fervi minhas cordas

Autor Mensagem
otavio016
Veterano
# jul/05


ae galera, hoje eu fervi minhas cordas... eu li no basspoint as parada. fico mt tsao o timbre..... eu uso essas cordas a 7 meses... eu so to com 1 problema e nem sei se eh as cordas mesmos, mais agora elas ficam desafinando toda hora.... pode ser as cordas?

flea fan
Veterano
# jul/05
· votar


otavio016
Eu já fervi minhas cordas. Elas deram uma boa melhorada no timbre mas eu não notei nenhuma mudança na afinação, deve ter sido coincidência.

otavio016
Veterano
# jul/05
· votar


flea fan

ae cara vlw, mas vc sabe o que pode estar ocasionando isso?

Lucas Gatto
Veterano
# jul/05
· votar


noss cara, nem rola ferver cordas, vc ferve uma vez e ja era... eu uso alcool isopropilico, da pra limpar umas 6 vezes q fica de boa...

pedro p
Veterano
# jul/05
· votar


Veio, toco guitarra, na guitarra e no violão tambem acontece isso, sempre q vc bota cordas novas ou tira e bota denovo, no começo elas se desafinam. Daqi a poquinho vai ve q elas n vaum se desafinar tanto.

Falou

otavio016
Veterano
# jul/05
· votar


pedro p

vlw!

Lucas Gatto

mas fica a mesma coisa?

Dave Grohl
Veterano
# jul/05
· votar


otavio016

faz o seguinte, bota a corda e eafina, puxa ela com a mão, ai vai desafinar, ai tu afina de novo, uma hora mesmo com vc puxando ela não vai mais desafinar, é pq ela tem que esticar de novo, isso agiliza o processo.


Lucas Gatto
eu uso alcool isopropilico,

eu uso luva de procedimento, a ferrugem sai todinha nos meus dedos e eu ainda aproveito pra treinar.

Joe Satch
Veterano
# jul/05
· votar


esse negocio de ferver a corda tbm serve pra cprda de guitarra?

Dave Grohl
Veterano
# jul/05
· votar


Joe Satch
esse negocio de ferver a corda tbm serve pra cprda de guitarra?

não serve nem pra de baixo, não ferva cordas

moog
Veterano
# jul/05
· votar


Veio, toco guitarra, na guitarra e no violão tambem acontece isso, sempre q vc bota cordas novas ou tira e bota denovo, no começo elas se desafinam. Daqui a poquinho vai ve q elas n vaum se desafinar tanto. (concordo)


que isso???
eu uso luva de procedimento

Dave Grohl
Veterano
# jul/05
· votar


moog

é luva de procedimento médico, mas não uso estéril pq é mais cara, é só vc chegar numa farmácia e pedir luva de procedimento q vão te mostrar, eu comprei por 5 reais 10 pares.

Clapton_Page
Veterano
# jul/05
· votar


poh, esse baguio de ferver cordas eh novo hein. nunca tinha ouvido falar.

Dave Grohl
Veterano
# jul/05
· votar


Clapton_Page

pois não faça, não é recomendado

gui_l
Veterano
# jul/05
· votar


Mas como se ferve uma corda???

Dave Grohl
Veterano
# jul/05
· votar


gui_l
Mas como se ferve uma corda???

não aprenda, não deve ser feito

Lucas Gatto
Veterano
# jul/05
· votar


alcool funciona mesmo... soh custa um pouco caro alcool, vc compra em farmacias de manipulação... o brilho fica muito bom! soh que dura pouco, umas 3 semanas soh, dps tem q lavar dinovo

moog
Veterano
# jul/05
· votar


pode ferver sim... não tem erro... sempre fervi e nunca deu erro...
seca legal depois... coloca as cordas qd ja estiver fervendo... qt menos ficar na agua, melhor... só num vai toma o caldo cara... logicamente é um "quebra galho" pois é meio carinho um jogo... e naum é todo mundo q tem grana pra "desembolsar" uma graninha ae... mas aconcelho trocar apos algumas semanas depois de ferver... eu fazia isso qd tinha show marcado e tava sem grana... fervia, recebia do show e comprava um jogo novo.. heheheh

isso não vai influenciar em nada no contrabaixo...

zé bozina
Veterano
# jul/05
· votar


Dave Grohl
para dave tem nda a ver GALERA PODE FERVER SIM...TEM UM ESKEMA Q É OSEGUINTE....CORT MEIU LIMÃO...E COLOKE AS CORDAS ENROLADAS NUM RECIPENTE E ENXA DE AGUA ATE COBRIL-LAS...FERVA COM O LINMAUM ESPREMIDO....DEPOIS DE FERVIDA RETIRE AS E XAKUALHE...E ENXUGUE BEM....PRONTO COLOKA NO BAIXO PA TU V Q SONZERA...É 70% DA CORDA NOVA...SO Q DENTRO DE 2 OU 3 DIAS..SE VC TOKAR DIRETO..O BRILHO VAI SUMINDO D NOVO.....SO TOME CUIDADO PRA NAUM ENTORTAR AS CORDAS...OQ PODE QUEBRALAS....

Dave Grohl
Veterano
# jul/05
· votar


moog
zé bozina

numa revista que eu tenho o luthier falou pra não fazer...

moog
Veterano
# jul/05
· votar


Dave Grohl
ahh... tem muita coisa q não se deve fazer e fazemos e funciona.. uhhuuh

vai de cada um... o timbre da corda ja era, vc ta sem grana, vai la e ferve ué....
com certeza naum vai desregular o braço, não vai estragar o captador, nem a ponte nem a madeira....

ferve, seca bem coloca, e ja era...
não é uma operação de risco pro baixo... só se a pessoa não manja de tirar e colocar a corda.. ae é outro papo... mas pra melhorar o som, mesmo q seja por pouco tempo até comprar corda nova... da nada naum...

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


ahh... tem muita coisa q não se deve fazer e fazemos e funciona.. uhhuuh

vai de cada um... o timbre da corda ja era, vc ta sem grana, vai la e ferve ué....
com certeza naum vai desregular o braço, não vai estragar o captador, nem a ponte nem a madeira....

ferve, seca bem coloca, e ja era...
não é uma operação de risco pro baixo... só se a pessoa não manja de tirar e colocar a corda.. ae é outro papo... mas pra melhorar o som, mesmo q seja por pouco tempo até comprar corda nova... da nada naum...


Penso o mesmo. =)

Mas ao invés de ferver, prefiro fazer a limpeza com álcool. Me parece um processo menos agressivo.
Se eu tivesse dinheiro, não faria nada disso. Mas como nem sempre tô com grana pra gastar em encordoamento e sempre gosto de timbre com brilho...
Haehae!

otavio016
Veterano
# jul/05 · Editado por: otavio016
· votar


bom, pra quem tem duvidas sobre isso:

CORDAS: COMO CONSERVAR E RECUPERAR

Um dos maiores problemas enfrentados por quem toca um instrumento de corda é sem dúvida a durabilidade do encordoamento. E pra nós baixistas o problema se torna ainda maior, pois um jogo de cordas pra contrabaixo não é nada barato, ainda mais se tratando de um baixo com 5 ou 6 cordas, por isso resolvi escrever esse artigo com dicas de como conservar e recuperar aquele som de corda nova.

Geralmente o que danifica as cordas são a gordura e o suor dos dedos. Toda essa sujeira vai sendo acumulada ali e pouco a pouco a corda vai oxidando, fazendo com que se perca sua qualidade sonora e estrague. Então vamos a primeira dica: O mais simples a se fazer é sempre limpar as cordas após tocar. Use uma flanela ou um trapo velho para limpá-las e secá-las, não se esquecendo da parte de baixo, onde geralmente ninguém se preocupa muito, o suor escorre e fica lá, quietinho, esperando você guardar o baixo pra começar a atuar!

Outra dica, caso seu encordoamento esteja pedindo socorro, é ferver as cordas, esse procedimento fará que elas soem como novas. Faça o seguinte: Retire as cordas do baixo e enrole-as. Coloque-as em um recipiente (pode ser uma panela) com mais ou menos um litro d"água e com umas duas colheres de detergente neutro e deixe ferver por uns quinze minutos. Tire do fogo, jogue fora a água suja e enxágüe as cordas com água limpa. Enxugue-as e deixe-as secar ao sol. Recoloque-as, afine e pronto.

Cuidado: Ferver as cordas pode ser uma boa maneira de melhorar o som e economizar uma grana, o timbre fica como novo, mas há um porém: quando aquecemos (fervemos) as cordas (ou qualquer outro material) elas se dilatam perdendo a resistência, a tenção e quebram facilmente, portanto, depois de ferve-las cuidado. Ah, ferva as cordas no máximo umas 3 vezes, depois disso a fervida não fará muita diferença.

Mais uma dica para melhorar o timbre das cordas velhas é usar álcool absoluto, álcool isopropílico ou álcool 100% (que são a mesma coisa) que é vendido em lojas de essências de perfume ou em farmácias. O truque é simples: pega-se um vasilhame de refrigerante de 2 litros, coloca-se o álcool (cerca de meio litro), colocam-se as cordas, fecha-se bem a garrafa e agita-se com firmeza por uns 20 minutos (como uma coqueteleira). Lembre-se não basta apenas mergulhar as cordas no álcool, elas devem ser agitadas para que uma esfregue na outra e se limpem. Depois desse processo é só enxugar, deixar secar ao sol e mandar ver. O Timbre dura uns dois meses e dá pra repetir o processo quantas vezes quiser, porque isso não estraga o metal. O único problema é que o álcool retira a proteção natural da corda que vem de fábrica. Essa proteção tenta evitar que a corda absorva o suor e outras sujeiras. Depois de limpa com o álcool a corda fica nova, mas sem essa proteção, então suja rapidamente com o suor da mão.

Pode-se usar também aqueles saches de sílica gel no seu case para evitar a umidade, pois até mesmo as melhores e mais caras cordas oxidam, não importa o que os fabricantes digam...

Bom galera é isso aí, creio que com essas dicas poderemos amenizar esse problema por alguns meses, melhorando o nosso som sem gastar muito, mas sempre que possível, compre um encordoamento novo, seu baixo agradece!!!

Abraços...

Por: José Mário Zanini
retirado do site www.basspoint.cjb.net

marcioazzarini
Veterano
# jul/05
· votar


Dave Grohl

Cara... Faz 9 anos q toco, e nesses 9 anos, sempre fervo pelo menos 2 vezes antes de trocar o eoncordoamento (q no caso do contrbaixo custa na faixa dos 50 - 120 reais). Nunca tive problemas com este procedimento.

DEMANO
Veterano
# jul/05
· votar


marcioazzarini
Mas se deixar o bass sem cordas, dah rolo com o braço neh? No caso tenho que arranjar um outro jogo de cordas...
Me falaram para colocar vinagre no lugar do limao...
Mas tem problema se colocar no sol para secar?

marcioazzarini
Veterano
# jul/05
· votar


DEMANO

Isso é um inconveniente mesmo... Por isso que eu nunca fervo as cordas e véspera de show, pq qdo vc tira todas as cordas o braço volt apara trás, mas ao colocar a corda novamente ele vai retomando a sua posição. Mas com certeza isso gera uma movimentação maior de tensor.

Depois que eu fervo eu penduro as cordas no varal, seco uma a uma com um pano, e as deixo penduradas no sol... hehehe

Eu faço a fervura com bastante detergente neutro.

FBassist
Veterano
# jul/05
· votar


obaaa manhê queru mais sopinha de corda!!!!!!!!

jkdias
Veterano
# jul/05
· votar


moog
... só num vai toma o caldo cara...

Heheheheh

zé bozina
Veterano
# jul/05
· votar


Dave Grohl
ahh... tem muita coisa q não se deve fazer e fazemos e funciona.. uhhuuh

pois é...nunca deu nda....e vari9os famosos tmbm fazem....se fosse mal..eles naum fariam em suas cordas caras e baixos??.naum é/?

Bico
Veterano
# jul/05
· votar


Mas q enfraquece as cordas bagarái, enfraquece.
Toda vez q arrebento alguma corda, é um tempinho depois de fazer algum desses processos, aí.

Guto EADG
Veterano
# jul/05
· votar


hoje eu fervi as minhas com um pedaco de sabao em barra na panela hahahahahahaha.. o timbre ficou esplendido, e as cordas brilhando ....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a fervi minhas cordas