Abandonando os dinâmicos. Olá, condensadores.

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wade
· votar


Emanuel Arquileu
Sobre o Behringer C1, você que já tá gravando com ele, teve algum problema com relação a gravar num ambiente sem tratamento acústico? Você comprou uma mesa com phantom? Ou montou um pré-amp valvulado? kkkkkkk

Ele é bastante sensível, obviamente. Capta até criança gritando do outro lado da rua. Mas esses "ruídos" ficam em um nível baixíssimo. Praticamente no mesmo bolo que os ruídos de sinal.

Fechando o quarto, as janelas e mantendo o ambiente interno sem nada que faça barulho, tá lá.

Dentro da mix, qualquer ruído já some por si só. Se passar um gate BEM LEVE já lima tudo. Sem crise.

A mesa que eu tinha parada aqui fornece phantom e tem pré, então já tava tranquilo.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Wade

Tá te sentindo 20~30 anos atrás então? rs

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah

Hã?

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Gravando "pela" mesa... Raramente se faz isso hoje em dia...

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


Cara, isso tudo é por atenção? Qual o teu problema?

Devia nem perder tempo respondendo nonsense, mas ok.

1 - Não disse em momento algum que gravo pela mesa.
2 - Não disse em momento algum que raramente se faz isso hoje em dia.

Calime
Veterano
# out/16
· votar


Ismah
Wade

Vcs se amam...hahahahahahahaha

Casper
Veterano
# out/16
· votar


Caro Ismah:

O dbx 286s é o channel strip mais barato do universo,
custa 200 Obamas. É o que o senhor disse, é um tipo de
equipamento que começa nesse preço, e alguns (Rupert Neve,
Manley) passam dos 4000 Obamas.

Sobre a mística do pré valvulado, vejo esses esquemas
de internet com uma certa reserva. Eu não usaria um pré
que não tivesse transformador (bom) na entrada e na saída,
uma fonte bem feita e aterramento perfeito. Isso custa caro,
a válvula é um mero detalhe no preço.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Casper

É o que o senhor disse, é um tipo de equipamento que começa nesse preço

Me apaixonei num aí que pra meu desespero custa humildes 2mil doletas... Triste ser pobre...


Eu não usaria um pré que não tivesse transformador (bom) na entrada e na saída, uma fonte bem feita e aterramento perfeito. Isso custa caro, a válvula é um mero detalhe no preço.

Não há muito segredo, o trafo na entrada é meio relativo, ele tende a ser pior que um buffer, que teoricamente tem impedância 0 na saída (geralmente se adiciona um resistor em série para servir de impedância mínima).
Sem falar que há um certo abismo entre queimar 800 dólares em Jensen só para fazer os i/o stereos...

É legal de montar um para sinais de Hi-Z, para Low-Z pode-se usar um DI passivo na entrada, atuando ao contrário... Quando vê, tu monta um DI permanentemente no circuito...

Mas não posso negar, de toda e qualquer forma, desde antigamente, mexer com válvulas era caro.

Casper
Veterano
# out/16 · Editado por: Casper
· votar


Caro Ismah:

Mas o transformador na entrada e saída tem muitas vantagens:

1) Controla as impedâncias;
2) Permite isolar os aterramentos;
3) Dá uma colorida no som;
4) Protege o usuário em caso de acidente.

Transformador Jensen tem
preço astronômico mesmo.

Existem opções tão boas quanto:
CineMag, Hairball, Sowter etc.

PS: Sowter está custando uma fortuna,
já foi mais em conta.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Tem vantagens e desvantagens, como o buffer...
Das que tu citou tudo isso o buffer faz também...

Casper
Veterano
# out/16
· votar


Caro Ismah:

Infelizmente o buffer não isola terra.
Isolamento no sentido elétrico, de
proteção, normalmente envolve
transformadores ou acoplamento
óptico. Esse tipo de isolamento
suporta normalmente milhares de
volts. Imagine uma falha no circuito
valvulado da seguinte forma:

A válvula toma um sapeco e a
placa interna encosta na grade.
Isso significa que a grade, que
normalmente tem alguns volts,
passa a ter centenas de volts.
O buffer baseado em semicondutor
vai morrer na hora. Já um
transformador na entrada vai
evitar que a desgraça se propague
no sentido do microfone, por exemplo.

Emanuel Arquileu
Membro Novato
# out/16
· votar


Pessoal olha só que comparativo incrível entre dois condensadores, um top de linha (Neumann U87) $ 3.000,00 dólares e um da linha de entrada (Behringer C1) $ 30,00 dólares !!!! Vejam que a única diferença que o cara destaca é uma diferença de acentuação de timbres entre um e outro mas pode-se ver claramente que não há uma diferença esmagadora como era de se esperar pelo abismo evidente entre os dois.



Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


Emanuel Arquileu
Mas é assim em quase todos os segmentos no ramo da música. Em instrumentos também.

As diferenças PERCEBIDAS NO RESULTADO FINAL são milimétricas. Só que essa diferença milimétrica custa uma fortuna.

Mas aí ainda entra outros fatores como durabilidade do equipamento, qualidade de construção, praticidade, valor de revenda e, claro, marca/status.

Mas é, lá no produto final a diferença real é menor do que se imagina que seria. Quase sempre.

shoyoninja
Veterano
# out/16
· votar


Wade
haha pode crer. Qual dinâmico? Muita diferença pra esses A58?

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


shoyoninja
O que comprei? Um C1, desse daí do vídeo de cima que o cara postou.

To de boa com ele. Bem mais sensível e com mais qualidade que o A58.

shoyoninja
Veterano
# out/16
· votar


Pessoal olha só que comparativo incrível entre dois condensadores, um top de linha (Neumann U87) $ 3.000,00 dólares e um da linha de entrada (Behringer C1) $ 30,00 dólares !!!! Vejam que a única diferença que o cara destaca é uma diferença de acentuação de timbres entre um e outro mas pode-se ver claramente que não há uma diferença esmagadora como era de se esperar pelo abismo evidente entre os dois.

O ponto principal é:

Que diferença era esperada exatamente?

Ferramentas melhores trazem benefícios na forma como você trabalha, a confiabilidade e facilidade em obter resultados, mas o resultado não é a ferramenta quem faz.

Exemplo em outra forma de arte. Existem lápis de alta qualidade para desenho, que são mais caros, e podem até ter marketing dizendo que fazem círculos mais redondos e linhas mais retas.

Esse lápis caro não vai me fazer desenhar melhor, e um bom desenhista vai ser capaz de obter um resultado de alta qualidade ainda que tenha que usar um mais barato. Podem haver mais erros, retrabalhos, pode ser menos confortável, mas, quem determina o que vai ser o resultado final e quando está bom o suficiente é o artista.

Se você pegar os dois tipos de lápis de fizer uma linha num papel, a diferença será mínima. Mas, disponibilize material de alta qualidade em um ambiente de criação, e a produtividade será muito maior por não atrapalhar o trabalho das pessoas.

Resumo: enquanto você não sentir que o equipamento que você tem está te segurando de alguma forma, e portanto tiver uma razão para procurar uma solução melhor, não faz o menor sentido ficar comparando microfones, prés, fones ou o que for, e esse tipo de coisa você não vai ver em um vídeo.

shoyoninja
Veterano
# out/16 · Editado por: shoyoninja
· votar


O que comprei? Um C1, desse daí do vídeo de cima que o cara postou.
Tá mas você disse que comprou um dinâmico também não é? Ou eu que estou viajando?

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


shoyoninja
Ah sim. Sm57.

Pra voz ainda prefiro o C1.

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


Ferramentas melhores trazem benefícios na forma como você trabalha, a confiabilidade e facilidade em obter resultados, mas o resultado não é a ferramenta quem faz.

Exemplo em outra forma de arte. Existem lápis de alta qualidade para desenho, que são mais caros, e podem até ter marketing dizendo que fazem círculos mais redondos e linhas mais retas.

Esse lápis caro não vai me fazer desenhar melhor, e um bom desenhista vai ser capaz de obter um resultado de alta qualidade ainda que tenha que usar um mais barato. Podem haver mais erros, retrabalhos, pode ser menos confortável, mas, quem determina o que vai ser o resultado final e quando está bom o suficiente é o artista.

Se você pegar os dois tipos de lápis de fizer uma linha num papel, a diferença será mínima. Mas, disponibilize material de alta qualidade em um ambiente de criação, e a produtividade será muito maior por não atrapalhar o trabalho das pessoas.

Resumo: enquanto você não sentir que o equipamento que você tem está te segurando de alguma forma, e portanto tiver uma razão para procurar uma solução melhor, não faz o menor sentido ficar comparando microfones, prés, fones ou o que for, e esse tipo de coisa você não vai ver em um vídeo.


Perfeito.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Emanuel Arquileu

Também tem que levar em conta que um cocô entre um jardim florido não fede. rsrs

Mas não sei tu, eu achei bem nítida a diferença entre eles.

A questão de preço, pesa mais na questão linearidade... Um teste legal que fiz foi comparar dois mics iguais, e ver que um Shure SM57 é sempre um SM57, já a cópia, sonoramente tinha uma discrepância bem grande.

Sonoramente, a diferença existe, mas ela pode ser obtida por manipulação/processamento do sinal. Porém, essa manipulação, introduz distorção, por esse único motivo que se perde 4~5 horas posicionando microfones, e 2 horas gravando.

Casper
A válvula toma um sapeco e a placa interna encosta na grade. Isso significa que a grade, que normalmente tem alguns volts, passa a ter centenas de volts. O buffer baseado em semicondutor
vai morrer na hora. Já um transformador na entrada vai evitar que a desgraça se propague no sentido do microfone, por exemplo.


Esse é um mito bem interessante... E vem desde os primórdios da eletricidade no mundo, apenas por desinformação (Edison tem muita culpa nessa história)...

200 VDC sobre uma carga resistiva de um capacitor pra 25 V, torna ele um fusível antes de tu sequer tomar consciência do susto... Uma 12AX7 dissipa 1 W, seriam 0,005 A, com folga de 3 dB, seria 0,01 A (10 mA)...

Concordo que tem muita coisa pra queimar com 1W no caminho, e que pode custar caro, só não vai te matar, talvez um reflexo. Possivelmente nem vai sentir, ele se não for com a boca ou outra parte onde a pele é mais fina...

Risco real existe, em caso de alguma forma cair a tensão de rede para o chassis. Até aceito que os 450VDC de um power valvulado, podem dar um baita choque, por questão do banco de capacitores e tal...

Agora eu NUNCA ouvi um relato de "válvula tomando sapeco" e grade e placa se encontrando, até por ser de material muito fino a grade, a válvula se autodestrói em fração de segundos. Nem de pessoas com mais de 70 anos de profissão (Sr Müller, Eletrônica Müller, Zona Norte, Porto Alegre/RS)...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Abandonando os dinâmicos. Olá, condensadores.