Interface de som - Dúvidas sobre equipamento para gravação

    Autor Mensagem
    TaeQz
    Veterano
    # ago/11


    Olá.

    Eu estou em uma banda e gostariamos de começar a gravar nossas músicas nós mesmos, já que estúdios são um pouco caros para fazer gravação ($80 reais por hora com gravação em multi-pista), então gostariamos de investir num equipamento de gravação.

    Meu amigo tem uma mesa de som Behringer, não lembro quantos canais, e alguns microfones que não lembro a marca, mas são bons, e queriamos comprar uma interface de som para gravar o som do vocal e instrumentos no computador.

    Preciso de algumas recomendações de modelos de interface de som, já que não entendo muito do assunto. E pergunto:
    Para se ter um som limpo e cristalino da voz, é realmente necessário uma sala com vedação acústica? A sala onde fica a bateria do meu amigo está cheia de objetos que, em teoria, "absoveriam" o som, não deixando-o reverberar. Não podemos no momento fazer vedação acústica da sala, se isso for realmente necessário, existe alguma alternativa caseira?

    E finalizando: Que mais equipamentos são necessários para se ter uma gravação de boa qualidade além dos microfones, cabos, mesa de som, interface de som e o computador?

    Agradeço desde já...

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    TaeQz

    começar a gravar nossas músicas nós mesmos, já que estúdios são um pouco caros para fazer gravação ($80 reais por hora com gravação em multi-pista), então gostariamos de investir num equipamento de gravação.

    Faz muito bem!

    Interfaces boas e mais usadas: Fast Track, Delta e Audiophile

    Para se ter um som limpo e cristalino da voz, é realmente necessário uma sala com vedação acústica?

    O principal é vc evitar barulhos. Exemplo: carros passando na rua, pássaros, avião etc

    Se vc conseguir captar só o som da voz, os objetos que tem na sala vão influenciar muito pouco na captação da voz (mas claro que se puder ser um espaço livre é melhor!)

    Que mais equipamentos são necessários para se ter uma gravação de boa qualidade além dos microfones, cabos, mesa de som, interface de som e o computador?

    Pop-Filter, serve como um filtro pro microfone, equalizador natural. Indispensável.

    Abraços!

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu estou em uma banda e gostariamos de começar a gravar nossas músicas nós mesmos, já que estúdios são um pouco caros para fazer gravação ($80 reais por hora com gravação em multi-pista)

    Isso é bem barato. Bem barato mesmo, pra um estúdio de boa qualidade, né.

    Eu acho sempre que vale muito mais a pena chegar ensaiado e gravar em um estúdio de GRAVAÇÃO (nada desses estúdios de ensaio que "gravam"). O barato sempre sai caro, é a mania de achar que vai conseguir gravar um disco com uma interface barata, uma mesa vagabunda e meia dúzia de mics ruins.
    O que dá pra fazer com isso é um guia pra levar pro estúdio e gravar de verdade.

    Polak
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pop-filter nao eh equalizador... eh, como o nome diz, um filtro pra evitar... POP! - que sao sons que o microfone capta quando o vocalista produz algumas vogais (especialmente "p" e "b"). Alem disso serve pra evitar que o seu queridissimo vocalista passe horas babando no seu microfone

    Equalizador eh o equipo que te permite aumentar ou reduzir o ganho de frequencias especificas.

    O que tenho feito com minha banda, e tem dado certo, eh usar o esquema interface barata ligada no pc para produzir as demos, ouvir bem, acertar arranjos, etc, ai quando esta tudo certo vamos pro estudio "grande e caro", soh pra cada um gravar sua parte com a melhor qualidade possivel. Pessoalmente acho q nada substitui isso, tanto pela qualidade do som quanto pela tranquilidade de poder soh tocar sem ficar se preocupando em apertar os botoes certos

    Polak
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Polak
    · votar


    Que mais equipamentos são necessários para se ter uma gravação de boa qualidade além dos microfones, cabos, mesa de som, interface de som e o computador?

    Voce precisa ouvir o que esta gravando com um minimo de qualidade, um par de monitores vao te ajudar

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Polak


    pq não é um equalizador, se a função dele é minimizar sons indesejáveis?

    Polak
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    minimizar sons indesejáveis é uma descrição que poderia caber em vários equipamentos de áudio... um exmeplo é o de-esser.

    o que chamam de equalizador é o que atua em frequencias específicas, normalmente selelcionáveis, reduzindo ou aumentando seu ganho.

    equalizador necessariamente mexe nas frequencias... o pop filter so absorve um pouco do ar em excesso produzido pelo vocalista quando canta.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: geracaoanos2000
    · votar


    Equalizador é uma coisa galera, pop filter é outra, não vamos embolar por favor.

    E pergunto:
    Para se ter um som limpo e cristalino da voz, é realmente necessário uma sala com vedação acústica?

    Para voz, dependendo do equipamento, microfone usado, nem tanto. Uma sala razoável, livre de ruídos como cachorro latindo, carro passando, conversas e etc, é necessário até em salas com ou sem tratamento acústico para gravação.

    A sala onde fica a bateria do meu amigo está cheia de objetos que, em teoria, "absoveriam" o som, não deixando-o reverberar. Não podemos no momento fazer vedação acústica da sala, se isso for realmente necessário, existe alguma alternativa caseira?
    Primeiro, vamos rever os conceitos de tratamento e isolamento acústico, que no caso você disse VEDAÇÃO. Tratamento, se trata de como o som irá se comportar dentro da sala. Isolamento, o nome já diz, que o som não irá atravessar de uma parede para outra fora da sala. Tenha em mente, que caixas de ovos são mitos. Então alternativas caseiras e eficientes são, carpetes no chão, espumas de sofá e assim vai. Compre espumas acústicas, não são caras , se compradas em atacado.

    E finalizando: Que mais equipamentos são necessários para se ter uma gravação de boa qualidade além dos microfones, cabos, mesa de som, interface de som e o computador?
    Um pré amplificador é essencial. Atualmente, dá pra fazer muito com pouco, então, aperto na tecla, que conhecimento nos soft's, pode ser muito mais importante, do que ter muito aparelho e não saber usá-los.

    É isso,

    abraço do;
    geraçãoanos2000

    Rdesign
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    se quer só fazer gravações compra um UCA 202 behringuer USB
    comprei uma a pouco tempo...pra gravações é ótima, porem recursos são limitados

    geracaoanos2000
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rdesign
    Tbm tenho! Pra quem não possui uma boa placa de som no pc, esta resolve bem! Fiz grandes coisas com ela.

    TaeQz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    sobe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interface de som - Dúvidas sobre equipamento para gravação