Discussão sobre Tecnica e Velocidade!

Autor Mensagem
Death Knight
Veterano
# jan/08
· votar


MkThEbEsT

Pois é, cara. Mas sinceramente, acho que a sua concepção está errada. Nâo sei se é isso, mas parece que o seu conhecimento sobre o assunto é muito limitado. Ja citei, entre os mais famosos, músicos que considero muito bons. Além disso posso te falar nomes, que ja falaram inclusive, como Steve DiGiorgio, que tocou no Death por um tempo, Dave Larue, Cliff Burton no antigo Metallica. Acho que você esta confundindo um pouco musicalidade com gosto. Parece que pra você, ter musicalidade é fazer algo que te agrada. "Mudar o timbre no meio da música" é um recurso, muito pessoal inclusive. Você gosta disso, mas não quer dizer que isso é um fator que determina se alguém tem musicalidade e criatividade. Todo mundo conhece, por exemplo, o timbre "Jaco". Ele não mudava nunca. Ele não era musical? Não era criativo?

ClaudioBass

Bom, eu falo do que eu escuto do André Gomes hoje em dia. Eu tenho o cd do Cheiro de Vida, acho ele realmente chato às vezes, muito metralhadora. Mas aqueles vídeos dele tocando com o Frank Solari? Eu acho as linhas dele geniais.

é um cara que sabe muito, mas precisa ganhar maturidade musical

Maturidade musical? O cara ta na estrada a 20 e poucos anos, com uma banda do calibre do Dream Theater, estuda música desde pequeno, e precisa de maturidade musical? Então tá.

ele é repetitivo demais, desde quando conheço Dream Theater que o cara não sai daquilo, é sempre a mesma coisa

Escuta então, do Dream Theater, o cd "When Dreams and Days Unite", depois não precisa nem ir muito longe, pode até escutar logo o "Images and Words", que foi o seguinte, pra escutar a diferença. Mas escuta então o "Scenes from a Memory" e me diz se é a mesma coisa. Depois escuta o projeto paralelo dele, "Jelly Jam". Qualquer um dos 2 cds.

Existem diferentes linguagens. Assim como existe uma maneira básica para tocar Jazz, existe outra para tocar Bossa Nova, outra para Samba, outra para Salsa, outra para Rock, outra para Metal. Nenhuma é melhor que a outra, são simplesmente diferentes, o papel do baixo é diferente em cada uma delas.

Procurem escutar todo o tipo de música, principalmente o que não gosta, você tira muito mais experiência disso, e acaba abrindo a cabeça. Parece que as opiniões aqui estão sempre muito iguais, alguém chegou aqui a mil anos atrás e falou que tocar Jazz é que é tocar baixo, Metal é ruim, o baixo é só mil notas por segundo, aí acabou virando lei por aqui.

Escutem sem preconceitos. Nego lê um negócio ali que o Andreoli não tem criatividade nem musicalidade, escuta 2 músicas do Angra ja influenciado por isso, e acaba achando isso, porque escutou Acid Rain e Nova Era e acha que ele se resume a isso, não abstraiu essa opinião pra prestar atenção, que mesmo que ele dobre partes com a guitarra, toque junto com o bumbo, aquilo tem um papel ali. Experimenta tirar o baixo que você vai ver que a música vai ficar completamente sem peso.

Death Knight
Veterano
# jan/08
· votar


hyuuga_adam

Concordo contigo que tem muita gente que escuta metal que só quer saber da velocidade. Mas não concordo quando você diz que a maioria dos baixistas só quer saber de velocidade também. Nos 2 casos existem as 2 coisas. Se eu fosse falar por experiência minha somente, diria que não existem pessoas que escutam metal que só pensam na velocidade, porque todos os meus amigos que escutam metal e gostam, são pessoas que também escutam outras coisas e sabem muito bem distinguir velocidade, pura e simplesmente, de musicalidade. Mas eu sei que existem pessoas assim, e não acho que sejam maioria não.

eo myung toca muito sim e so mto fã dele.. maaaaas ele nao toca metal oO...
Como assim ele não toca metal? Essa eu não entendi.


qndo eu ver um baixista de metal tocando igual o Tom Hamilton do aerosmith eu posto aki...
Faz o seguinte cara, eu não conheço muito Aerosmith, então me diz umas músicas pra eu escutar, porque o que eu ja escutei dessa banda, não vi nada demais no baixo.

E assim.. Desde quando Aerosmith é metal? Aerosmith é uma banda de rock. Metal não é rock. E eu estou generalizando demais, porque no Metal existem várias "vertentes", digamos assim, assim como no rock.

hyuuga_adam
Veterano
# jan/08 · Editado por: hyuuga_adam
· votar


Death Knight

vc nao entendeu algumas coisas: qndo eu disse q "convenhamos q a maioria tb" tava falando de qm escuta SOH o metal... axa q musik boa eh musik rapida.. nao tava falando dos baixistas ou qualquer outra coisa..

Como assim ele não toca metal? Essa eu não entendi.
como vc disse, metal tem varias vertentes, mas nao taxo o dream theater como metal... eu axo ele um troço meio estranho.. um hard rock meio diferente... nao sei explicar direito.. tb nao ouço muito... soh umas 2 ou 3 musikas... pro isso so meio leigo...

eu tb nunk disse q aerosmith eh de metal... eu tava falando pra comparar um baixista de metal com o tom hamilton do aerosmith ( aero eh um tipo melodic, lovin', nao metal)

qnto as musikas do aerosmith, nao sei quais vc ouviu, mais eu gosto de living on the edge, mam kin, angel, loving in the elevator, cryin, amazing (essas duas ultimas tem um baixo q eu adoro), e, apesar de ser A clichê deles, i dont wanna miss a thing (armageddon theme - na verdade, a trilha sonora do armageddon foi quase tudo aerosmith pq, pra qm nao sabe, a Livia Tyler, filha do Steven Tyler, vocalista, fez o papel da namorada do Ben Afflect [A.J] e filha do Bruce Willis) tb eh boa... a cara... se eu for falar aki, eu diria a discografia inteira pq eu na verdade sou fa do aerosmith... abre o emule e digita aerosmith la.. baxa umas 3 musikas aleatorias e ta bom

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/08
· votar


hyuuga_adam

qndo eu ver um baixista de metal tocando igual o Tom Hamilton do aerosmith eu posto aki...

Cara procura por alguma música de algumas das bandas onde o Steve Digiorgio e o Sean Malone tocaram (só pra citar alguns),que você vai ver baixistas no metal fazendo exatamente o que o Tom Hamilton faz,que é servir a música fazendo o que ela pede e precisa em cada momento,sem exageros.Conheço bem o trabalho do Hamilton (tenho tudo do Aerosmith aqui) pra poder falar sobre ele.

FCLBass
Veterano
# jan/08
· votar


hyuuga_adam

Dream Theater é Metal Progressivo ou Prog Metal.
"eu axo ele um troço meio estranho.. um hard rock meio diferente... " Vc tá de sacanagem, né? Onde vc anda e o que vc toma pra dizer que o Dream Theater é Hard Rock? Francamente...

hyuuga_adam
Veterano
# jan/08
· votar


FCLBass
como eu falei, nao escuto dream theater... soh escutei 2 musicas como eu falei incima... ¬¬.. francemente digo eu.. le u post intero primero dps comenta.. o q eu conheço do myung eh d algumas demos e videos q eu vi.. soh isso....

Rafael do Baixo
vo procurar sobre... vlw a dica... eu nao conheço o trabalho desses q vc citou ai... pra falar a verdade, qndo eu li Digiorgio associei à marca do violao e nem sei se tem ligamento...

FCLBass
Veterano
# jan/08
· votar


hyuuga_adam
Extraido do tópico: vamu troka umas ideia aew :P (baixo num eh mais facil ki guitarra naum \o/ )


geeeente.. nao existe isso de q X eh melhor q Y... eh tudo uma questao de gosto musical... alem disso, depende de quem vc ta taxando de baixista e guitarrista...

ex: flea pra mim eh um merda... john myung eh O cara...
slash pra mim eh fodaaaaaaaaaço... digao eh uma criança...

tb depende de quem vc ouve pra comparar:

ex: escuta um solo do john petrucci e um solo do victor wooten.. qm toca mais? NINGUEM! pq um toca baixo e o outro guitarra!


Vc postou isso e disse que só ouviu duas ou três músicas... Depois eu é que não leio...

Death Knight
Veterano
# jan/08
· votar


hyuuga_adam

Entendi o que você quis dizer.
Eu também detesto taxar qualquer coisa de ser qualquer coisa (hehe), mas po, procura escutar mais que você vai ver que é muito mais próximo de metal do que de hard rock.
Crying é uma das que eu escutei e gosto, inclusive ja toquei ela. Ele faz umas coisas legais sim, vou escutar mais atentamente Aerosmith. Nunca parei pra prestar atenção, realmente.

Do Steve DiGiorgio, escuta uma música do Death chamada "The Philosopher", ou alguma outra do cd Individual Thought Patterns.

Death Knight
Veterano
# jan/08
· votar


Ah, mais uma dica aí.. Tem uma banda chamada ARK, que eu acho muito foda.. O baixo é muito bom, o cara usa um fretless que casa muito bem.. Tem uma música chamada "Just a Little" que é muito foda.

hyuuga_adam
Veterano
# jan/08
· votar


FCLBass
denovo vc nao leu o post..
eu disse q nao ouvi mais q 2 musicas do dream theater... a banda sabe?.. e as musicas foram: As I am E Byonds this life...

agora... leu a parte: "o q eu conheço do myung nao sao nada mais que demos e videos?" ... parece q nao...

q saber... nao vou perder meu tempo discutindo isso...

Death Knight
blz.. vo procura sobre o digiorgio... se nao me engano saiu alguma coisa sobre ele na coverbaixo desse mes, vo ver se pego ela...e vo pega as musicas tb...

ClaudioBass
Veterano
# jan/08
· votar


Death Knight
Escutem sem preconceitos. Nego lê um negócio ali que o Andreoli não tem criatividade nem musicalidade,

Bem... eu tenho hábito de falar *somente* daquilo que escuto e vejo. Jamais iria tecer alguma opinião sobre qualquer músico ouvindo apenas duas músicas ou um só trabalho...

Quanto ao André Gomes, o conheço e acompanho o trabalho dele desde a década de 80.

Quanto ao Andreoli, eu também o conheço pelo fato dele frequentar o Atelier do meu amigo Daniel Alegria, com o qual fui assistir a um show do Angra no antigo Claro Hall (hoje Citibank Hall), e honestamente, não gostei. Achei chato, barulhento e extremamente repetitivo. Mas, por outras coisas que já vi e já ouvi, considero o Andreoli um excelente músico!

Quanto ao Myung, eu tenho vários CDs do Dream Theater e já assisti a vários shows... acho o instrumental da banda muito foda, um dos melhores que já ouvi. Mas, o fato do Myung estar há 20 anos na estrada não quer dizer absolutamente nada! conheço músicos que tocam há décadas e ainda não atingiram uma maturidade musical (vide Paulo Ricardo). Continuo achando o Myung pouco criativo e repetitivo, uma vez ou outra ele cria algo diferente, que suspeito até que seja uma criação do coletivo Dream Theater!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Death Knight
Veterano
# jan/08
· votar


ClaudioBass

Não estava falando necessariamente de você, até porquê pelos seus comentários eu ja vi que você conhecia mesmo. Estou dizendo do geral que é assim, por aqui principalmente. Tenho certeza que com a sua experiência você sabe bem disso.

Do Andreoli, você falou que ele era uma imitação do Myung. Você não gostou da banda ou do baixo? O Angra, hoje em dia, esta mais repetitivo sim, mas isso não anula o que você mesmo falou agora, que ele é um excelente músico.

Comparar Paulo Ricardo com Myung? RPM com Dream Theater? A "estrada" a qual me refiro não é simplesmente estar no meio musical, mas fazer a música que ele faz. O Paulo Ricardo faz uma música para vender, simplesmente. Você vai me dizer que 20 anos com RPM a pessoa evolui musicalmente tanto quanto 20 anos de Dream Theater?
O Myung com certeza não é um gênio. Ele não é tão criativo, mas isso não tira o mérito dele de bom músico. E qual o problema de criações coletivas? Ele com certeza faz parte desse coletivo, e assim como deve receber sugestões, deve dar também.

TaylorBass
Veterano
# jan/08
· votar


Sobre o André Gomes não posso falar nada, já que não conheço o trabalho dele, mas sobre o Myung vamo lá..

Eu adoro ver esse japa tocar, ele tem um pizzicato muito preciso e passa uma segurança absurda nas suas linhas. Sobre criatividade, tb não o acho tão criativo, muitas vezes ele apenas segue os riffs e as passagens do Petrucci, o que requer muita técnica, claro. No geral, acredito q ele seja um grande músico, me surpreendendo ainda mais agora nos últimos trabalhos, já que está trabalhando muito mais pra banda e esquecendo aquelas fritações cheias de efeito nos álbuns anteriores (Eu gosto até)!

Dream Theater hoje é a inspiração da mulecada pra começar a tocar, todos os músicos são excelentes.

ClaudioBass
Veterano
# jan/08
· votar


Death Knight
Comparar Paulo Ricardo com Myung? RPM com Dream Theater?

Não é o caso da comparação de um com outro, mas sim o fato de um músico, baixista que tem mais de 20 anos de instrumento e é um medíocre. Poderia ter citado o Sting, que também tem uma longa estrada mas é um baixista limitado, como todos do The Police. É óbvio que o Myung é muito mais baixista do que Paulo Ricardo e Sting.

Eu gosto de Dream Theater, como falei antes, de todas essas bandas do mesmo gênero, considero o DT a melhor disparada em termos instrumentais, todos os músicos são bons!

Quanto ao Angra, não gostei da banda e nem do Andreoli tocando o gênero. Já o vi tocando outros gêneros, e por isso o considero um excelente músico, acho que no caso dele é um desperdício de talento continuar no Angra. O único ponto que gostei do show foi quando eles tocaram Hallowed Be Thy Name, aí sim pude entender o que eles estavam tocando.

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Cambraia
Veterano
# jan/08
· votar


Em relação ao Myung, concordo com os demais.Tem uma ótima técnica(quem já viu alguma vídeo aula dele pode confirmar) porém, acho muito limitado em relação à criatividade.

No entanto deve-se lembrar que, pode ser um pouco de preconceito ou falta de conhecimento, no que eu conheço de metal e suas variantes, o baixo é realmente algo totalmente secundário, submisso á linha seguida pela guitarra, fato que varia apenas nas músicas mais lentas.

Em relação ao metal, sobretudo essas novas vertentes pós-iron, acho tudo isso um pé-no-saco.Um som extremamente artificial, com emoções que me parecem falsas( os cabeludinhos se retorcendo no palco com a mãozinha levantada e vento em suas madeixas), em suma, não vejo o metal como fruto de uma grande inspiração artística.Desculpem-me os admiradores e foi mal fugir um pouco do tópico.
Abraço!

MkThEbEsT
Veterano
# jan/08
· votar


Cambraia,

Cara você falou tudo!

Eu também não vejo nada demais no estilo "metal", sem querer mudar um pouco o paronama da discussão, mas além disso que você citou da "submissão" dos baixistas, acho um som extremamente artificial, começando pelos timbres dos guitarristas que me incomoda bastante, além daquele teclado"zão" que acho extremamente tosco... uma vez vi uma banda brasileira de metal eu quase morro de rir tamanha "tosqueira"... vou ver se acho novamente aqui e posto!

Na verdade falta feeling acima de tudo para este estilo, parece teatro, tudo "marcado" ja.

Abraços!

Cerberus
Veterano
# jan/08
· votar


MkThEbEsT
Se for o Massacration, não vale! :)


Cambraia
Baixo não-secundário: Steve DiGiorgio (no Death, escuta o Sounds of Perseverance), Cliff Burton (qualquer um dos 3 primeiros discos), Peter Steele (Type O Negative). Na minha opinião não precisa ser técnico para ser bom. Tem que ser interessante.


Não é questão de "submissão", eu vejo como um trabalho em conjunto da guitarra e do baixo para dar o peso necessário para a música.

Cambraia
Veterano
# jan/08
· votar


Cerberus
Vou escutar o cd do Death.Quanto ao Cliff Burton eu não concordo porque acho que o Metallica não se encaixa muito nesse estilo de rock a que eu me referia.Mas valeu pelas indicações de cd...

Abraço!

Cerberus
Veterano
# jan/08
· votar


Cambraia
eu não concordo porque acho que o Metallica não se encaixa muito nesse estilo de rock a que eu me referia

então eu acho que não entendi o que são as "novas vertentes pós-iron". Seria tipo Helloween, Stratovarius, Gamma Ray, Blind Guardian, etc?

victorio
Veterano
# jan/08
· votar


Técnica é pegada e velocidade, MAS velocidade um guitarrista ou tecladista também pode ter, mas pegada SÓ UM BAIXISTA TEM, então acho que este é o grande diferencial que um baixista tem q mostrar.

VELOCIDADE:

Joey deMaio (baixista mais rápido que já vi)
http://www.youtube.com/watch?v=XSYrTKXLYH0

Flight of the Bumblebee (0_0)
http://www.youtube.com/watch?v=XI6hKYBK51A&feature=related

PEGADA:

Abraham Laboriel (isso q é feeling!)
http://www.youtube.com/watch?v=CWhJKNzUYJU&feature=related

Victor Wooten (tb mostra um pouco de velocidade)
http://www.youtube.com/watch?v=4dWb-aCWR8U

Ambos tem seu mérito, mas eu prefiro pegada...

Jiroumaru
Veterano
# jan/08
· votar


dêem uma olhada nesse video com o Burton.

Tem gente que acha até hoje que a introdução dessa música é na guitarra.


Sobre o Myung, acho que o problema é a banda toda. Todos eles são ótimos tecnicamente, mas os caras são muito "anti-música".
Parece que o tempo inteiro eles tão exibindo as técnicas mas nunca fazem uma música de verdade (deixa eu me esconder das milhões de pedras que vão tacar em cima de mim).

MkThEbEsT
Veterano
# jan/08
· votar


Jiroumaru,

Ja vi este solo do Burton, inclusive é extremamente elogiado... mas repito... pra mim continua sem uma inovação ou algo que eu possa dizer "FODA".. ele apenas inverteu os papeis e talz... uma guitarra poderia mto bem fazer a função que ele fez...
Que ele toca muito isso é incontestavel, mas não vi nada de inovador nem nada "D+" no som do baixo.

Mas pelo menos, ele é um das poquissimas excessões de "metal" que tentam fazer algo diferente, mesmo que o diferente nem seja algo tão especial assim... talvez a musica o limite, pq tecnica e capacidade ele tem de sobra.

Abraços

Jiroumaru
Veterano
# jan/08
· votar


MkThEbEsT
Entendo o que você quer dizer, concordo em parte. Existem muitos baixistas de metal que não mostram tudo o que poderiam fazer pois a missão do instrumento no estilo fica limitado.

Sobre o Burton, infelizmente capacidade ele tinha. Não está mais entre nós =( . Acho que o mais importante dele na banda além do baixo era que ele tinha um impacto muito grande nas composições.

Cerberus
Veterano
# jan/08
· votar


Jiroumaru
Sobre o Myung, acho que o problema é a banda toda. Todos eles são ótimos tecnicamente, mas os caras são muito "anti-música".
Parece que o tempo inteiro eles tão exibindo as técnicas mas nunca fazem uma música de verdade (deixa eu me esconder das milhões de pedras que vão tacar em cima de mim).


O primeiro CD que eu escutei do Dream Theater eu dormi na faixa 3 e acordei na 8, parecia que ainda estava no mesmo solo...


MkThEbEsT
Se estás procurando por inovação no baixo, só do jazz, funk,disco...acredito que no rock em geral não tenha inovações...mesmo o tapping do Eddie Van Halen não era uma inovação, já tinham feito isso antes no jazz.

TaylorBass
Veterano
# jan/08
· votar


Cerberus
Nossa, sério ?
Qual cd q vc ouviu ?
Sei lá, tenta escutar o Images and Words..

MkThEbEsT
Veterano
# jan/08
· votar


Cerberus,

Procura algo por "TOOL", pra mim, é a melhor banda que ja existiu... o baixista chama-se Justin Chancellor e é o que de mais inovador que ja escutei em baixo... procure pelos trabalhos recentes e verá o que falei... faz 8 anos que escuto a banda e a 8 anos procuro encontrar algo que pelo menos se equipare ao nivel dos caras, mas essa busca nao teve fim e pelo jeito vai continuar sem fim.

Abraços!

Cerberus
Veterano
# jan/08
· votar


TaylorBass
ah, eu escutei sim, tinha umas músicas boas nesse "Images and Words", tinha até esquecido deste álbum. O primeiro que eu escutei eu realmente não me lembro, mas achei bem chato.

MkThEbEsT
Eu acho que o que poderia se assemelhar ao Tool no metal é o Meshuggah. O som dos caras é bem pirado, cheio de contratempos, paradas malucas, às vezes cada um dos instrumentos faz coisas diferentes ao mesmo tempo (e ainda fica bom). Eu só conheco os álbuns "Destroy, Erase, Improve" e o "None".

MkThEbEsT
Veterano
# jan/08
· votar


Cerberus,

É, pode ser... mas ainda sim... falta mtooo pra chegar ao nivel do tool... aquele set de pedais do Justin, os efeitos que ele usa são de uma criatividade fora de serie... a banda toda é foda!

Abraços!

Fenrisulfr
Veterano
# jan/08
· votar


PQP cada video legal, soh nao curti muito o do Burton e do Joey deMaio eu simplesmente detestei, parece q ele tocava uma guitarra, era impressao minha ou as cordas do baixo dele eram todas bem proximas, sei lah sou iniciante demais ateh pra ser considerado iniciante, mas cada video desse me deixa muito motivado, posso ateh cagar sangue, mas vou aprender a tocar isso. Soh uma pergunta galera, nao tem a ver com o topico mas me lembrei por causa do video do Burton...Baixista usa muito pedal (ele tava usando um no video nao tava??)????

hyuuga_adam
Veterano
# jan/08
· votar


Fenrisulfr

1 - nos videos, o Burton estava usando uma baixo de 4 cordas (distancia padrao de 4 cordas) e o deMaio estava usando um baixo de 6 cordas, mas soh tinhas 4 (ele tirou a Be a C) e a distancia padrao de um baixo de 6 cordas, ou seja, mais proximo...

2 - baixistas usam mto o pedal ^^... nao reparei se u burton tava usando... mais u pedal eh um grande quebra-galho

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discussão sobre Tecnica e Velocidade!