Ajuda em circuito! Artec SE3P + NBS6000

    Autor Mensagem
    jkdias
    Veterano
    # mar/08


    Pessoal,

    Tenho um bass com caps NBS6000 + circuito Artec SE3P. O timbre do baixo no pizzicato é muito bom, graves e médios muito bem definidos, não tenho nada a mudar.
    O problema é no Slap: posso mexer em todos os potenciômetros que o slap fica sem brilho nenhum (as cordas estão com brilho, são semi-novas).

    Creio que tenha algum problema na instalação, pois não é possível que essa elétrica não dê brilho algum para slap.

    O que poderia ser? Talvez instalação mal feita? Talvez tenha que trocar algum capacitor?

    Estou usando num ha2500, que com o cheruti dá um timbre pra slap muito bom.

    Dêem uma força ae!

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Eu acho q esse captador tem timbre assim mesmo, ele é estilo bartolini... era pra vc ter escolhido um modelo melhor, esse modelo é uns dos mais antigos e mais fracos q o alex fabrica.

    Rdg Bass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tá usando com falante de aluminio e mesmo assim sem quick??

    Acho que com esse eq. do hartke ha2500 vc consegue melhorar, vai fuçando pois consigo uns sons maravilhosos pra slap com meu Boss GEB-7.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Krist Novoselic

    quais acha indicado pra slap dos nbs???

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Music man (HM2), jazz bass duplo (gem-jazz), ou um captador custom, NT7 q ele junta com o jazz bass, um lado fica jazz bass e o outro NT7, fica exelente pra usar na ponte, muito ganho.

    Vc poderia por um music man na ponte e um jazz bass duplo no braço, fica bem versátil; e eu mesmo não gosto de usar captadores iguais, prefiro sempre usar dois diferentes.

    Mas tenho uma noticia triste; Acho q Alex nao esta mais vendendo os captadores, agora ele só os fabrica pra equipar os baixos NBS. Eu fui um dos ultimos a comprar captadores com ele, estou achando...



    Te aconselho observar também se seu baixo está bem regulado. Cordas altas ficam com um som feio, grave e morto. Pode melhorar um pouco o timbre se for o caso.

    jkdias
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Krist Novoselic
    Eu acho q esse captador tem timbre assim mesmo, ele é estilo bartolini... era pra vc ter escolhido um modelo melhor, esse modelo é uns dos mais antigos e mais fracos q o alex fabrica.


    Estranho, o timbre dele para pizzicato é perfeito, mas não dá brilho nenhum... parece ser o circuito pois a impressão que dá é que o potenciômetro de agudo só dá médio. Parece que tem 2 potenciômetros de médio no baixo.


    Te aconselho observar também se seu baixo está bem regulado. Cordas altas ficam com um som feio, grave e morto. Pode melhorar um pouco o timbre se for o caso.


    Não, o baixo até está no luthier para tirar uns trastejamentos, mas a corda está baixa... Pedi para o luthier dar uma olhada na instalação, vamos ver o que ele diz.



    Rdg Bass
    Tá usando com falante de aluminio e mesmo assim sem quick??

    Acho que com esse eq. do hartke ha2500 vc consegue melhorar, vai fuçando pois consigo uns sons maravilhosos pra slap com meu Boss GEB-7.



    Uso o 10pw3, de celulose. Essa combinação com o outro bass (um cheruti com basslines) dá um timbre excelente para slap. Mas nesse baixo o slap fica carregado nos médios. Até dá para regular pelo equalizador do ampli, mas creio que esse baixo deve dar um pouco mais de brilho naturalmente...

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Se os dois potenciometros parecem de medios, aí sim deve ta instalado errado

    Leofunkbass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Esse circuito possui médio paramétrico, ou seja , ele tem um potenciometro duplo de regulagem para os médios?
    Esses capatdores são excelentes para pizzicato, mas não muito bons para slap, a idéia do Alex era chegar o mais próximo possível do Bartolini com esse modelo e conseguiu, afinal ele são imbativeis nos médios graves, mais um pouco sem brilho também

    jkdias
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Leofunkbass
    Esse circuito possui médio paramétrico, ou seja , ele tem um potenciometro duplo de regulagem para os médios?

    Esse mesmo, tem vol/pan/grave/agudo/médio/frequencia.

    Esses capatdores são excelentes para pizzicato, mas não muito bons para slap, a idéia do Alex era chegar o mais próximo possível do Bartolini com esse modelo e conseguiu, afinal ele são imbativeis nos médios graves, mais um pouco sem brilho também

    Extamente, vc disse tudo. Para pizzicato o som é sensacional, mas para slap soa bem fechado. Essa combinação num fretless deve ficar muito boa.

    Leofunkbass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Por isso os Bartolini são altamente indicados para fretless, slap é com os EMG J, Semyour Duncan, Fender, Lindy Fralyn.... Se voçe estiver insatisfeito, coloque um NBS HMI, esse posuui ótimos médios e é bem brilhante também, as linhas de slap que ouvi desse captador ficarm bem legais, com muita definição. Voçe já tentou deixar o potenciômetro inferior dos médios no zero e abrir um pouquini o superior, abrindo também o de agudos e deixando o de grave no meio?

    jkdias
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Leofunkbass
    Por isso os Bartolini são altamente indicados para fretless, slap é com os EMG J, Semyour Duncan, Fender, Lindy Fralyn.... Se voçe estiver insatisfeito, coloque um NBS HMI, esse posuui ótimos médios e é bem brilhante também, as linhas de slap que ouvi desse captador ficarm bem legais, com muita definição

    Legal, mas prefiro ficar com esse bass só pra pizzi mesmo, pra groovear ele tá demais! De repente, se trocasse o cap poderia melhorar o slap mas cair um pouco a qualidade no pizzicato ne...

    Voçe já tentou deixar o potenciômetro inferior dos médios no zero e abrir um pouquini o superior, abrindo também o de agudos e deixando o de grave no meio?

    cara já tentei de todas as formas, a que mais me agradou é deixando um timbre de slap mais vintage, com o agudo e o médio mais fechados, e o pan um pouco pro cap da ponte. O grave mesmo no slap está lindo, muito definido. Só não conseguia colocar o brilho para o poping, mas o thumb soa bem.

    Peguei o baixo no luthier e ele conferiu a ligação, está tudo ok. Ele disse que esse circuito é bem mais carregado nos médios que o SE3.

    Vou dar uma mexida no equalizador neste final de semana pra ver se dá um pouco de brilho. Se não tiver jeito, vou deixar os slaps para o cheruti mesmo.

    Alex Navarro
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Olá jkdias

    Bom, se o NBS6000 é o mais fraco e primeiro isso depende do gosto de cada um.

    Eu levei 7 meses para desenvolve-lo junto com baixistas muito bons e profissionais. Obtive com esse modelo elogios dos mais diversos musicos entre eles um americano operador de mesa do festival do Gremy Latino.

    O NBS6000 é um captador que não tem volume natural assim como os Bartolinis, porém juntos o Bartolini dá um volume pela metade do 6000. Isso sem circuito de ganho.
    O 6000 é um cap estéreo e conforme as pessoas me pedem posso enviálos com 4 vias (padrão de caps Humbukers) ou até 20 vias para 5 cordas ou 16 vias para 4 cordas.
    É um captador que tem um som quase neutro digamos assim para trabalhar com equalização mesmo e atingir o maior número de timbres possíveis. Porém não é necessário que o músico tenha todos os timbres possíveis em seu baixo ou num sistema a parte, pois cada um tem um gosto que normalmente se limeta em 3 timbres sejam só pelo gosto como por necessidade.
    As possibilidades tantas de fazer diversas configurações com o 6000 é para que um só pickups possa oferecer a maior gama de timbres possíveis ao músico. Este compra um 6000 e explora todas as possibilidades até chegar nos timbres que mais o agrada, unindo aos recursos do circuito e posteriormente de pedais ou equalizadores, dispensando ter de comprar captadores diferentes para mais de um baixo e por vezes nem conseguir os timbres desejados.
    O nbs6000 pode (na versão com todos os fios) ligar as cordas intercaladas, pode separar a equalização das graves e das agudas (2 sistemas separados) pode jogar duas saídas para um efeito em algumas bobinas e outras não, pode liga-los como PB, JB, Humb, pode se desligar uma corda para que não soe. Enfim.. quem quiser pode fazer um baixo com um botão que saia já o timbre escolhido ou mesmo enfiar uma série enorme de pots e chaves parecendo um painel de avião no baixo e ficar maluco com as possibilidade.
    Infelizmente acho que 99% não entendeu o lance do 6000 e por isso não pega tais captadores com esse sistema que é muito interessante. Não sou o criador disso, claro que não, o timbre sim é meu, mas o sistema Stereo Pickups já existe desde o início da década de 70 e talvez até antes. Já foram feitos pela Fender, pela Bartolini, pelo Heüssel, entre outros


    O som do NBS6000 deve sair sem circuito da seguinte maneira nos links abaixo
    As gravações estão cruas ligadas diretamente na mesa o mais flat possível. Tem apenas duas variações (combinações) entre as bobinas. Foi gravado com um baixo Tagima que parece que tem corpo de isopor.


    http://www.nbspickups.com/mp3/6000c1p c2s.mp3

    http://www.nbspickups.com/mp3/6000c1s c2p.mp3

    http://www.nbspickups.com/mp3/6000DEMO.mp3


    Se o Slap for isso que sai no teu bass então tá certo.. se o Slap não sai assim em flat tem algo errado.
    O circuito Artec é uma opção de baixo custo e de longe é um circuito legal ainda mais se os controles estão suspeitos como diz.

    Alex Navarro
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Ah sim, de qualquer forma eu não tive como objetivo principal faze-lo para slapeiros. Meu foco com esse modelo foi o pizz mesmo.
    Como gosto de sons que vão de Kiss à 14 bis, passando por Slayer a Sting, busquei um tibre que chegasse a estes. Como já devem ter vistos os vídeos meu Slap deixa bem claro que é a última coisa que pratico. O NBS6000 foi um lance bem pessoal que combinou com o gosto de outros baixistas que procurei para testa-los e fiquei contente com os resultados.
    Para Slap já acho o AWE uma versão do 6000 que atende melhor o estilo ou mesmo os JBA e HM2 .. mas perdem no pizz. A não ser uma combiação interessante de JBS+HM1 na ponte e HM2+JBS no braço.. (modelo ERT) .. bem legal para unir pizz e slap, mas perde o médio aveludado que se tem com o 6000.

    Mas agradeço a vcs pelo tópico!

    Alex Navarro
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ME ENGANEI NOS LINKS - AQUI ESTÃO OS SLAPS

    http://www.nbspickups.com/mp3/6000c1pc2s.mp3

    http://www.nbspickups.com/mp3/6000c1sc2p.mp3




    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Não precisa chorar por causa do meu comentario Alex.. ueauauheahauhah

    To brincando.....

    Bem, essa foi minha opinião sobre esses captadores.
    Esse modelo não me agrada

    Alex Navarro
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Krist Novoselic

    Não chorei, por isso tenho vários modelos.. para procurar agradar a todos.

    Alex Navarro
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ... ah sim.. só quis lucidar o funcionamento e a direção do 6000 que é algo mais voltado ao profissional...

    Alex Navarro
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    AWE - DOS CONTRABAIXOS NBS - FLAT

    http://www.nbspickups.com/mp3/awe1_1s2s.mp3
    http://www.nbspickups.com/mp3/awe_1h.mp3
    http://www.nbspickups.com/mp3/awe_1h2h.mp3
    http://www.nbspickups.com/mp3/awe_1s.mp3
    http://www.nbspickups.com/mp3/awe_2h-2s.mp3
    http://www.nbspickups.com/mp3/awe_2h.mp3

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    legal que vc tenha dado essa explicação

    jkdias
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Alex Navarro
    O som do NBS6000 deve sair sem circuito da seguinte maneira nos links abaixo
    As gravações estão cruas ligadas diretamente na mesa o mais flat possível. Tem apenas duas variações (combinações) entre as bobinas. Foi gravado com um baixo Tagima que parece que tem corpo de isopor.


    Fala Alex, valeu pela explanação!

    Vou ouvir os sons hoje à noite, já estou sacando qual é a do modelo.


    Ah sim, de qualquer forma eu não tive como objetivo principal faze-lo para slapeiros. Meu foco com esse modelo foi o pizz mesmo.

    A minha idéia também era essa, já tenho outro baixo com som maneiro para slap (timbre q eu curto para slap), mas para pizzicato tava procurando algo nessa onda do 6000. Minha dúvida era se com o circuito seria possível colocar tudo no mesmo baixo, sem comprometer o som do pizzicato. Mas o medo de perder o som que ele tem hoje me deixa com receio de mudar alguma coisa.

    De começo já suspeitava que o som que buscava para pizzicato não ia funfar para slap. Digo isso porque ouvi vários sons de baixo excelentes no pizzicato e não tão bons no slap, como o Fodera do Tom Kennedy por exemplo. Por enquanto não vou mexer no baixo não...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda em circuito! Artec SE3P + NBS6000