PACIENCIA comigo, dúvidas de iniciante!!!

    Autor Mensagem
    Thundercat
    Veterano
    # out/04


    Pessoal, tenho algumas dúvidas(ja procurei na busca):

    Eu nunca toquei nada na minha vida, só ******* mesmo, mas to morrendo de vontade de aprender tocar baixo, só q me falaram q é melhor eu aprender violão primeiro, isso é verdade mesmo ??? (é q eu nao tenho a mínima vontade de aprender violao, mas se precisar, fazê u q né...)

    Qual é a diferença dos baixo de 5 e 6 cordas pros de 4, quais cordas q sao acrecentadas??(mais grossas acima da mizona ou mais fina abaixo da sol)??

    E pra terminar, qual é a finalidade da 5° e 6° corda do baixo?? Baixo de 4 cordas são inferiores à eles(5 e 6)??
    Me falaram q o bom baixista tira no de 4 cordas tudo o q se pode fazer no de 6, dá mesmo?

    Por enquanto é isso, valeu!

    conte
    Veterano
    # out/04
    · votar


    só q me falaram q é melhor eu aprender violão primeiro, isso é verdade mesmo ???
    intão rapaz, eu naum so meio a favor dessa "teoria", acho q vc quer aprender baixo intão vá direto msm aprender , mas eh sempre bom vc ter noçao de mais q 1 instrumento, eh bom q vc tenha noção um pouco de violão ou guitarra dps

    jrcintra
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Thundercat
    1) Nao , violao eh um instrumento completamente diferente de baixo.. qm t disse isso eh akeles guitarristas q ainda estao na ilusao de q todo baixista eh um guitarrista frustrado.(o q demonstra q a pessoa nao entende nda de musica)
    2)tem um topico a respeito disso... vo procura e ja te colo aki
    3) "Me falaram q o bom baixista tira no de 4 cordas tudo o q se pode fazer no de 6, dá mesmo? "
    Torno a repetir q isso eh papo de qm nao entende absolutamente nda de musica(isso eh papo d qm queh paga sapo a sabe..)
    Kra... depende...
    c tua praia sao solos... acordes... tapping...
    Ou ainda.. slaps... ou grooves...

    conte
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Qual é a diferença dos baixo de 5 e 6 cordas pros de 4, quais cordas q sao acrecentadas??(mais grossas acima da mizona ou mais fina abaixo da sol)??
    em um baixo de 4 cordas vc sabe neh :
    G-D-A-E
    em um de cinco cordas o mais comum eh um "Sizão " (B) , mais grave q o E:
    G-D-A-E-B
    mas a pessoas q preferem um dozinho (C) ,
    mais agudo q o G:
    C-G-D-A-E
    dai neh... um baixo de 6 cordas é:
    C-G-D-A-E-B
    compreendido?

    jrcintra
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Thundercat
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/60362/

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Thundercat
    sobre o violão: sempre é legal tocar mais de um intrumento, e como o baixo é um intrumento de base, quase que uma percurssão, pegar um intrumento de melodia é legal, pois vc vai sacar melhor a composição das músicas. e sempre é bom tocar algum acústico (na minha opinião), pq a sonoridade é bem diferente de um elétrico, além d q é vc mesmo q produz o som, te deixa mais perto dele. num sei c vc me entendeu, mas era isso aí... não é necessário tocar violão antes, nada a ver, mas é legal, é bom

    valew

    Claudio Natureza
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Ed_Cabeça

    eu mesmo componho no violão, no baixo é mais difícil.

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Me falaram q o bom baixista tira no de 4 cordas tudo o q se pode fazer no de 6, dá mesmo?

    Infelizmente não dá, pois o baixo de 6 cordas possui um número maior de notas. Mas técnicamente falando, é possível executar qualquer técnica em qualquer tipo de baixo.

    Tomcat
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Tomcat
    · votar


    conte
    "em um de cinco cordas o mais comum eh um "Sizão " (B) , mais grave q o E: G-D-A-E-B
    mas a pessoas q preferem um dozinho (C) ,
    mais agudo q o G: C-G-D-A-E
    "

    Dessa daê d q nos de 5 tem gente q troca B(acima da E) pela C(abaixo da G)eu não sabia nao! Tem isso mermo?
    Pq de fábrica em qualquer baixo de 5, é a B q vem.

    Thundercat
    "Me falaram q o bom baixista tira no de 4 cordas tudo o q se pode fazer no de 6, dá mesmo?"

    Lógico q nao! Oviamente se tem mais corda, entao dá pra se fazer mais coisas! Quer dizer, depende tb né.....

    Uma vez, aqui no brasil, numa briga feia q teve entre o Jaco Pastorius e o Nico Assumpção(pois o jaco foi assitsir um show do nico), e quando o nico acabou de tocar, jaco chegou nele e comentou e o baixo dele(do nico) estava desafinado, o nico ficou puto e começou a bater boca com o jaco no meio do club(um jazz café eu acho)e disse q ele éra um merda e talz... E o jaco nao deixou por menos e disse em voz alta: "Eu tiro no de 4 tudo o q vc faz no de 6", aí o bixo pegô, E nico revedou dizendo q tudo o q o Jaco faz no elétrico, ele(nico) tira no acustico e de olho fechado, etc...eu nao sei como terminou essa discuçao, os baixistas mais antigos no rio de janeio q sabem direito como foi isso, só sei q o nico estilhaçou o baixo dele no chao, quase deu um tapa na cara do Jaco, q depois tacou u copo de vinho no Nico, foi mó barraco!!! Hehehe

    Alguém sabe dessa?

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Ed_Cabeça
    "...sempre é bom tocar algum acústico (na minha opinião), pq a sonoridade é bem diferente de um elétrico"

    Baixo acustico! Nao precisa ser violão.

    Thundercat
    Acho q se tu quer aprender baixo, tudo bem! Essa história de que tem aprender violão primeiro é como ojrcintra disse, nao tem nada haver, violão é uma coisa, baixo é outra!! Pra aprender guitarra, aí sim, é preciso q tu saiba um pouco de violao primeiro pois são instrumentos quase iguais. Mas pro baixo não precisa não, a nao ser q tu queir uma noçaozinha de harmonia, mas nada q tu nao pegue mais a frente.

    jrcintra
    "todo baixista eh um guitarrista frustrado"

    Arrrg! Me dá nojo quando ouço isso!

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Thundercat

    Aê, naquele tópico q o jrcintra postou ali acima, etm um depoimento dele q vai t ajudar na sua dúvida, ou serve de insentivo:

    "mais po... tem caras aih como o wooten.. o kra faz absolutamente TUDO em um baixo de 4 cordas..."

    E é pura verdade, esse neguin(Wooten) é foooooda!!!

    Ed_Cabeça
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tomcat
    aí, baixo acústico naum tem nada a ver com violão. se tu quis dizer um baixolão, daí até podemos conversar... agora: é muito mais fácil ter um violão do que um baixolão, e a intensão era de tocar dois intrumentos distintos. Um baixo elétrico e um baixolão vão dar quase a mesma noção ao cara (exceto pelo fato de ser acústico), e a intensão era de pegar algo além da base, pegar a melodia tbm, sacou? não to dizendo que ele "precisa" disso... mas q é bom é lógico q é bom, assim como seria bom ele saber tocar bateria, piano, flauta, violino, etc...

    "todo baixista eh um guitarrista frustrado"
    concordo plenamente com vc, isso é a maior bobagem q já ouvi, até pq tem mt guitarrista q não consegue tirar som nenhum no baixo, acha super difícil.

    valew

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tomcat
    Dessa daê d q nos de 5 tem gente q troca B(acima da E) pela C(abaixo da G)eu não sabia nao! Tem isso mermo?
    Tem muita gente q usa essa configuração mesmo (E A D G C). Dá pra fazer na boa.

    E essa história do Jaco e do Nico? É real mesmo? Nunca tinha ouvido falar sobre isso! Abre um tópico sobre isso, pq fiquei curioso pra saber da história toda! hehehe

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    marcioazzarini
    "Abre um tópico sobre isso, pq fiquei curioso pra saber da história toda! hehehe"

    Vo abrir.

    Dark Avenger
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tomcat
    Eu li na Cover baixo que o Jaco foi no camarim do Nico depois de um show dele e disse: ''Vc tocou muito bem. Pena que isso tenha sido inventado por mim''.... ai o Nico ficou com cara de besta sem saber o que dizer e o Jaco saiu do camarim.

    joaozitorossi
    Veterano
    # out/04
    · votar


    eu defendo o cara ter uma noçaum de violão(isso não quer dizer que ele tenha que começar primeiro no violão). O baixsta que tem uma noçaum de violão, em geral é claro, tem uma visão mais clara da banda, atuando meio que como um cara de fora ouvindo o som da banda...obvio que isso não é radical e existem muitos "baixistas da gema" ótimos e que tem uma visão de som genial, mas que o violão ajuda a criar essa visão, isso ajuda...

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    joaozitorossi
    Concordo com vc.

    conte
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tomcat
    sim eh verdade..
    de fabrica ateh hj eu soh vi com sizão
    mas eu sei q tem pessoas q trocam a cofiguraçao das cordas, ateh tem q trocar aquela ultima pestaninha onde passa as cordas no headstock(squeci o nome)..

    Dark Avenger
    Veterano
    # out/04
    · votar


    conte
    Eu ja tive um Giannini que veio de fabrica com a Dózinha.

    conte
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Dark Avenger
    legal, novidade pra mim cara

    Bruno Banda
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Vou usar meu exemplo e depois generalizar. Eu comecei a tocar violão (popular) aos 8 anos. Com 12 passei para o violão clássico com um professor das antigas (severo pra kct). Aos 14, quando comecei no baixo, eu tive uma grande facilidade de me adaptar em função da técnica de braço (mão esquerda) e das noções de harmonia que havia desenvolvido no violão. Na leitura, confesso que a transposição da clave de fá para a de sol é que me confundiu durante um booooom tempo (a mente sempre lia como clave de fá..).

    Migrar do violão para o baixo me trouxe muita flexibilidade na mão esquerda. Quando enxerguei o que tava rolando, comprei um cavaquinho para desenvolver ainda mais a flexibilidade... Afinal, cabem quase 3 braços do cavaquinho no espaço de um braço de contrabaixo de 34"... Foi show de bola.

    A grande lição para mim foi o seguinte: técnica de mão esquerda você pode desenvolver direto no baixo, sem a necessidade de buscar o violão antes (até mesmo porque existem sutis diferenças na mão esquerda de ambos os intrumentos). Agora, a noção de harmonia, a postura (que no violão clássico é muito parecida com a do baixo) e a precisão que o violão clássico me proporcionaram, ah, isso não tem preço... fazem diferença para mm até hoje!

    NESCAU
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Thundercat Cara é o seguinte, é muito bom, aliás é ÓTIMO saber tocar um pouco de violao para depois entrar na seara do contrabaixo, isso porque o baixo é um instrumento mélodico e o violao é um instrumento harmonico, e se vc souber harmonia na pratica (violao) e na teoria (funcional), seus solos e grooves, seja em qual for a técnica que vc for usar, ficarao muito, mas muito mais elaborados e sem notas fora dos acordes.
    Qto aos baixos de 4 5 e 6, o de 5 tem uma corda + grave (si) e o de 6 tem uma + grave (si, a mesma do de 5) e uma mais aguda (dó). essa história de que baixista bom usa 4 cordas nao é muito confiável, por que existem vários estilos, varias técnicas e em algumas simplesmente nao cabem baixo de 4 cordas! quer um ex? toque Korn com um baixo de 4 cordas! vc só vai conseguir se excluir a primeira corda de um jogo de 5 cordas.... dai é muito mais facil usar um de cinco né :D. Sem contar que tem que mudar a afinaçao.

    Evangélico
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu nunca toquei nada na minha vida, só ******* mesmo, mas to morrendo de vontade de aprender tocar baixo, só q me falaram q é melhor eu aprender violão primeiro, isso é verdade mesmo ??? (é q eu nao tenho a mínima vontade de aprender violao, mas se precisar, fazê u q né...)

    Concordo pois antes de ir para o baixo eu começei no violão, depois eu fui pra bateria e agora no baixo...

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    NESCAU
    "isso porque o baixo é um instrumento mélodico e o violao é um instrumento harmonico, e se vc souber harmonia na pratica (violao) e na teoria (funcional), seus solos e grooves, seja em qual for a técnica que vc for usar, ficarao muito, mas muito mais elaborados e sem notas fora dos acordes."

    Q explicação foda!
    Excelente! Tu podia ter uma coluna na cover, hehe.

    marcioazzarini
    NESCAU
    jrcintra

    Dexa eu perguntá procês, quanto tempo mais ou menos vcs aconselham um cara ficar no violão para depois ir para o contra-baixo?

    asterix
    Veterano
    # out/04
    · votar


    me falaram q é melhor eu aprender violão primeiro, isso é verdade mesmo ???
    um amigo meu que toca guitarra me respondeu me disse q dizer isso eh a mesma coisa q dizer q eh preciso saber datilografia pra aprender informática...

    asterix
    Veterano
    # out/04
    · votar


    me falaram q é melhor eu aprender violão primeiro, isso é verdade mesmo ???
    um amigo meu que toca guitarra me respondeu me disse q dizer isso eh a mesma coisa q dizer q eh preciso saber datilografia pra aprender informática...

    eduardobass
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Acho que quanto mais instrumento vc tocar melhor, eu mesmo comecei no teclado, toco violão e amo o contrabaixo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PACIENCIA comigo, dúvidas de iniciante!!!