Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Resolvi cantar e tocar! E agora!?

      Autor Mensagem
      Fairtrax
      Veterano
      # nov/07


      Seguinte,

      Resolvi cantar. O fato se dá pela falta de vocalistas comprometidos.
      Estou primeiramente pegando coordenação, diga-se de passagem estou indo muito bem. Já consigo cantar e tocar, Isolated e Emotional Catastrophe (Dr. Sin). O problema é com a afinação, técnicas e o resto.

      Bem, gostaria de saber quem já se deparou com esta situação.
      O que devo fazer para realmente aprender a cantar? Por onde devo começar?

      Pensei em colocar lá no forum dos cantores, mas gostaria de saber especificamente dos baixistas.

      Vlw

      ABATANGERINA
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      Fairtrax
      eu acho impossível tocar baixo e cantar, a não ser q seja um rock bem fácil. agora, qualquer linha de baixo mais complexa torna cantar muito difícil. bem, pelo mnos pra mim acho difícil. já violão toco e canto com a mão as costas....

      LuizJu88
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      Eu não conseguia nem fazer back direito tocando baixo...haha
      Falta de coodenação total...agora to treinando com o violão =]

      leomezz
      Veterano
      # nov/07 · Editado por: leomezz
      · votar


      Fairtrax

      Não sou cantor solo, mas realizo backing vocal. Cara, não é fácil, mas é tudo uma questão de treino. Sugiro a você que primeiro treine vocal em separado para aperfeiçoar a afinação, dinâmica, pronúncia, e principalmente, segurança. Sugiro que vc tenha aulas de canto para não aprender a cantar com vícios que podem detonar as suas cordas vocais, Existem técnicas de canto que permitem que vc pegue agudos e graves sem forçar muito a voz.
      No mais, cantar e tocar desenvolve muito mais a criatividade do baixista. Vide Gaddy Lee, Cris Squire, Glenn Hughes, Richard Bonna e tantos outros.

      Fairtrax
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      Leomezz

      O que estou percebendo é que passamos a perceber melhor a música. Percebemos ela como um todo. Deixamos de lado notas muitas vezes inúteis, que não acrescenta muita coisa e preenchemos melhor os espaços vázios.

      De fato terei que encontrar um tempinho para treinar a voz. Vocês têm idéia de quanto tempo leva para começar a ver algum resultado?

      chr19
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      cara eu sempre estudo cantando, principalmente escalas e arpejos, uma vez toquei uma peça solo no bass e cantei o solo, mas tinha estudado ele bastante, ficou uma coisa meio Arthur Maia do Paraguay, huahauhauahaa

      allexcosta
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      Fairtrax

      Faca algumas aulas de canto pra aprender a aquecer e empostar a voz. Quanto a coordenacao, tente fazer uma linha de baixo enquanto mantem uma conversa normal com alguem. Vah dificultando as linhas e continue conversando sobre assuntos diversos, sem parecer robo ou falar no ritmo do baixo. Demora, mas rola.

      conehc
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      allexcosta
      Quanto a coordenacao, tente fazer uma linha de baixo enquanto mantem uma conversa normal com alguem.
      isso realmente ajuda.. ate pra quem nao canta, as vezes em shows que ta dando tudo errado voce precisa trocar informações enquanto toca.

      Fairtrax
      Cara, nao é impossível, senao o waters nao tinha carreira solo. Primeira coisa a fazer é aprender a cantar e se voce nao sabe até hoje só vai pegar satisfatoriamente com muito estudo (um professor ajuda muito nessa hora). Muita gente acha que cantar é so ter uma voz mais ou menos afinada e ter rítmo, mas a respiração, postura, etc contam muito.

      dani_low
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      velho, eu n falo enquanto to tocando, imagine cantar hhuhuh

      Gui
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      pra aprender a cantar tu precisa de aulas de canto..é fundamental..não pra afinação vocal em si..mas pra tecnicas de respiração, dinamica...pronuncia seriam aulas de inglês ou uma fonoaudiologa!

      sobre cantar e tocar...eu fazia backing na minha antiga banda...tinha linhas de baixo que não conseguia cantar e tocar...

      uma vez li que o paul mccartney (acho que é assim que se escreve..não lembro) treinava muito as linhas de baixo..até deixar bem mecanico mesmo! assim ele podia se concentrar em manter a voz afinada, não forçar e etc!

      RickSalve
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      Eu canto e toco baixo/guitarra, sem dúvidas o mais complicado é o contra-baixo, principalmente eu que toco com os dedos, com palheta eu já tentei e achei que facilita um pouco.
      No meu caso, eu primeiro treino o vocal das músicas cantando apenas segurando e mudandos as tonicas da harmonia, depois da parte vocal "segura", eu tento fazer os dois juntos. Isso facilita pois você tocando apenas as tonicas consegue se dedicar mais a afinação, sobre frases elaboras que só consigo fazer um linha de baixo trabalhada e cantar ao mesmo tempo quando seguro um nota na voz, por exemplo, to cantado: "Bla blaaaaaaaaaa", na hora que segura o "blaaaa" dai eu faço uns linhas legais, do resto, quando a música tem um vocal complicado eu costumo fazer baixos de nivel médio quase sempre.

      leomezz
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      Fairtrax
      O que estou percebendo é que passamos a perceber melhor a música. Percebemos ela como um todo. Deixamos de lado notas muitas vezes inúteis, que não acrescenta muita coisa e preenchemos melhor os espaços vázios.

      Cara isso só vem a reafirmar aquilo que penso sobre os instrumentos: todos eles têm funções específicas que se complementam, não havendo a necessidade de se exagerar na quantidade de notas e outros virtuosismos. Tome como exemplo as músicas Play The Game Tonight (Kansas), The final Countdown (Europe), Only Time Will Tell (Asia) e outras do gênero. São Clássicos imortais e todos os instrumentos são tocados modestamente, sem a necessidade de bilhões de notas. O que manda é o conjunto em si.

      conehc
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      leomezz
      Tenho vontade de tocar em uma big band ainda - bateria, percussão, sax, trombone de vara, trompete, órgao, teclado, duas guitarras, baixo, tres back'n'vocal e o vocal. Pegar uma banda assim e mandar uns tower of power da vida deve ser muito legal. Cada instrumento faz a sua parte, no fim tudo se encaixa e forma um conjunto bem harmonioso.

      Infelizmente o mais próximo que eu já cheguei de uma big band foi no sentido literal da expressao, fiz um ensaio com uma grande banda (tocavam samba duro: bateria, 4 percussionistas, teclado, guitarra, baixo, 2 backs e um vocal)

      Midgard
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      ABATANGERINA
      eu acho impossível tocar baixo e cantar, a não ser q seja um rock bem fácil.

      ja ouviu Rush? oO

      conehc
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      Gui
      eh, mas tem musicas que quase nao tem como ne? Tem horas que o baixo ta pra um lado e o vocal pro outro, ou voce faz uma coisa ou faz outra. Outro dia tava lendo a opiniao do clapton sobre a musica layla, falando mais ou menos disso:

      'Layla' is a difficult one, because it's a difficult song to perform live. You have to have a good complement of musicians to get all of the ingredients going but, when you've got that... It's difficult to do as a quartet, for instance, because there are some parts you have to play and sing completely opposing lines, which is almost impossible to do.

      http://www.eric-clapton.co.uk/interviewsandarticles/reptileinterview.h tm essa é a entrevista completa.

      Gui
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      conehc
      sim, facto..por isso que prefiro continuar só no baixo!

      leomezz
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      conehc

      Se vc conhece o CD "Burning for Buddy" - Tributo ao grande baterista Buddy Rich, produzido por Niel Peart, ouça a música de número 18 - Pickup the pices, simplesmente fantástica e traduz tudo o que vc disse acima.

      Cambraia
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      É por isso que sou fã do Geddy Lee!

      Cerberus
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      A dica mais valiosa: tira "Orgasmatron" do Mothorhead. A linha de baixo é muito simples, muito fácil para começar cantando. Depois da quinta música que tirares facilita, e da décima em diante já fica muito mais natural.

      O pior pra cantar e tocar é quando a linha do vocal NÃO segue o tempo da linha de baixo, como as músicas do The Police, Slipknot, etc..

      Sou baixista e vocalista também.

      msoldon
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      ABATANGERINA

      Alem de Rush, q o Midgard falou , q tal beatles, The Police, roupa nova, engenheiros do hawaii e tantos outros

      Tarracha
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      Eu não consigo cantar nada... :(

      Eu me perco todo no tempo do canto ou do baixo..alguma dica?

      TugaBass
      Veterano
      # nov/07 · Editado por: TugaBass
      · votar


      Toco baixo e canto a solo e também em backin' vocals desde sempre.

      No início não é nada facil... até dá vontade de desistir da ideia mas com trabalho tudo se faz. É verdade que o baixo não é um instrumento muito facil de lidar quando se canta ao mesmo tempo mas tem uma mecânica muito própria, como em tudo. Tens que educar o teu cérebro para esse fim... ele vai conseguir comandar todas as tuas acções e funções motoras além da voz, e por fim tudo se vai encaixar.

      Posso aconselhar como exercicios muito bons, tocar e cantar músicas do Sting com os Police e mesmo a solo (com ele a cantar e a tocar baixo, claro). Comigo resultou e bem! Leva tempo mas consegue-se e a partir de certa altura, já tudo se toca e canta sem dificuldade.

      Quanto à voz, se queres mesmo assumir-te como cantor, talvez seja boa ideia fazeres umas aulas de canto para polir todas as arestas, aperfeiçoar e corrigir alguns vicíos que vais ter ou criar de certeza. Na afinação, e se tens a percepção que estás a desafinar, então isso ainda reforça mais a ideia de arranjar um professor para acertar tudo.

      De resto... é praticar sempre!

      Abraço.

      eltonbass
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      velho, eu n falo enquanto to tocando, imagine cantar hhuhuh
      (2)
      sem contar que minha voz é ruim...

      murilo meine
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      se vc tem um sonho, ou quer cantar e tocar ao mesmo tempo, dá pra fazer isso. É difícil? é. mas veja o humberto gessinger, roger waters, o vocalista do asia... todos baixistas e cantores.

      não vem com essa de que cantar e tocar baixo é impossível... nada é impossível... o problema é que as pessoas não conseguem e dizem que você também não vai conseguir. Quer um conselho? siga sua vontade e treine muito, pois foi o que um dia fizeram grandes baixistas/vocalistas.

      comece com uma linha de baixo fácil, depois vá aumentando a dificuldade... pratique muito e você vai ver sua melhora dia-a-dia.

      eu quero ser cantor e solista de guitarra. vou ter que ter uma cordenação motora foda, mas é o que eu quero e não deixo ninguém dizer que não vou conseguir.

      treine. treine muito. e você logo verá o resultado.

      murilo meine
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      se vc tem um sonho, ou quer cantar e tocar ao mesmo tempo, dá pra fazer isso. É difícil? é. mas veja o humberto gessinger, roger waters, o vocalista do asia... todos baixistas e cantores.

      não vem com essa de que cantar e tocar baixo é impossível... nada é impossível... o problema é que as pessoas não conseguem e dizem que você também não vai conseguir. Quer um conselho? siga sua vontade e treine muito, pois foi o que um dia fizeram grandes baixistas/vocalistas.

      comece com uma linha de baixo fácil, depois vá aumentando a dificuldade... pratique muito e você vai ver sua melhora dia-a-dia.

      eu quero ser cantor e solista de guitarra. vou ter que ter uma cordenação motora foda, mas é o que eu quero e não deixo ninguém dizer que não vou conseguir.

      treine. treine muito. e você logo verá o resultado.

      Fairtrax
      Veterano
      # nov/07
      · votar


      Galera agradeço demais pela ajuda e as várias dicas importantíssimas.

      Acredito mesmo que tudo é possível basta treinar, o legal é que no tópico criado vcs me mostraram o como.

      Olha só, essa idéia nasceu meio sem querer e cada vez mais torna-se consolidada.

      VLW!

      Fernando Lui
      Veterano
      # nov/08
      · votar


      o lance é tocar e cantar e pensar no seu artista preferido.. ae o bicho sai q sai ...

      Fredilson
      Veterano
      # nov/08
      · votar


      1 ano e 4 dias heim! ;P

      ABATANGERINA
      Veterano
      # nov/08
      · votar


      Fairtrax
      já está conseguindo tocar baixo e cantar? (só não me venha com rock molinho ein ehehehheh)
      sério, consegue fazer linhas de baixo + complexas enquanto canta?

      fulanno
      Veterano
      # nov/08
      · votar


      ABATANGERINA
      já ouviu motorhead?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Resolvi cantar e tocar! E agora!?

      306.098 tópicos 7.902.533 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital