Equipamento de Som Ajuda

Autor Mensagem
Bazalios
Membro Novato
# jan/19


Olá, preciso de uma ajuda da galera, mexo com som de igreja a uns 6 anos, não sei muito sobre o assunto marcas e modelos, entrei para a igreja e me colocaram para tomar conta do som, a igreja fez algumas mudanças e enfim chegou a hora do meu querido som, tenho um equipamento bom para aquela época mas agora está ruim preciso vender e comprar um novo, queria dicas de equipamento de som, 2 caixa ativas e uma mesa de som, planejo gastar uns 8 mil, o orçamento. a igreja é fechada com ar condicionado janelas de vidro, e o acabamento de gesso no teto. a área da igreja é de 20x30 metros e altura de uns 10 metros, membros 100 a 200 pessoas!

- Estive pensando em comprar uma mesa digital que eu gostei bastante q é a Behringer XR18 ! Não preciso de muito canal pois o máximo de cantores que tive na igreja até hj foi de 10 pessoas!
- Caixa de som tem q ser ativa, não sei muti bem qual comprar quantos Watts preciso !
- Preciso de uma ajuda de vocês!

Desde já Obrigado a todos!

_JCM_
Veterano
# jan/19
· votar


Bazalios

boa tarde amigo. Pelo pouco de experiência que tenho, lhe recomendaria sim a XR18 da Behringer.

Acredito que pelas medidas da tua igreja, 2 caixas de cada lado, sendo uma ativa e uma passiva no modelo line array e mais 1 Sub de 15 de cada lado iria lhe atender bem. Dê uma procurada nas caixas da Bless Technology e da Attack.

Para retorno, acredito que a XR18 tenha 6 saidas, que podem ser utilizadas com fone. So teria que fazer um multicabo no palco, com os cabos e tal.

Abraço.

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Bazalios

boa tarde amigo. Pelo pouco de experiência que tenho, lhe recomendaria sim a XR18 da Behringer.

Acredito que pelas medidas da tua igreja, 2 caixas de cada lado, sendo uma ativa e uma passiva no modelo line array e mais 1 Sub de 15 de cada lado iria lhe atender bem. Dê uma procurada nas caixas da Bless Technology e da Attack.

Para retorno, acredito que a XR18 tenha 6 saidas, que podem ser utilizadas com fone. So teria que fazer um multicabo no palco, com os cabos e tal.

Abraço.


Obrigado pela resposta amigo, gostei muito do que me indicou, vou está vendo, mas a igreja é bem simples quanto ao som, acho que um amplificador e um retorno seria algo bem acima do que eu previa, mas vou dá uma olhada e passar pra eles, o mais simples msm e um bom som seria o ideal, não desmerecendo o que vc me passou!

_JCM_
Veterano
# jan/19
· votar


Bazalios

Entendo, amigo. Mas pela quantidade de pessoas que você colocou e pelo tamanho da igreja seria mais ou menos isto, para "sobrar" som.

Aconselho também a verificar sobre a acustica do local. Tenho alguns problemas em minha igreja porque na época que construíram o templo, ninguém pensou na acustica. E hoje estamos pagando caro por isto, pois custa bem mais arrumar do que ja construir pensando neste item.

abraço.

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Obrigado meu caro, vou analisar os preços, mas ainda acho muito equipamento. rss !

Ismah
Veterano
# jan/19
· votar


_JCM_
no modelo line array

Isso nón exziste!
Line array, ou arranjo em linha, é um CONCEITO. As caixas ainda são caixas de som apenas. O conceito é que se varias fontes pontuais, estiverem empilhas verticalmente, não há interferências se nos movimentarmos horizontalmente pelo ambiente. Evidentemente que isso só é possível ao ar livre, pois em ambientes internos, as reflexões vão interferir também.

2 caixas por lado, NÃO É UM LINE ARRAY! São apenas duas caixas de cada lado...

Para retorno, acredito que a XR18 tenha 6 saidas, que podem ser utilizadas com fone. So teria que fazer um multicabo no palco, com os cabos e tal.

E vais plugar o fone direto na saída da mesa? Apesar de possível, é algo nada recomendado, convém usar um power play (amplificador multiplo, geralmente em rack) ou power click (amplificador individual, geralmente no formato bodypack).

Bazalios

Se tu não entende o que está fazendo no som, o sábio é deixar pra quem sabe... Pense nisso...!

Cara, vamos começar do começo...
Tem uma igreja razoavelmente grande, não há um motivo justificado pra usar um sistema stereo como sugerido. Um "fly clutch" no centro, com umas 3 caixas convencionais, já deve entregar um resultado muito melhor.
Como são 30m de profundidade, possivelmente pra manter um equilíbrio no volume, vai precisar de caixas de delay (mais no meio da igreja), ou quem está no primeiro banco vai achar muito alto, e quem estiver no última que estava muito baixo.

De qualquer forma, vai ter que brigar com as decoradoras de plantão...

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Ismah

Obrigado pela resposta, sim exatamente oque vc falou aconteceu um pouco pois a caixa fica no tripé, na frente no caso quem ta na frente a caixa ta alta mais la atrás o som tá ótimo, só que agora a caixa vai ficar na parede no suporte, acho que vai aliviar a barra de quem senta na frente.

eu particularmente ainda prefiro duas caixas ativa uma de cada lado, isso já sustenta muito bem a igreja! como disse é simples, queria dica de qual caixa comprar, acredito que a caixa q tenho na igreja no momento é uma de apenas 200watts ou 150watts tenho que ver ela, a outra do outro lado n está ligando pois a mesa tá com defeito, e o som fica bom pra todos, como disse o pessoal lá na igreja não gosta de som alto!

- como já falaram que a x air18 está ótimo pra mim queria saber qual caixa ativa usar com ela!

_JCM_
Veterano
# jan/19
· votar


Ismah

Bom dia meu caro.

Isso nón exziste!
Line array, ou arranjo em linha, é um CONCEITO. As caixas ainda são caixas de som apenas. O conceito é que se varias fontes pontuais, estiverem empilhas verticalmente, não há interferências se nos movimentarmos horizontalmente pelo ambiente. Evidentemente que isso só é possível ao ar livre, pois em ambientes internos, as reflexões vão interferir também.


Você está correto. Só coloquei o nome para facilitar a pesquisa do colega.

E vais plugar o fone direto na saída da mesa? Apesar de possível, é algo nada recomendado, convém usar um power play (amplificador multiplo, geralmente em rack) ou power click (amplificador individual, geralmente no formato bodypack).

Olha, pelo menos na X32 que temos aqui na igreja, os retornos são ligados sim nas saídas. Na X32 há 16 saídas. Usamos do 1 ao 11 para os fones, sendo a saida 9 para transmissão e a 12 para o palco. Não é necessário power play. Somente fizemos um multicabo da mesa para o palco.
Entendo que a XR18 possua o mesmo sistema.

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Para retorno, acredito que a XR18 tenha 6 saidas, que podem ser utilizadas com fone. So teria que fazer um multicabo no palco, com os cabos e tal.

E vais plugar o fone direto na saída da mesa? Apesar de possível, é algo nada recomendado, convém usar um power play (amplificador multiplo, geralmente em rack) ou power click (amplificador individual, geralmente no formato bodypack).


Não uso retorno na igreja, e os microfones vou usar um multicabo!

-Pode me indicar microfones bons? pode ser com cabo ou sem fio. prefiro com Cabo.

Ismah
Veterano
# jan/19
· votar


_JCM_

Não, tu não compreendeu. As saídas auxiliares não são projetadas para trabalhar com fones. Dá pra ligar, mas não é o adequado a se fazer, é gambiarra. Toda vez que saímos do que o fabricante projetou, as coisas podem desalinhar.
E eu não estou supondo, tenho certeza do que falo.

Toda a linha X, possui o software " igual ", o que varia é o hardware. Das entradas e saídas, a capacidade de processamento, e se há ou não superfície de controle... A X32 é uma (nem tão) low cost de bastante qualidade, que surpreendeu desde quando chegou - fiz todos os cursos sobre, apesar de ter um erro de projeto, com o cooler na parte de baixo, o que levou muitas mesas a queimar.

Bazalios
Não uso retorno na igreja, e os microfones vou usar um multicabo!

Duas péssimas ideias.
Se quem está cantando não se ouve, tende a cantar cada vez mais alto. Além de arrebentar cantando, vai perder definição e por consequência desafinar.
Ao menos um na vibe do SM12, ou até SM15 ativo, para cada 3 pessoas. O mundo ideal, seria um SM222, mas é complicado de lidar com o tamanho, e o volume.

E até dá para usar uma medusa / subsnake / multivia / multicabo, mas a estética é horrível, bem como a durabilidade vai a zero. O recomendado, é ter uma medusa no chão, próximo a cada grupinho de X pessoas, e cabos conectando o microfone a ela.
O que sugeriria, é como são até 10 pessoas, que use duas. Uma de 6 canais, bem curta, que pega 5 vozes. Esta entra nos 6 primeiros canais de uma de 12 canais, que pega os outros vocais, e segue pra mesa. Note que terá 2 canais de reserva, que podem ser mais, caso desejar, mas isso vai elevando o custo cada vez mais.

Pode me indicar microfones bons?

Acho válido um ou outro sem fio, para o preletor. Isso trás mais dinâmica para seu pronunciamento, apesar de que qualquer microfone com fio, é ainda melhor...

Bons microfones, dependem das circunstâncias, e claro do preço. Eu honestamente vejo vantagens em ter APENAS UM MICROFONE BOM, que vários que dão problema o tempo todo e tem som ruim. Outro fator é pensar em quem vai usar esse microfone. Um barítono, precisa de um microfone de cápsula larga, pra conseguir captar os graves. Uma soprana, normalmente usa um condensador, porque quase todos os dinâmicos tem dificuldades em captar alta frequência.

A linha SM da Shure, é relativamente cara, mas se compensa na durabilidade - que claro, é diretamente proporcional ao cuidado que cada um vai ter com seu microfone. O caso é que esses microfones tem seu timbre, e não tem muito pra onde ir. Isso é bom, porque eles funcionam bem sem processamento, basta espetar que já funciona bem, mas isso não permita uma gama de timbres muito grande... Como disse, não tem pra onde ir... São ainda usados por bandas mais clássicas.
Se o bolso permitir, vá na linha Shure Beta. Segue o mesmo caso anterior, mas eles já permitem uma gama maior de timbres, e por isso, demandam processamento pra soar bem.
Habitualmente, eu digo que se tu tiver uma console analógica, com limitação de recursos, é vantagem o SM. Se tiver uma console digital, e alguém treinado para fazer a mix, os Beta são excelente negócio.

E um bom investimento, seria um curso para ti saber um tanto mais sobre o curso. Existem inclusive, cursos voltados para sonorizações em igrejas, que sempre demandam necessidades diferentes do que encontramos habitualmente - tanto no formato de sonorização, como na questão do acabamento das paredes e por consequência a acústica local.

Outra coisa... Não sei a cor da igreja, mas sei que a DB Series, aqui de Nova Prata/RS e a DB Technologia de Vera Cruz/RS, assim como a Taigar (TGR) de Salto Veloso/SC, tem linhas de caixas na cor branca, voltadas para igrejas, onde é mais discreta que as pretas, mais usuais para shows...

Outra hipótese para solucionar são as caixas da linha CBT da JBL. Elas são caras, mas disparado é um dos melhores sistemas de som que eu já ouvi. Tecnologia de ponta, que encontrei no Hard Rock Cafe de Gramado/RS.

Ismah
Veterano
# jan/19
· votar


Bazalios
particularmente ainda prefiro duas caixas ativa uma de cada lado, isso já sustenta muito bem a igreja!

O problema é que quanto mais fontes, mais interações entre si, além das já muitos do ambiente... E não importa o material do revestimento, igrejas são sempre ambientes muito vivos.
Não vejo argumento pra fazer um arranjo stereo ali, só trás mais problemas.

só que agora a caixa vai ficar na parede no suporte, acho que vai aliviar a barra de quem senta na frente

Eu acho que não, mas vale o teste... Normalmente nesse arranjo, se prejudica razoavelmente quem senta mais ao meio, bem na frente... Pode soar exagerado, mas num projeto sério, eu não faria essa sonorização só com duas caixas.

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Ismah

Obrigado pela resposta aprendi muitas coisas, vou pesquisar pelos microfones já ouvir falar dos Shures!

bom na minha igreja sempre foi usada duas ativas e tem dado certo até hoje! vcs falaram que a igreja é bastante grande, eu chutei os metros, mais deve ser próximo a isso, hoje tem culto e vou medir certinho. e digo pra vcs o real tamanho da igreja!

_JCM_
Veterano
# jan/19
· votar


Ismah

Bom dia meu caro.

Realmente, não sabia desta situação. Isto é novidade pra mim.

Agradeço o esclarecimento.

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Estava vendo a Xr18 gostei muito dela, mas n entendi pq a entrada das caixas é embaixo, isso atrapalha muito.

-algum de vcs ja mexeram na xr18? como funciona o sinal de wifi dela, é estável ou tem quedas?

- tenho algo a me preocupar quanto a uma mesa digital?

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Duas Caixa Ativa Jbl Selenium Js121 Está em nível bom? ela é muito parecida com a que tenho na minha igreja! ela é boa?

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Bazalios

Amigo, com todo o respeito, eu se fosse você revia "todos os conceitos".

Você diz que pretende gastar 8 mil...... e já vai gastar mais da metade disso numa mesa (que não é bem uma mesa e sim um console para uso com desktop, note e etc.)

Não estou dizendo que é ruim, estou dizendo que com metade do valor dessa XR 18, você compra uma mesa Yamaha Digital de 16 canais que é mais do que suficiente e eficiente para o que você precisa e sobra troco para outras coisas importantes.

Porque escolheu a XR 18? Tem motivos plausíveis ou achou "bacana e moderninha"?

Não estou zoando, percebe onde quero chegar? Mostrar que como nosso amigo Ismah já elucidou você precisa saber exatamente o que tem e precisa fazer para não jogar dinheiro fora!

Se quiser começar do zero, vamos lá... estou meio fora de forma, mas tenho certeza que junto com o Ismah que é técnico de som na ativa e experiente, poderemos lhe ajudar...

Comece pelo básico:

- Normalmente qual formação da banda fixa da igreja? (quantos músicos quais instrumentos e amplis).
- Quantos vocalistas + vocais de pregação? (pastor, etc).
- Qual a disposição do ambiente? (palco ao fundo platéia em frente ao palco?, Palco no meio da igreja, platéia ao redor?)
- Qual o comprimento e largura do palco e platéia separados?


Vamos começar do zero e do básicão...

Mesa boa + X Caixas Ativas + Tamanho do ambiente = Quantas cxs precisa, como distribui-las, como retornar, como microfonar...

Este é o princípio básico, costuma funcionar.

Aguardamos... e abraço!

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Lelo Mig

Obrigado pela resposta amigo, muito feliz em ver pessoas ajudando as outras! bom vou calcular isso na minha igreja hoje!

- usamos somente teclado e violão mas bem pouco mesmo, o que é mais usado na igreja é o playback msm! Cantores em dias comuns 1 ou 2 ! quando tem evento normal 4 pessoas, e quando tem visitante "6 a 10" < Bem raro de acontecer isso!

- a XR18 foi uma indicação de um amigo meu que esteve visitando nossa igreja.

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


mesa Yamaha Digital de 16 canais

Poderia me manda um modelo dessa Yamaha pra eu analisar?

Ismah
Veterano
# jan/19 · Editado por: Ismah
· votar


Bazalios
o real tamanho da igreja!

Não importa muito se forem 5 m a mais... Acusticamente, temos 1/4 do volume, a cada dobro da distância. Então:
100 dB SPL @ 1m
94 @ 2 m
88 @ 4 m
82 @ 8 m
76 @ 16 m

Perceba que estás entre 8 e 16 m, indiferente a precisão.

algum de vcs ja mexeram na xr18? como funciona o sinal de wifi dela, é estável ou tem quedas?

Eu tenho formação em toda linha X da Behringer. Então dentro do que conseguir lembrar, posso lhe ajudar.
O sinal de WiFi é bom, mas as quedas são o menor problema, ela continua rodando como em qualquer situação. Eu que venho das analógicas, tenho muita dificuldade em me entender com esses controles remotos, pois todas tem um delay generoso. Mesmo a Mackie DL32R operando em 5.0 GHz, tem atraso.
Como é uma instalação fixa, eu vejo todo sentido em deixar a console em si junto a banda, e levar um cabo de rede para o fundo da igreja, de onde vai pilotar as coisas. Se de lá tu vai criar uma rede sem fio, ou não, é outra história.
Mesmo sendo uma instalação fixa, que praticamente tu passa uma vez som, salva a cena e está resolvido. Não acho boa ideia pilotar de um note sem suporte ao touch screen. Podes deixar por exemplo um note de back up, já conectado ao cabo de rede (ela aceita até 6 superfícies de controle se lembro direito), mas convém um tablet de tamanho generoso, E APENAS para isso. O note já pode ser usado pra outras coisas, apesar de que eu ache que valha a pena um note em desuso, só pra isso.
Acredito que o software roda até em Windows XP, ou ainda instalar Android no note, mas já não acho que seja confiável o suficiente.

tenho algo a me preocupar quanto a uma mesa digital?

Bastante! Como tem mais recursos, as chances de fazer merda são maiores.

Duas Caixa Ativa Jbl Selenium Js121 Está em nível bom?

Se usar caixas com AF de 12", convém usar um sub woofer. Para simplificar as coisas, convém usar uma que tenha pelo menos 300 W e AF de 15", que faz ela descer um pouco mais, e dispensa o sub.

ela é muito parecida com a que tenho na minha igreja! ela é boa?

Isso só testando a longo prazo.

Poderia me manda um modelo dessa Yamaha pra eu analisar?

Existem 400 modelos só da Yamaha. Vai da questão da barganha, e de oportunismos.

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Bazalios

Vamos pensar de forma simples, básica e ir aprofundando.

Vou partir da ideia padrão de igreja com um Palco ao fundo, de lateral a lateral, e platéia em frente.

01 Teclado.
01 Violão (vou supor que este violão é elétrico).

Beleza, facinho e sem risco de microfonia.

Apenas 2 canais.

01 Microfone do Pastor. (Este microfone, precisamos saber: Lapela, Púlpito, Dinâmico, etc.?)

3 canais.

Vc diz, 1 ou 2 cantores e muito raramente até 10. Vamos imaginar 5 um número ideal e em ocasiões especiais você poderá microfona-los em duplas ou até triplos.

03 canais citados + 05 = 08 canais.

Mas, naquele evento super especial a Aline Barros vai na sua igreja e é bom ter uns canaizinhos de sobra para eventualidades né?
01 baixo em linha, 01 guitarra microfonada num cubinho, 02 metais, uma percussão, 03 para uma equalizadinha na batera....

Cara, pelo que você dimensionou, uma mesa de 12 canais estaria de bom tamanho pelo custo x benefício e pelo uso diário que irão fazer.... mas, tudo bem, podemos aumentar um pouco, quando pensar no dindim.

Pro dia a dia, sem problema aparente de microfonia, eu acho que 04 caixas (02 kits ativa + passiva) e um sub woofer no meio, fariam um bom barulho.

4 Caixas seria pela possibilidade maior de equalizar volume. Duas no palco voltadas ao público e duas ao fundo, também viradas para o público, para não ter que socar volume na frente e ficar muito baixo atrás, como o Ismah bem notou.

A princípio, estas caixas de palco, ficam voltadas ao público, mas numa posição que possam servir de monitores para quem esta no palco. Isso pode não dar muito certo dependendo da acústica da igreja, mas pode dar... Eu começaria pensando dessa maneira. Sempre penso em comprar menos e ir ampliando se precisar, do que comprar coisas que depois "sobram".

Basicamente:

01 mesa
04 caixas (2 kits ativa + passiva)
01 Sub woofer ativo

Obs: Eu havia dito lá em cima, mesa digital, mas me expressei mal. Quiz dizer com efeitos embutidos (FX). Você não precisa de uma mesa digital, elimine a ideia de um PC no palco e as analógicas são mais baratas.

Você irá pagar uns 2.800 numa boa Yamaha. Uns 2.000 numa Soundcraft, um pouco menos numa Beheringer.

Não são "top de linha" mas darão muito bem conta do recado. Você não precisa de uma mesa profissional (não vai usar 10% dos recursos) e sim confiável e durável. Já fiz evento com mesas bem inferiores a estas citadas sem problema algum.

Você vai gastar uns 2.300 em cada Kit Caixas

4.600 de Caixas + 2.800 de mesa = 7.400
Uns 2.500 num Subwoofer ativo.

Estourou o orçamento!!

Ainda vai precisar de cabos e microfones.

No entanto, há muitas variáveis. A mesa pode ser de 12, tranquilo. O Subwoofer pode entrar depois se achar que faltou "peso". Microfones pode ir comprando aos poucos... Ou seja, procurando e negociando, pagando à vista, vai cair bem estes valores.

A Mesa, Caixas e Cabos você consegue com este orçamento!

Obs: Segura ansiedade aí! Vamos com calma.... Galera pode discordar de minha lógica (vamos esperar mais opiniões)... Não vai sair comprando nada...muita calma nessa hora guri!

fernando tecladista
Veterano
# jan/19
· votar


So teria que fazer um multicabo no palco, com os cabos e tal.

Se for usar a xr 18 talvez nem precise
A banda que toco tem uma, e a "caixa de sapato" (é o que ela parece) fica atras da bateria
Já que nela não há nenhum botão pra se mexer, não tem necessidade de ficar proxima ao operador de PA, que controla tudo via WiFi com um tablet
La eles falaram que o wifi da propria mesa é meio fraco então compraram um roteador que fica ligado nela


Pelo que lembro sao 16 canais + 2 os L/R e 6 saidas (sub)
No meu tablet eu fico com a monitoração do meu sub, toco com fone uso um power click do mais simplezinho
A bateria é eletrônica (uma roland)
Na banda são em 6 então da pra cada um ter seu sub

Se tem mais gente, deixa então 4 músicos com fone e pega duas vias de sub e deixa como "side" e os cantores se monitoram pelo side
Essa é a ideia de monitoração que se usa lá



Já vi diferentes dormar de usar ela
Ja vi banda com bateria acústica que usa uma outra mesa analógica e dali manda só um L/R da bateria para a behringer
Eu faço isso, são 3 teclados mas misturo tudo em um mixer analógico e mando só para um canal da behringer

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Boa Noite, Galera acho que eu não sei medir muito bem rss tinha dito por alto 20x30 mas não, kkk sinto até com vergonha!

Hoje teve culto e eu medir a igreja, deu 12 de largura e o comprimento da caixa até o final da igreja são 18 metros. o palco fica alinhado com a caixa, então os cantores o pastor e quem for tocar fica alinhado com a caixa na frente da igreja.

Quanto á Xr18 ela ficaria comigo lá atrás, e iria uma medusa pra frente. talvez até a Xr16 me sirva.

eu estou usando uma loudvox LP121A e ela me atende muito bem na igreja. Eu até não queria desfazer dela.

Lelo Mig
Membro
# jan/19
· votar


Bazalios

Opa! Para tudo!!

Você esta usando 02 Loudvox LP 121 A e elas estão dando conta do recado bem?
Não falta nada?
Volume? Graves?
Se pudesse "melhorar" algo nas caixas melhoraria o que?

Que mesa esta usando hoje em dia?

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Lelo Mig

kkkk, atualmente uma saída da mesa que vai pra uma caixa está com problemas, então estou usando 1 loudvox LP 121 A kkk! E lógico não está bom, mas tbm n tá ruim, tá dando conta. é pq o ambiente é fechado.

-volume está OK com as duas
-Graves eu até gosto no som, mas a igreja não muito, e um woofer 12 está de bom tamanho pra nós, eu particularmente acho o grave dela bom!
- Daí não sei oque melhorar kk!

atualmente tenho uma Mesa Behringer Eurodesk Sx3242fx
tem uns 10 anos essa mesa ou mais está bem acabada !

Lelo Mig
Membro
# jan/19
· votar


Bazalios

Mano, na boa.

Compra um bom kit ativo passivo ( aquela JBL que você perguntou acima é boa), pode continuar usando suas LP 121 em conjunto para equilibrar melhor, compra uma mesinha analógica boa de uns 12 canais.

Gasta o resto em bons microfones e seja feliz!

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
· votar


Lelo Mig

Por que uma ativa e um passivo? oque isso favorece? não será melhor usar 2 ativa?

Kywes
Membro Novato
# jan/19 · Editado por: Kywes
· votar


No conjunto kit ativo + passivo , temos a caixa ativa alimentando a passiva , o que diminui um pouco o custo , pois a passiva é mais barata.

Obs:Cara aconselho se ver alguns artigos sobre sonorização , pra você ter uma noção básica , ja que você que opera o som da tua igreja.

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Bazalios

Como nosso amigo Kywes já disse, o kit, costuma diminuir o custo.

Olha só um "Kitzinho" de caixas bem honestas (custo x benefícios)... dá e sobra prá sua necessidade:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-871120746-par-caixa-d-som-frah m-ps15a-app-ativa-passiva-600w-cabo-_JM?quantity=1


Como disse, estou um pouco fora do mercado, mas dê uma olhada em sites de fabricantes como a Frahm (se preciso telefone), se há opções sem Bluetooth, Pen Drive, Controle Remoto e outras coisas que só aumentam o custo e você não vai usar.

Uma versão dessas, só com a amplificação e equalizações, sem estas tranqueiradas toda, ia ser uma beleza prá você!


A melhor caixa feita no Brasil que eu conheço, são as FZ... mas são um saco de conseguir comprar.

São meio caras, o pessoal é chato (parecem que não fazem questão de vender) mas as caixas são de nível internacional.

Como faz muito tempo que estou fora de atuação, pode ser que esteja mais fácil, vale à pena você buscar alguma informação:

http://www.fzaudio.com.br/produtos.html

Ismah
Veterano
# jan/19
· votar


Lelo Mig
Você irá pagar uns 2.800 numa boa Yamaha.

Com esse orçamento, já se pega a Mackie 1608 usada, as vezes até com algum iPad... O contra dela, é exatamente que só desenvolvem a interface gráfica para iOS... Mas, até onde eu lembro, ela aceita o AirFader, sem grandes problemas - tenho notícias de conflitos quando usado o AirFader e o aplicativo nativo, para iOS.
As Behringer da linha X, saem uns 1500 usadas. Se facilitar, aparece até a X32 Compact meio surrada por 3 mil...
Pela quantidade de recursos, e a potencialidade de fazer merda em função disso, hoje são mais relevantes ao meu ver que o custo.

Ainda tem muitas 01V em excelente estado no mercado. E essas são famigeradas por serem um trator. Fazem 16 canais nativos, e aceitam até 32 com expansor... E claro, tem a interface, e aceitam serem usadas em rede (pouca gente sabe) sendo controladas ou pelo Yamaha Studio de algum note, ou via AirFader do Android.
O único contra de todas as Yamaha, é que elas não são nada intuitivas... Esse é um diferencial da nova geração, onde por intuição tu vai fazendo as coisas.

Lelo Mig
Membro
# jan/19
· votar


Ismah

Pois é... Lê tudo que escrevi aí e vai dando uns pitacos, prós e contras....você tá na ativa, bem mais atuante. Não sei o que há de novo, tô por fora de preços.... mas acho, por experiência, que ele mete o loko de som nessa igreja, com a verba que tem, se não ficar pagando por "lantejoulas tecnológicas" que não vai usar nunca!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento de Som Ajuda