Comprei um Cort Artisan B5 (Review)

Autor Mensagem
fabricio 12
Veterano
# jul/07


E aí galera tudo ok. Como esse é um um ponto de troca de informações sobre instrumentos musicais e seus respectivos equipamentos, tive a idéia (talvez não nova) de de fazer uma revisão de cada insrumento que comprar daqui pra frente, com o intuito não de me promover, mas de ajudar a quem precise numa opinião pessoal de determinado instrumento. Valeu? Ok então.

Primeira verdade unânime: Instrumento bom é o testado pelo músico e ponto final. Este review tem a função apenas orientadora.
Segunda verdade: Teste intrumento em bons amplificadores pq acredito eu que estes sim que vão elevar e mostrar a real qualidade do instrumento, aliás eu tenho uma tese de que a sonoridade de um instrumento é 50% ele e 50% o amplificador.

Mas quanto ao Cort: Seguinte, tenho um instrumento de iniciante dado pela minha mãe, porém já não rende mais minhas espectativas por isso busquei intrumentos de médio porte de 1500 a 2000. Logo descartei basses de linha inferior, fiquei entre um WW Rockbass Corvette e o B5 e levei o B5 porque:

1) CAPS/ PARTE ELÉTRICA: Sinceramente não acredito que os caps Mec dos Rb`s sejam os dos alemães, pois embora com um alto ganho, nem de longe tem a limpeza e a variedade timbrística do Bartolini e seu circuito MK1. Do Cort consigo tirar graves animais e médios e agudos bem limpos porém tem um ponto fraco que é a divergência do WW: baixo ganho de saída.

2) MADEIRA: O acabamento da madeira do meu OPM (Mahogany) é enncerado e preserva o timbre original e grave do mogno o braço e a escala são de ótima qualidade e o acabamento do bass é quase perfeito todos que viram ficaram impressionados com o corpo do baixo em si.

3) TOCABILIDADE: Muito boa. O braço e escala são bem confortáveis, a ação das cordas já veio reguladíssima da importadora, porém dois pontos fracos alcançar as últimas casas é bem difícil e o espaçamento para slap não é dos melhores não.

4) HARDWARE: Vou citar a ponte e as tarrachas com destaque. São simplesmente demais. Essas tarrachas hipshot são incríveis até agora nunca vi tão boas. Outro ponto legal é o compartimento da bateria que é de fácil acesso e não parafusado como em alguns basses.

5) CUSTO BENEFÍCIO: Paguei 1.725,00 zerado eu achei muito bom pelo preço (O Ibanez SR505 com mais o menos as mesmas características do B5 tá mais de 2.500,00!!!!!!!!!).

Então é isso galera isso são minhas opiniões sobre o bass. E eu não estou fazendo propaganda não, se fosse assim não citaria nenhum ponto fraco. Espero que o meu tópico ajude a orientar os colegas músicos. Ah e pra quem não conhece o baixo é esse:
Cort Artisan B5

Abraços

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12
parabens peo review! tem como gravar o som? fotos? ehehhe

sobre os caps dos rb, eles sao alemaes sim.. se vc entrar no site da mec vai ver que existem 2 tipos de mec J: um ativo (dourado) e um passivo (prateado)... o lance do rockbass é aquele som sujo e pancada que ele tem... ja o cort o som macio... sao apenas sons diferentes... outra coisa que da mais pancada ao som é o fato dos captadores serem ativos e o circuito tbm....

Teste intrumento em bons amplificadores(2)

fabricio 12
Veterano
# jul/07
· votar


conehc

Vou ficar devendo as fotos e a gravação véio:( A idéia do review é de enriquecer o fórum mesmo. Mas me responda se os caps da MEC são sujos assim mesmo por que o timbre do Corvette e do Thumb alemães são tão limpos?!!!

Abraço irmão.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12
os corvette usam caps passivos... os thumb tem tantas madeiras estranhas e a ww nao fala o circuito que usam no baixo (apesar de ele usar caps ativos), isso sem contar outras coisas como construção... som de instrumento nao vem so do captador, e essa historia de que cap ativo nao pega influencia da madeira é furada (ja foi bem discutido aqui no forum)

dá uma viajada num site que vende caps mec: http://www.banzaieffects.com/Bass-Pickups-c-740.html

ai tem uns modelos diferentes do que estamos acostumados, mas é tudo mec... so porque o instrumento é barato nao quer dizer que ele tenha de usar caps remarcados... é a mesma coisa que falar que os basslines que a cort usa nos gb94 nao sao iguais aos basslines que a seymour vende por ai...

Savant
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12
Comparativamente, os Corts são mais vantajosos que os Ibanes SR em termos de dinheiro mesmo. O som é praticamente igual. Agora, as ferragens do Cort eu achei muito, mas muito melhores.

A parada da saída é uma coisa ruim mesmo, mas eu fiz uns testes aqui com alguns setups (eu tenho um B5 tb). Eu pluguei um Hartke Bass Attack e um amplificador Kickback 15 e ficou com um grave e uma presença muito boa (principalemente se usar o "Shape" do Bass Attack ou do KickBack).

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12
é ta ai... uma coisa que ja vi reclamarem dos corts... como é a presença dele junto com a banda? ele desaparece facil?

NESCAU
Veterano
# jul/07 · Editado por: NESCAU
· votar


Olha, eu to tocando com um cort curbow dos antigos, daqueles que tem o captador dimarzio myphimyte e olha, ele nao some nem um pouquinho junto com a banda. pelo contrário. E agora a polêmica: Juro por São Fodera que o pior erro da cort foi ter metido aquele single MK1 Bartolini nos Curbow. O Myphi é mto melhor. Graves definidos medio graves presentes, um ganho do caramba e o timbre lembra (eu disse lembra) um MM. Já toquei nos Curbows com o modelo bartolini e nenhum deles chegou aos pés desse com a captaçao antiga. O circuito é o mesmo MK-1 Bartolini G,M,A,V e chave para slap. Qto aos B5 só oque sei dizer é que até hj só toquei num igual ao do fabricio 12 e ele era bem legal.

DaNaDo
Veterano
# jul/07
· votar


Putz, deve ser animal esse baixo...

Por mais que falem que o som do Curbow embola, é isso é aquilo... Testei um com Bartolini MK1 que era animallllll, espaçamento enorme era muito dificil sujar o slap, sem contar que é um baixo que você toca umas 30 horas e ainda da pra correr a São Sivestre de tão leve que ele é ( Eu sempre fiquei curioso pra testar a tal Luthite - Fibra x) ) .Consegui timbres ataque pra Slap, até arranhei The Chicken do Jaco num estilão vintage :P

Tá certo que o cubo era um Staner Dragon BX200, melhor que qualquer porcaría que to acustumado a plugar meus baixos... na realidade nem mexi no cubo. Gamei hehe, quase trouxe pra casa... o sóda é que me faltou din din, fui pra ver uma Tele baratinha ( que não curti, fui lá também pra testar instrumentos )

Agora não sei, ou trago o Curbow ou algum outro baixo com Humbucker com um bom circuito Ativo ( Push-Pull e tudo mais que tiver direito ) ou ainda faço alguma loucura... pego um cubo pra mim ensaiar e tocar nuns barzinhos ou um bdi + alguma coisinha seilá quero investir no meu som :)

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


Juro por São Fodera que o pior erro da cort foi ter metido aquele single MK1 Bartolini nos Curbow

Assino em baixo!!!

Tive um Curbow com esses Bartolini Mk1 (q são ótimos caps por sinal,mas com pouco ganho),tocar ele sozinho era uma maravilha,puta timbre do cara@!@,mas o bixo sumia nos ensaios.Sempre tive preconceito quanto aos Curbow com MightyMite,mas faz uma semana q eu toquei com o Curbow antigo q vinha com esses caps MightyMite,e ví q o bixo tem mais som q os MK1,não some na banda.

Esse problema dos Cort sumirem na banda só acontece com o Curbow com MK1 mesmo,os demais baixos da marca (mesmo os q tem Mk1) não sofrem com isso,só com o pouco ganho.

NESCAU
Veterano
# jul/07
· votar


Rafael do Baixo
Definitivamente luthite e captador com pouco ganho nao combinam... e obrigado por escrever corretamente o nome do captador, eu nao tinha nem noçao de como era escrito hahaha!

DaNaDo
Veterano
# jul/07
· votar


Sempre tive preconceito quanto aos MightyMite,mas faz uma semana q eu toquei com o Curbow antigo q vinha com esses caps MightyMite,e ví q o bixo tem mais som q os MK1,não some na banda.
Juro por São Fodera que o pior erro da cort foi ter metido aquele single MK1 Bartolini nos Curbow. O Myphi é mto melhor

ô loco se com MightyMite tem mais presença e fica ainda melhor doque com os Mk1, intão é doideira mesmo... baixão caras, quase trouxe pra casa =/

NESCAU
Veterano
# jul/07
· votar


DaNaDo
cara, é mto bom
mto bom mesmo. sem noçao como diz o Latino. oq eu to usando agora é foda. mto bom... vou ver se gravo algo com ele e bato umas fotinhas tb.

DaNaDo
Veterano
# jul/07
· votar


NESCAU

Grava ae cara, putz grilla bão nem fica lendo muito sobre esses baixos... daqui um pouco bate uma doideira, eu vou lá e trago mais um pra coleção :D

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07
· votar


Fdaqui um pouco bate uma doideira, eu vou lá e trago mais um pra coleção :D

Só de lembrar do Curbow q eu tinha fiquei com saudades do baixo,deu até vontade de comprar um outro Curbow e colocar um Seymour Duncan MM nele!!!

NESCAU
Veterano
# jul/07
· votar


DaNaDo
pode deixar

Rafael do Baixo
humbucker MM igual aquele da capa de uma cover baixo? deve ficar doido.

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07
· votar


NESCAU

Esse mesmo,já cheguei até a ouvir umas gravações feitas com um curbow assim,e ele ficou violentíssimo!

NESCAU
Veterano
# jul/07
· votar


eitha!

leozbh
Veterano
# jul/07
· votar


Yeah! Tenho um baixo Artisan A5 dos antigos, com captador mighty mite. O som é bem legal! não chega a um seymour, mas é bom... tipo, quebra o galho... Realmente ele tem MUIIIIIITOOOOO menos que o WW rockbass... Por isso que troquei pau a pau o warwick nesse cort! Tudo que ligava o WW distorcia o som...

Abraços
Léo

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12
pô to pesquisando baixo pra comprar e o seu review me ajudou. legal cara. vout esta esse tb (embora esteja um pouco + caro do q to disposto a pagar)

fabricio 12
Veterano
# jul/07
· votar


conehc

Ainda não consegui usar ele num ampli descente véio. Se eu atochar o volume o falante distorce. Mas o som dele é maravilhoso. O dia que eu testar com um ampli que aguente o tranco eu vou responder essa curiosidade que eu também tenho. E conehc ainda nem comecei a pagar o baixo direito (10 vezes) e ja tô planejando nao sei como comprar um Hartke HA3500 e uma Vx 410 pelo menos, pelo que o denismonteiro tem falado eu tô até sonhando com esse set. Eu vou comprar, NEM QUE EU JUNTE DINHEIRO O ANO QUE VEM INTEIRO MAS EU VOU.

Valeu. Abraço.

ABATANGERINA

A intenção do tópico é esse irmão: orientar os colegas. Espero mais pra frente fazer reviews mais detalhados e mais esclarecedores, mas se eu puder responder alguma dúvida sobre o bass eu vou ajudar, valeu?

Abraço.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12
vc tem carro ne? lembra que pra ter uma 4x10 e um cabeçote é altamente recomendavel vc ter um carro... qualquer guitarrista que tenha um combo 1x12 vai ficar puto da vida de levar uma 4x10 no banco de tras do carro hehehe

mas eu tbm sonho com um set desses,,, 1800 do ampli + uns 1700 da caixa... felizmente eu tenho uma 1x12, se um dia por felicidade eu compro o head posso deixar ele funcionando com ela ate a grana pra 4x10 hehehe

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12
cara dei uma testada neste baixo e gostei. agora tirar uma dúvida: aquela chavinha é pra deixar ele passivo ou é pra deixar ele single?

Savant
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
A chave é prá "desligar" o pré-amp, ou seja, ele vira passivo.

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
· votar


Savant

Cara, acho que nao...

CONTROL Bartolini MK-1 EQ / 1V,1blend,3-band, EQ on-off S/W

Se for como os Cort Curbow, eles nao funcionam sem bateria, aquilo liga ou desliga a equalização, ou deixa tudo no maximo ou deixa vc podendo regular cada banda de EQ

...mas nao tenho certeza, foi só o que o vendedor me falou e o que eu percebi quando toquei.

E o som é animal, hehehehe

Savant
Veterano
# jul/07 · Editado por: Savant
· votar


Will Piasecki
Assim, eu falo isso pq já aconteceram duas vezes que a bateria acabou.
Eu simplesmente desliguei o interruptor e o baixo começou a sair som naturalmente. Por isso que eu achei que ele dava meio que um bypass do circuito.

Eu gosto muito do B5, ele só precisa de uma alteradinha num DI prá ficar com o punch que eu quero.

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
· votar


Savant

Se vc fala, boto fé, pq eu soh toquei uns 4 minutos em um, hehe

o que é um "DI"?

Savant
Veterano
# jul/07
· votar


Will Piasecki
Tenho um B5 há 1 ano :)
Assim, o som é completamente diferente com a chave ligada/desligada. Posso até estar errado claro, mas sem a pilha funcionou certinho!
DI é direct input. Com ele eu dou uma mexida no timbre no baixo. Aí com ele eu resolvo o problema da presença dele.

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
· votar


Savant

É um pedal?

Eu imaginei o direct box, mas isso nao tem nada a ver...

Savant
Veterano
# jul/07
· votar


Will Piasecki
É isso aí, direct box.
Eu uso um Hartke Bass Attack VXL.

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


outra coisa: aquele "pickup balancer" serve pra que? eu senti q ele meio q deu uma matada no som numa regulada lá q eu dei.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei um Cort Artisan B5 (Review)