Duvidas de um iniciante

Autor Mensagem
Triglodita
Veterano
# out/07


Primeiramente olá, sou novo no forum...
Pretendo iniciar um estudo de contra baixo e presciso de conselhos sábios...
Comprarei meu baixo no fim do ano, só que nao sei qual marca comprar e que modelo...Pensei em um Jazz Bass da Eagle, pois é um modelo pop, rock...O que eu realmente iria tocar seria: Beattles, Engenheiros do Hawaii, Rolin stones, Zé Ramalho, Raul Seixas...Etc...
E a caixa? Que caixa vcs me sujerem?

kiki
Moderador
# out/07
· votar


Triglodita
olá. seja bem vindo.

na minha opinião, um modelo jazz bass é interessante pra iniciante. ou um precision. são modelos basicos, dá pra tocar essa variedade que voce quer.

baixo eagle não sei, nunca toquei, só testei nas lojas. mas é uma marca média. se juntar um pouco mais de grana dá pra comprar um um pouco melhor. de uma busca aqui no forum que voce vai encontrar avaliações pra esse e outros baixos.

Guto EADG
Veterano
# out/07 · Editado por: Guto EADG
· votar


Triglodita

qqer baixo honesto vai te servir:

eagle, condor bx12, strinberg, samick, groovin, shelter... alguns sao melhores q outros ou tem caracteristicas distintas, mas eh tudo na faixa de preço dos 400 aos 700... depende de qnto de grana tu tem pra investir. mas como tu tah começando nao tem mta noção de qual timbre tu quer, acho importante ver qual tu se adapta melhor na questao do conforto mesmo. eh o q eu acho..

p.s.: soh fuja dos jennifers (nao sei como eles estão agora, mas ha uns anos atras eram terriveis), tonantes... pq sao baixos que nao sao honestos no formato (nas medidas do braço, etc) e aprender a tocar num deles é como aprender a tocar num baixo de brinquedo! qdo vc pegar um baixo normal vai ter q reaprender tudo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


Triglodita
Bem, esse modelo está bom para começar.
Quanto a um amp, vc deve pensar se vai usá-lo para estudo ou ensaio/shows. No 1º caso um de 30WRMS e 1X8, como o Meteoro Thor, por exemplo, serve. No 2º caso vc deve comprar algo maior e mais potente, como um Staner BS150, por exemplo.
Abçs

Basshero
Veterano
# out/07
· votar


Triglodita
Um Staner BS120 é uma boa escolha cara...
Um ampli com um custo/benefício legal

Will Piasecki
Veterano
# out/07
· votar


Triglodita

Recomendar-te-ei um samick precision, aprazível custo/beneficio e portador de agradabilíssimo timbre.

um chuchu de baixo!

Pra aprender um cubo pequeno (thor 30W como o Bertola falou, staner 60W) e depois compra um pra shows (cubo grande ou cabeçote mesmo).

abrazos

allexcosta
Veterano
# out/07
· votar


Se vc puder, experimente o Squier Vintage Modified com captadores "Duncan Designed". Acho q deixa pouquissimo a desejar em relacao ao Fender Americano, e um preco beeeemmmm melhor.

Gui
Veterano
# out/07
· votar


Will Piasecki
Recomendar-te-ei um samick precision, aprazível custo/beneficio e portador de agradabilíssimo timbre.

um chuchu de baixo!

sim..sem gosto nenhum!! blé!!!

brincadeiras a parte...

quanto tu quer gastar???

o eagle jb é legalzinho sim..mas com um pouco mais dá pra pegar um SX Sjb75..que é melhor!=D

Triglodita
Veterano
# out/07
· votar


Bem...Tenho exatos 800 reais...Não quero gastar tudo...Gostaria de um baixo barato e bom, que eu só trocasse da ki a 10 a 15 anos...E quando ao amplificador, não entendo absolutamente nada!! Contanto que não seja muito grande...Pesado...Seja um levinho, pequeno, que eu possa levar para os lugares sem uma dificuldade asurda!
Citei o jazz bass porque é o baixo que o bernardo fonseca ( baixista do engenheiros ) usa...Só que o dele é um da fender e esse deve custar uns 3 mil reais...

GuilhermeBaixista
Veterano
# out/07 · Editado por: GuilhermeBaixista
· votar


Triglodita

R$ 800,00 = Eagle Jazz Bass + Meteoro Thor 30 CB + Cabo Sto. Angelo 3 mts + Afinador Eletrônico com metrônomo (ítem indispensável)

Não esqueça de levar o baixo direto da loja para um luthier para regulagem !!

Com este equipamento vc terá um excelente começo nos estudos. Baixo regulado e afinado, um cabo legal e um amp decente aliados a um metronomo são fundamentais pra quem quer começar com o pé direito.

Isso resolve seus problemas por um bom tempo, não por 10 anos, mas por um bom tempo.

Boa Sorte e conte conosco !!!

Basshero
Veterano
# out/07
· votar


Triglodita
Bem...
Com 800 reais fica dificil você comprar um baixo pra trocar só daqui 10 anos...ainda mais levando em conta que vc quer comprar o bass e o ampli.
Aconselho você a pegar um SX...vc encontra por 600 e pouco um usado e pega uma caixa pequena de 30 watts pra estudo....
Desencana de ensaiar e fazer shows com ela...

Gui
Veterano
# out/07
· votar


Triglodita
Bem...
Com 800 reais fica dificil você comprar um baixo pra trocar só daqui 10 anos...ainda mais levando em conta que vc quer comprar o bass e o ampli.
Aconselho você a pegar um SX...vc encontra por 600 e pouco um usado e pega uma caixa pequena de 30 watts pra estudo....
Desencana de ensaiar e fazer shows com ela...
(2)

isaqueras
Veterano
# out/07
· votar


wellcome troglodita!

Triglodita
Veterano
# out/07
· votar


Hum...Tpw...Eu num queria gastar esses 800 reias todos numa "sentada" só sabe...Pensei em gastar, tpw...Uns 500 no maximo...Sei lah...
A ideia do GuilermeBaixista foi boa...Mas assim...Axo que o afinador tah por fora, agente tem é qui aprender com o ouvido e não usando essa parada...
Quanto daria Eagle Jazz Bass + Meteoro Thor 30 CB + Cabo Sto. Angelo 3 mts?? E o que é o Cabo Sto.Angelo 3 mts??

Obs: Será que o Eagle Jazz Bass tem de outra cor?

Basshero
Veterano
# out/07
· votar


A ideia do GuilermeBaixista foi boa...Mas assim...Axo que o afinador tah por fora, agente tem é qui aprender com o ouvido e não usando essa parada...

Totalmente relativo o que você disse...


Quanto daria Eagle Jazz Bass + Meteoro Thor 30 CB + Cabo Sto. Angelo 3 mts??

Um Eagle tah uns 400 reais novo...O Meteoro uns 350 novo e o cabo vc pode comprar outra em vez do sto angelo...
Vai seus 800 pau fácil

E o que é o Cabo Sto.Angelo 3 mts??

É um cabo de 3 mts...rsrsrsrs

ana cris.
Veterano
# out/07
· votar


meu primeiro bass foi/é um shelter.
(:

sou apaixonada por ele.

ana cris.
Veterano
# out/07
· votar


A ideia do GuilermeBaixista foi boa...Mas assim...Axo que o afinador tah por fora, agente tem é qui aprender com o ouvido e não usando essa parada... (2)

GuilhermeBaixista
Veterano
# out/07 · Editado por: GuilhermeBaixista
· votar


Triglodita
Mas assim...Axo que o afinador tah por fora, agente tem é qui aprender com o ouvido e não usando essa parada...

Como vc é iniciante não vou imputar a vc essa blasfêmia...deve ser coisa de algum amigo seu, né?

O Afinador eletrônico é uma ferramenta utilíssima, prática e confiável, tanto pra quem está começando (que não tem a menor idéia de entonação, altura de nota, tensão de corda, intervalos, etc), quanto pra quem já frequenta grandes palcos ( pela praticidade e rapidez com q se afina o instrumento - lembre-se...o Victor Wooten, um dos magos de nosso instrumento, tem um da korg no seu rack de efeitos, logo não é vergonha e nem tão pouco está por for como vc afirmou).

Agora, conselho é conselho...acata-se ou não, vc pode optar por estudar com o baixo desafinado. Talvez vc ache que isso será bom pra vc, né?

Esse lance de aprender com o ouvido não existe, vc tem é que ensinar ao seu seu ouvido, vc não aprende nada com ele.
Depois de educado( e isso levará um bom tempo, acredite !!!), aí sim ele te servirá como ferramenta na percepção musical...por hora vc e seu ouvido devem acreditar no que o seu professor disser.

O cabo é o meio que vc ligará o seu baixo ao amplificador, Santo Angelo é uma das (melhores) marcas disponíveis no mercado (tenho um a 3 anos que nunca me deu problema) e 3mts (três metros) é o tamanho ideal para sua realidade.

Os Eagle Jazz Bass mais novos são encontrados nas cores preto, sunburst, branco e vermelho.

Boa Sorte e continue contando conosco !!

ana cris.
Veterano
# out/07
· votar


GuilhermeBaixista
concordo contigo.

só que não é pra se acustumar com o afinador e não aperfeiçoar outras técnicas de afinação.
vai que vc não tem um na hora, e ai !?

bjokas.

Triglodita
Veterano
# out/07
· votar


Existe algum outro modelo ou outra marca que vocês possam me indicar? Mais barato, que dure e sirva para o que eu quero do mesmo jeito que o Jazz Bass da Eagle?

Triglodita
Veterano
# out/07
· votar


Olhem pelo meu ponto de vista...O afinador...Vai ser mais 100 ou 200 ou 300 reias...Eu não sou rico...Quero começar a tocar baixo, mas para mim nao dá pra começar com o melhor...

Basshero
Veterano
# out/07
· votar


Triglodita
Afinador é uns 50 reais...

Qto a comprar outro baixo...
Com essa grana vc só encontrará usados...novo sem chance

Gui
Veterano
# out/07
· votar


Triglodita
mais barato que seja do mesmo nivel do eagle?? nenhum!!!!

GuilhermeBaixista
ana cris.
prefiro o diapasão de garfo...coloco o fone de ouvido e afino o baixo rapidinho...já tive problemas com essas coisinhas eletronicas!

Triglodita
Veterano
# out/07
· votar


Ea mos fios...E quanto a um baixo acustico...Naveguei aki no mercado livre e axei um eletro acustico descente!!
Alguem pode me explicar a filosofia do baixo acustico?? tpw...Não pressisa de caixa pra o som dele sair descente?? Aí fica mais barato! Invez deu gastar 800 reais com baixo e caixa...Gasto 600 em um que nem prescisa de caixa!! estou certo?

Triglodita
Veterano
# out/07
· votar


Ea mos fios...E quanto a um baixo acustico...Naveguei aki no mercado livre e axei um eletro acustico descente!!
Alguem pode me explicar a filosofia do baixo acustico?? tpw...Não pressisa de caixa pra o som dele sair descente?? Aí fica mais barato! Invez deu gastar 800 reais com baixo e caixa...Gasto 600 em um que nem prescisa de caixa!! estou certo?

Triglodita
Veterano
# out/07
· votar


foi mal pelos 2 posts...Deu bug aki...Pc bom e net massa se sabe como é neh?? ( ironico )

GuilhermeBaixista
Veterano
# out/07
· votar


Triglodita
Existe algum outro modelo ou outra marca que vocês possam me indicar? Mais barato, que dure e sirva para o que eu quero do mesmo jeito que o Jazz Bass da Eagle?

Novo, na faixa dele, acho que não...depois dele vem o Cruiser da Crafter, mas aí já vai na casa dos 500 ( o jb da eagle custa 390,00 no ML)

Olhem pelo meu ponto de vista...O afinador...Vai ser mais 100 ou 200 ou 300 reias...Eu não sou rico...Quero começar a tocar baixo, mas para mim nao dá pra começar com o melhor...

Se vc quiser acreditar em mim, os R$800,00 pagam o pacote que recomendei, meu post foi consciente e friamente calculado como faria o chapolin.

Pelo visto vc é alergico a afinadores, eu entendo e respeito isso. Todavia por R$ 100,00 no ML vc compra um TU-80 da BOSS (um dos melhores) vem tb com METRONOMO ( q tb é essencial para os estudos, ainda mais pra nós baixistas q conectamos o resto da banda à seção ritmica, o baterista).

Mas uma vez, foi só uma dica.

ana cris.
Não devemos nos acostumar com nada nessa vida, nós músicos devemos ser eternos incomodados, logo, em eterna evolução.
Afinar de ouvido é resultado de muito tempo de educação auditiva, o que somente se dará se vc estiver exercitando-se com os referenciais corretos ( daí a importância do afinador e do metronomo neste contexto).

Bjokas pra vc tb !

Basshero
Veterano
# out/07
· votar


Triglodita
Bem...
A idéia de um baixolão parece bem interessante...porém...criam uma ilusão com esse tipo de instrumento. Que não precisa de amplificador!
Se vc tocar sozinho em casa, rola de se ouvir numa boa...agora se entrar dois violões ou um número maior de pessoas...bem...ai esquece...soh plugado mesmo.
Outra coisa, acho q um baixolão é interessante como um instrumento secundário...uma segunda opção....vc vai ficar restrito a muita coisa q teria liberdade com um baixo elétrico convencional...
Muitas técnicas não rola nele...tapping...os slaps são estranhos...é mais pra pizzicato mesmo...

Triglodita
Veterano
# out/07
· votar


tpw...Essas tecnicas...Eu não sei nada ainda...Intom, nem adianta falar sabe?
E tpw...Esse negosio de secundário...Eu tinha em mente:
Primário: Baixolão http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63832374-baixolo-eagle-90aeb-4- cordas-baixo-acustico-eimusica-_JM
Secundário: Contra-Baixo Eletrico Jazz Bass Eagle http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64863878-contra-baixo-jazz-bass -eagle-sjb-006-novo-brinde-somos-loja-_JM
Eu tocaria realmente com 1 a 2 violões...Mas se eu juntar uma banda vou tocar com o eletrico...Mas não tenho nenhum ainda...Intom o primeiro seria melhor comprar um baixolão neh nao? Para aprender...E sairia mais barato do que o eagle jazz Bass com a caixa...


Obs: Esse modelo de baixolão que coloquei um link...É só uma amostra...Nada certo ainda...

Gui
Veterano
# out/07
· votar


Triglodita
pra aprender o baixolão é legal..mas não acompanha um violão direito..quanto mais dois!!

mas pra estudo é bem legal sim!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvidas de um iniciante