Autor |
Mensagem |
DotCom Veterano |
# nov/08
· votar
o lance é tocar e cantar e pensar no seu artista preferido.. ae o bicho sai q sai ... ui!!!
quer dizer que é pra tocar pensando "fábio júnior, fábio júnior..."
biiiicha!!! abalou sapucaíii!!
|
LucasGuitarMaster Veterano |
# nov/08
· votar
Tem varias bandas que o baixista canta, como The Police. É facinho tocar baixo e cantar ao mesmo tempo, só treinar um por +/- umas 2:30 direto que ja vai certinho
|
XxUngidOxX Veterano |
# dez/08
· votar
Realmente não é fácil tocar contra-baixo e cantar ao mesmo tempo. Por isso que não vemos com frequência bandas cujo baixista é o vocalista. Poderia citar algumas como "The Police", "Pink Floyd", a brasileira "RPM"e outras. O caso é o seguinte, pra cantar é preciso "saber"cantar, ou pelo menos ter uma voz que possa ser apreciada pelo seu público alvo. Mesmo assim é necessário treinar bastante a coordenação porque nem sempre o baixo acompanha a batida da música. Se quiser preenchê-la bastante realmente fica muito difícil. Quer ver um exemplo, procura no you tube qualquer música da Tribo de Jah e sente as Vibes do baixo; depois ouve "Talking Blues", na qual ele está tocando e cantando e você vai "sentir" a diferença. Não que os baixistas estejam condenados a ficarem calados no palco, mas eh preciso muita técnica e esforço para ser um bom baixista e vocalista. Além do mais, um bom groove já fala por si só. Mas se você realmente quiser ser o vocalista da tua banda, treina, treina bastante; ou então põe um anúncio aqui mesmo no cifraclub procurando um vocal responsa. Flw! Ass.: xXxUngidO BASSxXx
|
ABATANGERINA Veterano |
# dez/08
· votar
XxUngidOxX a brasileira "RPM"e outras. RPM é sacanagem, o cara só marca e msm assim muito ma!!!
|
dibass Veterano |
# dez/08
· votar
o lance é tocar e cantar e pensar no seu artista preferido.. ae o bicho sai q sai ... HEHE gostei!! Na real é só treinar mesmo, por exemplo na minha banda precisava de mais um cantor, mas eu queria o baixo. Me fizeram cantar mesmo cm o baixo! Foi horrível no começo eu errava as letras, as harmonias, as notas e tudo mais. Aí comecei a treinar e hoje eu faço isso cm um poko de facilidade (algumas linhas complicam aí nem baxo eu faço direito quanto mais cantar).
Um exemplo bom é o Alexandre Soul, que canta pra caramba e manda muito bem no baixo (simultaneamente)!
|
Bozo_O_Palhaco_Traquino Veterano |
# dez/08
· votar
Fairtrax
E agora!?
Agora fudeu, cara, tem mais jeito não! Ajoelhou tem q rezar!
|
Diino Veterano |
# dez/08 · Editado por: Diino
· votar
edit
|
Fairtrax Veterano |
# dez/08
· votar
Fala Galera!
Antes de mais nada mil desculpas pela demora na resposta. Vamos lá!
A proposta de ser vocalista mantem-se de pé. Iniciei o ano tendo aulas de canto (ajudou muito a entender esse universo). Infelizmente só pude ter um mês de aula (esse foi o ano da minha monografia, mudança de empresa, noivado e etc.).
Tenho pesquisado bastante e observado melhor os vocalista com suas técnicas, brilho, extensão, postura e por ai vai. Em paralelo tenho estudado muito o instrumento tbm.
Como havia falado quando penso em baixista vocalista, o primiro que me vem a mente é o incrível Andria Busic (Dr. Sin). Com linhas de baixo riquíssimas e um vocal invejável. Em segundo lugar penso em Gedy Lee (Rush) não curto os vocais dele, mas é extremamente competente tanto no vocal quanto no baixo. Em terceiro Mark King (Level 42) vocês têm idéia do que é tocar funk tipo Jaco e canta ao mesmo tempo, e com elaborados slap então?!!!!
Dei uma parada no estudo vocal mas já estava conseguindo cantar e tocar: Karma, Isolated, Nomad, Dr. Rock, Doctor Doctor, Emotional Catastrophe, (e algumas lentas estilo Gospel). Para mim tem sido uma vitória. Porem, permanece o problema da qualidade do canto, deixar de cantar com a garganta (falsete), sustentação e por aí vai. O desafio está na junção. Sem falar que fica bem mais difícil pensar em improvisos repentinos, isso pode te desconcentrar (claro que falo com aquele que não tem muita experiência, como eu). Mas em 2009 entro de vez no conservatório, ai o bixo vai pegar!!!! O problema é que vc tem que ter conciencia e dividir os horários de estudo Baixo e depois vocal e depois os dois juntos. Isso é muito difícil quando se é mais baixista que vocalista.
Gente, vou deixar minha contribuição com algumas dicas que irão auxiliar: 1 - SOFEJO: dedicar treinos para o baixo onde você cante cada nota emitida (ajuda a perceber como somo desafinados hehehe). Escutem Artur Maia. Benefício: fixa a sonoridade das notas na mente, auxilia na afinação do canto, fundamental para improvisos.
2 - COMPREENDER O COMPASSO: selecione uma música e descubar seu compasso (tenha a partitura de prefenrência) note o valor do compasso (ex: 4/4 - quantro notas número quatro). ISSO È REGRA, os baixistas/vocalistas não jogam a musica em cima da linha do baixo ou vice e versa, eles constroem em cima de um compasso muito bem amarrado. Isso faz com que a linha se mantenha firme por mais que tenha variações. Essa compreensão é muito importante para as linhas do DR.Sin e Rush, que são mais complicadas. Você percebe que o baixo é amarrado na linha e a letra sempre é acentuada junto com o baixo. (ótimo exemplo para pratica é Dr.Rock - Motor Head). Comecem com a célula mais simples do rítmo, de forma lenta, e jogue em cima uma letra a escolha. BENEfício: coordenação entre linha de baixo e vocal.
3 - EXTENÇÃO: escute vários cantores e vá acompanhando para ver em qual você tem mais facilidade de acompanhar(relacionado a tonalidade da música). Após emcontrar, provavelmente esta será sua extenção (não sou professor me perdoem se tiver falando besteira). Com isso descobri e me concientizei que não posso cantar da mesma forma que o Andria pois estaria forçando a garganta e prejudicando minha saúde vocal. BENEFÍCIO: respeito aos seus limites e descoberta que dentro dele você pode fazer muita coisa bacana sem grandes esforços.
4 - RESPIRAÇÃO: (aqui e no ponto 3 - entra a o professor capacitado) Descobrir o diafragma e começar a respirar com ele. Um dos grandes desafios é cantar com o diafragma e tocar, pois as duas atividade precisam de certo grau de concetração BENEFÌCIO: Maior capacidade de sustentanção vocal.
5 - TREINO: treinos e mais treinos diários. Só assim dá pra fazer bonito. Afinal de contas ser FrontMan é uma tarefa de grande responsabilidade.
Bom como você viram cosegui aprender algumas coisas, espero contribuir cada vez mais aos que tiverem interesse e em 2009 estarei no MySpace apresentando alguns trabalhos.
Vlw FELIZ NATAL! QUE DEUS OS ABENÇOE!
|
Bozo_O_Palhaco_Traquino Veterano |
# dez/08 · Editado por: Bozo_O_Palhaco_Traquino
· votar
Fairtrax
1. Solfejo é o grande lance;
2. compreender o compasso é básico, mas tão básico, q a maioria começa se perdendo por aí. Ex.: eu e a minha banda na hora das viradas de bateria e/ou mudança de ritmo (dum hardcore prum reggae, por exemplo);
3 e 4. respiração, cantar com o diafragma e tocar, descobrir qual é a da minha voz e concentração, isso tudo é o q eu mais quero no momento, até pq minha garganta tá pedindo pinico depois de 2 ensaios;
5. treino é básico tb, e tá ligado à disciplina, coisa q depois de já ter frequentado conservatório por 2 anos e ter tido ótimos professores (de guitarra, baixo e coral) eu só tô sacando agora.
Em 2009 quero ver vc arrebentando a boca do balão! Tudo de bom! Bons feriados!
|
rodsom Veterano |
# dez/08
· votar
eu tocava numa dupla sertaneja, e um certo dia o cara da segunda voz resolveu parar de cantar. ai eu tive q entrar no lugar do cara tocando baixo e fazendo segunda. inda bem q sertaneja nao e complicado de tocar igual rock e samba.
|
Bozo_O_Palhaco_Traquino Veterano |
# dez/08
· votar
rodsom
inda bem q sertaneja nao e complicado de tocar igual rock e samba.
Samba é fácil?!
|
rodsom Veterano |
# dez/08
· votar
Bozo_O_Palhaco_Traquino me expressei mal. eu quis dizer q a sertaneja é facil e o samba e alguns estilos de rock sao dificeis. deu certo agora?
|
Stackinho_bass Veterano |
# dez/08
· votar
Fairtrax
Ensaia, toca e canta, logo logo vai ser a coisa mais normal. Treine a voz, pq cantar mal e prejudicar a tocabilidade...hahaha...ai não hein!
abs
Canto e toco faz 1 ano. É bacana, me inspiro no Sting! hehehe!
|
Stackinho_bass Veterano |
# dez/08
· votar
caraca...esse tópico eh de 2007! O cara jah deve tah superbem! nanana (tenho q olhar as datas)
|
rogerlog Veterano |
# dez/08
· votar
Cantar e tocar é legal, praticando regularmente você acostuma a fazer solos e cantar, é questão de treinamento.
|