Bateria - definindo

Autor Mensagem
rcardo_lemos
Veterano
# fev/08


Olá,

Pesquisando pelos tópicos sobre baterias, vi que há discordâncias gerais... Aí vai as perguntas...

- Quanto dura uma bateria na mao de vcs, tocando em média umas 2, 3 horas por dia, desconectando o cabo quando não se está tocando?

- Comuns ou Alcalinas?

- Baterias recarregáveis são uma boa? Pois pensei em comprar umas 2 ou 3 baterias, e ir revezando..

Se sim:
- Ouvi dizer que as recarregáveis podem vazar facilmente.. procede?

- É melhor esperar a bateria descarregar por "completo" ou posso recarregá-las quando estiverem dando sinais de cansaço? (há risco de elas "viciarem"?)

Se puderem me ajudar, agradeço!

Flww

Andre_lokao
Veterano
# fev/08 · Editado por: Andre_lokao
· votar


- É melhor esperar a bateria descarregar por "completo" ou posso recarregá-las quando estiverem dando sinais de cansaço? (há risco de elas "viciarem"?)

Só recarregue quando estiver sem energia nenhuma. Nunca recarregue-a com o energia restando, ela vicia e vai perdendo cada vez mais o tempo de vida util.

rcardo_lemos
Veterano
# fev/08 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


Andre_lokao

E elas duram muito tempo, em relaçao a bateria carregada em si e seu tempo de vida?
Qual vc me recomenda?

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08
· votar


rcardo_lemos

- Quanto dura uma bateria na mao de vcs, tocando em média umas 2, 3 horas por dia, desconectando o cabo quando não se está tocando?


Em baixos com o circuito ativo,na minha mão duram em média uns 6-8 meses,tocando umas 6 horas por dia direto.

Em baixos com captação ativa,duram em média uns 2-3 meses,tocando umas 6 horas por dia direto.

Em baixos com captação e circuitos ativos,duram uns 3-4 meses de uso nas mesmas condições que já citei.

OBS:Nesse último caso recomendo trocar as duas baterias ao mesmo tempo,pra garantir a integridade do timbre,e se prevenir de contratempos em shows e ensaios.

OBS 2:O tempo de vida de uma bateria depende muito da qualidade do circuito,um circuito de boa qualidade aproveita melhor a carga da bateria,consome mais que um circuito vagabundo,porém desperdiça menos energia,o que se reflete na duração da carga das baterias.

- Comuns ou Alcalinas?

Alcalinas,eu uso Duracell de preferência.

- Baterias recarregáveis são uma boa? Pois pensei em comprar umas 2 ou 3 baterias, e ir revezando..


Não são uma boa não cara,elas não tem a mesma força de uma bateria alcalina,se descarregam rápido,e não permitem que seu circuito ou captação ativos trabalharem com 100% de sua capacidade,pois não tem carga com qualidade o suficiente para tal.

OBS:A própria EMG recomenda apenas o uso de baterias alcalinas em seus produtos,se uma das principais fabricantes de caps e circuitos ativos do mundo fala isso,então é o certo.

Baterias recarregáveis são mais recomendadas para pedais mesmo,mas mesmo assim elas duram pouco.

NESCAU
Veterano
# fev/08
· votar


A própria EMG recomenda apenas o uso de baterias alcalinas em seus produtos,se uma das principais fabricantes de caps e circuitos ativos do mundo fala isso,então é o certo.

Concordo plenamente. só uso alcalinas no meu spector com emg e elas duram em média de 6 a 8 meses. No cort com bartolini tb.

No MM com duncan duram no máximo 5.


Em todos os casos, em média toco umas 2 horas por dia se for calcular certinho, pq reveso os instrumentos.

rcardo_lemos
Veterano
# fev/08
· votar


Caraca.... dura mais do que eu pensava...

Mas tipo.. 6 a 8 meses nos extremos, com o som quase caindo jah, ou de boa?

Quais sao os principais sintomas de bateria fraca mesmo?

NESCAU
Veterano
# fev/08
· votar


6 a 8 meses com o som bom, qdo a bateria nao presta mais, em todos os meus instrumentos, o som fica distorcido e em questao de minutos para tudo.

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


no meu Condor elas duram em media 6 meses
quando acaba é de uma vez so, o som ta bom e do nada começa a distorcer e perder volume, é qyuestão de uns 10 minutos pra ficar mudo

rcardo_lemos
Veterano
# fev/08
· votar


Entendi....
Blz!
Valeu!

ClaudioBass
Veterano
# fev/08
· votar


rcardo_lemos

Veja o que o fabricante do seu instrumento recomenda quanto ao tipo da bateria. Por exemplo, nos baixos da Ibanez série SGR-400, vem uma etiqueta vermelha na tampa do compartimento do circuito com o texto: "Não utilize baterias alcalinas", o texto vem escrito em pelo menos 3 idiomas. Num e-mail enviado pelo suporte técnico da Ibanez, eles disseram que o circuito era sensível a impedância das baterias alcalinas!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

TugaBass
Veterano
# fev/08 · Editado por: TugaBass
· votar


Nos meus baixos, sendo circuito activo ou pickups activos, as baterias (que nós cá em Portugal, chamamos "pilhas"), se não tiverem defeito, duram-me quase um ano! E a tocar à média de 2 horas por dia!

Só uso baterias alcalinas e não-recarregaveis! Não uso baterias recarregaveis porque a carga que recebem em cada recarga, nunca atinge os 9 Volts reais, enquanto que as não-recarregaveis chegam aos 10 Volts! Talvez por isso as recarregaveis, se gastem mais depressa.

Na minha opinião, devemos sempre usar pilhas alcalinas, mesmo que os fabricantes digam o contrário e nada tem a ver com impedâncias ou outra coisa qualquer! É que quando elas começam a babar e se não chegarmos a tempo, o ácido das outras comuns vai corroer todo o circuito eléctrico... e depois já se sabe!?! se funcionar mais, é uma sorte. Todos nos devemos lembrar em pequenos, do estado em que ficavam os nosso brinquedos a pilhas quando nos esqueciamos das baterias lá dentro durante muito tempo... :-)

Abraços.

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


Andre_lokao


Só recarregue quando estiver sem energia nenhuma. Nunca recarregue-a com o energia restando, ela vicia e vai perdendo cada vez mais o tempo de vida util.

Nem sempre, depende do material da bateria, nem todas tem esse chamado "efeito memória"

rcardo_lemos
Veterano
# fev/08
· votar


ClaudioBass
Blz... mas ainda nao tenho um baixo com captaçao/circuito ativo... estou por enquanto na caça de $ pra pagar hehehe


TugaBass
Nao entendi mto bem.. vc recomenda as baterias alcalinas por elas dificilmente vazarem ou porque, quando vazam, nao sao tao prejudiciais ao instrumento? (1a opçao né?),

makumbator
Vc usa as recarregáveis em baixo?

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


rcardo_lemos

Sim, mas elas duram menos que as alcalinas normais. Vc deve procurar recarregável sem efeito memória e de alta capacidade. Comigo(em baixo de 6 com 2 captadores H passivos e circuito ativo) a alcalina dura um pouco mais que 10 meses, e a recarregável uns 8 meses.

bnnunes
Veterano
# fev/08
· votar


ta certo q num eh o maximo em qualidade, + o meu squier ativo veio com bateria alcalina...sexta ele volta da regulagem i eu vo trok a bateria, pq afinal, num da pra confia, vai sabe o tmpo q fiko na loja...eh q nem correia dentada d carro seminovo, alguem compra um i naum trok???
[folgado mode=on]nqnto o meu filhote naum xega, vamu entra num consenso qnt a alcalinas ou naum, pq eu to fikndo meio confuso aki...[folgado mode=off]
abraços...

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


bnnunes

Não precisa exagerar, o circuito fica desligado quando o instrumento não está plugado. Provavelmente a bateria vai estar quase como nova, uma vez que o instrumento não era usado.

rcardo_lemos
Veterano
# fev/08 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


O depoimento do Rafael do Baixo é o oposto ao do makumbator
Pena que ainda nao posso tirar nenhuma conclusao pratica, senao eu falava sobre minhas experiencias

Alias, foi mal makumbator... mas quais sao os caps H? rsrs

E o lance de deixar uma bateria por muito tempo em um instrumento.. tem esse perigo de elas vazaram igual o Tuga falou?

*eu fiz esse topico porque sempre ouvi dizer que as baterias duravam cerca de 3 meses... e uma bateria boa, em média custa 10 reais pra mais.. eu sei, eu sou muquirana... mas depender de uma bateria pra fazer o som com o baixo eu sempre achei zuado... e tendo um kit recarregavel, belezura

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


rcardo_lemos

Na verdade não são opostos! Observe que eu comentei que as recarregáveis realmente duram menos que as alcalinas normais. Mas a energia da tomada(ou seja da bateria recarregável) é mais barata que a das baterias "normais" , além de agredir menos o ambiente. Mas elas duram menos que as alcalinas sim, mas acho que são uma boa opção, desde que vc compre uma recarregável de boa qualidade, alta capacidade e dos modelos sem efeito memória.

mas quais sao os caps H? rsrs

São os captadores de bobina dulpa, os Humbucking

E o lance de deixar uma bateria por muito tempo em um instrumento.. tem esse perigo de elas vazaram igual o Tuga falou?

Realmente vazam, mas principalmente se vc deixar ela conectada, mas sem usar. Outra possibilidade é quando se inverte a polaridade e bateria com defeito de fabricação. Mas se mantiver uma boa bateria conectada corretamente e usar o instrumento sempre(e conseqüentemente, o circuito), não há muitos problemas.

rcardo_lemos
Veterano
# fev/08 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


makumbator

além de agredir menos o ambiente
Bem lembrado!

elas não tem a mesma força de uma bateria alcalina,se descarregam rápido,e não permitem que seu circuito ou captação ativos trabalharem com 100% de sua capacidade,pois não tem carga com qualidade o suficiente para tal.

Ah velho... eu achei bem opostos sim huahuah
Imaginei baterias que durassem nem 2 semanas, nas coxas ainda

Pode crer, H d humbucker.... foi mal pela viagem hahahah

Entao... um baixo plugado sem tocar eh perigoso e um baixo desplugado, com a bateria lah, não tem problema?

Ah... vc conhece baterias de qualidade iguais a que vc citou no seu post?

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


rcardo_lemos

!Imaginei baterias que durassem nem 2 semanas, nas coxas ainda

Pois é, mas as recarregáveis de alta capacidade duram um tempo razoável, mas realmente menor que as não recarregáveis alcalinas. Mas no meu caso(observe que isso varia de circuito, captador, uso do instrumento, etc...) a diferença é que as alcalinas duram uns 10 meses, e as recarregáveis uns 8 meses. Acho razoável


Entao... um baixo plugado sem tocar eh perigoso e um baixo desplugado, com a bateria lah, não tem problema?

O perigoso é deixar a bateria conectada no baixo desplugado por meses a fio sem NUNCA ligá-lo.(ou seja, ficar meses e meses sem tocar o instrumento). Plugar o baixo e ficar sem tocar horas e horas não é perigoso, mas sim tolice, pois vai gastar a bateria para nada(na verdade acho que ninguém faz isso) hashsash

Ah... vc conhece baterias de qualidade iguais a que vc citou no seu post?

Procure baterias de Lítio-Íon e Polímero de Lítio, e as Ni-MH, que são imunes ao efeito memória.
Fuja das de Ni-Ca (Níquel-Cádmio) pois essas tem grande efeito memória.
Compre as de marcas boas, em lojas confiáveis(nada de comprar em camelô), e procure as de maior capacidade de mais de 200mah(quanto maior melhor).

rcardo_lemos
Veterano
# fev/08
· votar


Mas no meu caso(observe que isso varia de circuito, captador, uso do instrumento, etc...) a diferença é que as alcalinas duram uns 10 meses, e as recarregáveis uns 8 meses. Acho razoável

Poxa... eu acho ótimo..

Entendi... vou dar uma procurada sim

Valeu pelos esclarecimentos!

limanegative
Veterano
# fev/08
· votar


eu nunca tive problemas com baterias,eu faço da seguinte forma, troco as baterias dos baixos ativos no mesmo dia e marco em algum papel pra nao esquecer.dai so vou trocar depois de quase um ano e quando as tiro ainda tem energia(coloco-as na lingua pra testar).mas e o seguinte. bateria pra mim so tem uma que preste!! Duracell. e a melhor e nao adianta comprar alcalinas de outra marca que nao sao nem de longe iguais as Duracell.

patrickqueres
Veterano
# fev/08
· votar


Já usei uma bateria recarregável uma vez no meu baixo. Só durou o ensaio... ¬¬

A bateria era do microfone sem fio e estava recarregada.

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


patrickqueres

Mas provavelmente se tratava de batéria de Níquel-Cádmio, com efeito memória já bastante avançado, além de possivelmente ser bateria de baixa capacidade(abaixo de 180mAh). Eu uso bateria de Ni-MH(sem efeito memória) de alta capacidade(280mAh) e dura cerca de 8 meses.
Devemos lembrar que as baterias recerrgáveis NÃO são eternas, eleas tem um limite de ciclos, que depois de alcançado, deve haver a troca da bateria por outra.

TugaBass
Veterano
# fev/08 · Editado por: TugaBass
· votar


rcardo_lemos
Nao entendi mto bem.. vc recomenda as baterias alcalinas por elas dificilmente vazarem ou porque, quando vazam, nao sao tao prejudiciais ao instrumento? (1a opçao né?),

Sim! As alcalinas quando vazam, o prejuiso é menor. Isso já me aconteceu no meu Status... uma delas vazou, e eram novas (nem um mês tinham)! Até me "passei"! A minha sorte foi que eram alcalinas e não estragaram nada! Mas é sempre bom ir dando uma olhada de vez em quando, para evitar surpresas desagradaveis! E depois convém sempre tirar a bateria do baixo se não o vamos a usar durante algum tempo... mais de 15 dias no minimo, para não correr riscos!

Abraço.

rcardo_lemos
Veterano
# fev/08 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


Legal!

Falando sobre a qualidade do circuito.. como que voces avaliam um circuito bom e um circuito ruim? Há como fazer isso, por exemplo, em um teste simples do baixo?

TugaBass
Veterano
# fev/08
· votar


Avaliar um circuito por si só não é facil! Vale um pouco pela experiência de usar varios diferentes ou pelo menos pela opinião generalizada.

Para mim, e sem falar nos circuitos que equipam os baixos de fábrica, gosto da http://www.artecsound.com/. Penso que em termos de qualidade/preço, são uma boa opção (cá na Europa/Portugal), mas neste material há muito por onde escolher.

É importante que qualquer que seja o circuito, "não meta ruido"... isso é logo um ponto a favor. Depois é tudo uma questão de resposta do mesmo, do nosso gosto e... dinheirinho! Eheheheh!

rcardo_lemos
Veterano
# fev/08
· votar


Heheheh blz!!
Valeu pessoal!

Gui
Veterano
# fev/08
· votar


eu também uso baterias recarregaveis e não tenho o que reclamar!

como o makumbator disse, duram menos que as alcalinas comuns..mas tem boa durabilidade (6 meses a minha...em média..)...a minha é uma de Ni-MH...220mAh...e sem duvida..foi minha melhor aquisição!!!

quando tem show e eu tou com medo da bateria acabar..uso uma sony alcalina normal..que ai fica de boas! (só deve ter sido usada umas 4 vezes)

rcardo_lemos
Veterano
# fev/08
· votar


Gui
E nao descarregam?

Olha... nunca parei pra pensar.... qual eh a validade de uma bateria?

E baterias recarregaveis? Descarregam ao nao serem usadas ou sao apenas as de baixa capacidade? Ou nem elas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bateria - definindo