Discussão sobre Tecnica e Velocidade!

Autor Mensagem
MkThEbEsT
Veterano
# jan/08


Falae, moçada!

Abordar um tema que é comum entre os baixistas.. vocês preferem algo mais tecnico(com pegada) do que algo mais veloz?
Estava vendo alguns videos no youtube, como esse -> http://www.youtube.com/watch?v=kXi2ozqO-eY
E me veio a ideia de trazer a tona um pouco de discussão!
Opinem!

MkThEbEsT
Veterano
# jan/08
· votar


Minha Opinião:
Particularmente odeio esse tipo de timbre mostrado no video, não tem nenhuma musicalidade, apenas velocidade... e isso chega a irritar bastante, vejo isso principalmente em bandas de Metal, onde os baixistas sempre procuram acompanhar o bumbo da bateria, com ernomes velocidades e esquecem um pouco a musicalidade.

Pra mim o cara tem que ter pegada, saber criar frases interessantes e acrescentar na musica.
Minha opinião apenas!

Abraços!

Nycolas
Veterano
# jan/08
· votar


MkThEbEsT
Particularmente odeio esse tipo de timbre mostrado no video, não tem nenhuma musicalidade

Kra... realmente, temos que concordar que o kra toca muito rápido... mas não soa bem msmo... hehehe
o kra foge o tempo todo do "tempo" da música, eh muito estranho, e não tem assim uma definição do que ele tah fazendo, ele soh bate tão rápido, que a nota nem chega a soar a nota :P
Acho isso completamente desnecessário...
Mas não se pode esquecer que muitos baixistas habilidosos como o Felipe Andreoli (Angra) que tocam bem rápido conseguem tirar bons sons de seus intrumentos...
Assim como surgiu um debate no tópico de guitarras, o kra tem que ter feeling (sentimento) na hora de tocar a parada... Ñ que um kra que toque rápido assim não tenha sentimento, mas acho q a única coisa que ele sente, é a mão formigando depois de tocar isso :P

Abraço!

MkThEbEsT
Veterano
# jan/08
· votar


Nycolas, concordo plenamente com você... você praticamente tirou as palavras da minha boca. (Dia cansativo de trampo, meio sem saco pra escrever longos textos hehe).

Feeling é a base de tudo... é pq me incomoda de uma certa forma, essa "vanglorização" desses baixistas que tocam extremamentes rapidos... que tiram timbres mto porcos(no meu ponto de vista).

Abraços!

ClaudioBass
Veterano
# jan/08
· votar


MkThEbEsT

O que esse tal de Ederson Prado está fazendo, é uma forma rápida de abreviar a carreira dele de baixista, a L.E.R. vai acabar com ele cedo-cedo...

Acabei de assistir a um video do Som Brasil Djavan, e honestamente eu prefiro muuuuito mais o estilo Serginho Carvalho de tocar do que esse Ederson!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Cambraia
Veterano
# jan/08
· votar


Realmente técnica ele possui e muita.Porém, assim como os posts acima, acho esse tipo de som uma porcaria.Prefiro um baixo lento e com bastante groove do que essa fritação sem sentido(me refiro a outros vídeos dele já que esse é apenas uma demonstração de técnica).De qualquer forma, há quem goste e parabéns ao cara pelo esforço e pelas horas de prática necessárias para chegar a esse nível.

Abraço

LuCaSbass
Veterano
# jan/08
· votar


Tecnica, tecnica e mais tecnica... tem gt q gosta só de tecnica, tudo bem... mas tem muitos baixistas otimos q possuem otima tecnica mas nao usam tudo toda hora, pq sabem o momento necessario para usa-las, vide Ney Conceição, Nico Assumpção entre outros. Acho q musica é uma coisa, "corrida de dedos" é outra. Mas tem gente q prefere assistir formula 1 do que um bom dvd de musica, q eles sejam felizes hehe

mgs
Veterano
# jan/08 · Editado por: mgs
· votar


é Como Falou o Amigo Aí em Cima, Serginho Carvalho é Simplesmente Foda!

e esse doido do video ele ta tocando oq? nunca ví baixo com esse som ceboso! heua!

joe_harris
Veterano
# jan/08
· votar


qndo as duas são aliadas o dominio é mto maior!!! pq uma sem a outra fica mto supertficial!!! Sem ter pelo menos um dominio tecnico sobre o instrumento não tem como expressar o feeling direto né!?(não q seja impossivel) =D

jkdias
Veterano
# jan/08
· votar


ClaudioBass
mgs

caras, o serginho carvalho ainda não me convenceu... pelo menos nos trabalhos com o Djavan, a qualidade dos discos do Djavan caíram muito nos últimos anos. Eu tava ouvindo esses dias os álbuns "Coisa de Acender, Novena, Malásia, Bicho Solto" a qualidade da banda era muito superior q a atual (com Marcelo Mariano, Arthur Maia e André Vasconcelos fazendo os baixos). O Serginho Carvalho já gravou 3 álbuns do canário, toca muito bem, mas sinto uma queda muito brusca na qualidade da banda como um todo (principalmente no piano/teclado).

Baxista
Veterano
# jan/08 · Editado por: Baxista
· votar


A questão é a manha né biicho, pois é eu achei ele muito ruim no quesito musicalidade!

MkThEbEsT
Veterano
# jan/08
· votar


Na verdade ele(E não somente ele, em geral baixistas que treinam quse q 100% para atingir este tipo de som), não tem nem musicalidade e mto menos noção de como se conseguir um "timbre bacana", pq o timbre que ouço é tudo, menos de um instrumento cuja finalidade é tocar frequencias graves.

lovehatelove_fe
Veterano
# jan/08
· votar


Tipo, o cara já avisa no início do vídeo que é uma apresentação de técnica, então não vou discutir ou não se ele é um bom baixista porque nunca ouvi o som dele.
Mas respondendo a pergunta, eu prefiro um baixo mais criativo, com mais ritmo, mais musicalidade do que um baixo completamente destruidor na técnica mas sem criatividade nenhuma. Estava conversando isso com um amigo meu um dia desses. Eu particularmente não gosto muito de Death... porque NAS BANDAS QUE EU JÁ OUVI o que prevalece é aquele som massante e enjoativo. Mas eu não conheço tantas bandas assim pra generalizar.

LuCaSbass
Veterano
# jan/08
· votar


pois eh, nesse video ele avisa, mas veja os outros videos dele tbm, eh a mesma coisa...

MkThEbEsT
Veterano
# jan/08
· votar


E de uma sacada também na banda dele... chama-se Burning in Hell (Pelo nome ja da pra saber que é metal, não sei também daonde eles acham esses nomes sem noção).

O baixo simplesmente inesiste na banda.

LuCaSbass
Veterano
# jan/08
· votar


MkThEbEsT
Inexiste nao... ta la "correndo" hehe
e pior q nome de banda de metal é nome de musica de metal hehe
ja ouvi mto metal, mas nao consigo achar a mesma graça de antes...

TaylorBass
Veterano
# jan/08
· votar


ja ouvi mto metal, mas nao consigo achar a mesma graça de antes...[2]
Há uns 4 anos atrás, qdo comecei a tocar, queria ser um Ederson Prado da vida..
Mas depois q eu conheci Jaco Pastorius, Wooten, Miller, Jamiroquai etc etc..meus conceitos mudaram bastante! hehe

Sobre o Ederson, é..ele é rápido, rapidão..=)

ClaudioBass
Veterano
# jan/08
· votar


jkdias
serginho carvalho ainda não me convenceu
a qualidade dos discos do Djavan caíram muito nos últimos anos

Sim, concordo com isso... essas últimas bandas do Djavan são muito fracas em relação aquela tour do "Ao Vivo". Na verdade, o que mata essa nova fase do Djavan são os dois filhos dele que não tocam nada, enganadores. Dispensar um batera no nível do Carlos Bala pra colocar aquele doido pra fazer caixa-bumbo o tempo todo é sacanagem. Com o Bala na batera era quebradeira total... sem contar que a banda ainda tinha o João Castilho como guitarra principal e o Marcelo Martins no Sax.

Com relação ao Serginho, ele é um baixista bem sóbrio, é um cara de condução que dá a sustentação da banda. Eu achei essa troca boa, apesar de achar o André Vasconcellos um bom músico, considero o Serginho mais completo. Pegue o DVD do show Milagreiro que você vai poder ter uma boa idéia do trabalho do Serginho Carvalho!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

hyuuga_adam
Veterano
# jan/08
· votar


fugiro um poko do assunto do topico neh XD?

mas, voltando: eu prefiro muito mais um baixista tecnico q um baixista rapido sem criatividade/musicalidade.... mas qndo os dois se unem em uma pessoa soh, num qm tem bate...

pra galera q falo q nunk ouviu baixista bom no metal: concordo, eu tb nao... mas, kerem ouvir um baixista bom de rock? ouçam aerosmith (baixista: tom hamilton) ele eh o melhor baixista de rock q eu ja vi...

o wooten, celso pixinga e esses outros ai esmagam o hamilton sim ^^.. mas ele sao mais jazz/blues neh...

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/08
· votar


Eu considero o Ederson Prado um bom baixista de metal,é extremamente rápido e técnico,faz uso de arpegios,tapping e sweeps em praticamente todas as suas músicas,ele é um cara que treinou apenas pra ser rápido e eficiente no metal,mas que não vejo tocando outra coisa além disso.

É um baixista que precisa amadurecer musicalmente,e ampliar os seus horizontes musicais,caso ele faça isso,com certeza vamos ouvir falar muito (bem) dele.

Mas existem dezenas de baixistas de metal que simplesmente quebram o Ederson em musicalidade e criatividade,nomes como Steve Digiorgio,Sean Malone,Lars K. Norberg e Alex Webster,só pra citar alguns,que são rápidos e técnicos demais,mas não fazem da música uma corrida de 100m,e sim trabalham em favor da música, criando frases elaboradas e bem colocadas,e usando ótimos timbres (presentes tanto em estúdio quanto no palco).

Ivanov_br
Veterano
# jan/08
· votar


Acho que o equilibrio é fundamental. Técnica (consequentemente velocidade) é fundamental para executar diversos estilos com mais facilidade, mas não adianta nada excesso de técnica e velocidade, se não se consegue colocar as notas certas nos acordes certos.

Acho um bom teste criar linhas de baixo em cima de um violão. Sem distorçoes e efeitos. Aí se ve a qualidade de um baixista.

Cerberus
Veterano
# jan/08
· votar


Rafael do Baixo

Tirando o projeto paralelo Blotted Science, que músicas do Alex Webster têm grande musicalidade? Criatividade realmente ele tem e muita, mas musicalidade acho que não...

Steve Digiorgio concordo plenamente contigo, os outros dois eu não conheço.

WormKrash
Veterano
# jan/08
· votar


Rafael do Baixo

não imaginava que alguém citaria o nome do Lars Norberg... esse é insano demais...

Sean Malone é um cara que tem o groove na alma...

daí o pessoal escuta iron, angra, stratovarius e diz que não tem os "bass heroes" do som pesado, hehehe... poxa, não esperava mesmo ver alguém citando esses nomes, tu com certeza sabe do que to falando sobre essas figuras...

jkdias
Veterano
# jan/08
· votar


ClaudioBass
Com o Bala na batera era quebradeira total... sem contar que a banda ainda tinha o João Castilho como guitarra principal e o Marcelo Martins no Sax.

sem dúvida cara, carlos bala está entre os meus preferidos, ouço muito as levadas dele. Agora o marcelo martins voltou à banda do djavan, junto com o fronçois e o walmir, compondo o naipe (até q enfim).

Pegue o DVD do show Milagreiro que você vai poder ter uma boa idéia do trabalho do Serginho Carvalho!

pois é, ainda não vi esse dvd, eu tenho só o primeiro, com a banda anterior. Vou ver se arrumo esse tb.

mudando de assunto, esses dias vc ficou de upar um álbum do incognito com o ed motta hein........ nao esquece da gente!

ClaudioBass
Veterano
# jan/08
· votar


jkdias
mudando de assunto, esses dias vc ficou de upar um álbum do incognito com o ed motta hein........ nao esquece da gente!

Esqueci não... tá faltando é tempo mesmo, tô viajando direto a trabalho, mas até domingo eu coloco o material lá...

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Death Knight
Veterano
# jan/08
· votar


Eu particularmente gosto desse estilo de música, mas sinceramente achei o som desse cara muito morto. Não to nem falando dessa "demonstração", mas, por exemplo, esse vídeo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=BdlQNmy6PiY&feature=related

O timbre do tapping principalmente ta muito esquisito. Tem vezes que ele não ataca direito a nota, aparece quase nada da nota e muito estalo.
Outra coisa: a técnica da mão direita dele é absurda, agora a mão esquerda tem que acompanhar. Parece que às vezes as mãos se descordenam, e fica uma coisa "quase lá".

Se ele tivesse essa velocidade e tocasse tudo limpinho, eu acharia o máximo: dobrar as partes com a guitarra, fazer linhas como aquela que ele faz no tapping, se limpas, ficam muito legais.

A técnica serve para ser aplicada à teoria, funciona para servir à música. Não adianta ter técnica pra cacete e não saber aplicar isso musicalmente. De que adianta na música o cara tocar 500 notas por segundo, se isso não vai deixá-la mais rica, mais interessante?

Sei lá... Eu gosto bastante de coisas rápidas. O André Gomes, por exemplo.. O cara é um cavalo, mas toca tudo limpinho e as linhas dele são muito legais. Ele sabe aplicar a técnica para enriquecer a música.

Death Knight
Veterano
# jan/08
· votar


hyuuga_adam
pra galera q falo q nunk ouviu baixista bom no metal: concordo, eu tb nao...


Po, aí ja está exagerando muito mesmo.
Luís Mariutti, por exemplo. Hoje em dia acho que ele ta fraco, simplesmente ganhando dinheiro pra fazer cara de mau no palco. Mas nos primórdios do Angra? Escuta só o Angels Cry e o Fireworks.. Aquilo sim era baixo.
Falando em Angra ainda, acho que o Felipe também faz um trabalho muito bom no novo Angra. Achei ele meio apagado no Rebirth, no Temple of Shadows ele tem umas linhas bem legais. Esse Aurora Consurgens ainda não parei pra escutar.

Podem falar o que quiser do Myung, mas eu acho o trabalho dele no Dream Theater muito bom. Ele tem técnica, e pra quem falar que ele não tem musicalidade e criatividade, escutem o Scenes from a Memory, destaque para "Through her eyes". Ele tocando fretless nessa música é muito bom. Quem fala que ele não tem musicalidade não sabe que ele estudou na Berkeley. Não da pra ter só técnica pra ter estudado lá.


Não estou querendo criar polêmica, mas o problema é que os padrões "clássicos", digamos assim, de se tocar bem, baixo principalmente, estão no Jazz. Então, quem bebe na fonte do jazz, é considerado bom. Quem toca algo parecido com o Jaco, é bom. Quem toca um slap que nem o do Wooten, é foda. Agora, quem toca um pizzicato que nem o do Myung, por exemplo, ou do Mariutti, citando um brasileiro, não é nada demais. É metaleiro, não é um "baixista bom".

MkThEbEsT
Veterano
# jan/08
· votar


Death Knight,

É não cara... a questão ta na musicalidade mesmo e na criatividade. Muita gente fala que tocar com palheta em baixo é moh merda... isso é porquê não escutaram Tool e não viram um Justin Chancellor da vida tocar, fora os efeitos que o cara usa...

Em relação ao metal, é porquê (na minha concepção) "vocês" se limitam apenas a velocidade... esquecem um pouco de alternar, mudar os timbres também, pelo menos pra mim.. mudar timbre em uma musica em andamento ja da outra cara, entre outras coisas.

Abraços!

ClaudioBass
Veterano
# jan/08
· votar


Death Knight
Sei lá... Eu gosto bastante de coisas rápidas. O André Gomes, por exemplo.. O cara é um cavalo, mas toca tudo limpinho e as linhas dele são muito legais. Ele sabe aplicar a técnica para enriquecer a música.

O André era "velocista" até meados da década de 90, antes de acabar a banda Cheiro de Vida... nessa época ele esculachava, e alguns shows dele chegavam a ser chatos e repetitivos. Quando o André foi definitivamente "abraçado" pelo Pepeu Gomes, ele começou a ganhar maturidade musical, e deixou de ser velocista pra se tornar um músico genial. Hoje em dia dá gosto de ver o André Gomes tocar, muito mais do que antigamente. Até testando instrumento o cara tá sóbrio!

Podem falar o que quiser do Myung, mas eu acho o trabalho dele no Dream Theater (...)

Esses dias assisti em DVD um show do Dream Theater, achei que o Myung é o mesmo caso do André Gomes, é um cara que sabe muito, mas precisa ganhar maturidade musical, ele é repetitivo demais, desde quando conheço Dream Theater que o cara não sai daquilo, é sempre a mesma coisa. Na minha opinião, o que diferencia o Myung do Felipe Andreolli são os olhos puxados do Myung, no mais eles parecem gêmeos!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

hyuuga_adam
Veterano
# jan/08
· votar


Death Knight

cara.. eu tava generalizando... tpw.. como o MkThEbEsT falow, a maioria dos baixistas de metal soh ker saber de velocidade (e convenhamos, qm escuta tb) e eskece de fazer a musica... eo myung toca muito sim e so mto fã dele.. maaaaas ele nao toca metal oO...

como eu disse, qndo eu ver um baixista de metal tocando igual o Tom Hamilton do aerosmith eu posto aki... mas existem varios estilos de rock em q existem baixistas eximios e qm nao soh tocam a velocidade, tocam tb a musica...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discussão sobre Tecnica e Velocidade!