Improvisos de Jazz

Autor Mensagem
tcraposo
Veterano
# abr/06
· votar


rushrush manja muito.
Faça umas apostilas sinistras aí cara explicando pra quem nunca viu essas paradas.

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci

Eh que esse arranjo q eu postei eh d um songbook do Jobim q meu professor passou....
A analise dos acordes eu manjei....
Mas tipo... o G7 está "fora" do campo harmonico de F..... seria isso um emprestimo? Poderia eu considerar o F7M sem ser jonico e sim lídio, para um G7 sendo mixolídio? Ou to pirando demais?

Se vc fosse improvisar sobre esse trecho, que escala vc usaria no G7? E o Gm7 seria dórico neh?

E na outra progressao que citei, o A7M tbm estaria "fora"? Como vc improvisaria nessa situaçao?

rushrush
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci

Boa!!!! não me liguei.

rcardo_lemos
Ou naum tem como "viajar" em cima d progressoes tonais?
Só tem. Mas que tipo de progressões tonais?

C F G é uma progressão tonal. Vejo pouca perspectiva se vc não utilizar as tensões e tocar as progressões corretamente, além de um fraseado criativo.
A mesma progressão tocada "corretamente" C7+ F7+/9 G7, já te dá outra sonoridade.

Esse 2/5/1 em Cm harmonico
D meio dim 9b G7/9- Cm7+/9
também é tonal e vc tem MUITAS possibilidades "jazzisticas" sobre ele.

Vc percebe?
O q define a sonoridade e o efeito q vc quer não estão ligados basicamente às modulações, mas sim às PROGRESSÕES tocadas de forma correta, privilegiando as tensões, inversões, substituições, alterações, empréstimos, fraseado...
Não se iluda com o termo "tonal"

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


rushrush

Soh..... saquei

Intao, para q eu estude de uma forma legal fraseados de jazz devo privilegiar os estudos de tensões, inversões, substituições, alterações, empréstimos, fraseados, etc... neh?

Pelo q eu conclui, essas frases "tortas" seriam, por exemplo, frases com emprestimos tonais (que causariam tensoes) em progressoes que privilegiam tensoes, como as em menor harmonico ou em menor melodica? (que por sinal preciso estuda-las)

Vcs podem me citar outros exemplos de emprestimos, harmonias com substituiçoes, alteraçoes e tal?

zegotinha
Veterano
# abr/06
· votar


rushrush
tensôes seriam as intençoes que cada intervalo dá é isso ( 4# por exemplo)?

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


zegotinha

Pelo q eu sei tensoes sao os graus da escala do acorde que naum estão na tétrade... ou seja.... o 2o, o 4o e o 6o grau....
Sei lah, num sei explica mto bem
Deve ter outras coisas a mais, ou isso nem deve tar certo... vamo esperar os caras falarem hehe

zegotinha
Veterano
# abr/06
· votar


rcardo_lemos
pode cre..., deve ser isso mesmo...,
vamo só esperar ve se os "nossos professores " respondem!
..somos meros aprendizes kkkkkkk...

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


zegotinha

C - C#dim - Dm7 é um exemplo de aproximação.


Se você pensar que as notas que formam o acorde são as notas ímpares da escala (1, 3, 5 e 7) os demais graus ficam como "intermediários".

Você pode tocar numa inversão, o acorde C começando pela 3a (nota E), então ainda dá pra voltar pro C na sua progressão usando um D#dim, veja como:



C7M - C#dim - Dm7 - D#dim - C7M(9)/E || Db7(9/#4) C7M

e---------------------------------------||---------------
B---5------5------6------7--------8-----||---4--------5--
G---4------3------5------5--------7-----||---4--------4--
D---5------5------3------7--------5-----||---5--------5--
A---3------4------5------6--------7-----||---4--------3--
E---------------------------------------||-------------

* * *


LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar




Tocar sobre acorde C (funk)
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A--X-4--X-5--X6-7--X-3-- REPETE -----------------------
E------------------------------------------------------

X = nota fantasma


zegotinha
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci
Entendi. legal!! e no caso eu ainda poderia substituir o C#° por um E° ja que saõ as mesmas notas ( em disposições diferentes ) é isso??

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


zegotinha

Sim. Não podemos deixar de lado as inversões, que são janelas pra improvisação.

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


zegotinha

eu ainda poderia substituir o C#° por um E° ja que saõ as mesmas notas


Ou ainda substituir o C#º por um A7(b9).... e aplicar a mesma idéia aos outros diminutos comuns.

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci

O que vc faria para "temperar" uma progressao simples? Sei lah, dê um exemplo qualquer....

Ou sei lah, num "C7M D7 G" IV7M V7 I... em G maior

LeandroP
Moderador
# abr/06 · Editado por: LeandroP
· votar


rcardo_lemos

Depende muito do que eu vou tocar. Não uso um critério pré-determinado. Eu começo com tríades, invertendo, arpejando. Depois as pentas e conforme o sabor da música eu uso outros modos, trocando. Mas não penso "vou tocar lídio, lócrio...", na maioria das vezes são as tríades que me acompanha. Santíssimas tríades.

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06
· votar


Mas não penso "vou tocar lídio, lócrio..."
Soh no feeling? Eu tenho q pensar ainda pra faze essas coisas hauhau
No maximo qdo eu troco eólio por dórico q vai d momento =]

Santíssimas tríades
Neh! Gosto mto d emendar penta d frigio ou d jonio qdo faço umas inversoes saca?

Mas por exemplo, faiz um arranjo piradao pra uma progressao qqr ae! huahau

moog
Veterano
# abr/06 · Editado por: moog
· votar


jkdias
rcardo_lemos

jazz??
wooten toca mto bem jazz tmb...
tem um video q vcs podem conferir... além de outros ritmos e umas brincadeiras e um duelo com steve smith (baterista)...

desculpem a fuga do tópico... mas...

Duelo - Wooten vs Steve Smith

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


moog


desculpem a fuga do tópico...
Bah! q nd! =]

Baixando...
Nome d musica mais jazz assim vc naum conhece dele?
Me dê umas sugestoes d musicas (edit: dele) preu baixa aki e talz... d qqr naipe

rcardo_lemos
Veterano
# abr/06 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


Puta q pariu q animal! Esse Steve Smith toca demais... num conhecia ele... Aqla levada q ele faiz lah pelos 5 min eu paguei um pau tbm.. mto loko o duelo!

Mas e aqle corte lah? A nao ser q o Wooten seja um The Flash huahu

Ele me lembra mto um desenho animado! Aqle castor q fala com o S meio com X saca?

zegotinha
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci

valeu cara!! obrigado mesmo!!

zegotinha
Veterano
# abr/06
· votar


vo da um up aqui qeu eu nu entendi uma coisa!!

Modo Menor Melódico: (tonalidade de C)

1° grau - Cm7+/9
2° grau - Dm7/9-
3° grau - Eb7+/5+
4° grau - F7/9
5° grau - G7/9
6° grau - A meio dim/9+
7° grau - B meio dim/ 9-



A escala menor melodica qdo sobe se torna natural certo ? isso se aplica aos ooutros graus tbm??
por exmplo : o segundo grau da origem a um dorico de 9b, ele sobe dorico ? isso mudaria o acorde tbm ou eu to viajando??

rcardo_lemos
Veterano
# mai/06
· votar


zegotinha


acredito q sim....
Mas em um improviso vc vai tocar as escalas nos modos naturais toda vez q vc for subir ela? Q nóia....

rushrush
Veterano
# mai/06 · Editado por: rushrush
· votar


zegotinha
A escala menor melodica qdo sobe se torna natural certo ? isso se aplica aos ooutros graus tbm??
Não.

o segundo grau da origem a um dorico de 9b, ele sobe dorico ? isso mudaria o acorde tbm ou eu to viajando??
Mudaria se isso existisse. Entendi seu raciocícnio, faz sentido, mas esqueça-o.
Pense simples:
q escala tocar sobre um Dm7/9- ?
O modo dórico de Cm melódico, só q com a tensão 7/9-.

Se o acorde tem a tensão melódica então a escala é melodica.
Se tem a tensão menor harmônica então a escala é meno harmônica e fim de papo.
Por exemplo, esse Dm7/9 é melódico pois essa é a sua formação. Se fosse menor harmônico teria q ser Dmeio dim/9- e se fosse natural seria Dm7.

Como disse, decore as formações dos acordes com suas tensões tanto na melódica como na harmônica e vc saberá sempre q escala usar, pois saberá identificar a sua natureza com suas devidas tensões.
Entenda primeiro isso, para depois subir e descer escalas treinando sua prática. Assim vc saberá aplicar as escalas corretamente sobre os acordes e nunca terá problemas com improvisação nem aqui nem na China.
Saber isso é básico e imprescindível para ser músico e ganhar a vida com música.

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


rushrush
Entenda primeiro isso, para depois subir e descer escalas treinando sua prática. Assim vc saberá aplicar as escalas corretamente sobre os acordes e nunca terá problemas com improvisação nem aqui nem na China.

É verdade!!!!!

rcardo_lemos
Veterano
# mai/06 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


O conceito de um acorde na menor harmonica, por exemplo o I grau Dm7+/9.... é "de lei" o uso da nona nos acordes?

Naum entendi mto bem.... pq um acorde em menor harmonica "naum pode ser" somente Dm7+?

rushrush
Veterano
# mai/06 · Editado por: rushrush
· votar


rcardo_lemos

O conceito de um acorde na menor harmonica, por exemplo o I grau Dm7+/9.... é "de lei" o uso da nona nos acordes?

O conceito sim, pois um acorde é caracterizado por todas as notas da oitava q compõe o tom q esse acorde está. Isso é apenas a teoria.

pq um acorde em menor harmonica "naum pode ser" somente Dm7+?
Pode sim. O q caracteriza a menor harmônica é a 7+ e não a 9. Portanto, todo acorde menor com 7+ que vc tocar cumprirá, entre outras coisas, o papel de menor harmônica, não nescessitando necessariamente da 9.

Sua pergunta parece boba mas é ótima.

rcardo_lemos
Veterano
# mai/06
· votar


Ahh ta.... heheh

Soh pra garantir entao.... as 9as dos acordes q vc escreveu na otra pagina foram apenas o exemplo de como se temperar uma progressao e talz neh? (ela naum eh necessaria caso naum seja o grau responsavel pela caracterizaçao do determinado acorde) neh?

rushrush
Veterano
# mai/06
· votar


exatamente!!!!
Mas é bom vc saber os acordes mesmo com as notas que não o caracterizam, pois isso lhe dá mais opções de notas "dentro", que vc sabe que pode tocar sobre um determinado acorde.

rcardo_lemos
Veterano
# mai/06
· votar


Com certeza! =]

LeandroP
Moderador
# mai/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Menor melódica a lá jack stripador

T, 2, b3 (característica menor)

4, 5 (característica comum em maior e menor)

6, 7M, 8 (característica maior)

Ou seja, a escala "começa menor e termina maior".

Teoricamente isso é bobagem, mas isso pode lhe ajudar a "sacar" no improviso esta escala, quando precisar dela.

rcardo_lemos
Veterano
# mai/06
· votar


LeandroPanucci

Naum seria essa a menor melodica? (harmonica: b6... intervalo entre b6 e 7M eh d um tom e meio...)
Acho q na menor melodica esse raciocinio ajuda mais legal heheh

Num improviso usando menor melodica vc sobe as frases em menor natural?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improvisos de Jazz