como fazer para as minhas cordas não enferrujarem?

Autor Mensagem
Eloy Tequila
Veterano
# jun/08


Pessoal tenhu um problemão, seguinte as minhas coidas estão enferrujando e eu sempre as seco com uma flanela depois que termino de tocar....
o que eu faço?
abço

Rafael do Baixo
Veterano
# jun/08
· votar


Eloy Tequila

O lance é secar elas bem depois de tocar,manter o instrumento em um lugar arejado e sem muita humidade,recomendo que você passe um pouco de Fast Fret nas cordas após tocar também,com isso suas cordas não vão ficar enferrujadas.(com o tempo elas ficam mais escuras mesmo não tem jeito,mas ferrugem é incomum)

Ah sim.Você mora perto do mar?Isso influí muito na vida útil das cordas também,a maresia acaba com as cordas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/08
· votar


Eloy Tequila
Lave bem as mãos antes de tocar. Limpe muito bem as cordas com um pano de algodão limpo (flanela não é adequado) e sêco após tocar.
Abç

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


Eloy Tequila

Use Fast-fret da GHS. Faca um exame de acido urico, se estiver alto, evite carne vermelha.

Eloy Tequila
Veterano
# jun/08
· votar


IUAHIAUHIAUHIAHUIAUHAI
eu não moro perto do mar, mais então eu fiz essa pergunta porque uma vez ouvi dizer que colocando um saquinho de "alguma coisas que eu não sei o que é" dentro da bag ja adiantava...
vc sabem do que eu to falando?

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


Eloy Tequila
vc sabem do que eu to falando?

Silica gel.

FindanS
Veterano
# jun/08
· votar


Limpe as cordas com álcool isopropílico, ou seja, álcool 99%

marcioazzarini
Veterano
# jun/08
· votar


Eloy Tequila

Tem várias maneiras, ja comentadas, para evitar que as cordas oxidem: sempre limpar as cordas após tocar (seja após um show ou após 5 minutinhos de treino), utilizar alguns produtos. Mas tem um detalhe importante: a vida útil de uma corda varia muito, dependendo da quantidade que vc toca. Pra mim, um encordoamento dura no máximo 4 meses. Não adianta querer ter as cordas por 5 anos no baixo e ainda querer que ela esteja em ordem...

Abraços!

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


Eloy Tequila
Limpe as cordas com álcool isopropílico, ou seja, álcool 99%

Nao faca isso... 99% nao tem nada a ver com ser isopropilico ou etilico. A porcentagem eh a pureza do alcool. No comeco vai dar mais som mas o alcool vai tirando a camada de protecao q a corda tem e diminui a vida util dela. Se vc tah com cordas velhas e nao pode comprar outras e tem um show importante ou uma gravacao, mergulhar as cordas em isopropilico por algumas horas ajuda, mas depois disso elas vao piorar cada vez mais...

denismonteiro
Veterano
# jun/08
· votar


caramba, passo meses (pelomenos 6) sem trocar cordas dos meus baixos e nunca nenhuma enferrujou! o máximo que fica é um pouco mais escura e devez em nunca ficam um pouco oxidadas, mas coisa leve.
logicamente tbm ficam com o som horrível...

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


denismonteiro

Cada pessoa tem uma quimica, tem gente q consegue enferrujar ouro...

FindanS
Veterano
# jun/08 · Editado por: FindanS
· votar


allexcosta
Limpar as cordas com o álcool isopropílico é muito eficiente sim. Eu suo muito as mãos e antigamente em 1 mês minhas cordas estavam prestas. Hoje tô com as cordas a mais de 4 meses e tão com aparência de nova. O som não fica o mesmo de cordas novas, claro, pois com o tempo de uso não tem corda que resista a ficar com o som de nova.

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


FindanS

Discordo, acho q muda o som e a intonacao... Mas cada cabeca eh um mundo. Soh uso alcool pra emergencia.

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


Bom, pelo menos o povo já desencanou de fazer sopa de cordas (ferver)... Já é um avanço.

Além do mais, com cordas warwick a 25-30 reais o jogo com 4, ficar uma eternidade com as cordas no instrumento só se o cara for muito avarento.

Gui
Veterano
# jun/08
· votar


DotCom
realmente...

coloquei no de 5c..e vou colocar no de 4c..o som tá legal ainda no de 5 e faz uns 3meses que coloquei!=OI

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


Gui
É, por elas serem de aço elas tem mais brilho, aí ficam com um brilho "aceitável" por mais tempo (mas na primeira semana tem que dar uma "segurada" nesse brilho excessivo).

Pagou quanto nelas?

Eloy Tequila
Veterano
# jun/08
· votar


Allexcosta esse mesmo cara que eu tava falando, mais aonde eu compro isso?

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


Eloy Tequila

A silica? Nao sei, loja de quimicos, talvez...

Gui
Veterano
# jun/08
· votar


DotCom
30 mangos na tango...tanto no de 4c quanto no de 5c (pena que na época não consegui achar .045 pra 5c...)

Karlay
Veterano
# jun/08 · Editado por: Karlay
· votar


Tenho usado tecido de algodão após tocar... após isso eu tenho passado wd40 nas cordas (borrifo no tecido e passo nelas).

As cordas têm durado bem. Quando não faço isso elas enferrujam em 3 dias...fica horrível..

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


Karlay
Quando não faço isso elas enferrujam em 3 dias

:-0

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


wd40? anti-ferrugem?
Depois de tocar deve ficar com um cheiro de oficina automotiva da porra.

Já tentou aqueles limpa-cordas da Dunlop e da GHS? (Fast Fret)

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


wd40? anti-ferrugem?
Depois de tocar deve ficar com um cheiro de oficina automotiva da porra.


Hahahahahahahaha

Já tentou aqueles limpa-cordas da Dunlop e da GHS? (Fast Fret)

Fast Fret eh muito legal neh?

Gui
Veterano
# jun/08
· votar


pow cara...já usei wd40 e ajuda bastante mesmo..mas fica aquele cheiro!

Diino
Veterano
# jun/08 · Editado por: Diino
· votar


toque sempre com uma paninho liso do lado, entre uma paradinha e outra passe a pano nas cordas, dps q vc tocar tb, nao deixe a guitarra (ou case) na umidade, passe alcool isopropílico, se for praia entao... (:S)
esquece...
:)
depende de uma pessoa pra outra
ahh, e o ideal é trocar de 3 em 3 meses as cordas da guita!
:o

allexcosta
Veterano
# jun/08
· votar


Diino

o ideal é trocar de 3 em 3 meses as cordas da guita!

Q guita rapah?

DotCom
Veterano
# jun/08
· votar


allexcosta
eu tô gostando.
gostava mais do da dunlop, mas não achei pra comprar de novo.
diminui o atrito dos dedos com as cordas =D

Karlay
Veterano
# jul/08
· votar


Não acho tão ruim o cheiro do wd...rs É melhor que ficar com as cordas podres...

Não faço idéia do preço destes produtos específicos para cordas... só sei que o wd dura muito, pois o uso é pequeno.

DotCom
Veterano
# jul/08
· votar


Karlay
O preço é em torno de 20 reais.
Duram muito também, e você não fica com aquele cheiro de mecânico.

FindanS
Veterano
# jul/08
· votar


Eu também tenho um WD 40, mas o cheiro é foda, chega a dor enjôo =(
Eu tô usando álcool isopropílico que dá uma limpada nas cordas. Mas o grande segredo mesmo é limpar com uma flanela logo após tocar e tirar a gordura e suor.
Mas pra galera da mão suada( eu sou um dos) não há solução efetiva: as cordas vão sempre enferrujar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como fazer para as minhas cordas não enferrujarem?