Problemas com tensor (eu acho)

    Autor Mensagem
    Muniz DH
    Veterano
    # jun/08


    opa..
    há uns 2 meses comprei o rockbass corvette 4 cordas... gostei muito do baixo, ontem, tava tocando ele desligado, e quando tocava a corda A, solta, ouvi alguma coisa batendo, tipo um barulho de madeira... ai fui ouvindo pra ver de onde tava saindo, aí percebi que vem de dentro do braço... imaginei que fosse o tensor... aí dei apertei um pouquinho só... e parou de fazer o barulho... mas dou umas batidas, atras do braço... e ainda faz o barulho, tipo... pec pec pec... será que pode ser problema no tensor, ou é normal ele soltar ¿ sei que os warwick são problematicos nessa questão... o baixo ainda ta na garantia... mas só que comprei em outra cidade.. queria confirmar antes pra não perder a viajem...

    vlw

    TugaBass
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Muniz DH
    Como está a altura das cordas em relação à escala?
    Muito altas..., média altura..., altura ideal..., ou a trastejar?

    allexcosta
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Muniz DH

    Um braco q eh soh selado permite maior troca de umidade entre a madeira e o ambiente. Esse ajuste de umidade pode levar a madeira a trincar e fazer esse barulho, q seria relativamente normal. Leve a um luthier pra uma opiniao profissional se possivel.

    Muniz DH
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TugaBass

    ta na altura que veio de fabrica, praticamente não mexi, ta até mais ou menos do jeito que gosto, ligeiramente alta... ia levar no luthier pra uma regulagem assim que eu trocasse as cordas...


    allexcosta

    entendi, relamente não sabia dessa possibilidade... mas o que me preocupou é que não estava fazendo... ou não percebi antes... pq só dando uns tapas no braço que se percebe... mas o braço em si, não esta com nenhuma anormalidade...

    devo levar essa semana no luthier pra ver no que da...

    vlw

    TugaBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Muniz DH
    Como dizes que as cordas estão altas e tal como vieram de fabrica pode bem ser a folga normal por o tensor estar sem aperto... esse baixo necessita realmente de um setup como deve ser! Normalmente são poucas as marcas que o fazem às guitarras e baixos que colocam no mercado. Depois serão ou não, as lojas a corrigir e a acertar tudo...

    Abraços.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Muniz DH
    Ou seja, vc comprou um instrumento e não levou IMEDIATAMENTE para um luthier?
    É por isso que esse procedimento é IMPRESCINDÍVEL.
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Ou seja, vc comprou um instrumento e não levou IMEDIATAMENTE para um luthier?
    É por isso que esse procedimento é IMPRESCINDÍVEL.


    Todos os lojistas deveriam recomendar com bastante ênfase a ida imediata ao luthier logo após a compra. Pois acho que isso evitaria alguns danos e problemas nos instrumentos. Acho que é também do interesse da loja a ida ao luthier, pois esse cuidado pode evitar um retorno de cliente insatisfeito querendo fazer uso da garantia, dando mais trabalho e aborrecimento à própria loja e ao cliente.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    makumbator
    Exato cara. mais da metade dos problemas que encontro em instrumentos (como empenos, por exemplo), foram causados pelo negligenciamento desta OBRIGAÇÃO por parte do comprador e do lojista em indicar. A outra metade é derivado do descuido com a manutenção e a limpeza do instrumento.
    Abç

    Muniz DH
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    então.. realmente não levei... pq eu tinha em mente levar no luthier apenas após a primeira troca de cordas... sei que quando adquirimos instrumento novo deve-se levar ao luthier... mas o que me passou que deveriamos levar apenas para fazer as regulagens necessarias pra deixar o instrumento à gosto pessoal... eu até perguntei ao vendedor quando comprei, se o baixo ja vinha regulado... ele falou que não... mas que se já estivesse conforme o gosto não seria preciso levar no luthier..

    então eu só ia levar quando trocasse de cordas... cheguei até a comentar nesse tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/183874/

    mas de qualquer forma, agradeço à todos ae... vou leva-lo esta semana pra ver no que da...

    vlw

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Muniz DH
    Pois é, foi um erro de sua parte e do vendedor também, que não o orientou corretamente. Espero que o seu luthier acerte seu instrumento.
    Abç

    GugaBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Muniz DH

    Velho nem as cordas q vem de fábrica prestam..., são raras as fábricas q mandam instrumentos com cordas top top mesmo.
    Eu com 24 hrs q compro qlqr instrumento meu mesmo vindo regulado de loja eu levo no luthier, o cara da loja regulou e oitavou meu Ibanez igual a cara dele e olhe q o cara he o luthier da loja viu! As oitavas estavam totalmente fora, chega fazia vergonha o serviço q ele fz no bass o braço duro parecedo um berimbau (e olhe q ele me garantiu q a regulagem q ele fz estava ótima) não teve geito levei no luthier e simplismente parece outro baixo!

    Lex Vox
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Aproveitando o tópico. Tirei meu TBR da loja (Playtech) e quando cheguei em casa percebi que o Sizão está trastejando mais do que lhe é normal. As notas presas estão ótimas, mas solto trasteja demaaaaaais (as outras cordas estão ok). Isso é regulagem de tensor? Vou levar no meu luthier para trocar as cordas (cordas de fábrica são um cocô mesmo e eu sou fã das GHS) e já queria ter uma idéia do que pode ser.

    DotCom
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Lex Vox
    tensor, altura das cordas, trastes mal nivelados...
    manda ele colocar as cordas e dar uma geral.

    Lex Vox
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Valeu Man. O único chato disso é que eu ia estrear o bichão no ensaio de sábado. Mas tudo bem, a qualidade e longevidade da criança em primeiro lugar.

    DotCom
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Lex Vox
    Tocar com o instrumento desregulado não vai danificá-lo (até porque, se for por isso, o tempo que ele passou desregulado na vitrine já teria danificado), mas é muito incômodo tocar em um instrumento assim.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    DotCom
    Depende. Se o tensor estiver frouxo ou mal regulado, vc terá um empeno pela frente.
    NÃO HÁ ALTERNATIVA. COMPRE UM INSTRUMENTO E LEVE-O IMEDIATAMENTE AO SEU LUTHIER.
    Abç

    alex-gui
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Aproveitando o assunto:

    Eu tenho um Condor XB50A (igual ao XB25 mas corpo de aghatis), que é meu primeiro baixo, e por falta de experiência de orientação, não levei ao luthier pra uma regulagem geral.

    Depois de um tempo comecei a perceber que a corda SOL estava mais "dura" que as outras e o som dela não me agradava (mais baixo, pouco sustain).

    Então comprei cordas novas e levei à um luthier, expliquei a situação e ele ne disse que podia ser problema nos captadores, após analizar o baixo ele descartou o problema na captação, trocou as cordas, fez algumas regulagens, e disse que o baixo estava normal, mas a bendita corda SOL continua do mesmo jeito.

    Já toquei em outros baixos e só o meu fica assim.

    Vc poderia me dar alguma ideia de onde pode estar o problema???

    TugaBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    makumbator
    Mauricio Luiz Bertola
    Muniz DH

    Cá em Portugal, todas as lojas têm um técnico (luthier) que na sequência da venda e caso o cliente queira, faz um setup completo ao instrumento (grátis)... até por norma, antes de ir para exposição na loja, fazem sempre um setup para que qualquer potencial cliente não saia mal impressionado com o material depois de o testar e assim perderem a venda...

    alex-gui
    ...mas a bendita corda SOL continua do mesmo jeito...

    Bom! Então é assim:
    Verifica a altura da corda em relação às outras e ao pinckup...
    Verifica se o pickup está mais baixo nessa corda que nas outras...
    (parece a mesma coisa, mas a acção a tomar é diferente. Uma baixa a corda e a outra sobe o pickup).

    Se não resolver... então temos um problema no pickup e isso só substituindo ou reparando (se der para tal).

    Abraços.

    alex-gui
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TugaBass

    A distância da SOL para os captadores é a mesma das outras cordas.

    O problema não é só o som, mas parece que a SOL está com uma tensão maior que as outras.

    TugaBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    alex-gui
    Qual é o calibre de cordas que usas?

    alex-gui
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TugaBass

    .045

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    alex-gui
    Cara, a corda sol realmente tem tensão maior que as outras, isso é normal. Como desencargo de consciência, verifique a regulagem de entonação dela; no mais, ela deve ficar mais próxima do captador que as outras sim.
    Abçs

    alex-gui
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TugaBass
    Mauricio Luiz Bertola

    Valeu pela força

    TugaBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    alex-gui
    Mauricio Luiz Bertola
    no mais, ela deve ficar mais próxima do captador que as outras sim.

    Isso mesmo!

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com tensor (eu acho)