Equipamento de Som Ajuda

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jan/19 · Editado por: Ismah
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Eu tenho certeza... Mas não há nada a acrescentar, apenas isso, porque realmente de 5~10 anos pra cá, as consoles digitais baixaram de preço, a ponto de que já não se justifica a compra de uma analógica... Principalmente porque as digitais, hoje vem com opção de atrasar os canais...

E a Behringer se redimiu das DDX3216 (cópia de 01V), com a linha X. Não tenho certeza, mas parece que a X32 era protótipo da MIDAS M32, ou viram que a primeira colou e lançaram a versão renomada, já que ambas as marcas pertecem a Music Group... Tanto é, que acredito ser a Behringer pioneira em fazer uma console sem interface física, e fez todas as grandes marcas correrem atrás.

Mas no resto, nada mudou... A não ser que ninguém mais quer carregar KF, e não é torrado pelas lâmpadas par64...

Agora das lantejoulas acústicas, isso é verdade... Vejo pipocando cada dia mais cursos de alinhamento usando o EAW Smart e outros, mas pouca gente está de fato capacitada... Noto que tem ainda muitos achistas, e pouca gente com conhecimento de fato no meio...
O line array, é talvez o problema número #1, pois as pessoas não compreendem ele, e assim só vira problema... Tem um artigo de 2001, na revista Áudio, Música e Tecnologia, sobre o L'Accoustics V-DOSC, Estamos falando de coisa de 20 anos atrás, e lá já fica claro porque ele não é a resposta pra todos os ambientes... Enfim...
A turma tem se cercado de muito penduricalho hoje e isso não é bom. Pessoal acaba mixando muito com os olhos, e pouco com "ozovido"... Gosto muito do Ricardo Vidal (PA d'O Rappa por uns 20 anos), que diz que só distorce quando ele começa a ouvir distorcendo, e não quando o VU acende...
Nessas, tem gente comprando mais um periférico, e se esquece de virar a meia dúzia de botões que tem lá.

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
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- Mesa Behringer Sx 2442 Fx

- 2 Caixa Ativa Electro Voice Ev Zlx12p Zlx 1000w Electrovoice

Total R$9.888,00

Esse combo galera tá bom?

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
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Lelo Mig
Ismah

Fizemos esse orçamento, iremos passar para a igreja, está bom?

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/19
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Bazalios
acho que com o orçamento limitado é o que dá pra fazer, mas deixa eu perguntar, voce não vai comprar nem um equalizador? e o power play pra fazer as mandadas dos fones? se você já tem isso ou um floor, me desculpa eu peguei o bonde andando

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
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Rapaz, não uso essas coisas na igreja não, e nunca vi tbm, pra falar a verdade nem sei oque é! vou pesquisar agora!

The Man Who Sold The World

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
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The Man Who Sold The World

Equalizador da mesa já me atende bem, e o power play n sei oq é, e nem o Floor ! Me desculpe.

Mas o que isso afeta no meu som? acredito que pro que vou usar não preciso disso!

Lelo Mig
Membro
# jan/19
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Bazalios

"Esse combo galera tá bom?"

Não sei cara, não conheço tua igreja...

Mas, pelo que descreveu no início, de suas necessidades e tamanho da igreja, acho que esta jogando dinheiro fora.

Boa sorte, abraço!

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
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Lelo Mig

Na verdade foi outro sonoplasta da igreja que fez esse combo, queria saber msm se a marca é boa das caixas, e se são boas msm. e duráveis !

Lelo Mig
Membro
# jan/19
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Bazalios

" queria saber msm se a marca é boa das caixas, e se são boas msm. e duráveis !"

Quanto a isso não se preocupe. As EV são americanas, muito bem conceituadas, acima da média da maioria das caixas nacionais.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/19
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Bazalios
sinceramente amigo, estou preocupado por voce aqui kkkkkk
o equalizador é pra voce alinhar o PA
ja o power play é pra fazer as tuas mandadas de fone pros músicos, assim como o floor é o monitor de chão, os dois tem a mesma função porém com aplicações diferentes
e sim, as caixas da eletro voice são boas, mas não adianta nada, voce podia ter caixas vertec, se não vai alinhar o sistema não adianta em nada...
entendo a boa vontade tua e do teu amigo, mas engenharia de audio não é algo simples, eu nem sou a pessoa mais indicada pra falar sobre isso, estudei um pouco essa area, mas não sou expert, apenas tenho uma vaga ideia de como um sistema de som funciona, e acredite, mesmo um sistema simples vai muito além do que uma mesa e caixas ativas

Bazalios
Membro Novato
# jan/19
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Nós Equaliza no ouvido msm rapaz, aqui é Raiz, kkk!

Leva na brincadeira Por Favor!

acredito que dê pra equalizar sim no ouvido, pelo equalizador da própria mesa e das caixas.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/19
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Bazalios
bom amigo, boa sorte na sua empreitada ai, a visão que tenho sobre um sistema de som funcional eu te passei, agora é contigo
tudo de bom pra ti

Ismah
Veterano
# jan/19 · Editado por: Ismah
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Bazalios

Essa caixa toca 250 Wrms segundo a ficha técnica, o resto é o que o marketing disse que ela toca...
É o suficiente para as vias altas, mas não há nenhuma via de baixa frequência, o que não ajuda... Os 12" são muito pouco diretivos para o que pretende. Na curva de resposta, as duas morrem aos 100 Hz, mas a 15" é muito mais diretiva que a 12".

Manual: https://www.electrovoice.com/binary/ZLX_F01U319253_pt.pdf

Cada EV dessas, sai uns 3 mil, então não sei que Behringer é essa que custa quase 4 mil... Mas ok...

Durabilidade, só posso falar com mais de 5 anos de experiência com um equipamento.

Não te conheço, não te vi trabalhando, e levo na brincadeira de "ser raíz"... Mas essa raíz está bem fraca...
Vivente com 45 anos de áudio, membro fundador da AES no Brasil, e que projetou os principais teatros do país, que afirma categoricamente: não dá pra confiar só no ouvido.
Aí tu vem me dizer que faz de ouvido... Ah, bicho, para que tá feio...
Não precisa enfeitar muito, mas um gráfico de magnitude te resolve muito. Aliado com um eq para-gráfico, dá pra fazer chover pra cima...

Largue da arrogância, e comece do zero, por aqui...
https://www.youtube.com/channel/UC0lE5ZhrAmggdbudqfQEtdA/videos?sort=d a&view=0&flow=grid

Lelo Mig
acima da média da maioria das caixas nacionais.

Acima de todas tu quer dizer... Tirando as 4vias que tem o H7 no comando, e as LS Audio, a maioria só importa peças Lego...

The Man Who Sold The World
o equalizador é pra voce alinhar o PA

Alinhamento é uma coisa muito em voga, e mais complexa, jovem gafanhoto. Diga equalizar, que é muito mais adequado e não estará fazendo um desserviço.
Se ele não usar um hardware e software adequado, tão bem como souber o que está fazendo, é só mais problemas... E o que mais tem é isso...
Até compreendo sua visão, mas é tão anos 90 pensar num eq gráfico, mas que eu também não abriria mão... Essas caixas fazem e acontecem, tudo via DSP... Veja a seção de DSP, dessa aí no manual...
Não sei se ESSA, mas uma grande maioria já aceita conexão digital via cabo de rede... É a tecnologia aplicada, só que ainda absurdamente cara...

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/19
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Ismah
Diga equalizar, que é muito mais adequado e não estará fazendo um desserviço.
opa, anotado!!
Até compreendo sua visão, mas é tão anos 90 pensar num eq gráfico, mas que eu também não abriria mão... Essas caixas fazem e acontecem, tudo via DSP
foi a maneira que aprendi hahahahha com Smaart e um rta, imagino que existam maneiras muito mais atuais para se trabalhar, só dei a sugestão pro colega devido o orçamento apertado, como disse, não sou o mais indicado para dar pitaco, apenas tenho uma vaga noção desse universo, já estou procurando sobre DSP hahahha valeu Ismah

Ismah
Veterano
# fev/19
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EAW Smaart só é válido para equilibrar as coisas como RTA.
Para alinhar algo de fato, estamos nos referindo a alinhar fase, onde cada "frequência", tem seu t0 sincronizado. Mesmo sendo simplista, alinhar as frequências, é estranho. Estamos falando de magnitude, aka forças, que serão equilibradas e não alinhadas.
Uma aplicação mais prática e usual, é fazer com que todas as vias e/ou fontes, cheguem ao mesmo tempo ao ouvinte. Mas claro, isso muitas vezes é um cobertor curto...
Pra isso, é imprescindível usar o modo Impulse Response (IR), onde praticamente se anulam algumas colorações de microfone, placa, etc, além é claro do delay entre o sinal emitido e o captado... O último vídeo do canal que postei, trata disso... O Waltão é gente boa, e disposto a ensinar...

Bazalios
Membro Novato
# fev/19
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Essa caixa toca 250 Wrms segundo a ficha técnica, o resto é o que o marketing disse que ela toca...
É o suficiente para as vias altas, mas não há nenhuma via de baixa frequência, o que não ajuda... Os 12" são muito pouco diretivos para o que pretende. Na curva de resposta, as duas morrem aos 100 Hz, mas a 15" é muito mais diretiva que a 12".


Seria ruim pra mim?

Bazalios
Membro Novato
# fev/19
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então não sei que Behringer é essa que custa quase 4 mil... Mas ok...

Mesa Behringer Sx 2442 Fx ! Está caro então ?!
Pode me recomendar alguma?

Ismah
Veterano
# fev/19
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Seria ruim porque tu precisa reproduzir o playback, e ele tem coisas que soam nessa faixa. Uma resposta de 100 Hz a 16 K @1m já resolve, mas chegar a 100 Hz numa distância boa é complicado.
Claro que não só o diâmetro do AF importa, mas é uma guia superficial de como vai se comportar... O que importa mais é a massa do cone, mas isso é mais complexo do que cabe aqui...

Eu honestamente acho que por quase 4 mil se acha coisa melhor. Não indico marcas, desculpe.

Bazalios
Membro Novato
# fev/19
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Eu honestamente acho que por quase 4 mil se acha coisa melhor. Não indico marcas, desculpe.

Se tu sabe cara, me indica, preciso de ajuda! se não tudo oque vc falou n terá valido a pena, se não pode me ajudar a escolher!

Ismah
Veterano
# fev/19
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Posso te ajudar a escolher, mas não posso materializar uma console SSL 9000, por um preço bacana, ali no sebo da esquina de tua casa...
Existe ainda o fator profissional, que envolve questões mais amplas que a boa vontade de ajudar.

Posso falar dos prós e contras de um dado modelo para sua situação, mas não fazer juízo dela.

E bem, se tudo que lhe falei de nada vale, só posso lamentar. Tentei...
Como também, presumo que o que tu esperava de mim, era a solução do seu problema... Isso se chama consultoria - e pasme, é com esse tipo de coisa que ganho uma parte da vida... Não é pessoal, mas tu estás atrás da resposta, e não de aprender.

ejames
Membro Novato
# fev/19 · Editado por: ejames
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Bazalios
Se tu sabe cara, me indica, preciso de ajuda! se não tudo oque vc falou n terá valido a pena, se não pode me ajudar a escolher!

Cara, lhe deram um cargo. Você tem um orçamento, mas mal sabe como começar a usar ele. Não acha que talvez seria o caso de admitir que não tem conhecimento para tal e recusar o papel de montar o som, ou ao menos usar parte desse orçamento para contratar um profissional da área?

Produção musical exige estudo e seriedade, não é brincadeira. Se quiser levar como brincadeira, provavelmente os resultados não vão ser bons. Na boa, te confiaram para executar um papel, agora você quer que de graça e mão beijada outros façam para você... Fica complicado assim.

Ismah
Veterano
# fev/19
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Só para constar, produção musical é amarrado normalmente ao trabalho EM ESTÚDIO.
Aqui tratamos de projeção e execução da sonorização de um ambiente. Mais precisamente acústica e dimensão de sistemas de som. Tem como pilares 3 engenharias, a acústica de fato, a mecânica e civil.

Um profissional externo, começaria pelo óbvio: tratar o ambiente... Já é muito mais complexo explicar que focinho de porco não é tomada para leigos, se não estiver disposto a compreender...
E infelizmente, a coisa geralmente flui tão bem, que é como assistir aos resultados da parceria da GoPro com RedBull, e esperar que uma action cam sozinha fez isso tudo.

francisco2004
Veterano
# fev/19 · Editado por: francisco2004
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Tem como o som de igreja ficar bom? Acabar com aquele "hall reverb" requereria praticamente mudar o conceito de igreja. O melhor é usar os 8 mil sabiamente para a gurizada que trabalha na operação de som dar uma brincada no equipamento, fazendo o melhor que conseguir.

Vocês estão levando a coisa muito a sério. Nunca ouvi som bom em igreja. É sempre aquele reverb inconveniente que remete o imaginário do fiel ao paraíso.

Ismah
Veterano
# fev/19
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Levo a sério porque eu trabalho com isso. Está em jogo meu nome, e por conseguinte existe o risco (mesmo remoto) de respingar no profissional. Já temos gente suficiente, internet afora, prestando desserviços no ramo, falando sobre coisas que acha, mas não consegue provar.

Sem essa de "dar uma brincada no equipamento", a parada é séria e a qualidade do som na igreja, é disparado uma das coisas mais relevantes. E Jeje nada pode fazer quanto a isso...

Depende a igreja...
Um templo católico, habitualmente é construído para ser assim, e por questões acústicas de amplificar... Mas a catedral central, é muito diferente da igreja pra 50 pessoas na ibiboca do menino jesus...
Tem o templo neo-pentecostal com 2 caixas de feira, e tem o templo com um projeto ultra-moderno, e equipamento de ponto que se encontra nos melhores teatros ao redor do mundo.
A Church Tech Expo, reúne tudo que tu gostaria de ver em soluções acústicas e tecnológicas.

Tem como controlar a ambiência, mas definitivamente, isso precisa de um profissional. Precisa ser feito o levantamento, a análise e a execução. Não quero soar desagradável, mas pra sair bem feito, é um projeto que custa umas 5 vezes a grana disponível. A pior parte é lidar com as "decoradoras", que vão odiar ter a parede de mármore, forrada com material poroso... Acredite, isso é um problema em diversos níveis...

Lelo Mig
Membro
# fev/19
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francisco2004

"Nunca ouvi som bom em igreja."

Lidamos com o factível.

Ninguém vai derrubar o templo e construir uma sala de concertos, há de se fazer o possível para o pastor ser ouvido com alguma definição e uma banda soar com um mínimo de decência.

Na maioria dos casos é possível sim, desde que feito por quem entenda do riscado.

The Man Who Sold The World
Veterano
# fev/19
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Vocês estão levando a coisa muito a sério.
Engraçado que ninguém fala isso pra um médico...
Francisco, vai lá fazer uma cirurgia e deixa os estagiários darem uma "brincada" pra ver se conseguem se virar e fazer o melhor que conseguir
Pessoas vivem disso, um som bom leva qualquer evento a outro patamar, se fosse essa farra que está falando, não existiriam engenheiros de som
Essa visão que alguns tem do áudio é uma rasteira pra quem está no meio, esse tópico me tirou do sério, enquanto um fala que equaliza as caixas "no ouvido" com o eq. de 3 bandas da mesa, outro acha que qualquer um tira um resultado satisfatório "brincando com equipamentos"

Ismah
Veterano
# fev/19
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Mas é assim a realidade... Normalmente o som é contratado por último nos eventos em geral... Quase sempre é assim, mesmo se tratando de show, pois é difícil pro consumidor final qualificar isso.
E tem lá sentido! Por exemplo, como ouvinte, no show do Slash. Tudo que tem lá é novidade, então tem muita informação de vez pra ser digerida... Estaria vendo alguém com suma importância pra mim, logo prestaria a atenção nele, e muita coisa passaria batido, mesmo sendo do ramo...

Podemos apontar diferenciais, mas é muito abstrato explicar certas coisas, principalmente quando se lida com quem não está inteirado com esse tipo de coisa...
Tira o autor do tópico por exemplo! É preciso ensinar o 'be-a-bá' da coisa toda, porque ele não tem nem uma vaga noção de nada. E é o que mais tem em igrejas menores! Ninguém sabe sobre áudio, mas alguém TEM que fazer...

Não é má vontade, mas é muito mais amplo, do que a plataforma permite. Levaria pelo menos 24 anos para ensinar tudo que sei, enrolado do jeito que eu sou...

Por aqui, posso tirar uma dúvida de harmonia com o Panucci, uma questão de notação com o Makumba, ou discutir sobre luthieria com o MMI, ou discutir sobre a tensão de placa com o Carlos Adolphs... Resumindo, o fórum serve para dúvidas pontuais, mas jamais isso vai substituir uma formação formal em música... E se aplica a todas as áreas, infelizmente, a internet trouxe a falsa impressão de que se pode aprender tudo rapidamente... E até dá para aprender, mas dentro de certos limites, e até certo ponto, onde a coisa fica complexa demais para evoluir sozinho...

No ramo do áudio, sempre tem os aventureiros. Aqueles que por desconhecimento, não conseguem compreender a complexidade da situação. Estes juntam pedaços diversos, e fazem seu "som de retalhos". Vendem a um baixo preço - e isso até é movimento cultural. Ainda tem os oportunistas, que fazem o mínimo por preguiça.
Podem apostar, estes dois tipos, são os que mais trabalham, e os que menos lucram de fato...

Ter UM monitor em que se confia cegamente, é menos problemático que ter 10, cada um com um timbre diferente. Mas melhor que 10 monitores bons, é alguém que sabe obter o melhor resultados, do que tem em mãos...
Com conhecimento adequado, dá para " concertar " e contornar, mas aí é preciso muito planejamento prévio, uma bola de cristal e uma cartola mágica...
Disparado o maior problema é a desinformação.

The Man Who Sold The World
Veterano
# fev/19
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Ismah
mas Ismah, tem muita informação na internet hoje em dia, pessoas que gravam o dia a dia delas trabalhando e as vezes ensinando a montar um sistema de PA básico e funcional, fora que existem milhares de cursos mais aprofundados pelo brasil, eu mesmo fiz um curso desses, como disse, estou longe de ser "confiável" para dar minha opinião e ajudar, mas entendo o básico de como deve se trabalhar
acho que na era da informação, as pessoas estão muito desinformadas, entende?
é tão fácil procurar na internet que as pessoas tem preguiça

Ismah
Veterano
# fev/19
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O problema não é falta de informação, podes pegar o site do braço BR da AES - Audio Engineering Society - e devorar os pappers que tem lá. Isso te ensina a teoria, mas a vivência e a prática vem só com o tempo convivendo com isso.
Talvez o mais sábio conselho que um dia recebi foi não se meter in loco num curso, seja qual for. E sim se inteirar primeiro com o meio, se enfiar no meio, para depois partir pra algum curso.

O problema não é a falta de informação, mas é ordenar a informação de maneira que faça sentido no final. E isso é experiência pessoal!
Como não queria abrir mão de outras coisas, para investir em cursos... Fiquei a me debater pra resolver muita coisa que é simples, mas como veio fora de ordem, entendi errado e aí f... Disparado o mais difícil é esquecer tudo e começar do zero.
Se ficar envolvido 40 anos com áudio, sem cursos, certamente vou acumular um bom conhecimento. Com ensino formal, posso aprender muito mais rápido, o que aprendi em 40 anos sozinho.

O fenômeno que tu observa, não é restrito ao universo auto-didata. Conversei bastante com pessoas formadas em engenharia acústica na UFSM, e todos são unânimes: 10% dos que começaram, vão terminar o curso. Os demais desistem, porque esperam a receita, e não a base da receita, com as equações envolvidas.

Les petit choses de la vie, mon ami!

_JCM_
Veterano
# fev/19
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Ismah

Sem puxação de saco, admiro o seu conhecimento. Sempre que tem um tópico sobre som você ao menos tenta ensinar algo, dividir a sua experiência conosco. Inclusive aprendi algumas coisas neste tópico...

E concordo que o som na igreja vai muito mais além do que simplesmente "mexer botões". Tenho me deparado com esta filosofia na igreja onde participo.

Tira o autor do tópico por exemplo! É preciso ensinar o 'be-a-bá' da coisa toda, porque ele não tem nem uma vaga noção de nada. E é o que mais tem em igrejas menores! Ninguém sabe sobre áudio, mas alguém TEM que fazer...

É mais ou menos por ai... Neste caso, cai no nosso colo e precisamos resolver o problema. É claro que não vamos achar uma fórmula pronta e a experiência de fazer e errar vai nos ajudar a aprender. Soma-se também que a maioria do trabalho é voluntário... Não digo em igreja grande em que, em alguns casos, é destinado e pago uma pessoa que vai fazer esta função e, nem sempre, uma pessoa especializada.. mas em igreja pequena, é voluntario e bola pra frente.

Continue postando, porque, pelo menos eu, sempre aprendo mais com as suas mensagens.

abraço.

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