Duvidas! 5,6 cordas! E Modulus Quantum ou Yamaha?

Autor Mensagem
virgilo
Veterano
# out/06


Bom galera! Sou baixista de um Tagima b4 ativo, e agora quero mudar!
To na duvida em partir prum de 5 ou 6 cordas...
Bom queria saber a vantagem do de 5 e as do de 6 e qual seria o melhor né!?
Bom o genero seria Metal,Power,Trash,Death,Black,etc.
Os baixos que eu to em duvida sao esses aqui:

http://www.planetbass.com/basses_modulus.htm

e esse:

http://www.yamaha.com/guitars/products/productdetail/0,,CNTID%253D6016 3%2526CTID%253D,00.html


Bom, preço nao é o problema quero qualidade, por favor me ajudem!

Blue Jazz
Veterano
# out/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


Não gosto de baixo de 6 cordas, a não ser que você seja um guitarrista frustrado não há vantagens. O de cinco é legal porque extende a gama das notas graves, mas tem de ser um bom instrumento ligado num bom amplificador, senão embola frequência, perde definição, não vale à pena.

Eu ficaria com o Modulos à primeira vista, pela beleza e configuração; mas se fosse pra comprar faria questão de testar os dois, ver qual cabe melhor na minha mão, no meu estilo, no timbre que eu quero. Comprar às cegas não dá certo, se você não colocar a mão no instrumento não adianta, é impossível julgá-lo pela mão dos outros, entra a pegada, pedal, ampli, em gravação a mixagem, etc, etc, etc. E o que é maravilhoso pra um pode facilmente ser um inferno pro outro. TESTE !!!

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


Concordo com tudo que voce disse cara!
Mas eu queria saber as vantagens e desvantagens de um baixo de 6 e de 5!

Blue Jazz
Veterano
# out/06
· votar


Do de 5 eu já falei o que acho... o de 6 não tem "função" a não ser que você queira desenvolver técnica de tapping pra tocar sozinho ou fazer solos no agudinho... ou seja, aí é melhor comprar uma guitarra. O braço tende a ser mais desconfortável, o instrumento mais pesado, a afinação menos instável, eu não vejo nenhum pró, só contra.

Sabe, eu compraria um bom baixo 4 cordas e pronto... dá pra fazer TUDO e mais alguma coisa. Se você tiver um Music Man de 4 cordas, vai ter mais peso no "si" da quarta corda do que na 5ª corda solta de um bom baixo de 5 ou 6, acredite: pra conseguir esse "peso" terá de ser um PUTA baixo desse estilo, com um PUTA ampli, etc. Pelo estilo que você toca eu iria atrás de um (bom) Fender Precision (porque varia) ou de um Music Man mesmo, de 4 cordas, na boa...

virgilo
Veterano
# out/06 · Editado por: virgilo
· votar


sei koe!
pq me falaram q o de 6 a vantagem era q as notas eram mais pertos e nao precisava la em baixo buscar!
O de 5 eu achei interessante pela corda mais grave, mas como eu disse to em duvida!

Voce aconselha esse de 4 cordas?
http://www.deanguitars.com/z_tour_bass.htm

duduchaves
Veterano
# out/06
· votar


virgilo

No meu ver cara a vantagem de um 6 cordas é a facilidade de vc ter notas agudas mais fáceis de alcançar. Isso facilita em solos, em improvisos. Mas nada que um Baixo de 5 não possa fazer.

Eu tinha um condor 4 cordas, e quiz passar pra um top de linha 6 cordas. Pesquizando em alguns lugares e conversando MUITO, me deram o conselho de pegar um 5 cordas pq o pulo para um de 6 cordas é muito grande. acaba que você sente uma tremenda diferença. Em alguns casos, o cara acaba tendo problemas nas articulações e musculaturas do braço e mão, tendinite... Isso me vez pegar um de 5 cordas, pra depois, mais pra frente, pegar um de 6 cordas. e olha cara, não me arrependi não. O 6 cordas dá um status pro cara, dando a impressão que o cara toca horrores, mas o de 5 é muito versátil, até mais que o 6 cordas em alguns casos de levada.

Outra coisa tb... Pra pegar um 6 cordas vc tem que mudar sua pegada toda. Se vc deixar, com a vibrtação das cordas o baixo vai ficando com o som sujo. Acaba que o baixista tem que aprender a abafar as cordas! Mudar mesmo a pegada.

Pensa nisso... Mas o mais importante é testar! Tem que tocar num de 6 cordas e sentir se é isso que tu quer! Eu te aconselho por enquanto um 5. Se vc se sentir preparado, pega um de 6.

Quanto aos baixos, me parece que esse modulus é um excelente baixo... Se você for pegar um TRB da yamaha, infelizmente não posso te falar nada! heheh! O TRB é a melhor série da YAMAHA. Mas esse Sgnature do Myung, num sei não... Ok?!

Espero ter te ajudado.

vlw

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


po vlw XD!
Realmente ia ser um grande salto,mas eu iria testar num de 6 dum amigo meu, antes é logico!
Entao, se eu sentir "segurança" achar que da, eu pego um de 6, mas uma coisa, e qto a cavalgada? Muda algo?

Gui
Veterano
# out/06
· votar


eu não sou fã de baixos de 6 cordas...muito menos do timbre desse chinês...

então eu iria de modulus...

jkdias
Veterano
# out/06
· votar


virgilo

cara, se vc for solar e improvisar o baixo de 6 é muito melhor que o de 5. Tapping então, nem preciso falar...

Mas pra groovear e marcar o de 5 atende igualmente ao de 6.

virgilo
Veterano
# out/06 · Editado por: virgilo
· votar


Ai ai, coça a cuca!
Pq definitivamente eu qro mudar do de 4, mas se inves do de 5 mudar logo prum de 6, nao seria vantagem?
Quais seriam as vantagens do de 5 em cima do de 6?

pq digamos, um exemplo:
O Alex do Cannibal Corpse, o cara é um monstro no de 5 e de 6!

Esse é no de 5:
http://www.youtube.com/watch?v=QOb6JSQd-Qw

no de 6:
http://www.youtube.com/watch?v=fTpQOZcNASw


Foda nao?

Gui
Veterano
# out/06
· votar


virgilo
usa a busca..isso já foi comentado!!

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


putz, to mais confuso do que no começo XD!
algm pode me dar um resumo de tudo isso entao?

leonardodrummond
Veterano
# out/06
· votar


Gui
Cara, mas o timbre do baixo do Myung é consideravelmente puxado pro agudo, assim como o Modulus. Considero bem parecidos! E, como um grande fã do Dream Theater e do Myung, não posso deixar de corrigir! É coreano, não chinês huahuahu


virgilo
Já falaram tudo, baixo de 6 é mais pra solar e pra tapping (e costuma ser pior pra slap por causa da menor distância entre as cordas). Mas realmente a diferença de um de 4 pra um de 6 é MUITO grande. Mas, na minha opinião, nada que o tempo não resolva. E como o duduchaves disse, se dinheiro não é problema e uma das opções é um Yamaha, vc podia pensar num TRB (se quiser exagerar, um TRB6P II), que tem tanto de 5 cordas quanto de 6, e são excelentes.

leonardodrummond
Veterano
# out/06 · Editado por: leonardodrummond
· votar


virgilo

6 cordas
Pontos positivos: vc tem mais possibilidades, é um baixo que vai te dar maior facilidade e possibilidades pra solar e pra tapping.
Pontos negativos: vc vai sentir muita diferença quando pegar um de 6, o braço é muito mais largo e as cordas mais próximas, o slap vai se tornar mais difícil e vai precisar de um pouco mais de precisão e destreza nas mãos pra deixar o som limpo.

5 cordas:
Pontos positivos: vai ser mais fácil de se acostumar, é mais fácil que o de 6 pra slap e normalmente já é o suficiente. 6 cordas é pra não considerar a possibilidade de faltar recursos, ou seja, vai facilitar a sua vida mas na maioria dos casos não é exatamente necessário.
Pontos negativos: pode, por mais difícil que seja, te deixar na mão alguma vez, quando vc precisar de notas muito agudas, dos harmônicos da corda C ou quando quiser mais recursos pra tapping.

E por curiosidade, qual o máximo que vc quer gastar? É que esses dois baixos parecem ser ótimos (nunca teste), mas dependendo de quanto quiser gastar existem muitas outras opções, tão boas quanto ou até melhores!

Abraço

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


galera muito obrigado mesmo! me ajudaram!

Agora vamos a real e ve se voces concordam comigo!

Tipo: Eu quero tocar, um trash, death, até de power "pra baixo", metal!
Vou precisar fazer uns solos de baixo, nisso devo consiliar as cordas proximas para ajudar (preciso ser rapido) e as notas nao mto la em baixo!
entao nesse caso o de 6 serviria?

Para a minha ocasiao acho q o de 5 tbm serviria, mas como eu precisaria de notas proximas, e de uns "Impulsos" agudos, acho q o de 6 cairia melhor!

Alguem concorda ou corrigi?

leonardodrummond
Veterano
# out/06
· votar


Se vc tiver tempo pra se adaptar, concordo!

virgilo
Veterano
# out/06 · Editado por: virgilo
· votar


blz galera, obrigado pela ajuda!
por favor se mais algm tem algo a dizer, fale toda ajuda sera bem vinda!
Imaginem na minha situaçao XD, poder escolher um bom baixo de 5 ou 6 cordas, mas agora q eu sei em teoria suas vantagens, isso deve se resolver qdo eu for testar! vlw!
obrigado!

Gui
Veterano
# out/06
· votar


leonardodrummond
Cara, mas o timbre do baixo do Myung é consideravelmente puxado pro agudo, assim como o Modulus. Considero bem parecidos! E, como um grande fã do Dream Theater e do Myung, não posso deixar de corrigir! É coreano, não chinês huahuahu

o timbre é estranho..sem peso...não me acostumo com o timbre...

coreano?? jurava que era chines...

aprendi mais uma!!

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


XD!
Vivendo e apredendo, mas o harmônico desse Coreano,pqp!
eu jurava q era guitarra!

leonardodrummond
Veterano
# out/06
· votar


Gui
huahuahua pois é, a origem dele é coreana! John Ro Myung! Mas ele é americano, só a família (ou pelo menos a origem) é coreana.
Eu até concordo que nos primeiros cd's do Dream Theater o baixo não tinha muita presença (era muito baixo) mas nos últimos cd's isso tem mudado! Mas, como eu disse, o timbre do baixo dele é mais puxado pro agudo, e no Octavarium tem bastante médio! Ele disse que passou anos procurando o som mais audível possível do baixo e que, depois de tanta procura se decidiu pelo som mais natural possível, sem efeitos nem nada. Mas o som é definitivamente mais puxado pro médio (no Octavarium principalmente). Mas no Live Scenes from New York ele conseguiu um timbre MUITO bom na minha opinião, meio sujo, é estranho. Acho que ficou perfeito pro estilo de música que ele toca! Essa introduçao é um exemplo:


Coloquei esse por causa da introdução, não gostei muito do som na hora do solo porque ficou exageradamente sujo! Mas se quiser baixar alguma desse cd que dê pra ver bem o timbre, baixe The Mirror e Erotomania.

virgilo
Ele usa muito harmônicos! Acho isso muito legal! Um belo exemplo:


Foi mal aí o exagero mas é que eu sou fãzasso dele e me empolguei huahuauha não é O BAIXISTA mas é com certeza minha maior influência!
Abraço

leonardodrummond
Veterano
# out/06
· votar


Ah, e aproveitando, que efeitos ele usou pra conseguir aquele timbre do primeiro vídeo? Alguém sabe?

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


Olhem esses ! O_O!!




E ESSE !







virgilo
Veterano
# out/06
· votar


omg to mto na duvida pelo de 5!
Afinal, tenho 15 anos, meu dedos tem em media 8,9 cm's!

é RUIM q eu vou conseguir me acostumar com um de 6....oq vc's acham?

Gui
Veterano
# out/06
· votar


leonardodrummond
mas em nenhum deles o timbre me agrada...gosto dele como baixista...mas acho que outra pessoa deveria timbrar o baixo dele..

é gosto né, fazer o que...

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


omg to mto na duvida pelo de 5!
Afinal, tenho 15 anos, meu dedos tem em media 8,9 cm's!

é RUIM q eu vou conseguir me acostumar com um de 6....oq vc's acham?



Alguem me ajuda por favor?

Depois do video do Myung, nao achei tao **Encantado** o de 6 cordas,mas to na duvida pelo de 5! HELP ME!

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


alguem ajuda?

Gui
Veterano
# out/06
· votar


virgilo
vai de 5 cordas...pro teu estilo...tu nem vai usar a corda C...tu precisa dos graves...e acho que um de 5 cordas seria bem legal!! tenta ver um ESP..ou mesmo os da Dean..

virgilo
Veterano
# out/06
· votar


blz Gui!
O da Modulus Quantum de 5?
Recomendam?

Gui
Veterano
# out/06
· votar


virgilo
nunca testei-o.
mas qualidade, com certeza tem!!!

Gui
Veterano
# out/06
· votar


eu iria de ESP/LTD
F-255FM: http://www.espguitars.com/basses_f.html
B-405 ou B-255: http://www.espguitars.com/basses_b.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvidas! 5,6 cordas! E Modulus Quantum ou Yamaha?