vai tirar mais som q Fodera. Outra marca q vive muito da fama tb eh Sadowsky, mas aih fica pra outro post.
o sx eu ja tenho (está funcionando como enfeite de sala aqui)... os fralin e o retro ate hoje eu só vi em sites!

allexcosta
Veterano
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar


conehc
entao isso é o segundo caso: ele tem a manha de regular o equipamento que tem e tem um técnico de som que ajuda...

Eh, antes de tudo eh o dedo neh? Gigi eh muito talentoso, ele nao estuda, soh pega o baixo pra tocar, e sai aquela sonzera. Os tecnicos de som das banda top da Bahia sao realmente acima da media.

Sera que tem gente que costuma pegar fodera e trocar circuito e captação?

O cara q comprou o meu NYC colocou captadores Aero, mas mesmo assim ele me dizia: "Tem algo errado"

os fralin e o retro ate hoje eu só vi em sites!

Falo Fralin+retro porque eh o q eu tenho usado ultimamente, mas acredito q outras combinacoes possam dar certo. Tipo SD e Avalon, ou mesmo NBS com um pre legal. Quem tiver juntando grana pra comprar baixo de boutique eh melhor investir em educacao. Nao tem nada q eu toco em nenhum baixo meu q eu nao toque no Dean q foi R$300.

conehc
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta
ta usando esse esquema em qual baixo agora? Os seymour duncan são bem mais acessíveis por aqui, os quarter pound estão custando 420 reais o par. Mas ai voce coloca em questão de se compensa mesmo customizar o sx ou se os ganhos que voce vai ter com timbre não sao tantos pra compensar o investimento no instrumento.

mas é interessante a sua idéia. outro dia fiz as contas e o curso completo em uma escola de belo horizonte que dá aulas de educação musica, teroricas, praticas, pratica em conjunto, disponibiliza video aulas e salas de estudo individual dentre outras coisas, custa 3400 reais, o preço que eles cobram em um fender por aqui.

allexcosta
Veterano
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar


conehc

Igual o Nico falava, baixo tem q afinar bem, segurar afinacao, tocar bem e soar bem, cabou. Tenho certeza absoluta q o SX pode fazer isso tudo com troca de eletronicos. Mesmo EMG, brother, q seja sem circuito nenhum. Jah foi. Vai gastar dinheiro com aula de musica, intercambio pra Berklee, sei lah. O Zuzo num toca com aqueles baixo D'Atristeza q os cara dao pra ele? E amp Meteoro num sei o q? Ele tah morando lah em Boston e eh conhecido neh? Entao... Quer ver uma coisa? Arruma um Gianinni aih dos veio, bom, e c vai ver q baixo.
No fim das contas, corda eh ateh mais importante pro som e muitas vezes eh negligenciado.
O timbre do Wooten mesmo, num eh essas coisa, com aquelas corda de brinquedo q ele usa, mas ele eh o q eh. Ele nao tem Fodera pra se mostrar, tem pq ele conhece os cara desde crianca e mandou fazer um baixo pra ele, q ele usa ateh hj. Qdo c ve o Wooten tocando do lado do Marcus Miller o MM dah uma surra de som no gordinho, mas mesmo assim num dah nada, o q conta eh a musicalidade e outras coisas. Nem todo mundo concorda com isso, nem sei se eu mesmo concordo, mas eh legal pensar sobre isso.

Abraco,

Alex.

TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass
· votar


conehc
Se as cordas estiverem baixas demais não há regulagem de tensor que tire o trastejamento, e se estiverem altas demais vc vai regular o tensor até quase ferrar ele.

Nem mais! Exactamente!

allexcosta
Nao eh assim, leia o guia de setup do site do Gary.

Eu até compreendo a justificação! Faz sentido! Sinceramente cada vez que faço um setup num baixo, não sei bem se dou mais ou menos voltas. Nos primeiros apertos sente-se o eixo mais solto e à medida que se vai apertando, ele vai oferecendo mais resistência... é aí que ele começa a apertar. Então vou apertando e espreitando o braço longitudinalmente (tipo mira de espingarda) e confirmando se a curvatura do braço está a aumentar no sentido contrário e então já não aperto mais. É necessário que tenhamos essa sensibilidade para saber quando parar.

O eixo faz um arco natural e circula dentro do braço num espaço aberto e relativamente largo para o efeito criado na madeira. Ele está fixo numa ponta e completamente solto na outra. Tem duas zonas distintas: uma é para aliviar e outra para pressionar. Com o uso diário e sobretudo a forma de transporte e condições atmosféricas, a tendência dele é voltar sempre à posição de alívio e isso é sempre bom sinal. Quer dizer que o eixo actua normalmente com a função que lhe é pedida!

Pode acontecer que se for apertado demais, force a madeira sob a escala e estalar a mesma, mas aí alguma coisa vai mal. Sempre que ofereça grande resistência não se deve forçar. Tem que ser gradual e o quanto baste.

conehc
allexcosta

Num sou doido nao neh?
eu chamaria de dinheiro sobrando hahaha


Também acho! Ahahahahah!

Também não morro de amores pelos fodera... Não me dizem muito!?!?

Abraços.

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


TugaBass

Eu entendo o q vc tah dizendo. A gente q faz regulagem ha anos e jah trabalhou com isso, consegue "sentir" o tensor e saber como ele vai se comportar, no dia a dia acontece da gente dar 2 ou 3 voltas, mas pra iniciante continuo achando mais prudente nao passar de 1/2 volta... Eh claro q se ele estiver originalmente folgado a meia volta soh comeca a contar quando comecar a resistencia. Mas todo cuidado eh pouco porque o conserto eh muito caro.

conehc

ta usando esse esquema em qual baixo agora?

Esqueci de falar, to usando esse esquema num Lakland Darryl Jones de 5 cordas. Amo o Celinder no estudio, mas ao vivo o som q tah falando mais aos meus ouvidos ultimamente eh desse Lakland. E eh coreano viu...
Enquanto isso, o Fodera fica embaixo da cama... :0)
Posso mudar de opiniao a qualquer momento, mas agora eh isso...

TWT ICE
Veterano
# nov/07 · Editado por: TWT ICE
· votar


putz, pensei besteira...

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


TWT ICE

Qual foi a besteira? Fodera em baixo da cama? :0)

leontad
Veterano
# nov/07
· votar


karaka! eh foda esse fodera!! ;0) Putz foi infame essa... rsrs

DotCom
Veterano
# nov/07
· votar


Melhor Fodera em cima da cama... ou na mesa da cozinha, ou no cantinho escuro, ou ....

conehc
Veterano
# nov/07
· votar


ah, mas essas piadas sem graça ainda sao melhores do qua as inúmeras piadas de steve vai que eu ouvi umas semanas pra tras.

TugaBass
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta
Eh claro q se ele estiver originalmente folgado a meia volta soh comeca a contar quando comecar a resistencia. Mas todo cuidado eh pouco porque o conserto eh muito caro.

É isso mesmo!

o Fodera fica embaixo da cama... :0)
Posso mudar de opiniao a qualquer momento, mas agora eh isso...


Eu não sei se acontece convosco, mas por vezes dá-me saudades de tocar com um baixo que não uso há algum tempo (meses e até anos) e depois quando começo a tocar com ele, fico apaixonado pelo som dele que já não me lembrava e não quero outro!!!?

leontad
DotCom
conehc
allexcosta

Ahahahahahahahahahahah! De morrer a rir!!!!

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


TugaBass

Acontece com certa frequencia. Nao tocava no Dean ha 1 ano. Ele tava fazendo ruido e eu tava com preguica de refazer as soldas. Refiz semana passada e soh tenho tocado nele em casa. Adoro o espacamento e os EMGs. Alem disso ele tem uns adesivos dos Pokemon q eu gosto muito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VCS PREFEREM CAPTACAO ATIVA OU PASSIVA???????