Baixo x Guitarra (Peço ajuda dos Baixistas)

Autor Mensagem
MBD
Veterano
# fev/08
· votar


Esse som de baixo distorcido... fica próximo ao de uma guitarra, certo? Então não ficaria uma guitarra em forma de baixo? tipo esse som que eu gostaria de ouvir eu tocando... quando se fala em baixo... eu só consigo axar com o som "classico" que lembra quase sempre um jazz..

JohnPaul
Veterano
# fev/08
· votar



For whom the bell tolls, Metallica
http://www.youtube.com/watch?v=7KpxOmksHrY

Só uma coisa que eu não entendi... aquela entrada ali.. é um baixo? Tah parecendo som de guitarra tocando num baixo... (sim, eu so mais que novato =p)


Sim é o Cliff Burton, baixista do Metallica naquela época.

Não sei se vc percebeu, mas vendo todos os vídeos dá pra ver que o baixo é um instrumento riquíssimo, e tem MUITAS técnicas a disposição, pode-se colocar efeitos, ou não, etc

Mas isso não faz o baixo melhor que guitarra ou vice-versa, voce tem que escolher o que mais te agrada.

Will Piasecki
Veterano
# fev/08
· votar


MBD

Procure Guyana do Manowar =D

Bagage
Veterano
# fev/08 · Editado por: Bagage
· votar


cara...soh guitarrista...adoro meu instrumento...
mas sei aprecia otros tipos de instrumento tbm
naum conheço muitos baixistas por nome
mas eu sei q u du angra eh um monstro
axu bem legal o do red hot
conheço um video tbm de um baixista chamado Nathan Hughes...eli im impressiono bastante





se vc gosta de impressiona e gosta de toca baxo
impressione tocano baxo
sem conta q vc vai sabe toca violão tbm
intaum qdo tiveh algum churrasquim com umas meninas
basta vc pega musicas pop brasileiras no violão...naum saum dificeis de toca e elas vaum sabe canta e vaum gosta..

abraços

TugaBass
Veterano
# fev/08 · Editado por: TugaBass
· votar


MBD

Meu! Desculpa, mas custa-me acreditar na possibilidade de alguém tocar um instrumento musical para impressionar os outros!!!!!???

O baixo é dos instrumentos mais importantes na cena musical e quem gosta, toca-o e estuda-o! O baixo é sem dúvida o instrumento que mais evoluiu desde os anos 50... porque começou a haver necessidade de dar força e presença nos graves para que a música soasse de outra maneira porque a guitarra não tinha a força que se quería nem dava a intenção certa aos temas.

Amigo! Se gostas mesmo de baixo, esquece para já, o metal e ouve baixistas de nome e escola, como muitos amigos aqui já os mostraram.

Há uns meses atrás, eu criei um tópico que nem é bom nem é mau... vale o que vale, mas penso que agora, para ti com todas as tuas duvidas, poderá ter muito valor! Vais poder ver o que são baixistas a impressionar a malta! Dá uma vista de olhos! Tens muito por onde escolher!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/166134/

Abraços.

Will Piasecki
Veterano
# fev/08
· votar


TugaBass

O que quer dizer "malta"?

TugaBass
Veterano
# fev/08
· votar


Will Piasecki

Malta = Pessoal!!!!! Eheheheheheh!

Will Piasecki
Veterano
# fev/08
· votar


TugaBass

Ah, legal! =D

tem alguma relação com o país perto da itália?

robgd
Veterano
# fev/08
· votar


nossa...to com preguiça d ler esse topico...

TugaBass
Veterano
# fev/08
· votar


Will Piasecki
tem alguma relação com o país perto da itália?

Não!!!!! É uma expressão portuguesa que define "muita gente"!

Sputnik
Veterano
# fev/08
· votar


-Na hora de mostrar alguma coisa legal solo para os amigos fica muito melhor uma guitarra.. (por exemplo um amigo meu tocou o inicio de carry on na guitarra... o que eu faria com o baixo?)


Toca a introdução de N.I.B. do Black Sabbath e deixa ele babando ;)

DotCom
Veterano
# fev/08
· votar


MBD
Velho, vai pra guitarra.
Compra uma Memphis by Tagima, uma caixa Wattsom, um Metal Zone e sai fazendo barulho.
Se isso ainda for pouco, monta um palco e toca peladão nele.
Aí quero ver alguém falar que não te conhece.

Quando você estiver interessado em aprender um instrumento pra tocar MÚSICA você volta e procura ok?

Ahh e som de guitarra não é som distorcido. Pra os ouvidos menos apurados, parece som de violão de aço.
O som distorcido vem do pedal. VALEU?

MBD
Veterano
# fev/08
· votar


Velho, vai pra guitarra.
Compra uma Memphis by Tagima, uma caixa Wattsom, um Metal Zone e sai fazendo barulho.
Se isso ainda for pouco, monta um palco e toca peladão nele.
Aí quero ver alguém falar que não te conhece.


Não sei se foi pra agredi.. mas eu ri bastante...

Como eu tava dizendo... não é bem o "impressionar os outros" o que eu queria dizer.. é mais no sentido de ser impressionante.. de não só impressionar os outros mas a mim tambem... seria como um som mtu legal que impressiona a todos.. não sei se passei o espirito... mas é o que penso...

DotCom
Veterano
# fev/08
· votar


Se você gostar do que faz, cada novo "passo" vai ser impressionante pra você, independente do instrumento que seja.
Compra o baixo e tenta aprender, se não se der com ele vende e compra a guitarra.

JohnPaul
Veterano
# fev/08
· votar


Dexa ver se entendi: vc acha que o baixo é um instrumento fraco porque as musicas que vc vê ele não é ouvido ou só fica na tônica. E quer que agente prove para vc que o baixo pode ser tão interessante quanto uma guitarra, ou mais.

Bem, primeiro, se vc não gostou dos vídeos postados aqui, acho que o baixo não é instrumento para vc, pois foi postada muita coisa boa. Mas procure mais coisa no Youtube, se quizer te passo mais nomes.

Segundo, se vc tem uma dúvida de qual instrumento tocar, vc precisa ter uma certeza: o que gosta ou não em cada instrumento. Avalie os pontos positivos e negativos dos instrumentos, e veja qual VOCÊ prefere tocar, acha melhor o som, etc.

Não importa o instrumento que vc toca, se gostar e for criativo, irá fazer coisas maravilhosas. Para vc e consequentemente, para os outros.

eltonbass
Veterano
# fev/08
· votar


Toca guita, para tocar baixo tem que ser apaixonado.

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08
· votar


MBD

O lance todo é você tocar o instrumento que mais te agradar sonoramente,sem pensar em agradar a ninguém a não ser você mesmo com sua música,música não é feita pra se exibir por aí querendo ficar com a banca de fodão (direta ou indiretamente),quem faz isso é o tremendo de um babaca,música é feita pra se sentir,confortar e chamar a atenção e os sentimentos de quem as ouve.

Já que você curte metal melódico,procura o cd do Markus Grosskopf,um cd gravado inteiramente SEM GUITARRAS(NÃO TEM MESMO!!!),baixa e veja (muito pouco) o que o baixo pode fazer dentro do metal.

O nome do projeto é Markus Grosskopf's Bassinvaders e o cd se chama "Hellbassbeaters",procura no emule e depois posta aqui o que achou da idéia do cara.

Recomendo também o disco do baixista virtuoso de fusion Brian Bromberg,o cd se chama METAL,os solos rapidíssimos e bem guitarrísticos são todos executados no baixo (num baixo piccolo chapado de efeitos).

DaNaDo
Veterano
# fev/08
· votar


Cara, se você ouviu aquela JAM do Pastorius, e não falou... meu deus, esse cara é genial... acho que definitivamente, baixo não seria pra você EUAHEAO

Os graves são apaixonantes, se você realmente ama baixo, você come baixo, dorme baixo etc

Escuta um RCHP Ou Jamiroquai, já sai dançando e é por aí que tá o negocio!

Escuta isso daqui :





TugaBass
Veterano
# fev/08 · Editado por: TugaBass
· votar


MBD
Amigo! Penso que já foi tudo dito aqui pelo pessoal!

O baixo é um instrumento muito peculiar... ou se gosta de tocar ou não se gosta! É errado pensar-se que o baixista é um guitarrista frustrado... nada disso! O baixo tem a sua essência natural do instrumento que é, e vale muito numa banda. Aliás, nenhuma banda consegue mostrar presença sem o gravão, nem que tenha que ser feito por teclado, sintetizado, etc., mas tem que lá estar.

Eu comecei por tocar guitarra e ao fim de 5 anos de guitarra (e já tocava bem, pelo menos os meus companheiros assim consideravam), optei por me dedicar ao baixo exclusivamente e assumir-me como baixista. Posso dizer-te que implica técnicas completamente diferentes da guitarra e sobretudo implica uma postura musical completamente diferente.

Um baixista que se preze, não pensa em brilhar para quem quer que seja senão para ele... quando toca em banda todo o público olha para os guitarristas, vocalistas, bateristas, etc. O baixista é sempre o último a ser observado mas logo terá o seu momento de glória num solo ou em algum tema em que o baixo é predominante. Tirando isso, ele toca com o gosto de ter todo o suporte da banda na sua mão sem se preocupar com o facto de ser ou não, o virtuoso do espectáculo! O seu gozo é outro! É saber que se se calar, a banda fica sem força, peso, definição, etc.

Ser baixista é isto mesmo! Só é preciso gostar e querer tocar baixo e nada mais. O resto não interessa para nada.

Sinceramente, acho que não tens perfil para baixista. Pelo menos por enquanto. Talvez daquí a uns anos!

Abraço.

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


o nosso amigo TugaBass falou tudo

cara, nada melhor do que vc mandar um improvisso no meio da musica, e vert que ela encaixou certinho e que aquilo preencheu mais ainda a musica.


fala serio galera, aos baixistas que gostam de uma zuação de vez enquando... tem coisa melhor do que depois de ser zuado pelo guitarrista, parar o baixo no meio da musica (no ensaio, logico) e ver o resto da banda inteira sair se atropelando? rs

o prazer do baixista é ficar ali, na dele, queto, deixando que os outros sejam notado, mas sabendo que todo o restante da banda ta nas mãos do baixista

vonseux
Veterano
# fev/08
· votar


pra se convencer que baixo eh foda em tres bandas:

-black sabbath
-deep purple
-led zeppelin

Master Bass
Veterano
# fev/08
· votar


MBD

Tem umas músicas bem legais como:

Black Sabbath - NIB
The Strokes - Juice box (não é bem um solo mas é um riff de baixo que toca na música toda)
e tem a Sweet child o' mine do guns e a yyz do rush que são os melhores baixos que soam mto bem!!! a sweet child o' mine eu jah toco mas a yyz eu ainda to pegando XD

TugaBass
Veterano
# fev/08
· votar


vonseux

E já agora "THE WHO" com o John Entwistle...

Abraços.

Shakal
Veterano
# fev/08
· votar


Eu me recuso a tentar convencer alguém a tocar Baixo e não Guitarra. Se a pessoa não nasceu com essa consciência, não adianta.

Guitarra e Baixo são PERSONALIDADES diferentes. A personalidade da pessoa e do instrumento tem que ser uma só. E pelo que eu pude ver vc nasceu pra ser guitarrista.

Conselho de amigo, não compre um baixo pois vai demorar muuuuito pra vc impressionar alguém, e vai enjoar. Compre uma guitarra baratinha, um cubo decente, um pedal de distorção e comece a aprender guitarra, depois de uns 6 meses ou 1 ano aprendendo guita, compre um baixo barato e veja oq dá.

Bom... pq eu toco baixo e não guita? Essa é a primeira coisa q meu pai perguntou qnd eu falei que queria tocar baixo. E oq eu respondo? WTF, comé q eu vou saber? Guitarra é mt mais COOL!

Vo deixa um videozinho... http://video.google.com/videoplay?docid=-7123164409752792753

Flws! E seja um ótimo guitarrista!

Parcero Veio
Veterano
# fev/08
· votar


com todo respeito...

Toca batera... Batera apareçe Muito...

dani_low
Veterano
# fev/08
· votar


Acho o q o criador do topico quis dizer "empolgante" ao inves de "impressionante".
De qualquer forma, n anula oq as pessoas disseram, se vc n se empolga eh pq n eh pra vc (ou talvez ate seja em outro momento =D)

ps: Tugabass = Filosofo ?

tiel_the_bassist
Veterano
# fev/08
· votar


Gosto de tocar baixo... mas me impressiono mais com o som da guitarra...
MBD
É o seguinte amigo...
Vc já viu ou ouviu alguém tocando baixo fasendo...
...Uma marcação legal, um pegada suave...
...Talvês um solo bem melódico, super bem construído...
...Ou porq não uma bela sequência de Slap bem percussiva?

Se não, deve ser por isso que vc se impressiona mais como som da guitarra, vc só vê coisas legais feitas pela guitarra!

um amigo meu tocou o inicio de carry on na guitarra... o que eu faria com o baixo?

vendo o que vc disso, desculpe ser franco, c não tá entendo muito da coisa...
A resposta pra sua pergunta seria: procure nessa música o que o baixo faz, talvês o acompanhamento
Nisso eu vejo não conhece a parte boa do baixo...
Particularmente, pra mim o baixo é bom em tudo, tá certo que eu gosto de "slaps" e alguns "solos melódicos", mas também gosto da parte em que o baixo faz a

marcação, até porq a marcação não se limita em:
dó.........dó..dó..........fá.........fá..fá.........., apenas aconpanhando o bumbo da batera. Eu considero isso o mais básico que eu faria em um baixo...

Sempre que faço uma marcação eu gosto de personalizá-la, encrementá-la.
Isso é uma maneira de faser uma coisa legal sempre...

Eu também comecei com violão, mas logo vi que o baixo era minha praia, eu adorava aquele tipo de marcação e os graves, toco guitarra também... toco não, faço

alguns "solinhos", até tive uma época pensando mudar pra guitarra, foi só eu aprender mais sobre o baixo e desisti...

Uma frase que eu li uma vez: "O contrabaixo é o instrumento chave de uma banda".

Concordo com isso... o baixo, ele nunca fica parado, quando num tá na marcação tá em um solo, quando não tá em solo ele tá na marcação...

Até os Maquiadores entende a importancia do baixo... olha só o que eles dizem, olha a comparação usada por eles?

"Assim como o som do baixo é essencial para os compassos da guitarra em uma banda..."
"...o trabalho do maquiador também é essencial no trabalho do fotógrafo." [retirado de um PDF(arquivo do Adobe Reader) sobre maquiagem...]

O baixo faz junção da harmonia com o rítmo na música...

"ele cobri aquele vazio que fica quando só se tem uma batera e um violão ou guitarra tocando" [retitirado de um comentário no Cifraclube]

Pense bem meu amigo antes de fazer essa escolha...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo x Guitarra (Peço ajuda dos Baixistas)