Improvisos de Jazz

Autor Mensagem
rcardo_lemos
Veterano
# abr/06


E ae
Cara, o q são aqlas frases malukas q os caras fazem? Os saxofonistas, trombonistas e pah... .q tem uma sonoridade meio torta... sei lah!
Alguem possui partituras de solos de musicas d jazz tbm?
Flww

polakinho
Veterano
# abr/06
· votar


rcardo_lemos
Real Book!...procura no e-mule!

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


real book eh temas e harmonia...
E acho q nessas musicas (q me esqci o nome do "tipo"... essas classiconas) naum tem mto dessas... eh mais em solos mais rapidos, d jazz mais free saca? sei lah como fala.. hauhau

Homaley
Veterano
# abr/06
· votar


rcardo_lemos

Você quer dizer, "standarts"

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


Homaley
Eeeeh... exato! heheh

Tipo.... teve aki na Pompéia (Z/O Sampa) um festival d jazz.... eh tipo um "programa piloto"... se der certo vai virar um festival bimestral ( \o/ )
E teve uma banda mto foda.... dum cara chamado Bocato (ele eh famosao, vcs devem conhecer)
Putz os caras destruiram td.... era dois sax, ele (trombone, acho), um baixista e um batera... musicas naqle esqma... tema x vezes, improviso.... mto foda...
Nessas rolavam varias "tortices" e talz....
Q escalas e "licks" o pessoal costuma usar pra essas frases? (naum sei se ficou mto claro heheh)
Flww!

maikonbass
Veterano
# abr/06
· votar


rcardo_lemos
Homaley

num acheiessereal book....tipo deve ser muito bom as harmonia...ate pq 'e a harmonia q da sentido e a intencao q o instrumentista quer dar ao improviso...

por favorme digam ond achar...nao tenho e-mule s'o kazaa...

meu e-mail 'e maikoll16@hotmail.com

qualquer coisa...valew

Fá Mendonça
Veterano
# abr/06
· votar


maikonbass

Dá uma olhada no blog do nukebass que ele fez um post com dois realbooks, o de jazz e um de blues. Na comunidade do forum no orkut, um cara colocou vários realbooks lá, in clusive um de bossa nova (brazil jazz).

O link para tópico do nukebass sobre o blog dele:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/126524/

Tem muita coisa boa nesse blog.

Abraços

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/06
· votar


Você quer dizer, "standarts"
não querido Homaley... ele quis dizer STANDARDS de jazz.

cara te recomendo transcrever alguns dos teus temas preferidos de jazz que tenham essas frases "tortas" pra tu pegar a linguagem.

obs: eu deveria fazer isso mas nunca me mexi :/ se tu precisar de ajuda pega o msn do Deji do fórum de Guitarra. ele pratica jazz faz um tempo e tá nerdz na linguagem já. fora isso escuta MUITA música :D

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Pega umas paradas do Wooten que ele manja disso

maikonbass
Veterano
# abr/06
· votar


Fá Mendonça
Nossa velho tem muita coisa boa l'a...o velho nuke ainda continua ajudando, ele 'e phoda...

qdo etrminar d baixar eu posto ai oq 'e bom aproveitar, realmente muita coisa..

valewvelhos

jkdias
Veterano
# abr/06
· votar


Renato Dell

Pega umas paradas do Wooten que ele manja disso

Jazz?

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


Gabriel_Bp

Intao.... eu num conheço mto d jazz.... ou seja, naum conheço musicas (pelo menos por nome) q tenham essas frases e talz.... jah ouvi nuns fusion, tipo o Tribal Tech, em q o baixista eh lokao... soh q eh foda tirar aquilo d ouvido huahua.. fora q as q eu ouvi, por ser mto antiga a gravaçao, tava meio embolado...
Mas vo tenta

Renato Dell
Jazz? (2)
Quais dele?

E umas do Pastorius, quais musicas q tem bastante viagem em solos (nao necessariamente d jazz)?

Flww!

Obs: postem ae musicas interessantes e tal =]

LeandroP
Moderador
# abr/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Eles se baseiam em arpejos e enxergam em meio as progressões, acordes interpolados, daí pra arpejar ou usar uma escala do acorde interpolado é um pulo. Como nas harmonias em bloco, só que de forma mais melódica do que harmônica.

Substituição de acordes/escalas também são utilizadas com freqüência. A menor melódica substitui uma série de acordes dominantes.

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci
Soh...
Oq eh acordes interpolados? num conhecia...
E harmonia em bloco? esse eu tinha curiosidade heheh...

Eles usam bastante aproximaçao cromatica tbm neh?

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


rcardo_lemos

Eles usam bastante aproximaçao cromatica tbm neh?

Pois é, cada nota da aproximação cromática pode ser harmonizada, ou seja, ela gera um acorde.

Eu não sei harmonizar em bloco. Sei o que é mas não saberia lhe explicar melhor.

Experimente usar um acorde diminuto ou meio-diminuto sobre uma blue-note (#4) por exemplo.

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci

Soh...
Eles tipo q naum "respeitam" o campo harmonico neh
eh, tem varias progressoes q nego viaja animal e cair na dominante da tonica e ficar normal dnovo... eh foda huahau
Mas aí nesses casos pra improvisa tem q estuda a escala do acorde e td...

No caso q eu vi era soh em um tom e o cara piraaando total... hauhau

Po... dpois vo dah uma pesquisada em harmonia em bloco
Ou se alguem souber, postae ;]

Flww!

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


rcardo_lemos

Eles respeitam o campo harmônico, mas não se prendem a isso, pois existem muitos caminhos.

Mas aí nesses casos pra improvisa tem q estuda a escala do acorde e td

É um bom começo.

rushrush
Veterano
# abr/06
· votar


rcardo_lemos
Comece estudando modos e memorize ao máximo todas as tonalidades.
A partir disso, para cada acorde q vc for tocar aplique as váriações desses modos ou seus (empréstimos), ou seja, a simulação de q determinado grau de um tom, seja um outro grau de outro tom.

Ex básico:
Cm7+ G7/9- - ao invés de tocar sobre o campo de Cm harmônico, experimente tocar sobre o acorde de G79 - uma frase em Fm melódico, pois esse G7/9- de Cm harmonico, durante uma passagem, pode ser simulado como o 2° grau de Fm melodico. Entenda esse raciocínio.

Ex mais básico:
C7+/9 Fm - Essa prgressão está em C maior. Mas durante o acorde de Fm, experimente tocar por exemplo uma escala em G#7+/9, simulando um empréstimo classico. Vc estaria apenas simulando q um grau de determinado modo fosse outro grau de outro modo. Nesse exemplo acima Fm é o 4 de C (ocorre uma pequena modulação), mas se vc tocar sobre esse acorde uma frase em G#7+/9, vc estaria simulando q esse Fm é o 6° grau de G#7+/9.

Entendido isso, MEMORIZE e ENTENDA isso:

Modo Menor Melódico: (tonalidade de C)

1° grau - Cm7+/9
2° grau - Dm7/9-
3° grau - Eb7+/5+
4° grau - F7/9
5° grau - G7/9
6° grau - A meio dim/9+
7° grau - B meio dim/ 9-

Modo Menor Harmonico: (tonalidade de C)

1° grau - Cm7+/9
2° grau - D meio dim9-
3° grau - Eb 7+5+
4° grau - F 7/9
5° grau - G7/9-
6° grau - G#7+/9+
7° grau - B meio dim

Isso é o básico do B a BA do jazz.
Progressões e escalas diaTõnicas por si só jamais terão a sonoridades q vc está se referindo.

Então, acostume-se a ouvir e entender onde estão as tensões de cada acorde, localize-o no sistema modal e enxergue seus possiveis emprestimos e alterações.
Procure se informar sobre o dicionário padrão de outsides, q é nada mais do que os clichês de aproximação cromática mais usados nas tenções das escalas.

MEMORIZE estas progressões em todas as tonalidades. Ficou fácil, tendo a referência acima é só transpor.
Entendendo isso, agora vc deve se preocupar em ouvir jazzistas de variados instrumentos, preceber as intenções q aparecem nos seus improvisos, praticar a sua técnica, a fim de que construa fraseados inteligentes seguindo as dicas introdutórias que te dei.

1abraço.

jkdias
Veterano
# abr/06
· votar


rushrush

Meus muitíssimos sinceros parabéns !

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


rushrush

Dicionario padrao d outsides.... vo procurar sobre isso sim...

Mas naum saquei os exemplos.... sera q vc poderia me citar um exemplo tocado desse "exemplo" q vc me falou, com esses emprestimos e tal? msm q seja em tablatura, ou guitar pro....
O exemplo basico eu ateh entendi, mas... heheh

Vlw!

rushrush
Veterano
# abr/06
· votar


jkdias

Obrigado.

rcardo_lemos
Imagine uma progressão C7 e D.
Esses são o 4° e 5° grau de G.
Ao invés de utilizar a tonalidade de G como intenção do campo, vc pode tocar esse C como se ele fosse um 1° grau, (ou seja Am), ao invés do 4°, e esse D como se ele fosse um 1° grau também, ou seja (Bm).
É um exemplo muito rústico q não terá grande efeito prático, mas em materia didática, serve para entender o raciocínio.
No jazz, esse RACIOCINIO é constante, mas como se tratam de acordes mais elaborados e fraseados q privilegiam as tensões e os cromatismos, acaba soando daquele jeito q vc se referiu anteriormente.
Procure fazer progressões no campo melódico e menor harmonico, tentando emprestar os acordes à tons de sua sugestão.
Se vc ainda não catou, é só perguntar q eu tento explicar de outra forma.

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


vc pode tocar esse C como se ele fosse um 1° grau, (ou seja Am), ao invés do 4°, e esse D como se ele fosse um 1° grau também, ou seja (Bm)

Seria Cm7 e Dm7 ou C como se fosse no 3o grau d Am (jonio) e D, respectivamente?

Saquei sim... agora que eu reli o exemplo basico eu saquei tbm.. hehe

E o exemplo mais basico? Tem como vc escrever igual seu ultimo post?

rushrush
Veterano
# abr/06 · Editado por: rushrush
· votar


rcardo_lemos
Seria Cm7 e Dm7 ou C como se fosse no 3o grau d Am (jonio) e D, respectivamente?
Essa sua frase não me fez sentido.
Pense assim:

Se eu te mandar tocar um acorde de Dm, e te perguntasse q tom está, o q vc me diria?
Dm?

Sim, mas não apenas isso. Assim como esse Dm pode ser o 6° grau de F, ele pode ser o 2° grau de C, também pode ser o 3° de Bb e assim por diante.
Por isso a sequencia de acordes na progressão nos dizem qual o tom q esta progressão se encontra, ou se há uma modulação, ou seja, os acordes da progressão podem não fazer parte de um mesmo campo tonal.

Ex.:
Progressão tonal:

2° 5° 1°
Dm7/9 G7 C7+ (todos esses acordes fazem parte de um tom em comum q é o de C)


Progressão modal:

G#7/9 C meio dim E7 (esses acordes não fazem parte de um tom em comum).
Neste caso, ao improvisar, vc terá de tocar um "tom especifico para cada acorde", pois não há um tom q sirva para todos.

É uma situação clássica de empréstimo modal, pis cada acorde poderá receber uma escala q simule um grau q não o q eles representem.
Então nessa progressão acima, sobre o G#7/9 eu posso tocar ele como se fosse um primeiro grau (jonico) ou um quarto grau (lidio), pois ambos esses graus são maiores com nona, com excessão da 4+ do Lidio.

Sobre o C meio dim posso tocar uma escala diminuta, dominante ou domdim (diminutadominante).

Tudo isso é muito básico, talvez vc não esteja entendendo por eu não estar sabendo me expressar. Geralmente meus alunos aprendem isso nos primeiros dias de harmonia.
Acho q minhas explicações não estão muito claras hoje.

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


Ahh sim, entendi agora... eu q viajei!

Então nessa progressão acima, sobre o G#7/9 eu posso tocar ele como se fosse um primeiro grau (jonico) ou um quarto grau (lidio), pois ambos esses graus são maiores com nona, com excessão da 4+ do Lidio.

poderia ser um mixolidio tbm?

Eh q eu naum manjo mto bem d acordes, aí me confundi... mas sua explicaçao tah boa!
Vo dah uma relida nos seus topicos agora e dpois posto

rushrush
Veterano
# abr/06
· votar


rcardo_lemos

poderia ser um mixolidio tbm?
Exatamente. Poderia ser um mixolidio. Então se ele fosse mixolídio (5° grau) estaria pensando em Eb (q é o primeiro grau desse modo)

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


Soooh.... q loko isso...

Progressões e escalas diaTõnicas por si só jamais terão a sonoridades q vc está se referindo

Vc pode citar emprestimos modais naqle 2 5 1 q vc escreveu lah em cima? Esse:
Dm7/9 G7 C7+
Ou naum tem como "viajar" em cima d progressoes tonais? Pq na progressao modal G#7/9 C meio dim E7 tem um monte de possibilidades neh.

To começando a entende heheh.... soh q tenho essa duvida ainda ("u naum tem como "viajar" em cima d progressoes tonais?") hehe.. mas q provavelmente eh oq eu to pensando... huahua

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


Outro modo de pegar emprestado acordes, é utilizando a tonalidade paralela.

É muito simples, se a tonalidade é Dó maior, o paralelo é Dó menor.

Use acordes do campo hamônico de Dó maior e de Dó menor.

É fácil, pois o campo harmônico de Dó menor está a 1,5 tom (um tom e meio) acima da tonalidade de Dó maior.

Se você está tocando uma cadência na tonalidade de Dó maior, experimente usar um Fá menor (dórico - do campo harmônico paralelo - Dó menor), ou um Bb7 (mixolídio) ou um Ab7M (lídio) ou mesmo um Eb7M (jônio).

Ex.:

C - F - Fm - C

C - F - Bb7 - C

C - F - Ab7M - C

C - F - G Ab - C

Isso nem é jazz. O popular usa muito.

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


LeandroPanucci
Soh.... A musica Garota d Ipanema, do Jobim por exemplo.. Ela tah em F...
Aí logo no começo....


F7M
Olha q coisa mais linda
G7(#11)
mais cheia d graça;

E ela menina
Gm7
q vem e q passa;
Gb7(#11)
num doce balanço

caminho do mar (etc)

Tipo... falando em graus.... I7M II7(#11) IIm7 subV7
O que ocorreu no II7(#11) IIm7? Explicae =p

E em por exemplo:
A A7M A7 D ?

LeandroP
Moderador
# abr/06 · Editado por: LeandroP
· votar


rcardo_lemos


( F7M(9) F7M )
Olha q coisa mais linda

G7(13)
mais cheia d graça;

G7(b13) G7
E ela menina

Gm7
q vem e q passa;

Gb7(#11)
num doce balanço

F7M
caminho do mar (etc)



Este acorde com #4 logo no começo não existe. É o G7(13)

É uma cromatização da 13 (13 de G) caindo pra 5a (5a de G), e depois
transformando em Gm7, cadenciando um II, V, I com o Gm7, Gb(#4) e F7M.

O Gm7 é o II e o Gb(#4) substitui o V (C7) por causa do trítono (inversão de trítono).


***************************************************


Nesta progressão: A A7M A7 D é mais fácil.

O primeiro acorde é uma tríade, onde a oitava desce meio-tom até se tornar 7M, e depois desce mais meio-tom até tornar-se 7. Ao tornar A7 o acorde pode ser considerado como Vº do D, que é o próximo acorde da progressão. Estude "dominantes secundários".

zegotinha
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci

Pois é, cada nota da aproximação cromática pode ser harmonizada, ou seja, ela gera um acorde.

Tipo C7+|C#°|Dm7 é isso??
_________________________


E sobre acordes simétricos??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improvisos de Jazz