captação ativa e passiva...

    Autor Mensagem
    Bueno_bassboy
    Veterano
    # mai/03


    como faço pra saber que captação tem o meu baixo? ativa ou passiva?

    Ronin
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Método mais simples... seu baixo usa bateria (9 volts)? Se sim, ele é ativo, se não ele é passivo. Para checar isto vc tem que abrir a tampa da parte elétrica (a tampa que fica na parte de trás do baixo) para checar se tem bateria... alguns baixos tem uma tampinha separada para a abateria.

    rpassaro
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Já que tocaram nesse assunto me expliquem direito a diferença entre os dois...

    MKazan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    rpassaro
    os instrumentos ativos tem um pré-amplificador instalado dentro deles. em alguns, o pré-amp está dentro do captador. em outros, vem o fio do captador que é ligado numa plaquinha contendo o pré-amp.

    sonoramente, os ativos são mais "fortes", pois o sinal do ativo é bem mais alto (afinal, ele tem ja vem pré-amplificado)
    com isso, vc pode diminuir um pouco o volume do amp, sem pegar ruido.

    Ronin
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    rpassaro

    É bem por ai como o MKazan falou, só vou complementar...

    O captador ativo possui um ganho de sinal maior... possibilita o ganho e corte de frequência no baixo (possibilitando maior variação de timbres)... mas reza a lenda (eu não concordo muito) que eles tenham um som menos 'natural'.

    Os passivos possuem um sinal menor... a equalização do baixo possibilita apenas cortes, e não ganhos, nas frequencias... reza a lenda (continuo não acreditando) de que eles soem mais naturais.

    Ronin
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Vou postar um material que peguei num site:

    Instrumentos de captação passiva são aqueles em que a vibração captada das cordas pelos captadores é enviada diretamente ao amplificador praticamente sem tratamento eletrônico. A madeira do corpo do instrumento influi neste tipo de captação.

    Instrumentos de captação ativa possuem um circuito (alimentado por uma bateria de 9 volts colocada geralmente na parte posterior do instrumento) que submete o som a tratamento antes de o enviar para o amplificador. Desta forma, instrumentos com captação ativa possuem mais possibilidades de tratamento e variação dos timbres. A madeira do corpo do instrumento influi mas nem tanto, já que é uma coisa mais elétrica e menos orgânica.

    Embora haja hoje uma preferência por instrumentos de captação ativa pois são mais modernos, existem ainda vários músicos que preferem o som mais natural da captação passiva.

    rpassaro
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Ronin
    MKazan

    valeu pela explicação...é pro isso que esse forum é foda!!!

    MKazan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Ronin
    essa de natural ou não, é meio lenda. isso vai depender da qualidade do pré-amp utilizado.
    se for vagabundo, saturar ou cortar errado as frequencias, realmente não vai soar natural. mas se for bom, vai soar tão natural qto um baixo passivo ligado direto no amp.

    Ronin
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    MKazan

    Eu também acho... a despeito da opinião dos outros, para mim isto não passa de marketing da fender para vender Jazz Basses... meu baixo eu coloco o captador do braço, coloco em single coil e tiro um som quase acústico de tão natural que é.

    rpassaro
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    O meu é passivo!!!é uma emoção muito grande descobrir isso.então é por isso que os baixos de captação ativa são mais caros?

    Ronin
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    rpassaro

    Bem... não tenho certeza se o preço é tão diferente assim... deve ser mais por causa do material utilizado do que pela qualidade do som em si... visto que a Fender, por exemplo, continua investindo nos captadores passivos para seus intrumentos.

    rpassaro
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    vcs tem alguma preferencia?O baixo de vcs é com qual captação?

    Ronin
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    rpassaro

    O meu é ativo e eu não troco por outro... acho o captador ativo mais dinâmico... vc consegue tirar timbres de passivo num ativo mas não consegue o contrário.

    Voodoo
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Euu tenhu um baixo passivo, mas gostaria muituu de ter um baixo ativo, como o Ronin disse, eh mais dinamico os baixos ativos, mas nda contra os passivos, ahhhh e o preco num tem nda a ver com passivo/ativo, eh mais pela qualidade do instrumento!!!!!!
    æ Ronin blz??
    Entaum kra, tipo a maioria dos baixos da Fender sao passivos mas tem algumas series q sao ativos kra, sao pokos, mas tem baixo ativo da Fender, mas achu q nem tem no Brasil, segundo o kra q me falo, esses baixos sao tao caros q naum vale a pena importar, pq tem otras marcas equivalentes a eles q sao muituu mais baratos!!!!!
    ENtra no site da Fender www.fender.com e da uma conferida!!!!!!
    FLW GALERA

    Ronin
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Oi Voodoo..

    Saca só... os Fenders que tem captação ativa são o Fender the Urgo (modelo assinatura do Stuart Hamm) e também o VBass (modelo assinatura do Roscoe Back)... num sei se tam mais algum, os que conheço são estes.

    Voodoo
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    NAum kra, tem uma serie de baixo Fender de captacao ativa kra, q naum sao de modelos de assinatura kra!!!!

    Ronin
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Voodoo

    Num sabia... o que eu sei é que o próprio StuHamm falou que o The Urge tinha captação ativa porque ele precisava de uma variação de timbres maior do que a oferecida pelos Jazz bass.

    Voodoo
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Ehhhhhhh eu to ligadu, eu tenhu umas fotos desse baixo kra, ele realmente eh ativo, mas c vc der uma olhada lah no site da Fender tem uns de captacao ativa, mas como eu disse ali em cima, no Brasil praticamente naum existe

    Gui Maestro
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Os Fender Deluxe são Ativos...

    Junior Van Halen
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: Junior Van Halen
    · votar


    Olá galera. Estava acompanhando o tópico e como não posso criar um novo, resolvi desenterra-lo e aparecer como coveiro. rs
    Estou decidido a comprar um SX 62, pelo que pude acompanhar, seria necessário de trocar algumas peças. Sei que o captador seria o primeiro item. Tentei acessar alguns links, mas estão inválidos pelo tempo que foram postados. Após todo esse tempo, quais vocês indicariam visando custo-benefício?

    Bertola, fui seu aluno de História na Estácio. Bom te encontrar aqui.

    Abs.

    dideivox
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Junior Van Halen
    seria necessário de trocar algumas peças.
    Por que?? O baixo é usado e tem algum defeito?
    Caso o instrumento seja novo a única coisa a gastar é com uma regulagem geral com um luther e talvez cordas novas.

    Custo benefício.. Esse SX, Squier (exceto o affinity) ou algum SX similar..

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Junior Van Halen

    Malagolis. Mas não vejo porque trocar nada, caso ele seja zerado (novo).

    subgrave
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Se já é prá comprar um baixo já pensando em trocar alguma coisa é melhor com a diferença do dinheiro já comprar um baixo melhor.

    subgrave
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: subgrave
    · votar


    Gui Maestro
    Os Fender Deluxe são Ativos...


    Os Fender Vintage são P-A-S-S-I-V-O-S

    LanGn0te
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Pra mim baixo passivo é a melhor coisa, o timbre deles pega mais som da madeira, da pra tirar uns timbres dahora alterando o balanco dos captadores, é um Tagima JB 5 special 5c

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a captação ativa e passiva...