Tensor, oitavas e ação.

    Autor Mensagem
    ediflanders
    Veterano
    # ago/04


    Ae galera, blz ?

    Putz to numa duvida cruel a algum tempo, sei q vcs vão me indicar um luthier, mas quero saber de maneira geral, se a regulagem do tensor, oitavas e ação é necessário q desafine o baixo para deixar os carrinhos soltos, tensor sem tensão. E a ação (altura) das cordas q casa do baixo posso me referenciar pra deixar uma altura padrão..... valew ae !!

    abraços

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Se tiver paciência...

    O tensor geralmente (mas não sempre!) se aperta no sentido horario e serve para compensar a força que as cordas fazem dobrando o braço em direção ao corpo.
    Com cordas novas (e deixando-as se acomodar, o que leva até um dia a cada aperto) deve-se apertar com cuidado (não mais que 1/4 de volta por vez) ate que o "neck relief" esteja quase a zero.
    Ou seja, quando vc apertar a corda no 1º e ultimo traste a altura das cordas no meio da corda (12º traste num baixo 24 trastes) deve ficar entre a espessura de uma folha de papel e a de um cartão de credito mais ou menos.
    Não é problema um pouco de barriga pois ate ajuda a controlar o trastejamento.
    Lembre de dar tempo para que o braço responda e se acomode às novas forças agindo sobre ele, um quartinho de volta e deixe ao menos umas horas para analizar o resultado.
    Feito o ajuste do tensor (cuidado!) regule a ação das cordas, ou seja, a altura delas soltas ate o braço.
    Isso é tipicamente uma questão de gosto e tecnica. Se vc tem pegada forte, deveria usar uma ação mais alta, se vc faz tapping, vai querer as cordas quase que coladas ao braço.
    A ação baixa deixa as cordas mais macias e eu sinto que consigo ser mais rapido numa regulagem assim, um amigo meu (que inclusive é mais rapido que eu) acha que as cordas ficam muito moles o que o obriga a tocar muito de leve e prefere a ação media. Ja um outro amigo slappeiro precisa da ação alta para ele poder soltar a mão sem medo de trastejar.
    De fato a ação mais baixa tende a trastejar mais (eu adoro o som quase trastejado e uso isso como "assinatura sonora") e as cordas perdem um pouco de foco.
    A ação você regula baixando ou subindo a altura da ponte (ou pontes, ja q a maioria dos baixos possui uma por corda) e de modo geral as pessoas tendem a deixar as cordas mais graves mais altas (claro elas vibram num curso enorme e tendem a trastejar mais) do que as agudas.
    Mas quando vc mexe na ponte surge o problema da INTONAÇÃO então, alem de regular a altura da ponte vc vai ter que prestar atenção simultaneamente a qual distancia ela esta das tarrachas...
    Como vc sabe, quanto mais curta uma corda mais aguda ela soa e tambem o contrario, isso quando se refere a milimetros pouco importa para as notas graves de uma corda que solta tem quase um metro.
    Porem quando vc ruma para o extremo agudo do braço na oitava acima do 12º traste, o bicho começa a pegar e vc nota que as notas ficam meio desafinadas (um afinador aqui é imprecindivel, de preferencia o tal afinador estroboscopico que é dezenas de vezes mais preciso que aquele que a gente usa no palco, e mais caro tambem...). As vezes elas estão acima e as vezes abaixo da nota precisa.
    Nesse caso vc deve apertar aqueles parafusos de tras da ponte que vão puxar os "saddles" (não conheço o correspondente em portugues, mas vc sacou são os "carrinhos" aonde se apoiam as cordas e que eu vim chamando de ponte ate aqui).
    E a regra é simples, se a nota esta acima do que deveria é por que a corda esta curta, portanto puxe a pontezinha para tras e aumente levemente o comprimento da corda. É coisa de milimetros e a cada vez volte a conferir a afinação da corda solta e, de novo, da corda apertada nos trastes 17º e 20º por exemplo.
    Quando fizer isso repare que quanto mais "para tras" esta o saddle mais alta fica a ação e vc vai ter que ir compensando e re-afinando e re-regulando, tem que ter paciencia que é um puxa daqui e solta de lá mesmo.
    O que falei vale no oposto se o caso for baixar a intonação, e portanto subir a ação e re-afinar etc.
    Requer trabalho e paciencia e, se vc não tem MUITA experiencia, volto a insistir: procure um Luthier.
    Não é impossivel de fazer, eu mesmo regulo meus baixos e dos meus amigos, mas deve se ter cuidado e bom senso e, mesmo assim, eu procuro levar meus baixos uma vez ao ano para o luthier.

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    ediflanders
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    marcioazzarini

    valew msm Marcio, esclareceu bem minhas duvidas, obrigado pela paciencia tb hehehehehe por escrever bastante...........

    Valew

    asch
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Boa marcioazzarini
    :)

    Mr_brauner
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Olá
    Ae márcio, muito bom mesmo essas tuas dicas, bom mesmo!
    Só uma dúvida: quando tu falou sobre o ajuste do tensor, em que a corda forma uma barriga. Esta barriga tem que ser em todas as cordas?!? E se nas cordas mais finas, tipo na G, ela não formar barriga, isso é torção do braço?!? E me explica melhor esse "neck relief"!!!
    Muito obrigado
    Abraços!

    Caobelli
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ediflanders
    O Macarrão é um baixista profissa dos melhores, gente fina pra caramba e tem um site bacana, o baixaria.
    mando o link de um "tutorial" dele:
    http://www.baixaria2000.hpg.ig.com.br/page/mao/mao4.htm
    Na seção mão na roda tem outras dicas legais.
    Visitem o site:
    http://www.baixaria2000.hpg.ig.com.br/
    vale a pena

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mr_brauner

    Essa barriga é determinante na ação ds cordas. Se a barriga estiver muito grande, as cordas ficarão mais tensas e mais altas, se não houver barriga, as cordas ficarão mais baixas, porém irão trastejar. O ideal é regular de uma maneira que fique confortável para você tocar, que que sua pegada não gere muito tratejamento.

    Se ao pressionar a corda E na 1ª e na última traste vc vê barriga, e qdo fizer o mesmo com a corda G vc NÃO ve esta barriga, é possível q esteja começando um problema de torção do braço. Na dúvida, consulte um luthier.

    Caobelli

    Um dos sites brazucas fundamentais sobre baixo.

    Caobelli
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    marcioazzarini
    Que bom. Muita gente não conhece. Outros tem preconceito com o Maca por causa do Bikini, ou seja, a galera não sabe separar o músico de sua figura pública.
    Creio que a página precisava de um design mais legal e um provedor mais bacana, mas é o que de melhor temos feito por um cara só.
    OT total, Márcio, vi que tu tava afim de um Prestige 6 cordas, não tá afim de pegar meu curbow 6 com Bartolini?

    Mr_brauner
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    marcioazzarini
    Valeu ae cara, vo verifica o meu baixo num luthier!
    Caobelli
    Bom o site cara, vo da uma conferida melhor nele!!
    Obrigado aos dois!!!!
    Abraços!!!!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Caobelli

    Cara... Tinha aparecido num negócio meio q da China, sabe... Eu acho legal o Curbow, mas não pretendo pegar um por enquanto. Valeu pela oferta. ;]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensor, oitavas e ação.