DAW para composição/criação

Autor Mensagem
Salogel
Membro Novato
# jul/17


Oi Pessoal, boa noite

Ando buscando na net informações sobre os vários DAWs existentes.
Tenho até alguns instalados aqui.

Meu objetivo é criação de música utlizando meu teclado como controlador MIDI.

Algum DAW possui a caracteristica de ser mais voltado para a criação?

Desde já, agradeço as respostas

francisco2004
Veterano
# jul/17
· votar


Salogel
Se você já tem os instrumentos em plugins VST/VSTi, acredito que a maioria dos DAWs ofereçam o que você quer, inclusive permitindo a edição do MIDI no próprio DAW junto com as trilhas em WAV. Eu uso o Reaper e o GarageBand, mas estou começando nessa de controladores.

Sou guitarrista e cantor e recentemente comprei um Korg MicroKey 37 para fazer umas brincadeiras com sintetizadores e finger drumming. Por enquanto tenho roteado a saída do GarageBand para o Reaper, pois não tenho nenhum plugin de instrumento, então a parte MIDI fica toda no GarageBand enquanto o Reaper recebe o WAV.

Talvez o melhor seja um programa para editar o midi bem, criar seus loops, se for o caso, e quando tudo estiver pronto, mandar para um DAW como o Reaper. O waveform do Reaper não parece muito bom para editar MIDI, mas confesso que não mexi muito. Um amigo tecladista gosta muito do FruityLoops.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


O FLS - Fruity Loops Studio reúne praticamente tudo que o francisco2004 cita. Eu gosto muito dele para trabalhar com MIDI, mas ainda não achei uma versão " slim " sem a penca de plug-ins que vem nele e que eu não uso rsrs

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


Bom saber disso.

Eu achei a interface do Ableton mais amigável.
Quanto ao Reaper, ele estava presente em todas as minhas pesquisas. Vou testar ele.

Vou ver uns tutos de FL pra entender ele melhor.

Valew ai glera XD

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


O Ableton eu só senti estável em plataforma Apple. Apesar de que ele é bastante recomendado para uso ao vivo...

O Reaper não é bom com VSTi's, MIDI etc... O forte dele é uma alternativa ao PT, e mixar áudio.

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


O FLS - Fruity Loops Studio reúne praticamente tudo que o francisco2004 cita. Eu gosto muito dele para trabalhar com MIDI, mas ainda não achei uma versão " slim " sem a penca de plug-ins que vem nele e que eu não uso rsrs


Eu achei ele meio confuso, rs.
Mas acho que vou trabalhar com: Ableton e FL Studio,
Também o Rapture, que dá pra configurar o efeito e jogar como entrada de áudio no audacity. Aí é só gravar.

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


Acho que o Rapture é tipo uma pedaleira que grava. Ele tem os efeitos e a opção de gravar e só. Ele é da Cakewalk.

Já usaram?

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


Tanto o vídeo quanto esse canal aí, dá pra iniciar no FL Studio.
Agora ele me parece mais claro.

https://www.youtube.com/watch?v=Gzg2AnWkDuU

Casper
Veterano
# jul/17
· votar


Caro Salogel:

Vou sugerir dois produtos que não são muito populares
por aqui mas que eu considero muito interessantes:

Reason

https://www.propellerheads.se/en/reason

MuLab

http://www.mutools.com/

O MuLab é a única DAW paga que eu tenho.
É simples e elegante, mas bastante agradável
para edições de MIDI mais extensas.

Reason eu tive uma versão 2.5 que usei extensivamente,
mas abandonei os upgrades quando decidi fazer as
coisas só com hardware. Não acho que tem nada que
se aproxime do fluxo de trabalho no Reason, se eu fosse
retornar a usar algum software para criação de música nem
pensaria duas vezes.

entamoeba
Membro Novato
# jul/17
· votar


Para mim, tanto faz a DAW. Todas irão fazer coisas parecidas.

O negócio é colecionar brinquedos como esses:
http://www.musicradar.com/news/tech/the-50-best-vst-au-plugin-synths-i n-the-world-today-621799

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Salogel
Acho que o Rapture é tipo uma pedaleira que grava. Ele tem os efeitos e a opção de gravar e só. Ele é da Cakewalk

Tua ideia é mesmo um looper?

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


MuLab

http://www.mutools.com/

O MuLab é a única DAW paga que eu tenho.
É simples e elegante, mas bastante agradável
para edições de MIDI mais extensas.


Muito legal! Ao abrir já gostei.
Ele té constando como free aqui. Será que é trial?


Para mim, tanto faz a DAW. Todas irão fazer coisas parecidas.

O negócio é colecionar brinquedos como esses:
http://www.musicradar.com/news/tech/the-50-best-vst-au-plugin-synths-i n-the-world-today-621799


Ja ouvi muito a respeito. Que todas tem a mesma função e que só muda a aparência. Basta identificar com um.
Eu só queria saber se existe um mais voltado pra MIDI mesmo.

O que são esse brinquedos ai?

JJJ
Veterano
# jul/17 · Editado por: JJJ
· votar


Salogel
o Rapture

Acho que é um synth. Casa bem com o Sonar, pelo fato de serem da mesma empresa (Cakewalk), mas acho que deve funcionar em qualquer DAW.

O negócio é o seguinte: grosso modo, hoje em dia qualquer DAW faz qualquer coisa. Só que umas são mais voltadas pra isso ou pra aquilo, nativamente.

Exemplos:

o ProTools é o queridinho dos estúdios. Vai interfacear com um estúdio "de verdade"? É uma boa opção.

o Sonar, desde muito, gosta de MIDI. Vai usar MIDI extensivamente? É uma boa opção.

o Reaper é mais ou menos free e é cheio de recursos. Quer ser "legal" sem gastar muito? É uma boa opção.

o Logic é, para o mundo Apple, um padrão. Quer usar Apple? É uma boa opção.

E por aí vai.

Mas o mais importante: teste todas (todas tem jeito de testar, demo, versão light, shareware, etc) e veja qual te parece mais interessante.

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


o Sonar, desde muito, gosta de MIDI. Vai usar MIDI extensivamente? É uma boa opção.

Gostei muito de saber! É o que estou procurando e vocês estão me ajudando muito!

Passei horas na net pesquisando: DAW voltada para MIDI. Mas aqui, consegui alem dessa, outras informações e opiniões.

Até então minhas conclusões:
Experimente todas
Escolha a(s) que mais adaptar
Não existe a melhor DAW, pois depende do meu propósito.

Meu propósito é: Abusar do MIDI e seus inúmeros efeitos e compor. Se o sonar será melhor para isso, que bom! Verei umas aulas e posto o feedback.

Obrigado!!

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Salogel

Só tome um pouco de cuidado... MIDI é um protocolo de comunicação, ele não é som de fato. Os VSTi's são nescessários para som. Quando não é usado VSTi + VST, por exemplo, guitarra o melhor resultado eu tive e tenho, com o Real Strat ou Real LP mandando sinal para o Guitar Rig 5.

JJJ
Veterano
# jul/17
· votar


Salogel

Repare que eu evitei a palavra "melhor"... disse "uma boa opção"...

Melhor é aquele que você mais se adaptar.

Casper
Veterano
# jul/17
· votar


Caro Salogel:

O MuLab é gratuíto com limitações: apenas
4 tracks e apenas inclusão de 8 VST's com o
uso de apenas 8 ao mesmo tempo.
Pagando as limitações somem:

http://www.mutools.com/info/docs/mulab/mulab-versions.html

entamoeba
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: entamoeba
· votar


Salogel
O que são esse brinquedos ai?

Plugins fantásticos! VST/VSTi (efeitos/instrumentos virtuais). Rodam na maioria das DAWs.

Salogel
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: Salogel
· votar


Olá :)

Depois de ver muito vídeos e de experimentar a maioria das DAWs existentes, venho só pra dar um feedback pra vocês.

Não consegui me adaptar bem com as interfaces das mais famosas, como Sonar, Cubase, FL Studio, etc.
Foi até que conheci o Reason, Samplitude e o Music Maker. São interfaces mais simples e oferecem o que eu busco no momento.
Então pra que está buscando uma interface mais simples, eu recomendo. Gostei muito!

Pelo que eu vi, o Samplitude é mais usado pra voz, mas ele tem os plugins, Vstis, etc. Mesmo porque, o Reason que será o principal.

Valew ai pela ajuda de vocês!

Adler3x3
Veterano
# jul/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Salogel

Um outro tópico recente que toca no mesmo tema em parte:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/331380/p1#9262655

Com relação aos produtos da Magix, tem que tomar cuidado o problema são os upgrades, que bem dizer não tem, tem que comprar de novo, exceto lá no top que é o sequoia, e no final acaba tudo ficando muito caro.
Pode até usar como um complemento do Reason, as vezes algumas versões destes produtos tem bons instrumentos, mas são muito limitadas em recursos principalmente de midi, e os soundpools são ilusões.
A cada nova versão o produto não se integra direito com a versão anterior, alguns instrumentos que você já tinha somem, e vai consumindo o espaço do HD, tem jeito de arrumar mas dá muito trabalho, e as últimas versões que muda todo ano estão bugadas demais, o suporte é muito fraco, e por causa disto desisti da empresa.
E os produtos da Magix são muito escalonados em diferentes níveis: inicial, médio e avançado, e não gostei da experiência, pois no final o consumidor fica prejudicado, não gosto da política da empresa.

O Reason é uma excelente opção.


Edit:

E o Reaper também, não existe nenhuma outra DAW com um custo benefício tão bom, bem dizer não vem com quase nenhum instrumento virtual, e alguns efeitos que funcionam bem (mas não são tão bonitos, mas sim efetivos), mas esta DAW tem muitos recursos que até as tops não tem, e o diferencial é que uma das mais configuráveis e customissáveis que existe, na linha do tempo praticando nela vai se transformar numa superdaw, isto por conta da vontade do usuário em progredir, pode demorar mas o usuário do Reaper vai ganhar muito e muito.

É o mesmo caso do Podium da Zinewave, uma DAW de baixo custo, mas altamente configurável, difícil de usar, mas a medida que vai aprendendo e configurando seu jeito em particular fica muita poderosa.

Eu gosto muito do Mixcraft Pro Studio outra maravilhosa DAW, muito prática e objetiva, tá tudo lá.

É bom destacar que cada DAW exige uma linha de aprendizado, uma são mais objetivas e práticas, outras nem tanto, mas a medida que vai se aprendendo vai ganhando, umas demoram mais, mas em compensação tem mais recursos.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Salogel

Adiciona na conta o Mixcraft!

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


Entendi sim.
Bem, vou experimentar o Mixcraft.
Pelo fato de estar iniciando, não posso pegar ferramentas com altas curvas de aprendizado, pra não desmotivar.

Agora pouco, toquei simultaneamente um cello com um piano no Reason. Vibrei! Só ligar os cabos e pronto.

Falo pra vocês o que eu achei dessa outras duas então! Eu gosto muito de conhecer todas as possibilidades.

Mas já deu pra sentir que aprendendo uma, as outras ficam mais fáceis.

Adler3x3
Veterano
# jul/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Salogel
escreveu:
Agora pouco, toquei simultaneamente um cello com um piano no Reason. Vibrei! Só ligar os cabos e pronto.

Este é um dos pontos fortes do reason, é só seguir uma lógica e ir ligando os cabos virtuais, como se faz em instrumentos de verdade ligados num rack.
Dá para empilhar racks e racks no mundo virtual cuja altura vai sobrepujar o teto.

Mas no lado prático o Reason é fenomenal.

E nenhuma outra DAW vem com tantos instrumentos virtuais pré-instalados, assim como na questão de efeitos.
É só fazer as configurações básicas de áudio e de teclado e sair tocando.
E tem milhares e milhares de refills tanto gratuitos como pagos de boa qualidade, e o mais importante a quantidade de usuários é imensa, e dá para trocar, desde que se tenha os mesmos refills, e baixar muitas músicas na internet para aprender como se faz, mas também como não se deve fazer.
Nas outras DAWs o processo é diferente, requer mais estudo e mais trabalho para instalar as bibliotecas.

Nas outras DAWs o processo de mixagem e de masterização contam com softwares mais precisos e melhores, não que os do REASON sejam ruins, mas é difícil mixar e masterizar, sei lá tem um lado da engine de áudio que não é tão boa, que não encontro palavras para explicar, talvez porque a tecnologia VST seja superior, e a diversidade de fabricantes nos VSTs é maior, este deve ser o principal motivo das outras soarem melhor.

Casper
Veterano
# jul/17
· votar


Caro Adler3x3:

1) A engine de áudio do Reason é similar
a maioria das DAW's, não consigo diferenciar.
O que tive experiência é com o "Balance", que
era uma interface de áudio excepcional, que foi
retirada do mercado. Ela tem dois sistemas de
áudio que rodam em paralelo, com ganhos diferentes.
Se acontecer um acidente e o sinal ficar muito
alto (o que causa saturação) ela continua fazendo
a aquisição no canal paralelo, de ganho mais baixo,
sem saturar. Pena que não fabricam mais.

https://www.propellerheads.se/products/balance/


2) Reason agora aceita VST's :)

https://www.propellerheads.se/en/reason/new

Adler3x3
Veterano
# jul/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Casper.

Pois é isto vai melhorar mais ainda como já citei ainteriormente.

Eu uso o Reason Demo (que vem bem completo) como rewire em parceria com o Mixcraft, principalmente os sintetizadores que são muito bons.
E dá para gravar tracks no Mixcraft usando os sintetizadores do Reason, funciona, mesmo sendo demo, e faço bounce numa track, e consolido o projeto, é só saber usar e configurar.
A princípio não daria para fazer isto pois o demo (trial) perde a validade, mas como rewire dá, pois a gravação é feita no mixcraft, uma track por vez.

Fica esta dica para quem quiser usar o Reason como slave, não que se vai conseguir usar todos os recursos, mas dá para gravar e aproveitar os bons synths do Reason.
E tem outras opções que se usar projetos antigos do reason, que você teve no passado, você carrega o projeto no modo slave e depois insere novas tracks, e acaba funcionando bem em algumas partes.
Uma vez que você conseguiu gravar o áudio na DAW principal, pronto tá lá a track de áudio plenamente utilizável no seu projeto.

Acredito que dá para fazer isto em qualquer DAW (que tenha esta tecnologia) tendo esta como principal e o Reason como slave.

Testando DAWS e aproveitando bons instrumentos
Tem outras DAWs que se pode testar mesmo sendo demo também e com limitações e proibições para gravar, é só saber configurar, juntando o editor de áudio Audacity no processamento, basta configurar para gravar o que se ouve, e grava no editor de áudio, depois importa na DAW de sua preferência ou principal.

E aquela limitação de não poder gravar deixa de existir.
Não chega a funcionar 100 % em todas as DAWs e softwares que tem instrumentos exclusivos, mas funciona bem na maioria dos casos, dá um certo trabalho em encontrar a configuração correta, mas funciona, conforme o caso depende da sequência em que se abre os softwares, e as vezes o Audacity teima em não poder configurar, mas com calma tudo tem jeito.
Conforme o caso, e cada caso é um caso, primeiro se abre o Audacity, depois o outro software que se quer gravar, as vezes a sequência é o oposto, depende também das configurações internas de cada programa.
As vezes funciona bem como standalone (principalmente synths), as vezes só funciona como plugin.
Mesmo usando um software demo, que muitas vezes nesta versão tem limitações, mas vem pleno.

Uma outra forma diferente também é experimentar em copiar os arquivos das bibliotecas com o final dll, em uma outra pasta e colocar o VSTi na outra DAW, as vezes funciona as vezes não funciona.
Consegui instalar alguns instrumentos assim do Magix no Mixcraft.

Vou baixar a nova versão para experimentar as novidades, o Reason também é um dos sonhos meus de consumo.

Para masterizar adquiri o Lurssen Mastering Console que é muito prático e bom e o mesmo consegue lidar muito bem com problemas de saturação.

http://www.ikmultimedia.com/products/lurssen/

E tem um novo sintetizador que esta com uma oferta especial de pré-compra do Syntronik, com desconto de 50% um super sintetizador que simula e cobre uma grande gama de famosos synths, a promoção esta acabando e vai até o dia 20/07/17.

http://www.ikmultimedia.com/products/syntronik/

Como eu tinha créditos acumulados lá na Ik multimedia e já sou cliente antigo, ambos os softwares sairam bem baratinho, pois além dos créditos ganhei opções de upgrade por crossgrade, e valou a pena, desta vez deu para aproveitar bem, e não vejo a hora em que vai ser liberado o novo synth que vai ficar disponível somente quando for lançado oficialmente, acredito que no próprio dia 20 ou nos próximos dias.
Muitas vezes conforme a política da IK Multimedia não dá para usar todos os créditos que eventualmente você tenha lá, desta vez nestas promoções deu tudo certo.

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


Achei o Mixcraft bem "simples"!
Pretendo integrar o uso com o Reason.

Era este tipo de interface que eu procurava. Depois vou pegando as outras se precisar. Muito obrigado, pois vocês estão me ajudando muito!

Caros, não sei se é o local adequado. Alguma destas DAWs contam com componentes como escalas musicais, campos harmônicos, etc?

Adler3x3
Veterano
# jul/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Sologel

escreveu:
Caros, não sei se é o local adequado. Alguma destas DAWs contam com componentes como escalas musicais, campos harmônicos, etc?

Sim muitas tem estes recursos, mas na maioria dos casos são mais limitados, o Cubase pelo que sei tem muita coisa boa, o Sonar Também.
O Reaper tem muitos recursos extras neste campo, mas tem que baixar os arquivos a parte e configurar. (editor de acordes, arpegios, partitura etc...)
O Mixcraft não tem tanto assim, mas tem coisas boas na área de midi para fazer conversões e mudar oitavas, e tem uma parte live muito interessante, onde se pode modificar o tom de arquivos de áudio, e ir encaixando algum loop bom na sua música.

Agora o bom mesmo nestes casos é usar um software arranjador, e um dos mais populares é Band in a Box.

http://www.pgmusic.com

Dá para fazer música aqui com bons arranjos e uma enorme variedade de estilos musicais, e conforme o pacote que se comprar vem com instrumentos "Real tracks" que dá para fazer muita coisa legal, é mais uma ferramenta, que vem com uma DAW junta a Real Band.
Eu uso ela em conjunto com o mixcraft e exporto arranjos em midi, e em áudio conforme o caso, depois lá na outra no caso de midi aloco o instrumento virtual.

Dá uma escutada das Real tracks que tem lá,algumas são compradas a parte, outra vem com um básico de estilos.
Tem muitos vídeos e tutoriais também.

Dá até para criar estilos gravando na sua guitarra e teclado, você toca e grava, depois edita e cria o seu estilo, e seguindo certas regras, depois você pode usar para fazer outras músicas, o software transpõe o tom, e adapta para uma nova música com uma sequência de acordes diferentes de acordo com o seu desejo.

Não é tão fácil de usar porque tem muitos recursos, é um software poderoso, mas no feijão com o arroz é bem simples e prático, mas tem que ter um certo conhecimento teórico de música, e ajuda neste aprendizado.
Dá para criar novos arranjos, transposições de tons, usar acordes sofisticados, misturar estilos e muito muito mais.
Tem centenas de menus, tem recursos com várias camadas de edição um software muito poderoso, uso desde os tempos da primeira versão do windows, que ainda rodava dentro do DOS.
Tem detector de áudio dos acordes da música, tem muitos recursos exclusivos, cria até melodias seguindo alguns parametros, que nem uma DAW top tem.
São centenas e centenas de recursos, que obviamente demora um pouco mais para aprender tudo, tem coisas que até hoje não usei.

Tem uma fantástica biblioteca de acordes, para os mais variados estilos.
Tem afinador digital, ferramentas para modificar os vocais e outras coisas que nem se imagina que pode fazer.

Enfim é uma boa ferramenta para se usar em conjunto com uma DAW.

Mas existem também VSTs que fazem este trabalho, o próprio Reason nas últimas versões melhorou muito e tem também estes recursos que você procura.

Não é que o Mixcraft seja tão simples, é que a interface dele (Gui) é muito bem feita, tá quase tudo lá para fazer bem rápido, e nos menus internos tem muitos recursos avançados, mas de fácil acesso, ao contrário de muitas outras DAWs também poderosas, onde tudo fica meio escondido num labirinto de menus.
Como se diz no básico e até nas questões mais avançadas as DAWs são meio que parecidas, o que muda é a forma de acesso através da Gui, em que umas são mais objetivas outras nem tanto, mas é tudo uma questão de aprendizado.

E algumas DAWs mais avançadas dá para programar e mudar o jeito de acessar os recursos, isto é são altamente configuráveis, e cada um pode deixar a apresentação de acordo com as suas preferências, só que isto leva um certo tempo.

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


Olha, se eu fiquei desorientado com Sonar, Cubase, FL, etc, esse ultimo então. :)

Muitas funções que com o tempo vou explorar.
Tenho mesmo uma guitarra aqui com uma pedaleira simples. Vou testar pra ver no que dá.

Vocês me deram muito o que pesquisar e aprender. Mais uma vez, obrigado pela atenção!

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


Caso tenha algum canal específico do Youtube, ou algum lugar para eu encontrar material do Band-in-a-Box, ficarei agradecido.

Mas já vou mechendo nele aqui.
Bom que eu estava fazendo só MIDI e agora vou poder usar minha guitarra :D

O leque vai se ampliando para Reason, Mixcraft, (Ableton/Sonar - Mechi um pouco) e agora Band-in-a-Box. LoL

Salogel
Membro Novato
# jul/17
· votar


Adler3x3, você teve algum problema com latência no Band-in-a-Box?

Estou usando o driver ASIO e ela está em 200 ms.

Não consigo nem fazer algo simples, como colocar o acompanhamento em C e fazer a escala no teclado, pois o tempo prejudica.

Estou tentando de tudo aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a DAW para composição/criação