Peço uma dica aos baixistas

    Autor Mensagem
    Libero Campolino
    Membro Novato
    # dez/15


    Vocês conhecem musicas no meio rock que sejam "do mesmo nível de dificuldade" de canções como smoke on the water e aqualung no contra-baixo?
    E também gostaria de recomendações de jazz/blues que tenham boas linhas de baixo, para que eu possa aprender mais sobre esses estilos mais clássicos no meu instrumento!!!

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    "do mesmo nível de dificuldade" de canções como smoke on the water
    Você quer dizer nível iniciante?

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Antes que eu seja mal interpreta, não estou dizendo que o cara do deep purple é iniciante. Iniciante quero dizer aquele música que você usa como exercício, e que não apresenta grande nível de dificuldade, tipo Smoke on the Water.

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Se tem interesse por jazz/blues, aprenda o walkin bass. Moondance, do Van Morrison pode ser uma boa!

    O rock não costuma ter linhas de baixo muito complexas. É claro que existem notáveis exceções. Sei lá... Tente:

    Creedence Clearwater Revival - Proud Mary
    Steppenwolf - Born to be wild
    Dire Straits - Sultans of Swing

    Libero Campolino
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Você quer dizer nível iniciante?

    Não quis dizer só a introdução da música, mas se você ouvir a basstrack de smoke on the water, perceberá que há várias variações nos versos e durante o solo de guitarra, o baixo é muito bem trabalho. De uma olhada na basstrack de aqualung - jethro tull.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Libero Campolino]
    A segunda música que você citou eu não conheço. Relmante a Smoke on the water tem uma linha legal de bass, mas nada realmente complexo, foi isso que eu quis dizer com iniciante (confesso que me expressei MUITO mal).

    Concordo com o que o colega entamoeba falou sobre o walking bass.

    Libero Campolino
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Concordo com o que o colega entamoeba falou sobre o walking bass.

    De qualquer forma, acho que se as dicas não estão vindo como eu espero, talvez eu mesmo tenha me expressado mal ao pedi-las.Vamos tentar again.
    Alguma linha de baixo um bocado abaixo no quesito "dificuldade" que anesthesia pulling teeth?

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Libero Campolino
    Quando você diz rock, está falando especificamente do que? Iron Maiden tem boas linhas de baixo, porém a maioria dentro das pentatônicas (bonitas, mas não complexas). Dentro do rock progressivo tem muita coisa complexa (Rush, Yes! e etc), porém aqui já estamos falando de coisa bem difíceis.
    Red Hot Chili Pepers tem linhas legais, rápidas e bem "swingadas".
    Tudo depende do que exatamente você está procurando, mas realmente dentro do Rock há pouco a ser explorado em termos de progressão de bass.

    Buja
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Eu nao conheco bandas que tem linhas complexas de baixo no rock. Na verdade, a grande maoria das bandas gringas de rock tem linhas até bem simples, algumas excecoes é claro.

    Mas lembrei aqui, em outro topico falando sobre, o Bee Gees tem linhas poderosas e muito simples. Não é tão simples que so fica batendo tonica, mas ajuda um bocado bom a treinar grooves, senso melodico, e principalmente a pegada da mao direita (esquerda se canhoto). Tem palm mutes (alias é até a base do som) e swing. Nao sao linhas complexas de memorizar nem de executar.

    Agora no rock nacional, a conversa é outra. É so escutar um JQuest, um Skank e já se nota linhas bem elaboradas. Exibe uma intimidade maior com o instrumento.

    Metal nao entra em questão. Tem linhas megaburras de executar, que so te exibe saber a progressão C-D-E, e cavalcadas com 4 dedos, como tambem tem linhas megainsanas de tocar que anesthesia pulling teeth não serve nem de aquecimento.

    Buja
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    (bonitas, mas não complexas)

    Era disso que eu tava falando sem citar nome de banda kkk. Linhas bonitas, poderosas, que alias eu sou fã, mas ridiculamente simples de executar. É so treinar uma semana e pronto, o cara já ta mandando the tropper enganando muito leigo.

    Libero Campolino
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Red Hot Chili Pepers tem linhas legais
    é exatamente aí que estou, tenho tirado músicas do rhcp, e do rush ja a um tempo toco tom sawyer, e acabei de tirar working man, e estou com dificuldades de encontrar algo pra suceder estas linhas.

    Buja
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Libero Campolino
    Entao voce ta bem longe do 'iniciante'.

    Agora tente algo mais eloborado entao...victor wooten, jaco, talvez até composicão. Aprimore sua tecnica. Tente mais improvisos (voce ja deve saber que improviso nao é tocar qualquer coisa, é dificil p kcte).

    Da uma conferida no canal basstheworld.com pra sentir uma ideia diferente de contra-baixo.



    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Siga no Rush (eles possuem músicas de diferentes níveis de complexidades), tente YES! (também tem umas linhas bem legais de certa complexidade).

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Libero Campolino,
    é exatamente aí que estou, tenho tirado músicas do rhcp, e do rush ja a um tempo toco tom sawyer, e acabei de tirar working man, e estou com dificuldades de encontrar algo pra suceder estas linhas.


    Então você despistou a gente! Smoke on the water e Aqualung não foram bons exemplos.

    Eu sou da opinião que todo baixista tem que saber tocar um bom funk. Se você curte RHCP, então... Que tal esse groove?



    f14gomes
    Membro
    # dez/15
    · votar


    Normalmente os riffs e solos de guitarras são exaltados e ninguém percebe como são legais os baixos de Black Sabbath, Led Zeppelin, Pink Floyd, com Money, entre outros clássicos ...

    Uma música que eu não consegui tirar fielmente, mas curtia muito tentar era a Drivin' Rain do Govt' Mule.
    https://www.youtube.com/watch?v=3GZ2wrzRoaA (não sei como é essa versão do link, porque aqui não rola y2b.)
    Acho que é um bom exemplo do walking bass aplicado no rock.

    JJJ
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    Aqualung é bem mais complexa que Smoke on the Water. Não que seja difícil, mas é cheia de convenções e mudanças de toada... Smoke on the Water é 80% a 90% tum-tum-tum em G, o tempo todo...

    Enfim... sobre a pergunta em si: existem centenas, senão milhares, de rocks tão simples quanto esses.

    Se quer algo um pouco "diferente" ainda dentro do "rock", tem várias opções. Vou deixar algumas:

    Led Zeppelin (as linhas do John Paul Jones costumam ser belas e sutis - acho ele um puta baixista, ainda que ofuscado pelos excessos do Page...)

    Deep Purple, fase 3 (Glenn Hughes tem umas linhas funkeadas que são o fino!!!)

    Rush (o pessoal já falou aí: Geddy Lee faz umas baixarias muito interessantes em diversas músicas - as instrumentais, em particular: YYZ, La Villa Strangiatto e outras)

    Yes (também já falaram - o supra sumo do baixo progressivo - Chris Squire era o cara!!!!!!!!!!!!!!!! RIP)

    Bustego
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Bill Haley - Rock Around The Clock

    Música boa pra começar pegar um walking bass

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Peço uma dica aos baixistas