Prezados, peço vossa analise e avaliação, para escolha do melhor baixo, entre os 5, abaixo:

    Autor Mensagem
    rockie
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: rockie


    Caros amigos, sou novato no Fórum e logo estarei me iniciando neste espetacular instrumento. Gostaria muitíssimo de poder contar com vossas opiniões e orientações, para escolha de um baixo, que não será trocado tão cêdo. E não levem em conta agora, a questão do valor, pois isso ficará para depois.
    Minha preocupação nesse momento, é com relação a avaliação técnica desses instrumentos. Isso sim será preponderante na minha decisão e esse é o lugar apropriado para tal, em virtude da grande quantidade de pessoas que dominam os baixos.
    Outra dúvida, diz respeito ao nº de cordas. Um baixista me disse, mais ou menos, o seguinte: Já que você vai se iniciar no instumento, seria melhor começar com um baixo de 5 cordas, por oferecer mais facilidades na execução das "notas". Será que ele disse "notas" ou foi "acordes" Não lembro bem, me desculpem a ignorância.
    Tenho em mente algumas opções, baseado em depoimentos, observados aquí mesmo neste fórum :
    a) SX SJB 75 (Único da lista 4 cordas);
    b) Condor CJB 75;
    c) Cort GB 75;
    d) Squier Jazz Bass Vintage Mod. Deluxe Active;
    e) Ibanez SR 405.
    Agradeço antecipadamente a ajuda e colaboração de todos.

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rockie
    O Squier Vintage Mod. também é 4c ;D

    Um baixista me disse, mais ou menos, o seguinte: Já que você vai se iniciar no instumento, seria melhor começar com um baixo de 5 cordas, por oferecer mais facilidades na execução das "notas".

    Eu considero o seguinte: 4 cordas são 4 cordas, 5 cordas são 5 cordas. Não tem um melhor que o outro. Se você vai tocar mais hard rock, e não precisa de um 5c, pra que vai querer arcar com peso maior, braço mais largo, e maior gasto com cordas?

    Por outro lado, se você vai tocar estilos que peçam aquelas notas mais graves, então você vai precisar de um 5c.

    Agora, sobre os baixos:

    a) Baixo legal, soa bem e é barato. Duvido que tenha como alguém se arrepender de comprar esse baixo.

    b) Essa série CJB da Condor, a meu ver, consegue ser superior ao SX. Porém, é mais caro, e acaba que o SX acaba tendo um custo/benefício melhor. Mas o Condor tem a versão de 5 cordas (esse CJB5).

    c) Esse ninguém encontra mais pra vender... Uma pena. Quem tem tá vendendo a preços muito altos. Nessas condições, eu passo.

    d) Bom baixo, e o mais bonito entre os JBs que você botou na sua lista. O "problema" é o preço, mas qualidade não vem de graça. O bom é que se depois você quiser vender, pega mais preço que um SX "turbinado".

    e) Eu não gosto muito de ibanez, então vou passar esse... Deixa pra quem gosta falar melhor.

    Minha preocupação nesse momento, é com relação a avaliação técnica desses instrumentos.
    Bom, eu diria que não tem nenhum ruim na sua lista. E nenhum aí é mais ou menos também. Todos são bons instrumentos que podem atender perfeitamente quem quer aprender ou fazer shows.
    Dentre os 5, acho que o Cort e o Squier se destacam um pouco mais, destaque justificável pela faixa de preço que se encontram. Mas só repetindo, duvido que você não goste de algum aí.

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Dica : tem um Cort GB 35A na Krocodille (na Teodoro Sampaio), usado (mas em ótimo estado) à venda. O preço está na faixa dos R$ 1200, se não me falha a memória...

    E uma observação : existe, sim, um Squier Active Deluxe de 5 cordas. Já toquei com um e é tb. um excelente instrumento.

    Abraço.

    RBX
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    eu n gosto de 5 muito menos de 6 cordas pra min 4 ja ta bom
    mais acho que pra começar vc pode pegar esse sx ai talavez um condor bx12A um condor bc 4000 ou um eagle egb4000

    Gui
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rockie
    exceto pelo item E, faço das palavras do DotCom as minhas!

    sobre o item E, é um baixo com bom custo beneficio..mas só bom. equipara-se ao Cort B5 que é bem mais barato.

    São sobre o SR405 e o B5, são bons baixos, bem versateis, com boas madeiras e bons caps.

    SOUNDTRACKERMAN
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Galera boa dos graves, um grande abraço1

    Já toco a um tempinho 25 anos sou da era que pra ter um giannini strato era luxo comecei tocando num tonante berimbau e hoje tem coisa boa demais.

    Qto a escolha a lista é grande eu sugiro que vc comçe com 4 cordas depois vc vicia e compra mais 2 e depois os fretless

    Eu tenho um JB VINTAGE MARCUS MILLER DA SQUIER QUE EM COM DUNCAN PASSIVO É ÓTIMO, CONFIRA !
    http://www.squier.com.br/padrao/padrao.php?link=lista_produtos&codigo_ linha=1058&produto=8763

    rockie
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: rockie
    · votar


    Caríssimos, agradeço a participação dos 5 colegas, até agora. Todas as opiniões foram muito proveitosas, principalmente a do companheiro DOTCOM, que não economisou em suas análises.
    Gostaria muito, se possível, ouvir também as impressões do sr. BERTOLA, bem como dos demais colegas que queiram colaborar e ajudar.

    RBX
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    queria saber quanto vc pode gastar em grana pq assim posso te dar um leq maior de possibilidades

    rockie
    so pra saber pq vc é tão formal?

    Jonhp
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Como ja foi comentando por todos rockie, o SX e um instrumento que tem um excelente custo beneficio, se você esta começando e uma boa pedida para o seu aprendizado, alem de ser um baixo bonito e tem uma boa sonoridade, eu tenho e não reclamo.

    Não experimentei o condor, mas os comentarios são da excelencia deste baixo, dizem ser um excelente baixo, eu particularmente tenho muita vontade de ter um jazz bass V, mas aconselho um 4 para o seu aprendizado.

    Cort e Excelente, eu ja toquei num turbinado.. mistura os agudos do jazz bass, com os graves de um Music Man... chega a ser ate estranho hehe, mas e muito massa mesmo.

    Squier e uma marca que não conheço, como o pessoal comentou... ela possui baixos excelentes, bom acabamento, uma coisa que eu não gosto na squier e porque ela não utiliza os mesmo madeiramentos que a fender e o SX tem corpo em ASH, enquanto a maioria dos baixos Squier tem corpo em SOFT Maple, mas e uma marca excelente...

    Pense bem, como ja comentei.. eu aconselho começar com o de 4 cordas e ir treinando até dominar... depois vai pra 5, 6, 8, fret e assim vai

    Abraços

    rockie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    RBX
    queria saber quanto vc pode gastar em grana pq assim posso te dar um leq maior de possibilidades

    Meu caro!, como já dito no texto do tópico, eu não estou me ligando muito no aspecto preço, agora. Estou interessado em ouvir opiniões a respeito dos baixos apresentados, bem como sugestões, de outros modelos, como aquele "leque" de outras opções, que você pretendia me passar.
    Feito isso, aí sim, farei uma avaliação, criteriosa, dos prós e contras de cada baixo, baseado nas valiosas análises, de cada colega, e estabelecerei um ranking de opções, levando-se em conta inclusive o preço.

    Obrigado pelo interesse demonstrado! Valeu mesmo!


    RBX
    so pra saber pq vc é tão formal?

    Pessoal me perdoem, se pareço muito formal ao escrever, mas é o costume. Prometo melhorar nesse aspecto.
    Um abraço a todos.

    PS.: Aliás, já comecei a melhorar. Notaram o "Valeu mesmo". He!he!he!

    Jonhp
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Rockie, boa tarde...

    Pelos comentarios você ja pode pensar em um fender Precision Usado Mexicano 1800,00 reais, excelente baixo.

    Podemos pensar tambem em OLP copia do music man 5 cordas, excelente o bass, se conseguir achar o com tampo em maple ele com caps seymour ele fica parecido com um MM, mas nunca igual, normalmente por 1400 a 1600 reais.

    A linha da condor XB-24-25 e excelente, ja testei e achei baixos muito bem feitos.

    Temos tambem os eagles egb4000-5000-6000 que são opçoes ativas, interessantes, tem muito som...

    Voce poder procurar a linha Rock bass da warwick.. baixo q fala muito com muita definiçao.. aconselho o 4 cordas pois tem o braço muito confortavel, 1000 reais em media (usado).

    Um abraço..

    toka-baixo
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Eu estava apenas acompanhando, mas ao decorrer da conversa resolvi dar minhas opniões tambêm.

    Eu possuo um Ibanez Sr-505, da linha do ibanez que você está interessado, porém superior em relação ao modelo. Ele possui um som muito bom, mais suave, mas não perde definição, o acabamento tambem é muito bonito, o único aspecto negativo dele é a espessura do corpo na área que fica apoiada na coxa, pois é muito fina e machuca depois de pouco tempo (e muito comum tocar sentado no começo).

    O cort como te dissera é um baixo muito bom, mas realmente é quase impossivel achar um modelo gb75, eu procurei pra testar quando fui comprar meu ibanez e não achei na teodoro sampaio, quem tem nao ta vendndo acredito, ainda querio o modelo GB95, mas a situação era a mesma.

    Em relação aos outros não vou comentar, pois não conheço eles pessoalmente, condor em geral os baixo são bons, mas eu fico com um pé atrás em relação a alguns produtos brasileiros, ainda mais depois de ouvir péssimos comentarios de baixos Tagima.

    Eu recomendo que olhe os Warwick Rock Bass (fortress) e yamaha também (rbx375, rbx5A2 (modelo caro)) tambem

    Abraço

    rockie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Amigos, me tirem uma dúvida!

    Quanto dias me restam, para debater o meu tópico.

    Abraços!

    juniorx2
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Eu tenho um par de captadores noiseless da fender e eu pesquisei muito um jazz bass que fosse acessível para colocar eles.
    Testei os condor, tagima, squier, gianinni e shelter.
    Achei os condor meios desconfortável...
    Os tagima tem bons baixos mas os jazz deles ainda são fracos, não gostei do acabamento e não me pareceu muito confiável.
    Squier foi o pior, na minha opinião é a terceira linha da fender (a segunda linha são os mexicanos) pois tem um acabamento péssimo, não gostei mesmo...
    Os gianinnis antigos (decada 70, 80) são bons, um instrumento bem sólido porém eles são supervalorizados, tem gente pedindo 700 reais em um baixo bem acabado precisando urgente de reforma...

    O que mais gostei foi o shelter sx jb 75, esses usam a mesma madeira dos jazz bass da fender então quando coloquei os cap da fender o timbre ficou muito parecido, e sendo em ash e braço/escala em maple ele da um brilho extra nos agudos.
    Muito confortável e com ótimo acabamento. Somente o escudo que é meio fraco mas eu ja troquei por um e 3 camadas da fender, o baixo ficou animal com um ótimo som para gravação.

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rockie
    O tempo que quiser, quem decide quando fechá-lo é você. Mas quando o tempo for passando, as opiniões vão começando a ficar esparsas demais e você pode acabar se confundindo com tanta informação (e algumas, por vezes, que só atrapalham)

    Jonhp
    O difícil é achar precision por 1800 reais... Bem capaz de achar um "fender" (falsificação).

    RBX
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rockie
    po cara não precisa mudar se esse é seu jeito
    mais olha no mesmo preço do fender mexicano tem o yamaha rbx 4a2 que é um super baixo com um design inovador e tb é muito leve pesa pouco mais de 3 kg
    obs:esse baixo é meu sonho

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    Yamaha BB 415...pouca opção de EQ mas não troco por um ativo com eq...o timbre dele casa com qualquer som...e se vc tiver um amp bom com eq legal vai adorar ele.
    Ótimo custo beneficio, ótimo acabamento, braço super confortável, aterramento bem feito, tem um pequeno ruido com o pot aberto no talo...mas nada comparado aos baixos passivos aterrados que jah toquei.

    rockie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Olá pessoal!

    Alguém mais gostaria de opinar?

    Ficarei no aguardo, por mais uma semana, Obrigado!

    Hard Bass
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Então é o seguinte,depende bastante do estilo de som que vc quer tocar.

    O Squier Vintage,Condor CJB 75 e o SX Sjb 75 -> São baixos modelo Jazz Bass (o modelo mais tradicional que tem) e os mais vendidos, os modelos Jazz Bass tem umas caracteristicas diferentes de outros modelos isso quer dizer que todos esses Baixos modelo Jazz Bass digamos que tenham a mesma personalidade sonora o mesmo estilo de timbre,sinceramente se vc gosta de um som mais Vintage,um Blues por exemplo um Rock classico um Jazz esses baixos são a melhor opção que tem porem não são tão versateis quanto outros modelos.

    Desses Baixos modelo Jazz Bass eu toquei no Condor que vc citou e foi oq eu disse soa bem vintage mesmo só que esses modelos nao são versateis.

    Desses ai melhor é o Squire (mas tome cuidado vc paga mais pelo Fender escrito no Headstock do que pela qualidade melhor vc testa)

    Esse Cort GB 75,me chamou bastante a atenção quando eu vi ele pela primeira vez eu nunca toquei em um mas pelo estilo dos captadores pela posição eu acredito que ele seja bem mais versatil que os Jazz Bass,quando eu digo "versatil" é pelo fato de ter mais opçoes de timbre que se adequam melhor a varios estilos,simpatizei com esse Baixo

    O Ibanez Sr 405 na minha opinião seria a melhor compra,como ele vc toca de tudo desde Beatles ate Sepultura,leva e consideração que ele é ativo tem um som com mais ganho,tem captadores Humbuckers que te dão mais ainda opçoes de timbres esse Ibanez é o mais versatil dentre esses que vc citou,eu levaria sem medo.

    Porem a melhor maneira de vc saber é vc testando.

    Sobre ser de 5 cordas,eu prefiro o de 4 alem de ser mais barato,na grande maioria das musicas compostas foram em baixos de 4 cordas e o estilo que eu toco e etc usa baixo de 4 cordas.

    5 cordas é bom mas não é essencial,as veses vc nem vai usar muito a SI

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    Para quem esta interessado num sjb 75C tem uma ótima oferta na fox trot e com frete gratis!

    R$ 599,00!

    http://www.foxtrot.com.br/Produto.aspx?CodProduto=02010010412003

    Abç

    rockie
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: rockie
    · votar


    Caros amigos deste Fórum, quero mais uma vez lhes agradecer, pela gentileza de terem reservado, parte do vosso tempo, para ajudar a dissipar as dúvidas inerentes à todo calouro.
    Dirijo um agradecimento particular ao companheiro Claudio Zotelli, principalmente pela dica preciosa, aos interessados na compra do SX SJB 75C.
    Apesar de estar muito tentado à adquirí-lo, gostaria de aproveitar para tirar, uma última dúvida sobre esse baixo. Dúvida essa que me deixa com muito receio na hora de me decidir pela compra, pois, ela está relacionada com àqueles protetores de captadores, principalmente o que está sobre a ponte. Será que isso não atrapalha até os mais experientes, quando da execução de técnicas como o pizzicato, por exemplo. E principalmente, no meu caso, que ainda vou me iniciar no instrumento?
    O baixo do Marcos Muller, tem esse protetor apenas sobre o captador próximo ao braço, e nesse caso, creio que não deva atrapalhá-lo.
    Creio não, tenho certeza, pois o cara é um dos melhores do mundo.
    Tenho um pedido de um baixo Cort GB 75, feito numa loja do centro e eles me informaram que até o final desse mês, terão uma resposta, definitiva, sobre a chegada do baixo.
    Aí eu lhes pergunto: Se realmente essa proteção não atrapalhar, devo adquirir o SX ou vale mais, esperar o Cort, já que está muito próximo de uma definição?
    Um forte abraço à todos.

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rockie
    Não se preocupe com esses covers, não. Eles podem ser facilmente removidos, pois são apenas parafusados. Aliás, é muito frequente o pessoal removê-los, mesmo... Esses covers apenas reproduzem um aspecto mais vintage do instrumento, pois eram muito utilizados lá pelos anos 60/70. Não têm função técnica, apenas estética.

    Aliás, o cover do pickup do braço, como vc. mesmo cita, até pode ser útil p/apoiar a mão na execução de algumas técnicas, mas depende realmente da pegado do baixista. Já o bridge cover, em minha opinião, realmente apenas dificulta a execução (sobretudo p/quem toca na região próxima à ponte).

    De qq. forma, não são todos SX SJB que possuem estes covers, vc. vai encontrar o SX SJB75 e o SX SJB75 TOR (que não possuem os covers) e o SX SJB75C (esse, sim, os possui); mas as características técnicas de ambos são as mesmas (madeiras, pickups, dimensões, etc.)

    Abraço.

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rockie
    Os covers são só parafusados, você pode tirar eles caso não goste (é o que eu faria logo que tirasse o bass da caixa... hehehe).

    Bom, o SX é um baixo muito bom, principalmente se considerar o preço dele.
    O GB75 tem algumas diferenças, a começar por ser 5 cordas. Se você precisar da quinta corda, então não tem muito o que fazer.
    No quesito sonoridade, eles também são bem diferentes, e aí acho que nenhum leva vantagem, já que acho os dois bons, apenas diferentes.
    No mais, se você já tá com essa resposta quase certa, espera mais um pouco pelo Cort. Mesmo que você não goste dele, duvido que você tenha dificuldades pra vendê-lo, já que este baixo virou GAS de um monte de gente, mas é difícil de achar pra vender novo.

    rockie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    peter.forc e DotCom
    Caros amigos, se é parafusado, certamente ao retirar esses covers, ficarei com todos aqueles buracos expostos. Sinceramente, não me agrada, nem um pouco, imaginar que meu baixo, recém comprado, expusesse vários buracos.
    Não seria justo, deve haver melhor opção.

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rockie
    Como citei acima, não são todos os SX SJB que possuem estes covers... Somente o modelo SX SJB75C. Se não quiser os covers, adquira um SX SJB75 ou o SX SJB75 TOR.
    As características técnicas são exatamente as mesmas.

    Abraço.

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rockie
    Compre o SX SJB '75, sem ser o SJB '75C. Eles não tem o cover.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    rockie
    Compre o SX JB 75. Se com "covers" ou sem eles, pouco importa. Na verdade o "cover" do captador é muito útil como apoio (eu uso no meu Bertola's JB). Quanto aos buracos, é só recolocar os parafusos neles...
    Abç

    rockie
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Sr. Bertola, acho que você não leu a pergunta que deu origem ao tópico, já deve ter acompanhado as últimas repostas, que envolviam somente o baixo SJB 75. Por favor dê sua opinião sobre as demais opções, elencadas.
    Obrigado !

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    rockie
    Lí sim, mas considerei mais alguma manifestação de minha parte desnecessária.
    Creio que, no quesito custo-benefício, os SX SJB 75 são, atualmente, imbatíveis; e, se vc pretende adquirir um instrumento de boa qualidade, visual clássico e passível de futuros melhoramentos (se achar necessário), esse é o mais adequado.
    Não se esqueça de, ao comprá-lo, levá-lo a um luthier para uma regulagem geral e troca de encordoamento (de bao marca, espessura 0.45).
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Prezados, peço vossa analise e avaliação, para escolha do melhor baixo, entre os 5, abaixo: