Duvidas escala e improvisos

    Autor Mensagem
    Foton
    Veterano
    # mar/10


    Boa noite a todos, sou novo aqui e esse é meu primeiro post.
    Pesquisei e não achei nada que tirasse minha duvida desculpa se ja tem assunto relacionado ao que vou perguntar.

    Gostaria de saber se quando toco uma musica que esta no tom de C por exemplo só posso fazer improvisações na escala de C ou quando a musica for pra outra nota exemplo um Dm eu posso fazer uma improvisação na escala de Dm. (isso quando Dm estiver soando na musica)

    È uma duvida bem de iniciante. Grato por qualquer ajuda

    rodsom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Foton
    pode sim, desde que chegue bem nos ouvidos.

    FCLBass
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Foton

    Meu amigo, vc pode fazer uma infinidade de coisas que um monte de gente pode acrescentar aqui que ainda não chegaria na metade. Mas tentando ser mais prático, quando não tenho a cifra ou partitura da música e estou tocando mais de ouvido e prestando a atenção no violão/guitarra, penso nas tétrades de cada acorde e as aproximações com os acordes seguintes mesmo usando cromatismo e certamente notas fora das escalas. Essa é minha base. Depois com o tempo agente acrescenta outros formatos aqui e ali...

    Foton
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Agradeço as ajudas. Então minha duvida era essa porque fico preocupado se so posso fazer improvisos em escala referente ao tom. mas ja vi que não, posso usar várias escalas em tons diferentes desde que use na nota correspondente.

    exemplo: segue a sequencia da musica C, D, Am, E

    eu posso tanto a qualquer hora fazer improvisações na escala de C sendo C a tonica , ou quando a musica estiver passando pela nota D fazer improvisações na escala de D e assim por diante.

    rodsom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Foton
    eu nao costumo usar regras, mesmo porque eu tenho pouca teoria. pra mim, chegou certo no ouvido é isso mesmo. dos dois jeitos da certo.

    dibass
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Eu particularmente tenho uma Regra no que diz respeito à execução musical:

    "Na música não existe o certo ou errado, mas sim o agradável e o desagradável"

    Aí eu em muitas vezes esqueço o que tá "escrito" e deixo o feeling falar mais alto. E nisso (no meu caso) se resume a minha improvisação em muitas vezes!!

    Foton
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Valeu galera muito obrigado as dicas e opiniões.......em relação a improviso tambem ja estou pesquisando sobre modos gregos e a relação com campos harmonicos..................vixe mas é assunto mais que complicado isso com 1 bilhão de posts já

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas escala e improvisos