Improvisos de Jazz

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


rcardo_lemos

Seria menor melódica sim. Não sei porque eu escrevi "harmônica" hehehehe editei o post :)

Num improviso usando menor melodica vc sobe as frases em menor natural?

Eu não penso em descer a escala de um jeito e voltar de outro, pelo menos no improviso. Eu tiro um fragmento desta escala pra encaixar na frase que vem na cabeça. Mas como estudo técnico é legal estudar desta forma: desce em um modo e sobe em outro. Até mesmo pra facilitar numa modulação por exemplo. Mas de todas as escalas, eu não procuro tocá-la inteira pra desenvolver a frase.

rcardo_lemos
Veterano
# mai/06
· votar


LeandroPanucci

Heheheh sussa!

Soh... eh q eu sempre achei estranho o fato da melodica descer de um jeito e subir natural (estou usando os termos descer e subir corretamente? huahuahu)

desce em um modo e sobe em outro

To ligado, estudo dessa maneira tbm.. um otro estudo q eu acho legal eh tipo.... fazer a escala de C eólio tocando na casa da tonica normalmente mas arrastando até o D e desenvolvendo o resto da escala no shape do lócrio, saca?


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G----------------5-------------------------------------
D----------5-6-8---------------------------------------
A--3-5-6-8---------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Q outros exercicios d vizualizaçao d braço vc faz?

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


rcardo_lemos

Tem um que é bem legal, usando tétrades.

Este exercício evolui de meio em meio tom. Uma tétrade maior e outra menor meio tom acima, progressivamente. Isso dá uma sensação de cromatização bem legal e ajuda muito pra melhorar o golpe de vista.


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G--------4---------4----------6----------6-------------
D----2-5--5-2--2-6--6-2---4-7--7-4---4-8--8-4----------
A--3----------4---------5----------6---------- etc ----
E------------------------------------------------------
C7M C#m7 D7M D#m7 etc



rcardo_lemos
Veterano
# mai/06
· votar


Soh... dahora

Aproveitando q vc tocou no assunto d aproximaçao cromatica.... Um acorde diminuto pode exercer essa funçao neh? Por exemplo, se eu quisesse descer até um C7M, eu poderia usar o C° neh?

Q mais acordes q podem exercer esse papel? Ou em outros casos.... (como o subV7 p/ V7)

Aí no exercicio q vc citou, eu poderia usar um C#m7 pra chegar no D7M cromaticamente, vindo do C7M.... existe outra possibilidade?

Cara, como eu te encho o saco..... hauhau vlw ae por td!

LeandroP
Moderador
# mai/06 · Editado por: LeandroP
· votar


se eu quisesse descer até um C7M, eu poderia usar o C° neh?

É o contrário. Se você tocar C° e depois um C7M você está subindo. Perceba que você passa de diminuto pra maior. Veja que na prática acontece o mesmo.

O diminuto é uma possibilidade. O mesmo acorde diminuto, quando invertido, gera um outro tipo de sonoridade que também pode ser uma possibilidade interessante:

Ex.:

C7M - C#º - Dm7

ou

C7M - Eº - Dm7


No primeiro caso o diminuto está meio-tom abaixo do acorde que vai resolver. No segundo está um tom acima. O som de um exemplo e de outro é bem diferente, mas perceba que as notas envolvidas são as mesmas, o que houve foi uma simples inversão.

O C7M e o Dm7 são comuns aos dois exemplos, então vejamos os diminutos C#º e Eº:

C#º = C#, E, G, Bb

Eº = E, G, Bb, Db

Como pode o mesmo o mesmo acorde praticamente, produzir duas sonoridades diferentes? O baixo explica!


Aplicação:

| C7M | C#º | Dm7 | D#º | Em7 |

ou

| C7M | Eº | Dm7 | D#º | Em7 |


Idéia simples da linha de baixo ou tema de guitarra:


e----------------------------------3-------------------
B----------------------------------3-------------------
G----------------------------------2-------------------
D------2------1----2---------------2-------------------
A---3------5------------0-1-2-3----3-------------------
E------------------------------------------------------
C Eº Dm D#º Em C C6(9)


zegotinha
Veterano
# mai/06
· votar


muito grato aos eternos professores aqui do forum Panucci e rushrush.

to conseguindo umas sonoridades bem legais aqui.

rushrush
Veterano
# mai/06 · Editado por: rushrush
· votar


rcardo_lemos
zegotinha

Só para finalizar a historia de, na melódica "subir de um jeito e descer de outro ".
1° isso é um termo muito vago que na maioria das vezes só atrapalha. Pensem simples: decorar as tensões de todos acordes do campo (está na página anterior". Isso serve para a harmônica também. E façam isso em todos os tons.
2° vc nunca conseguirá efeito em fraseado q apenas sobe e desce a escala. Mas por exemplo, essas mesmas notas tocadas intervalísticamentes...

ex.:1 - sem efeito (isso são frases, não acordes)
subindo C D E F G A B C

ex.:2 - as MESMAS notas acima tocadas com um efeito interessante, como o salto de 6ª
subindo C A D B E C F D G E A F B G C

Isso é apenas um C7 (DÓ MAIOR!!!!)


Toquem essa subida em Cm harmônico e Cm melódico. Tentem também outras alternativas básicas como 1, 3, 2, 4, 6, 5, 7, 6, 8 etc etc.
Então toquem isso em colcheias em 3/4.

3° Vou dar a vcs uma sugestão de out side ou notas de passagem que utilizo muito entre outras. Essa é a que mais utilizo, pois nem precisa pensar.
Comece treinando a escala de Am natural.
- Quando subir toque, antes da nota natural, a nota meio tom acima dos graus 3, 4, 5, 7. Não precisa ser em todos. Utilize o cromatismo em um ou dois deles. Isso é para treinar o raciocínio.

- Quando descer a mesma coisa, só que antes de tocar a nota natural toque (naqueles intervalos) a nota meio tom abaixo dela.
Treinem isso em todos os tons, pois quando vcs tiverem uma modulação, vcs poderão fazer uma frase sem interrupção onde as escalas serão ligadas umas nas outras através desse mecanismo. Isso é o B a BA do cromatismo. Com o passar do tempo, não importa em que parte do braço vcs estarão tocando, ao querer tocar uma nota, vcs tocarão antes dela, seu cromático superior ou inferior.
Esse efeito é melhor representado em semicocheias.

- IMPORTANTE
Aprendam a acentuar com os 4 dedos (mão esquerda). Conseguir executar o tempo forte das frases com todos os dedos é imprescindível para não passar por "maus bocados" no que tange a prática.
Ex.

UM dois três quatro

um DOIS três quatro

um dois TRÊS quatro

um dois três QUATRO


Mas enfim...

Pra finalizar, muitos não perceberam, mas releiam com atenção o ultimo post do Panucci aí em cima. Isso é o âmago da lógica diminuta. Muito importante e bem explicado.

Abraços.

maquiro
Veterano
# mai/06
· votar


Parabéns a todos pelo tópico. Vida longa para ele.

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


rushrush

Aprendam a acentuar com os 4 dedos (mão esquerda). Conseguir executar o tempo forte das frases com todos os dedos é imprescindível para não passar por "maus bocados" no que tange a prática.

Ótima dica!!!!!!

fox_123
Veterano
# mai/06
· votar


Muito bom o assunto mesmo!

Sobre essa acentuação com os 4 dedos da mão esquerda, e executar o tempo forte das frases com todos os dedos, vcs poderiam dar alguns exemplos praticos disso??

Um grande abraço!!

rcardo_lemos
Veterano
# mai/06 · Editado por: rcardo_lemos
· votar


rushrush

Pra um melhor entendimento dessa sugestao d cromatismo q vc citou..
Eh soh pensar na pentatonica blues....

em vez d soh fazer 1, b3, 4, 4#, 7, 8, faiz a escala natural inteira com a blue note...
vai ficar 1, 2, b3, 4, 4#, 5, 6, 7, 8

Sendo assim, acrescente as outras notas cromaticas faltando.


1, 2, b3 , 4 , 5, 6, 7 , 8 (natural)
1, 2, b3 , 4, 4#, 5, 6, 7 , 8 (com blue note: + 4#)
1, 2, b3, 3, 4, 4#, 5, 6, 7, 7#, 8 (com cromatismos: + 3, 4#, 7#)


Seria isso?

Acredito q isso ajuda pra treinar nos outros modos.. ou nao eh necessario?

zegotinha
Veterano
# mai/06 · Editado por: zegotinha
· votar


Tipo falto uma ultima peça pra montar meu raciocinio aqui.!
em uma progressao de acordes com tensoes de diferentes campos eu posso ir ligando uma escala na outra atraves do cromatismo entre os graus da escala ? é essa a dica ? ?

Ex: Cm7 | Eb7 / 9

eu posso imaginar esse C como dorico , e esse Eb7/9 como o quarto grau do campo menor harmonico ( no caso um outro dorico só que de quarta aumentada ) e fazer ligaçoes cromaticas nas tensoes das duas escalas. ( C dórica e EB dorica aumentada).?
o exemplo é meio vago, desculpe se ñ me fiz entender.

rcardo_lemos
Veterano
# mai/06
· votar


zegotinha

Mas jogar um dorico em um acorde maior com 7a e 9a? Funciona? hehe

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


zegotinha

Ou você pode encarar como uma progressão blues.

O Cm7 você trata como dórico e o Eb7(9) como IVº grau (blues) de Bb.

Cm7 - C, Eb, G, Bb

Eb7(9) - Eb, G, Bb, Db, F

Veja as notas comuns aos dois acordes --> Eb, G, Bb

A nota C no acorde Eb7(9) entra como uma 13a maior, que também é uma tensão muito encontrada em acordes dominantes (acordes X7), e o seu Eb7(9) poderia também ser chamado de Eb7(13).

Notas do Cm7 dórico: C - D - Eb - F - G - A - Bb - C

Notas do Eb7(9): Eb - F - G - Ab - Bb - C - Db - Eb

Agora compare as duas escalas e veja que ela tem quase todas as notas em comum, e apenas 2 notas diferentes: Db e D, e Ab e A.

A nota A da escala de Cm7 no acorde Eb7 funciona como a #4, que cria uma intenção blues.

A nota D da escala de Cm7, permite uma cromatização entre a 7a de Eb (Db) ao próprio Eb --> Db, D, Eb

Enfim, dentro destes acordes que aparentemente não teria nenhuma ligação, revela uma porção de possibilidades.

o exemplo é meio vago, desculpe se ñ me fiz entender.

O exemplo é ótimo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improvisos de Jazz