Duvidas! 5,6 cordas! E Modulus Quantum ou Yamaha?

Autor Mensagem
leonardodrummond
Veterano
# out/06
· votar


Gui
É, gosto é gosto mesmo huahuauha

WormKrash
Veterano
# out/06
· votar


sei como é ter bala na agulha e ficar em dúvida, mas a melhor indicação que posso te dar é comprar um de 6 de baixo custo e sentir se gosta. Testando em loja não dá pra se desenvolver em um instrumento totalmente novo. Só por favor, não se torne mais um ignorante dizendo que baixo de 6 é pra guitarrista frustrado, pois esses realmente não tiveram oportunidade de se desenvolver num instrumento desse tipo, muito menos tiveram noção cultural pra falar uma bobagem dessas.

leonardodrummond
Veterano
# out/06
· votar


WormKrash
Boa! Se bem há quem diga isso não só a respeito do de 6, mas do baixo em geral. É triste.

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


Sei koe!

Mas avalhiem comigo...

Estou acostumado com o de 4, o de 6 ia ser MUITO diferente, nada q o tempo nao resolva realmente!

Porem, o de 5 tem a vantagem da corda grave (o de 6 tbm), mas o q eu qro tocar é Trash,Power,Death,Black,Heavy...Metal!
O de 6 tem a corda aguda , entao eu acho que nao vou usa-la afinal! Pois necessito dum som grave, e por causa disso as cordas sao mais juntas e pode me atrapalhar...

Bom entre outras, e sinceramente NADA CONTRA os baixos de 6, mas acho que para o meu "caso" o de 5 atenderia melhor!

O que acham?

Gui
Veterano
# out/06
· votar


WormKrash
concordo plenamente!!!

leonardodrummond
Boa! Se bem há quem diga isso não só a respeito do de 6, mas do baixo em geral. É triste.
isso é realmente triste...

Gui
Veterano
# out/06
· votar


virgilo
sim...é o que eu lhe disse na outra pagina...não acho necessario um baixo de 6 cordas pra ti...por causa do que você quer tocar!!!

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


Galera muito obrigado entao, vc's realmente me exclareceram muita coisa!
Se alguem mais quiser falar algo, ou deixar duvidas, qualquer ajuda é bem vinda!

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


eu iria de ESP/LTD
F-255FM: http://www.espguitars.com/basses_f.html
B-405 ou B-255: http://www.espguitars.com/basses_b.html[/i]


OMG!!!
AGORA Q EU VI!!! PQP!!!
SAO BONS ESSES BAIXOS?!

WormKrash
Veterano
# nov/06
· votar


particularmente uso linhas bem deslocadas e vou muito pra harmonia também, utilizo muitos acordes e sou fã do tapping. o baixo de 6 é um instrumento totalmente novo que abre um leque muito grande de opções, que querendo ou não um baixo de 4 não oferece.

sobre espaçamento, não é o problema. eu fico sem pegada se o baixo tiver menos de 18mm de pitch, ideal pra mim é 19mm, mesmo 6 cordas. comprei um tagima TG6B há uns dois anos (19mm), e pro baixo que estou fazendo agora pedi uma cópia exata do braço só com alteração das madeiras e o radiano da escala. perco um pouco na questão do arpejo e em desenhos "exorbitantes" na região alta da escala, mas ganho em pegada, o tapping fica ótimo e ainda arrisco alguns slaps. o Yamaha TRB de 6 cordas tem 19mm também, e foi cotado. claro, não quero por pilha para o baixo de 6, mas estou colocando tudo a analisar.

Pelo que vi, colocaram um vídeo do baixista do Cannibal Corpse ali e o cara apavora com 5 cordas além de ser o tipo de som que imagino ser tua idéia. acho que pro fim do ano vou começar a tocar um som mais pesado com afinação em B, mas cotei na hora o baixão de 6. É gosto, cara, eu procuro explorar todo baixo sem exagero em qualquer estilo, é simplesmente o meu instrumento e estou tentando deixar a experiência que já tive com eles.

leonardodrummond
Gui

acho que se o baixo é mal visto em termos técnicos, é culpa de nós, baixistas. vejo um nível técnico muito melhor em termos de guitarristas do que baixistas em geral.
e agora, deixando a modéstia bem pra lá... eu adoro por um solo bem forçado com tapping apenas em subidas de escala ao vivo e ver gente quebrando o queixo. coisa que quem sabe, em um baixo de 6 se torna relativamente simples com um pouco de prática, assim como na guitarra e qualquer outro pau com cordas. quem faz o som é o músico, não o instrumento.

Mr. Pereba
Veterano
# nov/06
· votar


quem faz o som é o músico, não o instrumento.


disse tudo...ja vi um show do victor wooten em q ele tava tocando com um de 4, uma corda arrebenta, ele continua tocando soh com a mao esquerda, arranca a corda, afina o baixo (tudo com a mao direita), e simplesmente arregaça com as 3 cordas q restaram....

to longe de chegar aos pés do Victor WOoten, mas nunca fiquei na mao com baixo de 5....

agora quem vai fazer o som eh vc, nao eh a quinta corda...muito menos a sexta...

Zpok_Bass_ACP
Veterano
# nov/06
· votar


Mr. Pereba
Filosofo kra hehehehe mais realmente é isso, quem vai fazer o som é vc e não o baixo sozinho..
E pow a parada do ensopado de galinha deu certo EHUIheAUI, consegui toca BYOB do SOAD hshuesa apesar de não gostar muito da música, mais galera cismo de tocar e não é q ela saiu direitinho Ô.o eahsuesuihseuase
Flws vlw's

E porra muito foda os baixo
http://www.espguitars.com/basses_f.html

O dia q eu tiver dinheiro pra comprar um desses eu esqueço de música de tudo e vo pro méxico viver de tequila e mexicanas heAhuEA

Gui
Veterano
# nov/06
· votar


virgilo
OMG!!!
AGORA Q EU VI!!! PQP!!!
SAO BONS ESSES BAIXOS?!

sim..eu gosto bastante...no jrock (estilo que eu estou tocando bastante atualmente), são os baixos preferidos..eles tem bastante peso...

eu particularmente gosto!

to sempre pegando um F-255FM emprestado quando vou tirar alguns covers que necessitam do B mais grave!

leonardodrummond
Veterano
# nov/06
· votar


Gui
Mr. Pereba
Muito bem dito isso que vcs falaram!

duduchaves
Veterano
# nov/06
· votar


virgilo

Pois é cara... Pra quem sempre tocu num de 4 cordas o pulo pro de 5 cordas é menor, em comparação ao de 6 cordas. Pra ser sincero, sinto falta do 4 cordas. Estou satisfeito com meu Wood 5 cordas, mas ainda vou pegar um de 4 cordas cara.

Ah... se prepare... Eu quando comecei a tocar com o de 5 cordas, comecei a me empolgar e ficar tocando umas duas horas direto... Todo dia... Pra me acostumar. em 3 semanas tava sentindo umas dorsinha muito chatas no pulso e nos dedos. Então se prepara! Pega leve, exercita sem esforçar tanto o seu corpo. Eu tive que ficar praticamente uma semana sem tocar pra me sentir melhor... E funcionou! Tava pegando muito pesado no instrumento... Quase que desenvolvi uma tendinite atoa.

Isso num tem muito tempo não! Passei pela situação que vc ta passando no mês passado. Vendi o 4 cordas e peguei um de 5 cordas. Queria um de 6. mAs pra mim foi a melhor coisa que fiz pegar o de 5 cordas. Talvez estaria com mais dor na mão e no pulso.

Eu peguei um Wood Scorpion 5 cordas. Baixo muito bom. Captação EMG e tarrachas e ponte gotoh. Alguns no fórum não recomendam, mas pra quem tem um, posso afirmar, não desfaço dele nunca! Excelente instrumento. Confio no Baixo pq ele é bom.

Vleu!

Blue Jazz
Veterano
# nov/06
· votar


Worm Krash,

"Só por favor, não se torne mais um ignorante dizendo que baixo de 6 é pra guitarrista frustrado, pois esses realmente não tiveram oportunidade de se desenvolver num instrumento desse tipo, muito menos tiveram noção cultural pra falar uma bobagem dessas."

Obrigado pela palavras gentis. Infelizmente o Frank Zappa tinha mesmo alguma razão quanto dizia que "todo baixista é um guitarrista frustrado" - a maioria não é, mas a frase dele cabe bem em muitos casos.

Esses dias tive a oportunidade de conversar com o Hélio Delmiro que me contou um caso engraçado: ele chamou o Nico Assumpção pruma gravação e o cara chegou dando "todas as notas", tudo no agudo, e toma-lhe virtuosismo... então o Hélio disse pra ele dar uma volta na praia com seu baixo, tocando todas as notas que conseguisse o mais rápido possível, e depois voltasse pro estúdio pra dar os "bolachões", que era o que ele queria: um baixo que cumprisse sua função. Nós rimos um bocado disso... o disco é "Romã", de 1991.

WormKrash
Veterano
# nov/06
· votar


Blue Jazz

não quis ser de forma alguma gentil, teu comentário é bitolado e sim, ignorante. dizer que o baixo deixa de cumprir seu papel no momento que entra no virtuosismo pra mim é redundantemente isso.

pára, velho, tenho maior respeito pelo baixo de 4 e há baixista simplistas que considero excelentes, mas desculpe a sinceridade, teu comentário parece de músico frustrado que fica mordido quando vê alguém fazendo o que não consegue. Queria eu tocar metade do que o Nico tocava, mas não é por isso que vou sair xingando baixistas com linhas mais simples ou com menor número de cordas.

pega o baixo e vai tocar, cara. melhor conselho que posso te dar.

WormKrash
Veterano
# nov/06
· votar


só pra comentar sobre a citação infeliz... posso ser o pior baixista com um baixo de 6, mas mal sei fazer um ré maior no violão e nem faço idéia de como se toca uma guitarra. sou tão bom guitarrista quanto o comentário.

Blue Jazz
Veterano
# nov/06
· votar


Cara, não leve isso para o lado pessoal...

Não é uma questão de ser simplista por ser baixista, uma linha siples pode ser realmente muito eficiente, o que é diferente de linhas simplistas - se é que dá pra chamar muita coisa por aí de "linha de baixo". O fato é que o instrumento produz notas graves, foi pensado pra acompanhar e fazer contraponto, o próprio nome já diz. Eu posso tocar Donna Lee em casa a mil por hora, ou numa jam, mas o mais importante é saber que o baixo tem uma função musical MAIS importante que o mero virtuosismo. Não é a música que deve servir o músico, e sim o contrário. Outro dia ouvi o Wooten "solo" e pensei: impressionante... mas me pareceu um guitarrista em sua estética. Você não vai ver muito concerto para contrabaixo na música erudita, porque não soa. Se você pegar um concerto para violão também vai ficar complicado, pela textura e volume do instrumento. É uma questão física. Agora, o Pastorius era muito virtuoso mas cumpria a função do instrumento. Um cara pode dar milhões de tappiongs e fazer o mesmo, nisso eu me desculpo com você, que se ofendeu, porque generalizei. Mas o baixo tem uma função que vem de seu caráter, e realmente mantenho a minha posição quanto a isso. Há sete anos toco pelo Brasil afora com um artista que, no primeiro ensaio, me torrou: "peraí, tem nota demais aí, a estrela aqui sou eu" - ok. Os baixista anteriores não deram certo porque se esqueceram de acompanhar, entende? É uma questão de saber que, antes de ser um instrumento de frente, o baixo deve ser um instrumento de acompanhamento, e por mais que isso seja bem feito, com linhas maravilhosas ou milhões de notas ou arrebentando nos solos, ainda assim sua principal função será dar apoio aos outros intrumentos, fazer a "cama"... se é pra harmonizar com acordes, tem instrumentos mais adequados pra isso, como o piano ou a guitarra. Se é pra fazer melodia, da mesma forma tem o sax, a flauta, a guitarra distorcida, o violino. Mas se é pra se juntar num contexto ritmico melodia (contraponto) e harmonia, não tem melhor que o baixo pra função. Estamos na cozinha, com a bateria, é simples - e complicado - assim.

WormKrash
Veterano
# nov/06
· votar


Blue Jazz

agora seguimos a mesma linha de pensamento. concordo plenamente que o baixo jamais pode deixar de fazer seu papel de cozinha com a bateria, e realmente não há instrumento que o substitua.

temos uma opinião diferente no seguinte ponto: eu vejo o baixo como um zagueiro que pode fazer seus belíssimos gols. eu gosto muito da sonoridade do baixo em acordes (bem usados, é claro), o punch das notas graves para o tapping soa muito bem pra mim. eu realmente gosto de solar no contrabaixo e gosto da sua resposta (independente de qualquer outro instrumento), mas jamais deixar o papel principal de lado, que é a cozinha. Acho que uma das maiores virtudes de um músico é o uso do bom senso.

minha discórdia e motivo pelo radicalismo no comentário é que ao meu ver, isso é uma questão de gosto, de agrado ao ouvido, diretamente ligado à personalidade do músico e o que ele busca no instrumento, não o fato de querer transformar o baixo numa guitarra ou metralhadora.

virgilo
Veterano
# nov/06
· votar


temos uma opinião diferente no seguinte ponto: eu vejo o baixo como um zagueiro que pode fazer seus belíssimos gols. eu gosto muito da sonoridade do baixo em acordes (bem usados, é claro), o punch das notas graves para o tapping soa muito bem pra mim. eu realmente gosto de solar no contrabaixo e gosto da sua resposta (independente de qualquer outro instrumento), mas jamais deixar o papel principal de lado, que é a cozinha. Acho que uma das maiores virtudes de um músico é o uso do bom senso.



exelente cara ! muito bom mesmo! Tbm penso como vc!




tipo agora q eu vi os baixos da ESP to maluco XD!

Gente esses dois baixos, qual deles é o melhor?:

http://www.espguitars.com/basses_f.html

ou o

http://www.espguitars.com/basses_tom.html


A principio o do Tom Araya (Slayer) pelo preço, é melhor...mas eu nao entendo mto de configuraçao mas o outro, o primeiro vermelho, nao parece deixar na mao!

Ja vi casos de baixo por ser de outros artistas serem mais caros, mas um proprio colega meu ja comprou um "Signature" e se arrependeu...bom resumindo: Qual deles seria o melhor?

WormKrash
Veterano
# nov/06
· votar


virgilo

achei o modelo do Tom com madeiras mais nobres, principalmente pelo ébano. Entretanto, a elétrica do outro tem um circuito, apesar de serem os mesmos captadores. Esses EMGs DC eu não cheguei a escutar ainda, mas o pessoal comenta que tem o som mais "plástico" da serie EMG, sendo o CS o melhor substituto.

Sem dúvida uma boa casa de números ali é apenas pela questão de ser signature.

por esse valor eu sinceramente mandaria fazer uma cópia em luthier. colocaria EMG 35CS, circuito EMG BTS ou BQS, as mesmas ferragens Gotoh e ainda poderia editar alguns detalhes do teu agrado. a partir de R$3000,00 já dá pra trabalhar em um baixo com essa configuração. Acho muito mais vantajoso, fica só o nome do Tom na loja mesmo ;)
também não se esqueça que ali não há impostos, e nem sei o que custaria um baixo desses dentro do Brasil.

virgilo
Veterano
# nov/06
· votar


Entendo...mas tipo, entao vc acha q o baixo do Tom, seria mto mais "nome" do que qualidade?
E esse outro entao, oq vc me diz?

WormKrash
Veterano
# nov/06
· votar


virgilo

eu nunca toquei em um ESP, ainda mais nesses modelos, seria oportunismo demais dar uma opinião direta. Posso dizer que sempre ouvi falar muito bem desses instrumentos. Pra não te mentir eu cheguei a tocar no baixo do Steve DiGiorgio quando veio pro Brasil, mas aí não vale, instrumento para o músico endorsado sempre tem um acabamento especial. Não que isso desmereça, como comentei, sempre ouvi falar bem. O que posso te afirmar é que o Brasil tem luthiers muito bons, e acho que vale muito mais a pena pagar esse valor num instrumento feito especialmente pra ti com todo o teu gosto.

WormKrash
Veterano
# nov/06
· votar


virgilo

deixa te dar um exemplo mais claro: o único instrumento acessível por aqui que eu vi e me adaptaria seria um Yamaha TRB6 (pelo que comentei sobre espaçamento acima), que custa novo hoje em torno de R$5000,00.

estou fazendo um baixo com mais ou menos os seguintes valores:

elétrica EMG: ~R$1300,00
Ferragens Wilkinson e Gotoh: ~R$700,00
madeiras e serviço do luthier: ~R$750,00

mesmo com gastos que ainda vou ter como algumas chaves e desenho na escala isso não passa de R$3000,00. sem contar que desenhei o baixo exatamente como queria, isso não tem preço.

Blue Jazz
Veterano
# nov/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


"O que posso te afirmar é que o Brasil tem luthiers muito bons, e acho que vale muito mais a pena pagar esse valor num instrumento feito especialmente pra ti com todo o teu gosto." (2)

Tá certíssimo WormKrash !!!

Falando em luthier, o que você acha do Cherutti? Já teve oportunidade de tocar em algum? Tô pensando em pegar um "vertical" com ele...

Gui
Veterano
# nov/06
· votar


virgilo
eu, como falei...sempre pego um F255FM emprestado..e gosto pacas dele...
eu acho que todos ali valem cada tostão!!=]

e tu tem que lembrar que os do Tom são só de 4 cordas...

Gui
Veterano
# nov/06
· votar


"O que posso te afirmar é que o Brasil tem luthiers muito bons, e acho que vale muito mais a pena pagar esse valor num instrumento feito especialmente pra ti com todo o teu gosto."
(3)

duduchaves
Veterano
# nov/06
· votar


virgilo

O WormKrash tem palavra de Veterano no assunto. Tb concordo... por muito menos vc compra um baixo de um luthier, do seu jeito, tão bom quanto esse Tom da ESP.

Unico problema é o tempo que tu vai ficar esperando! hehehe! MAs acaba que no final vale a pena. Vai sair um baixo do seu jeito.

Pode ter certeza!

Blue Jazz

Concordo com a discussão. Mas não acho que um cara que tenha um baixo de 6 cordas seja um guitarrista frustrado. Acho que há gostos e estilos musicais. Mas morreu o assunto de vcs e num vou ficar desenterrando difunto! hehehe!

Vlw!

WormKrash
Veterano
# nov/06
· votar


duduchaves

em média os luthiers trabalham com prazos de 2 a 3 meses, e um baixo importado sob encomenda (não creio encontro a pronta entrega esse signature) chega em torno de 1 a 2 meses dependendo da importadora. acho que nem mais o prazo é um ponto negativo, e devemos valorizar os verdadeiros artistas que temos no Brasil a fora. sem contar que temos muitas madeiras nativas nobres. no exterior há quem valorize muito o Jacarandá da Bahia, por exemplo, que é utilizado para escalas normalmente.

WormKrash
Veterano
# nov/06
· votar


duduchaves

cara, o "veterano" no nick pra mim não diz nada, eu aprendo tanto quanto vocês por aqui ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvidas! 5,6 cordas! E Modulus Quantum ou Yamaha?