Ajuda com instalação de Circuito

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# fev/08
· votar

Du Bass
Recentemente eu fiz uma customização em um baixo. Era um handmade, cópia de Ibanez.
Troquei todo o circuito e instalei o circuito Bartolini NTCT com um MCT375 para controle de médios.
E tb essa chavinha para alternar entre o circuito ativo e o circuito passivo.

O esquema de ligação do circuito, vc pode ver por aqui (tem várias opções):
http://www.bartolini.net/instructions/electronics/tct/ntct_onboard_pre amp.pdf

Se vc quiser pegar só o esquema de ligação da chavinha, pode dar uma olhada nesse:
http://www.bartolini.net/instructions/electronics/ntbt/ppapsw_i.htm

E à propósito, o baixo q eu customizei ficou assim )a foto da esquerda é ele original. E as outras duas é depois das modificações):
http://img211.imageshack.us/img211/4540/fretlesscustomizadoty7.jpg

Nos_FERA_tu
Veterano
# fev/08
· votar

Soulface
Ficou top hein!!!!! Custou qto customizar o seu baixo???
[]'s

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar

Nos_FERA_tu
Na verdade, o baixo não é meu. Fui eu qm fiz o trabalho! hehehehe

Du Bass
Veterano
# fev/08
· votar

Soulface
Parabéns! Alias,gostei muito do visual do baixo.
Uma observação,como voce fez aquele escrito no fim do braço?

Pois então,fiz o esquema aqui:
http://www.4shared.com/file/36899555/2b38dd1b/Untitled_4.html?

Se houver algo errado,alguem me diz.
A propósito,não intendo muito de eletronica,quando ao Switch,eu tive sorte na hora de ligar os fios e funcionar,ou tem lado certo para onde ligar?

Abraço.
Fiquem com Deus.

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar

Du Bass
como voce fez aquele escrito no fim do braço?
Aquilo foi feito em madrepérola.
Cortei ela no formato q o cara pediu (na verdade, ele qria mais fino, mas esa impossível. Aì chegamos num acordo. hehehehe), fiz a escavação na escala no formato das letras, e colei.

eu tive sorte na hora de ligar os fios e funcionar,ou tem lado certo para onde ligar?
Desculpe... Mas não entendi direito oq vc quis dizer.

Du Bass
Veterano
# fev/08
· votar

Soulface
Parabéns,exelente trabalho!!

O que eu perguntei,é na pecinha do switch,tem lado certo para ligar os fios,digo,considerando ele na horizontal,suponhamos que o lado esquerdo seje correto pra ligar os fios que vem dos caps,ou o lado direito? intende o que quero perguntar?

Abraço
Fique com Deus

Soulface
Veterano
# fev/08 · Editado por: Soulface
· votar

Du Bass
É uma chave ON/ON né?!
Acho q não faz diferença não.
Vc só vai ter q conferir direitinho depois pra saber ql lado q é ql.

Parabéns,exelente trabalho!!
Valeu cara... Obrigadão!

Du Bass
Veterano
# fev/08 · Editado por: Du Bass
· votar

Soulface
On/Off vc quis dizer?

Quanto a isso,sem problemas sobre o lado.

Mas olha,pela minha logica.

|o -- o -- o|
|o -- o -- o|

Liga-se dessa forma:
|CAP DIRE -- POT VOL -- CAP D. PRO CIRC|
|CAP Esque -- o -- CAP E. PRO CIRC|

Eu pondo a chavinha pro lado esquerdo,ela vai desativar.
Pondo pra direita,vai ativar. Mas quando ele vai ativar,precisa estar passando por ele os fios que vem dos caps,pq se for pela logica,só vai passar por ele o Cap vol e o fio que vai pro circuito. E dai,onde fica o sinal dos fios que vem do cap?
Não sei se estou pensando demais. Sei que deu certo aqui,mas é por isso que me confundi sobre ter um lado certo,pq levando por essa logica ai,talvez tenha que ter.

Abraço. Fique com Deus.

Editado: Boa Noite Soulface,vou ir durmir. Até amanhã.

Nos_FERA_tu
Veterano
# fev/08 · Editado por: Nos_FERA_tu
· votar

Du Bass
É chave On-On mesmo..ou melhor, dual on-on (DPDT)...
ou seja...os contatos ficam assim nas posições:

o==o---o Posição 1 === Contatos fechados (alavanca pra esq.)
o==o---o

o--o==o Posição 2 ===Contatos fechados(alavanca pra dir.)
o--o==o

*Olha..sua logica ta certa duBass mas acredito que vc tenha que jumpear o fio do pot. de volume tbm para o polo que ficou sem nada...(não tenho ctz pois nao sei como vc quer essa configuração..pois na montagem atual somente o captador direito terá influência do volume, me corrijam se eu estiver enganado!)

Soulface
Caraca...parabéns pelo trabalho no baixo!!!!! O detalhe em madreperola é top d++
tenho mó desejo em customizar a marcação do braço da minha guita tbm!!!! xD

[]'s

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar

Nos_FERA_tu
Po cara, obrigado aí vc tb.
Particularmente, eu tb fiquei bastante satisfeito com o resultado.
Com relação à baixos, eu estou fazendo mais 2 trabalhos q em breve vou postar aqui tb os resultados.
E tb um PB de uns 15 ou 20 anos q eu ganhei em estado deplorável. Mas vou reormar com carinho pq é quase uma relíquia! hehehehe

Du Bass
Bom... Ele explicou ali tudo direitinho.

Du Bass
Veterano
# fev/08
· votar

Nos_FERA_tu
Soulface
Obrigado.
É sim,vcs tem razão,tem que ser jumpeado o outro volume tb.
Acontece que eu to com um Switch de 3 pinos só,estou testando só por ele um captdor só,pq dois não daria certo,juntaria o sinal e dai o cap de balanço não adiantaria nada. Amanhã vou la trocar este,enquanto isso vou bolando como vou fazer.

Alguem poderia me responder o que é o "Slap Switch" que tem em alguns baixo,como no Cort Curbow por exemplo?

Abraço. Fiquem com Deus.

conehc
Veterano
# fev/08
· votar

Du Bass
vc está colocando uma chave pra desligar o circuito? Outra coisa, diga como ficou o som do baixo na sua opiniao

Esses slap switch são chaves que dao boost/cortam/alteram as frequencias do circuito quando acionados, no caso o circuito é quem oferece a possibilidade de se fazer isso

Du Bass
Veterano
# fev/08
· votar

conehc
Estou pondo sim.

O Som do baixo melhorou em muito. O timbre continua o mesmo,mas da pra perceber um bom ganho com o circuito e os controles de grave e agudo deles são realmente espetaculares. Ficou mt mais limpo o som e mt mais versatil.
Quanto a ruidos,não tem nenhum.

Ah intendi quanto aos Slaps S.

Outra coisa que gostaria de perguntar,controle de médio,tem como fazer através de um pot normal,ou é uma caracteristica especial de um circuito?

Abraço. Fiquem com Deus.

conehc
Veterano
# fev/08
· votar

Du Bass

Outra coisa que gostaria de perguntar,controle de médio,tem como fazer através de um pot normal,ou é uma caracteristica especial de um circuito?

é outra caracteristica especial do circuito. Existe um jeito de se fazer um circuito de medios passivos, mas nao faço a minima ideia de como se faz isso

Alex Navarro
Veterano
# fev/08
· votar

Talvez ajude

http://www.nbspickups.com/esquemas-passivos.html

Alex Navarro
Veterano
# fev/08
· votar

O capacitor de poliester de 22nf é legal para timbres médios.

Du Bass
Veterano
· votar

Alex Navarro
Obrigado. Pelo que sei,os potenciometros de tom tem de ser diferentes dos de volume. Se o Volume é B,os de tom tem que ser A,certo? ja que meu volume master é B,devo comprar um pot A para fazer o controle de médio? E outra,este modelo serve para um circuito ativo?

Abraço. Fique com Deus.

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar

Du Bass
Não existe essa regra não cara.
Vc pode colocar o tipo de potenciômetro q vc quiser tanto no tone quanto no volume.
OQ muda é apenas a "curva". A forma com q ele vai liberar os sinais.
Esta imagem explica melhor a diferença entre eles.
Realmente é questão de gosto.

PS: Embora não exista nenhuma regra, é mais comum se usar pots com curva B (linear) no volume, e pots com curva A (logarítmo) no tone.

Nos_FERA_tu
Veterano
# fev/08
· votar

Du Bass
Somente complementando a resposta do Soulface, quanto essa curva ela representa o comportamento da resistência ôhmica do potenciômetro...mas nada implica na alteração do timbre e sim na sensibilidade...portanto não há problema algum em vc usar pots tipo B no tone

[]'s

Du Bass
Veterano
# fev/08
· votar

Soulface
Nos_FERA_tu
Obrigado pessoal. Se eu soubesse disso a 2 meses atraz,quando meu pot de tone quebrou,e era 250k,dificil de achar aqui,eu nun teria sofrido tanto. Os vendedores diziam que tinha que ser especial pro tone,outros diziam que se o volume fosse B ele tinha que ser A. Vivendo e aprendendo.

Vou comprar,dai amanhã eu testo,e dps digo os resultados. Obrigado pela ajuda. Espero que esse topico seje util a outras pessoas tb,ja que muitas duvidas estão sendo esclarecidas,e muitas dicas e formas estão sendo divulgadas.

Abraço.Fiquem com Deus.

Du Bass
Veterano
· votar

Pessoal. Ainda não consegui fazer o active/passive switch pro contrabaixo.

O Circuito é esse : http://www.artecsound.com/images/product%20photo/se2-a-dim.jpg

se alguem puder me ajudar. Ja tentei os esquemas de diversos sites,mas não da certo.

Obrigado.

Fiquem com Deus.

Du Bass
Veterano
# fev/08
· votar

Up...

Pessoal,se puderem me ajudar.

Fiquem com Deus

narigudo
Veterano
# ago/09
· votar

fala galera.

eu to com um circuito com 4 cores preto, amarelo, azul e cinza ativo para instalar no contra baixo, como q eu posso ligar ele??

desde ja agradeço.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ajuda com instalação de Circuito