Desisti do Reaper, voltei para o cubase 7

Autor Mensagem
nyurig3
Veterano
# jan/16


ai galera, sempre usei o cubase/nuendo e por influencia de amigos e opiniões na internet decidi migrar para o reaper, comprei video aula do reaper e tudo

o reaper realmente e uma DAW potente, leve e intuitiva mas acho que ele esta sendo meio que supervalorizado, sei la, deve ser porque a licença dele não e de pagamento obrigatório, acho que falar que ele e a melhor DAW da atualidade soa exagerado, me lembra aquela epoca que todos começaram a falar que a serie breaking bad era a melhor série aí o coro pegou e todos começaram a falar a mesma coisa...
uso MAC e simplesmente não consegui renderizar em mp3, nem o especialista em reaper que me vendeu a aula conseguiu resolver, sei que ha solução mas também não curti os plugins nativos

claro que e mais questão de costume, mas adoro aquela barra lateral do cubase para insertar efeitos e fazer as mandadas, no reaper acho isso um saco

claro que opiniao minha, queria saber o que a galera acha

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Pra mim, Reaper > qualquer outro.

Mas é isso, só opinião pessoal. Questão de costume.
Quem faz, faz até no Audacity.

Ningen
Veterano
# jan/16
· votar


Pra mim, Reaper > qualquer outro. [2]

nyurig3
Veterano
# jan/16
· votar


usei o reaper 1 ano e não encontrei motivos para achar ele melhor que o cubase 7, alem de achar a aparencia dele super feia (sei que pode mudar a aparencia mas mesmo assim)

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Nao sei falar dos outros...Ja comecei com no reaper, entao pra mim é o melhor.
Audacity...deus me livre, aquilo é paint pra design.
Ja mexi muito antigamente num tal de Adobe Audition, que na verdade, nem lembro direito o que era, se existe ainda, se é mantido, e acredito que nao era DAW.

JJJ
Veterano
# jan/16 · Editado por: JJJ
· votar


Além de uma feature ou outra, aqui ou ali, o que pega mesmo é o costume...

Eu sempre usei Sonar (e muito antes de ter esse nome... quando ainda era Cakewalk - desde o 3, se não me engano). Já experimentei vários outros. Não por intenção de mudar, mas para ter mais experiência em outras DAWs. Comparar, ver novidades e tal. Mixcraft, Reaper, Cubase, Nuendo, One Studio, FL e outras menos conhecidas. Sem chance. Volto sempre correndo pro Sonar, pelo costume (e pelo "jeitão", que me agrada, reconheço). Acho que a única "grande" DAW que nunca testei foi o PT. Acho que porque ela esteve atrelada, tempos atrás, a um hardware que eu não tinha, sei lá. Ainda vou testar!

Mas não creio que nenhuma DAW dessas seja lá muuuuuuito melhor que as outras. De certa forma, 90% ou mais é feijão-com-arroz e todas fazem. Só que fazem de forma diferente e são ligeiramente mais voltadas pra certo público alvo.

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


A melhor DAW é como dizem, "é aquela que você melhor se adapta".

Agora o Cubase é uma das melhores DAWs do mercado, e mesmo a versão 7 é muito superior a maioria das outras.
Na minha opinião o Cubase é o top do top das DAWS.
É a que tem os melhores templates e outros recursos de composição de terceiro que se ligam com a DAW aumentando em muito os recursos.
Recursos de qualidade, não quer dizer quantidade, mas mesmo assim a quantidade destas outras extensões é significativa, é o que tenho observado.
Se o custo de manutenção e atualização não é problema e a pessoa pode pagar e já esta acostumada a usar, o Cubase continua sendo uma boa opção.
Até hoje não comprei por causa deste tal de ilok que me irrita, o grande defeito desta DAW é a forma de comprar e ativar, muito burocracia para o meu gosto, mas reconheço que é a mais poderosa.
Já cheguei muitas vezes no ponto de comprar, mas quando chegou a hora de dar o último click, desisti.

O Reaper é muito bom e seu ponto forte é a customização que se pode fazer.
Ao mesmo tempo que é uma vantagem, pode ser também uma desvantagem.

Quanto ao mp3 não rodar no Reaper no Mac deve ser alguma incompatibilidade por causa do Real Player (nativo do mac), tem alguma interferência aqui que afeta.
E recentemente saiu uma customização que dizem deixa o Reaper com a cara do Cubase, que ainda não experimentei.
Eu já gosto do Mixcraft 7 Pro Studio que me atende plenamente em qualquer estilo musical, por ser muito prática e objetiva.
Mas gosto sempre de experimentar e tenho outras Daws.
Mas tem considerar os custos, agora esta entrando em cena (já faz um certo tempo) o aluguel do software que a princípio esta ficando mais pesado para pagar.
Para um usuário de home estudio (caseiro mesmo) complica a situação, e tem que buscar melhores alternativas.
Mas para quem é profissional e tem ganhos substanciais deve continuar e ter sempre o que de melhor e mais recente existe, sempre tem que estar tanto com o hardware e o software atual.

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Buja
Quanto ao Audacity classifico este software como um editor de áudio.
Uma ferramenta auxiliar muito poderosa.
Até dá para gravar uma música completa, mas o foco principal não é este, pois anda não trabalha com midi e não tem recursos mais elaborados para usar como DAW.
Mas como editor de áudio que é, é muito bom, tem muitos recursos, e tem os plugins do LInux.
Eu uso como uma ferramenta auxiliar para criar loops e fazer pequenas edições em gravações, e depois exporto para a DAW.
Mas tem gente que classifica o Audacity como DAW, o que não concordo.

O Adobe Audition é uma DAW que foi descontinuada, e hoje na versão 3 é free.
Mais antiga, mas que ainda é muito poderosa comparada com outras.
E para quem esta começando no home estúdio e não tem dinheiro para comprar uma DAW, é ainda uma excelente opção para começar.
É claro que com o passar do tempo vai ficar obsoleta.
Uso esta DAW as vezes em quando para criar sons binaurais e isocrônicos, mas é plenamente funcional e tem alguns recursos exclusivos muito bons que podem ser utilizados em certas partes de uma música.
Já a versão atual tem outro nome e esta nas nuvens, e tem software instalado na máquina também, mas esta no esquema de aluguel.
E o Adobe Audition é uma continuidade de um outro software muito famoso no passado "Cool Edit Pro", um software de respeito muito admirado.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


nyurig3

Como muitos disseram, é a questão de se adaptar.
Uso o Reaper só quando tiver mais que duas faixas, de resto opero com o Audacity. Se for operar com MIDI, o FLS X comanda. Porque os três? Porque cada um se adapta melhor a cada situação, ficando mais intuitivo.

Para mixagem, o Reaper me parece a melhor plataforma para usuários amadores, com plataforma Windows.
Nas plataformas Apple/MAC o ProTools é imbatível. Primeiro por ser ainda o padrão, permitindo o intercâmbio entre salas, produtores/técnicos. Segundo, é um software muito bem elaborado, a plataforma MAC, sempre foi pensada para uso "industrial", e até hoje é a mais usada para trabalho com mídia.
É muito eficiente o ProTools, mas acaba tendo o custo elevado para usuários amadores.

Buja
Audacity...deus me livre, aquilo é paint pra design.

Na mão de quem sabe, e tem recursos (mesa gráfica), dá para fazer milagres...

https://www.youtube.com/watch?v=xS0UgjMjrwI

JJJ
Veterano
# jan/16
· votar


Querer fazer do Audacity uma DAW é meio absurdo. Concordo com o adler3x3.

nyurig3
Veterano
# jan/16 · Editado por: nyurig3
· votar


Não curto os inserts e sends do reaper. No cubaee gosto muito daquela barra de ferramentas com tesoura e o mute (x) que facilita bastante.
Mas como falaram aí e questão de gosto pessoal mesmo
Mas falar que o reaper está anos-luz a frente dos outros como os entusiastas do reaper dizem por aí e um tremendo exagero

SkyHawk
Membro
# jan/16
· votar


Usava o Sonar, mas troquei para o Reaper e não volto nunca mais. A grande vantagem do Reaper é que ele é levíssimo, não conheço outra DAW tão leve quanto ele.

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Mas falar que o reaper está anos-luz a frente dos outros como os entusiastas do reaper dizem por aí e um tremendo exagero

Não é questão de ser o Reaper. Essa a firmação é leviana em relação a qualquer DAW. Até mesmo o poderoso Pro Tools.

Se tem o que você precisa, da forma que você precisa, até um Quartz Audiomaster vai ser o melhor do mundo.

landi
Membro
# jan/16
· votar


Eu comecei usando reaper ( uns 8 a 9 meses atras), ae meu colega que trabalha em um estudio ( la ele meche com grava voz/afina e usa o ProTools e em casa ele usa o cubase) de tanto me encher o saco instalei o cubase e ele me ensinou algumas coisas , e acabei gostando mais do cubase que do reaper.
No cubaee gosto muito daquela barra de ferramentas com tesoura e o mute (x) que facilita bastante.. fora que tem como customizar praticamente tudo.
no começo parece ser mais complicado de mecher mas na minha opinião é melhor .

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Wade

Verdade plena. Mas havemos de convir, o ProTools está sendo desenvolvido a uns 20~25 anos já... Merece os louros.

sobrevivente
Veterano
# jan/16
· votar


No mundo da mixagem eu comecei com o Cool Edit Pro (que agora é Adobe Audition), e depois parti para o Cakewalk Sonar 3. Gostei demais da facilidade de se trabalhar no sonar, e desde então não parei mais de usar. Já testei algumas DAW's e fiz algumas coisas com o Reaper, que de fato é bem mais leve e enxuto que as demais ferramentas, mas o Sonar conquistou meu coração, hehe.

nyurig3
Veterano
# jan/16
· votar


Wade
Não é questão de ser o Reaper. Essa a firmação é leviana em relação a qualquer DAW.

ah mas o que se ve pela internet e que o reaper e revolucionário e tal! entusiastas e mais entusiastas! seriam as "reapetes"? kkkk

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Acontece que o Reaper é muito generoso na questão de registro e de compra, principalmente para o pessoal amador.
Se você cria um curso para o Reaper e vende 1000 unidades por ano a R$ 90,00 cada bem baratinho, você tem uma renda razoável.
Claro que neste caso com o Reaper ajudando é a melhor DAW, pois o custo é baixo, tanto para quem dá o curso como para quem pratica e usa.

E aí a plataforma abre um espaço para outros desenvolvedores, plugins, cursos etc.., uma série de outras possibilidades.
Pois não onera muito e fica mais fácil agregar outros serviços.
Então para eles realmente o Reaper é a melhor opção para fazer um produto agregado.

Mas no geral o usuário amador e mesmo aquele que deseja ganhar certo dinheiro, no início da profissão o Reaper pode ser a melhor escolha.
Outras DAWs mais top são muito caras, e este esquema de aluguel de software vai pesar.
Assim a pessoa tem que pensar mais lá na frente ao adquirir uma DAW mais cara, pois vai ter os upgrades ou vai ter um aluguel bem salgado o que pode ser incompatível com a renda do usuário, ainda mais agora neste momento de crise, e ficar todo mês pagando em moeda estrangeira, além de que o processo de pagamento é um saco.
Agora para aqueles que tem um boa renda vivendo de produção musical, pode continuar com a TOP, pois ganha com isto, e o dinheiro não é problema.

No meu caso eu tenho várias licenças de uso, mas não vou entrar nesta de aluguel, e vou rever toda a minha estratégia e simplificar e racionalizar o uso de softwares pagos, o que é recomendável para a maioria dos usuários aqui do fórum.
E queiram ou não queiram o Reaper é a melhor solução.
É a DAW que tem o melhor custo/benefício.
No caso dos softwares alugados você pode até continuar usando sem pagar aluguel, mas com o tempo vai ficar obsoleto, e mais cedo ou mais tarde você vai ter que adotar outro plano.
Se vai ter que mudar de plano, porque não fazer agora e migrar definitivamente?
Você pode continuar usando a sua DAW top mais cara, mas simultaneamente ir se preparando e aprendendo melhor o Reaper.
O que acham deste ponto de vista?

JJJ
Veterano
# jan/16
· votar


Adler3x3
O Adobe Audition é uma DAW que foi descontinuada, e hoje na versão 3 é free.

O Cool Edit, pai do Audition, eu já conheci e usei há alguns milênios atrás, mas o da Adobe não.

Como você falou que agora é "free" (e de graça até injeção na testa...), fui conferir. Cheguei na página abaixo:

http://www.adobe.com/br/products/audition.html

Só que tem um "Compre agora" lá... 44 paus por mês... não é free, não...

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ

Esta é a versão atual.
A versão 3 é a gratuita, completa mas mais antiga, mas mesmo assim é poderosa.
E tem ou tinha um link para download e registro no próprio site da Adobe, a versão que tenho é a 3.0 plenamente funcional.

Evolução:
Cool Edit Pro -> Adobe Audition 3 (última versão, que é free, mas mais antiga) -> Adobe Audition CC (atual que é paga por aluguel)

Edit: procurei no site da Adobe e não encontrei o link para donwload, vai ver descontinuaram de vez.
E não sei onde tem link para download e depois como fazer para registrar o software.
Desculpem se gerei falsas expectativas.
Mas não custa aprofundar a pesquisa.

marcelosz
Membro Novato
# jan/16
· votar


Pra Mac, pelo menos na minha opinião, o Logic Pro X é imbatível. Fatores:
- custo ($199)
- quantidade de plugins, samples, loops, synths, Drumer, emuladores de amps de guitarra e baixo, que já vem no pacote
- integração com outros softwares da Apple (Final Cut) e o próprio sistema operacional
- integração com outros iGadgets (iPad e iPhone)
- facilidade de ativação (nada de códigos, seriais, dongle). Compra na App Store e pronto.
- comunidade de usuários gigantesca. Quantidade farta de vídeos, tutoriais, eBooks, how-tos gratuitos.

Numa outra comunidade que participo foi feita uma votação do número de usuários. Logic só perdeu para o Reaper. Cubase em terceiro.

Adler3x3
Veterano
# jan/16
· votar


marcelosz

Realmente o Logic Pro esta num bom momento os recursos e addons são impressionantes.

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Ismah
Exato. O Pro Tools merece a fama que tem pelo pioneirismo. Muitas ferramentas que hoje todas as DAW tem provavelmente foram "inovação" nele primeiro e depois copiadas.

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Wade

Este mérito de inovações é mais aplicável ao Sonar.
Que sempre foi uma empresa inovadora, desde o tempo do antigo sistema operacional "DOS", quando a empresa se chamava Twelve Tone, depois ficou mais conhecida como Cakewalk, que produz o atual Sonar.
E também o Cubase cuja produtora é a Steinberg que inventou os Vsts, e este formato é o mais utilizado.
Na verdade o PT na questão de instrumentos virtuais e midi nunca foi top, e ainda não é.
Além do Logic que começou fora da Apple na Alemanha, que também tinha um bom software para windows, depois a Apple comprou.
E assim muitas outras que inovaram e foram absorvidas por outras empresas.
Agora dizer que o PT é o melhor e é pioneiro é um outro "mito".
Somente nos últimos tempos melhorou nestas partes, e olha lá, nestas partes de midi perde para uma DAW mediana.
O PT esta mais para os produtores e grandes estúdios e sua viabilidade esta ligada ao hardware, aquelas enormes mesas e outras máquinas poderosas.

JJJ
Veterano
# jan/16 · Editado por: JJJ
· votar


Adler3x3
Desculpem se gerei falsas expectativas.

Tranquilo... era só pra ver mesmo. Certamente, não mudaria pra ela! rs

***************

Já que falaram sobre os primórdios das DAWs e qual é mais velha e tal, tem uma página interessante sobre isso:

http://logitunes.com/blog/history-of-daw/

Não está no texto, mas a primeira versão do Cakewalk (pai do Sonar), da Twelve Tone Systems, foi o Cakewalk 1.0 em 1987, ainda para DOS.

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
Na mão de quem sabe, e tem recursos (mesa gráfica), dá para fazer milagres...

https://www.youtube.com/watch?v=xS0UgjMjrwI


Como diz minha esposa: "Fiquei bege! O.O" kkkkkkkkkk


-----------------
Sobre as DAWs, vou dar uma olhada no Adobe Audition de novo. Na epoca, eu era um completo noob, tanto que até o Nero Wave Editor pra mim servia e era mais simples que o Audition. Claro, eu nem sabioa o que tava fazendo direito. Meu negocio era gravar o violão mal e porcamente e inserir efeitos na faixa, reverb aqui, chorus la...e tava feliz kkkk

Mr. Phil
Veterano
# jan/16
· votar


No estudio uso PT e na outra sala o Sequoia e Nuendo. Ponto.
No palco uso Mainstage. O resto engana mas nem se compara (imho).

Logic? Parei hà tempos, prefiro o DP, como todos os profissas que conheço (pra Apple) ou no PC uso Cubase (até a v.6.5, depois estragaram tudo).

Muitos usam o Logic simplesmente por ignonarem o fato que existam outras DAWs, é aquele lance do cara que entra pela primeira vez no mundo Apple, compra um iMac, mini ou iPad... e a partir do zero começa a se documentar sobre quais seriam os sw e apps mais usados e disponiveis na Applelandia... obviamente o primeiro resultado é Logic.

Houve um tempo onde o Logic era pioneiro e, realmente, um passo à frente das alternativas. Esse tempo acabou, é historia. Fato. Steve Jobs tinha bons projetos pra area de produção musical no meio Apple, mas morreram com ele. (RIP).

Enfim, como muitos disseram aqui, o melhor programa é aquele com o qual vc melhor se adapta e que cujas caracteristicas vão encontro às demandas e necessidades do usuario. Mas, sinceramente, sabemos todos que isso é relativo.

Uma opção que muitos não amam (pois não é o mais intuitivo) mas que oferece bons recursos, custo honesto e som de primeira é o Reason. Mas confesso que, embora o tenham "melhorado", ainda é mais indicado pra quem o usa hà anos.

Bom, parei.

Um abç a todos.

nyurig3
Veterano
# jan/16
· votar


Adler3x3
sua explicação e simplesmente perfeita1 e exatamente isso ai!!





Mr. Phil
no PC uso Cubase (até a v.6.5, depois estragaram tudo
rapaz, o 7 e otimo e dizem que o 8 e demais!! e olha que eu venho do nuendo 3.2 e sonar 4 hahaha

Eu tenho logic pro X e não consigo me habituar com ele... para samples o bicho e bom demais mesmo nossa!!!

Jabijirous
Veterano
# jan/16
· votar


Pro toolsLogic? Parei hà tempos, prefiro o DP, como todos os profissas que conheço (pra Apple) ou no PC uso Cubase (até a v.6.5, depois estragaram tudo).

Uso o 8 e acho muito bom, tirando o bug do VCA fader...

Mr. Phil
Veterano
# jan/16
· votar


nyurig3
Jabijirous
Pois é, na verdade atualizei até o 7.5.30, depois parei devido aos bugs e outros problemas... Até compramos o 8, mas por "medo" e por falta de tempo deixei do jeito que tà. A ultima versão com a qual trabalhei sem grandes problemas foi a 6.5, daì a minha observação. :)
Vou ver se instalo o 8 em outra maquina e depois direi minhas impressoes. Parece que agora jà està na 8.5 né? Là se vão mais 50 euros...

Abçs! ;P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desisti do Reaper, voltei para o cubase 7