Abandonando os dinâmicos. Olá, condensadores.

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# set/15
· votar


Wade
Fodam-se os problemas. Eu não perguntei sobre problemas.

Então não conta historinha, mané! Diga logo: "quero um condensador porque quero um condensador".

Se você só quer saber isso, não precisaria ter feito um resumo dos teus fracassos! Sei que você não perguntou e to cagando pra isso, mas um pouco de coerência te faria bem!

JJJ
Veterano
# set/15
· votar


Wade
O problema é a forçação pra vomitar essa suposta sabedoria a todo e qualquer custo em qualquer lugar o tempo todo.
Antes de procurar ler direito, perceber qual é realmente o caso, já fazem suas suposições. Suposições essas que dão completa margem pra descarrilhar o seu "conhecimento" e "anos de experiência".


Então tá, camarada.
Pode deixar que não vou "vomitar" mais nada nos seus tópicos.

Ismah
Veterano
# set/15 · Editado por: Ismah
· votar


Wade
Cara, entenda. Fodam-se os problemas. Eu não perguntei sobre problemas.
Claro que cabe, ué. Qualquer coisa cabe. Qualquer coisa se pode gastar o mínimo POSSÍVEL.

Microfone B não precisa ser o pica as galáxias
Microfone B basta ser melhor que microfone A.


Por isso que não cabe... Pra ter resultados melhores que com o A58, vai precisar de mais que só um mic condensador qualquer.

Qualquer coisa vai ser melhor que esse meu Arcano A-58. Qualquer coisa. Leu a parte em que eu disse que até gravando no celular fica melhor?

Já postei meu violão microfonado com o mic do notebook... Dá pra gravar de tudo que é forma, basta apenas se adequar a ela.

E já que vou comprar um microfone novo, quero um condensador. Porque sim. Porque eu quero e ponto final.

Não quero saber do meu isolamento, se vou ter problema ou não. Ninguém aqui me conhece ou sabe o que e como uso minhas coisas. Disso cuido eu.

Então porque está perguntando... ?

JJJ
Você é "tiozão" também??? Achei que fosse bem novo...

Considerando que minha mãe diz que sou um velho, tirando a média estatística eu estaria com meus idos de 40 já kkkk

Wade
Capsula: 16 mm back electret diaphragm capsule.

É o que falei... Não é bem um condensador, é um mic de eletreto, vendido sob o nome de condensador. É o tipo de mic que a maioria dos celulares usa.

Wade
GDI-21 como DI/Pre-amp para o microfone e o baixo
O resultado ficou completamente aceitável.

Explica melhor isso.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Ismah
Por isso que não cabe... Um bom

Cara. Ó, vou desenhar.

Existem microfones condesadores de 5000 reais. Existem microfones condensadores de 300 reais.

Se eu comprar o de 300 eu comprei um microfone condensador gastando o mínimo possível.

Ainda tá difícil?

Então porque está perguntando... ?

Perguntando o quê? Não fiz pergunta alguma sobre isolamento, ruído no ambiente, como gravo ou não gravo.

A única pergunta no tópico é: entre os microfones condensadores de até 400 reais, qual o menos pior?

Só isso.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Explica melhor isso.

Mic / baixo plugado na entrada do pedal.
Saída XLR do pedal plugada na placa.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


entre os microfones condensadores de até 400 reais, qual o menos pior?

Cara. Ó, vou desenhar: nenhum, a maioria que de fato é condesador, não eletreto, usa o mesmo modelo de cápsula genérica, então vai dar 6 por meia dúzia.

Perguntando o quê?

"já que vou comprar um microfone novo, quero um condensador. Porque sim. Porque eu quero e ponto final"

Se você está decidido a isso, tem a grana, não tem porque vir fazer um tópico aqui. Vai e compra.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Ismah
a maioria que de fato é condesador, não eletreto, usa o mesmo modelo de cápsula genérica, então vai dar 6 por meia dúzia.

Isso é uma resposta à pergunta do tópico. Parabéns, você conseguiu.
E obrigado por isso.

Se você está decidido a isso, tem a grana, não tem porque vir fazer um tópico aqui. Vai e compra.

Mas eu não vim pra me ajudarem a decidir qual tipo de microfone comprar. Eu tinha um em mente e vim perguntar QUAL MODELO daquele tipo comprar.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


E por ética, eu e os demais outros, não recomendamos que entre num barco, que já sabemos, que é furado. É apenas por desencargo de consciência.

tito lemos
Veterano
# set/15
· votar


Wade

Cara, se o ambiente onde você grava voz não é muito ruidoso, pega um Behringer C-1. Baratinho, honesto, você vai ter mais brilho e mais clareza do que com seu dinâmico. Eu estive na mesma situação que você, e estou bem mais satisfeito com esse condenser do que com o dinâmico.

Agora... Se o ambiente for ruidoso, você terá dor de cabeça. Entretanto, eu não acho o C-1 tão sensível assim. Digo isso tendo em vista que o ambiente que eu gravo não é isolado e não é extremamente silencioso, mas tenho bons resultados com ele.

Wade
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Wade
· votar


tito lemos
Não é ruidoso não.

Estou entre esse Behringer C-1, um Arcano ST-01, um Arcano STD-3 e o Arcano Black 01

A minha grande dúvida agora é se compensa a praticidade de um microfone USB perante a possível queda de qualidade em relação a um XLR.

Estou avaliando kit (mic + pedestal + pop).

O kit com o Arcano Black 01 vai sair por cerca de 400.

O kit com o Arcano STD-3 vai sair por cerca de 440.

O kit com o Arcano ST-01 vai sair por cerca de 475.

O kit com o Behringer C-1 vai sair por cerca de 492.
_____________

O que fica mais em conta no fim das contas é o USB. Mas aí vem a dúvida se vale mesmo a pena um microfone USB. Vi que o C-1u, da Behringer (que é USB) acaba saindo bem mais caro que o C-1 comum. Realmente vale a pena?

Vou deixar aqui as especificações de cada um deles pra ver se alguém que entende melhor pode fazer uma avaliação custo x benefício.

Arcano Black B1:

* Type: USB Microfone Condensador
* Capsula: 16 mm back electret diaphragm capsule.
* Polar pattern: Cardioid
* Frequency Range: 20Hz ~ 18KHz
* Sensitivity: -32dB ( 0dB=1V/ Pa at 1kHz )
* Equivalent Noise Level: ¡Ü22 dB ( A Weight )
* Max SPL:£º 136 dB ( at 1kHz ¡Ü 1% T.H.D )
* Connector:: USB connector.
* S/N ratio: 68 dB
* Power Requirement: USB power
* Sampling rate: 16 bit, 48KHz.

Arcano ST-01:

Tipo: FET condensador de alta performance
Capsula :32mm large gold diaphragms.
Polar pattern: Cardioid
Frequency Range: 20Hz to 20kHz
Sensitivity: -36dB ±2dB (odB=1v/ Pa 1000Hz)
Output Impedance: ¡Ü 200 Ohm
Equivalent Noise Level: 20 dB (AWeight)
Max SPL: 125 dB for 0.5% THD
S/N Ratio: 70 dB
Connector: 3-Pin XLR
Power Requirement: 48V phantom power supply

Arcano STD-3:

Capsula :32mm large gold diaphragms.
Polar pattern: Cardioid
Frequency Range: 20Hz to 20kHz
Sensitivity: -38dB ±2dB (odB=1v/ Pa 1000Hz)
Output Impedance: ¡Ü 75 Ohm
Equivalent Noise Level: 20 dB (AWeight)
Max SPL: 135 dB for 0.5% THD
S/N Ratio: 76 dB
Connector: 3-Pin XLR
Power Requirement: 48V phantom power supply

Behringer C-1:

https://images.tcdn.com.br/img/editor/up/403224/microfonecondensadorbe hringerc1_8.png

tito lemos
Veterano
# set/15
· votar


Wade

Cara, eu acredito (veja bem, acredito, não afirmo categoricamente, até por não ser expert no assunto) que esses condensers USB são menos confiáveis que os comuns. Não sei te dizer se você terá perda de qualidade com um condenser USB, mas eu particularmente, torço um pouco o nariz. Creio que estes mics sejam uma boa pedida pra quem só grava voz e por isso não quer uma interface dedicada pra alimentar um condenser comum (pra quem faz somente locução é uma mão na roda, plugou no note, gravou e correu pro abraço!).

Uma pergunta que não quer calar (me desculpe se você já respondeu isso, não tô com tempo de ler todos os posts do tópico): Você tem interface de audio? Afinal, você precisará de phantom power pra alimentar um condenser convencional.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


tito lemos
Creio que estes mics sejam uma boa pedida pra quem só grava voz

Aqui está o X da questão.
Gravo instrumentos. De forma bem amadora (sem interface). O resultado poderia ser melhor com uma? Claro que poderia. Mas eu já estou satisfeito com o resultado que alcanço porque ele satisfaz a minha expectativa, que NÃO É PROFISSIONAL.

De tudo que gravo e produzo, a ÚNICA coisa que me incomoda é a gravação da voz. O meu microfone atual não dá conta de me proporcionar sequer o que espero, que não é nada profissional. Mas até pra uma gravação amadora, ele não está mais servindo.

Então no final das contas, é como se sim, eu fosse gravar só voz.
____________________

Estou muito indeciso por qual caminho seguir. Agora (depois de uma boas pesquisas) eu tenho certeza que até esse USB iria me atender melhor que o meu A58 atual.

Então o que começa a pegar aqui é preço e custo x benefício. Se ele custasse 100 reais, por exemplo, já estaria com ele na mão sem pensar duas vezes. Mas como o kit inteiro vai sair por 400, eu vejo que com um pouco a mais posso pegar um kit com um XLR.

Até aqui, a balança pesa pro XLR, pois o valor não é tão mais alto.

O que vem agora é o que pesa em toda a decisão: a interface.

Se eu optar pelo XLR, terei que adicionar ao valor final o preço de uma interface, o que encarece demais o orçamento final. Porém, a interface já me serviria pra aumentar um pouco também a qualidade da gravação dos instrumentos.

Então estou pendendo pra pegar um XLR + interface mesmo.

A propósito, qual seria a interface mais básica, simples e barata no mercado (que tenha phantom power, claro)? Me desfiz da minha há muitos anos e não sei como está o mercado hoje.

BJKGUITAR
Veterano
# set/15
· votar


Wade
Estou entre esse Behringer C-1, um Arcano ST-01, um Arcano STD-3 e o Arcano Black 01


Eu tenho o STD-3 e recomendo...

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Wade
compensa a praticidade de um microfone USB perante a possível queda de qualidade em relação a um XLR.

Não encare apenas como plug diferente, a minituarização da placa A/D é um fator muito significativo. Se a ideia é só registrar a voz (para vídeos do u2b, por exemplo), o timbre é irrelevante, se existir alguma perda e tal, não haverá problemas.

Arcano Black B1

Já disse, esse não é condensador, é mic de eletreto

Arcano ST-01
Arcano STD-3

Os dois parecem ter a mesma cápsula, e transformadores diferentes.

O meu microfone atual não dá conta de me proporcionar sequer o que espero, que não é nada profissional.

Não seria isso por você achar sua voz ouvida diferente da gravada?

A propósito, qual seria a interface mais básica, simples e barata no mercado (que tenha phantom power, claro)? Me desfiz da minha há muitos anos e não sei como está o mercado hoje.

Behringela U-Phoria UM2

Flipe J.
Membro Novato
# set/15
· votar


Me identifiquei com seu tópico, caso vc compre um condenser poderia fazer um review ou simplesmente mostrar algumas gravações??

Wade
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Wade
· votar


Flipe J.
Faço sim. Pesquisei bastante em outras fontes alheias ao fórum e consegui melhores resultados. Sugiro que faça isso :]

No final, me decidi pelo Arcano ST-01, de acordo com as minhas pretensões atuais.

Flipe J.
Membro Novato
# set/15
· votar


Wade

Opa! Valeu! no aguardo então!

Emanuel Arquileu
Membro Novato
# out/16
· votar


E aí pessoal gostei de ler esse tópico que tem bastante opiniões, experiências e até vídeos, bem legal.
Gostaria de acrescentar que é uma boa opção usar um pré-amp no lugar de uma interface de áudio, pois é uma opção mais barata, tipo o Tube Ultragain Mic 100 (ou o 200) da Behringer. Ele fornece os +48v (phantom power) que os condensers necessitam, tem atenuador 20 dB Pad, limiter, controle de ganho e é valvulado, e o melhor: Custa no máximo 250 reais. Tenho o Mic 100 e recomendo, é uma ótima alternativa às interfaces de áudio.
Sobre os condensadores USB e os XLR, pelos muitos reviews que assisti, os USB são uma ótima alternativa para quem quer gravar voz (tipo locução ou youtuber) e não tem um aparelho que forneça os +48v (interface ou pré-amp), e tem a mesma qualidade que os XLR, a única diferença é que estes vão ser alimentados pelo cabo XLR e os USB pelo cabo USB, só isso.
Bom, estas são minhas humildes contribuições e gostaria de saber o que se sucedeu na história aí. Comprou o mic? Gostou? Deu certo? Compartilha a sua experiência aí. Valeu.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Emanuel Arquileu
é valvulado

Ele contem uma válvula, se é valvulado é outra história. Meu conhecimento diz que o efeito da válvula é bem nulo aí...

a única diferença é que estes vão ser alimentados pelo cabo XLR e os USB pelo cabo USB, só isso

Se fosse "SÓ" essa a diferença poderíamos usar microfones que operam em algum protocolo digital que as mesas e placas de som reconhecem, como DANTE ou ADAT...

Como escrevi linhas acima a miniaturização do conversor AD, e questão de energia fornecida por um Phantom real vs um USB, a questão dá própria amplificação e tal.

não tem um aparelho que forneça os +48v (interface ou pré-amp)

Existem fontes externas, e é barbada de fazer no DIY.

Emanuel Arquileu
Membro Novato
# out/16
· votar


As pessoas estão usando os condensadores UBS em home studio pela praticidade, e sim tem a mesma qualidade que os XLR, até porque hoje em dia todo mundo grava com equipamento digital, todo mundo usa as DAW's (Digital Audio Workstation/ Estação de Trabalho de Áudio Digital) são o Cubase, o Ableton Live, o Nuendo, etc
Questão de amplificação todo mundo hoje em dia usa VSTs (Virtual Studio Technology) para tratamento do áudio, como o Desser, o Noise reduction, digital amps, digital compressors, etc.
O digital está cada vez mais superando o analógico, pela praticidade, baixo preço e qualidade igualmente boa. Porque também se vc pensar bem, o cara usa um condensador XLR, e pra gravar vai para a digital workstation, usa VSTs para eliminar ruído, e tratar o áudio de forma geral, então qual a diferença? Eu vi os behringer USBs e os XLRs em reviews no youtube e não tem diferença nenhuma, olha só esse review:



Quanto aos +48v desde que forneça ao microfone qual a importância de onde vem?

O efeito da válvula ser nulo no Pré-amp da Behringer eu acho improvável, evidências?

Para concluir não dá pra fugir do audio digital, está nos pedais, nos microfones, nas Workstations, afinal estamos na era digital (até as mesas de som são touchscreen cara), e mesmo que pudéssemos, por que o faríamos? São alternativas práticas, mais baratas, de qualidade equivalente.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


O problema não é ser digital, só por economizar 2 horas para alinhar fitas nos cabeçotes em cada vez que voltar a mexer num projeto, e poupar os 40mil reais do equipamento em si (70 doletas cada rolo de fita que dura algumas gravações apenas), já aceito todos os defeitos do digital...

A questão é qualidade de conversor ADDA, e facilidade de troca. Queimou o mic USB? Lixo! Porque o trabalho da troca de peças é muito mais caro que o mic.

vi os behringer USBs e os XLRs em reviews no youtube e não tem diferença nenhuma, olha só esse review

Sério que tu comparou Behringer por vídeo de u2b?

E que comparaou estes dois com um Rhode? Tens ideia do abismo do qual estamos falando?

O Rhode NT USB mais barato que encontrei tá saindo a barganha de 860 Temers, se for trazer como contrabando da Bélgica, sem pagar impostos.
No país ele custa 1500 Temers, em lojas virtuais, que NÃO pagam os devidos impostos... Eu chuto que ele vá custar uns 2k2 em lojas físicas reais.

Quanto aos +48v desde que forneça ao microfone qual a importância de onde vem?

A importância está na questão de qualidade de energia fornecida!
A maioria das saídas USB2.0 é 5V * 500mA = 2,5W, em 48V = 52mA...
O IEC determina uns 10 mA por microfone, está praticamente 20% do máximo, porém, é preciso considerar transientes, perdas no cabo, descasamento de impedâncias, e claro, realmente a máquina fornecer essa energia... Isso implicaria em ter uma máquina for commercial, no estilo workstation.

Meu note acusa que possa fornecer 500mA em cada uma das saídas USB, porém, com o brilho na tela no máximo, eu perco processamento, ele aquece mais... Porque? A fonte dele está se arriando, imagina se colocar uma carga dessas no USB.

O efeito da válvula ser nulo no Pré-amp da Behringer eu acho improvável, evidências?

Antes de te apresentar uma evidência técnica, te pergunto se tu sabe o que custa uma 12AX7. E o que custa fazer um pré valvulado....

Agora vamos a evidência técnica...

Se alimenta com 9v por 1,3A (11,7W)... Vamos fazer uma conta bem chula de consumo... Ficaria agradecido se alguém for capaz de me desmentir, para poder dizer que existe um pre-amp valvulado de certa qualidade.

Para o filamento das 12A vai 2,6W, 1,5W (chute) de placa, phantom power de 0,5W , 13 LED's de 0,1W = 1,3W, 6 transistores 2n4403 de 1,5W (máx) cada = 9W, 1 IC RC4580 de 0,25W... Só aqui já se somou 15,15W, já muito além do que a fonte pode mandar...

Tem ainda limiter, conversores ADDA, amplificadores para o VU dos LED's, e outros que eu não pude encontrar fotos, que não entraram na conta...

São alternativas práticas, mais baratas, de qualidade equivalente.

Esqueceu de citar que são descartáveis...

E não, não são equivalentes... Eu também pensava assim até colocar lado a lado um equipamento referência e um barato. Não que não seja funcional, mas existem N motivos, para gastar o mesmo num pré SS, que terá a qualidade equivalente, e não será por placebo de que se é valvulado é bom.

Quer um pré valvulado? Monte um... Tem aos montes projetos por aí.

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


O Ismah tá assistindo tanto os vídeos do Lisciel que tá virando ele lol

shoyoninja
Veterano
# out/16
· votar


Wade
No fim das contas, esse mic Arcano é legal?

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


shoyoninja
Nem comprei ele. Tanta trela pra nada hahahaha.

Peguei um dinâmico. Mas recentemente achei um C1 por um preço bem bom e aproveitei a oportunidade. Tenho gravado com ele e minha única ressalva é que percebo os médio/agudos muito acentuados. A região chata dos 3k.
Mas corrijo na mesa e fica tudo ok :D

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Wade
tá assistindo tanto os vídeos do Lisciel que tá virando ele

Ou talvez esteja apenas estudando o mesmo que ele (engenharia elétrica), e chegando as mesmas conclusões.

Emanuel Arquileu
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah

O Rhode foi só um exemplo de um microfone USB que tem qualidade excepcional, não sugeri a ninguém que comprasse um. Foi só pra usar de exemplo.

Se é sério que eu comparei Behringer por vídeo de youtube? Sim é sério. Qual o problema? Quem é pobre, não pode comprar lotes de equipamentos só pra testar, e não é estudante de engenharia elétrica excepcional como você, assiste reviews pra ver se o equipamento é bom antes de comprar.

Quanto ao pré-amp da Behringer: É bom, funciona, dá pra usar condensador sem ter que comprar coisa mais cara. E montar um pré valvulado? Pra gravações caseiras? É essa dica que você daria pra alguém que não tem conhecimento técnico e quer uma solução para poder usar condensador sem gastar muito em gravações caseiras?

Eu acho que você deveria lembrar da primeira linha da primeira postagem do Wade neste tópico: "Faço gravações caseiras, bem caseiras". Então, você realmente acha que está ajudando alguém dando informações extremamente técnicas? Eu realmente acho que o Wade tem razão quando disse antes que "Esses tiozões know it all daqui não cansam mesmo." Enfim, deixa pra lá.

Wade

Sobre o Behringer C1, você que já tá gravando com ele, teve algum problema com relação a gravar num ambiente sem tratamento acústico? Você comprou uma mesa com phantom? Ou montou um pré-amp valvulado? kkkkkkk

Casper
Veterano
# out/16
· votar


Meus dois centavos:

Microfone é analógico por natureza. Comprar um
microfone com conversor interno que não tenha
acesso ao sinal analógico direto não me parece
uma boa ideia, porque não permite o uso de
pré-amplificador, ou channel strip analógico ou
algo do tipo.

Microfones dinâmicos em volumes altos (em frente
a um amplificador de guitarra, quase colado no cone
do falante) parecem se comportar melhor que
condensadores.

Para gravações mais baixas, gravar o João Gilberto
com o microfone a dois metros, condensadores parecem
se comportar melhor.

Quando a interface é um lixo e a relação sinal-ruído começa
a dar sinais de vida, um bom pré ou channel strip faz
a diferença entre a vida ou a morte. VST não resolve o
problema do sinal que já entra precário na DAW.
Os mascaramentos e peripécias posteriores não vão
trazer o detalhe original de um sinal bem condicionado.
O uso de um tratamento (pré ou channel strip) é
útil para qualquer tipo de microfone. E indispensável
para alguns tipos específicos (ribbon microphones).

O tratamento posterior é outra história, mas o início da
cadeia de captação não pode ser negligenciado.
Cansei de ver dar merda.

Emanuel Arquileu
Membro Novato
# out/16
· votar


Casper

Aí sim, essa é uma desvantagem do USB. Não ter acesso ao sinal analógico direto e não poder usar pré-amp ou channel strip. Concordo sim.

Usando o dinâmico você tem sim que colocar em frente ao amplificador quase colado no cone, para microfonar som de guitarra. Ele se comporta melhor pq é assim que ele capta, de frente. O condensador quando na posição cardioide capta de frente mas é mais sensível e não precisa colar no cone, ele capta diferente. O tipo omni direcional vai captar o som de todo o ambiente então vc pode colocar até mais distante do amp da guitarra. Dá uma olhada nesse vídeo, é exatamente o que o cara faz:



Você está certo, sobre os VSTs não fazerem milagres quando o sinal já entra precário na DAW, concordo plenamente. VSTs dão uma melhoradinha mas não fazem milagres mesmo. Bem, o cara tem que gravar com o que tem né de qualquer forma. Mas claro que se for tudo do bom desde o início da cadeia de captação como você disse, o cara vai ter um produto melhor de fato.

Abração aí valeu!

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Emanuel Arquileu

Qual o problema?

No fato que o vídeo é tão, tão, tão subjetivo e fácil de manipular que dá para fazer PZM soar como um som de EV 915... Se me disser que comparou parâmetros, e olho o vídeo como complemento seria bem mais lógico.

Quem é pobre, não pode comprar lotes de equipamentos só pra testar, e não é estudante de engenharia elétrica excepcional como você, assiste reviews pra ver se o equipamento é bom antes de comprar.

Te ocorreu procurar alguém que tenha e perguntar das experiências da pessoa, tentar procurar testar com alguém que tenha... Tem muito estúdio que o cara te recebe com prazer para estas coisas...

É isso que eu faria, nenhuma relação com estudar alguma coisa, mas com o raciocínio lógico de que existem muitas variáveis manipuláveis numa mídia.

E montar um pré valvulado? Pra gravações caseiras? É essa dica que você daria pra alguém que não tem conhecimento técnico e quer uma solução para poder usar condensador sem gastar muito em gravações caseiras?

Se não quer gastar muito, não vai ser com equipo valvulado que a pessoa deve mexer meu caro... Eu como detentor de certo conhecimento, creio que deva por ética, alertar que com esse valor não se faz um equipamento valvulado com qualidade.

O jeito menos caro de se ter um pré-valvulado, é montar um.

http://migre.me/vhHpM

Ainda assim, se te fará mais feliz um dito valvulado, apenas por que ele contém uma válvula, ótimo. Mas novamente afirmo que terá resultados equivalentes, e até superiores com o mesmo investimento, caso opte por um pré SS...

você realmente acha que está ajudando alguém dando informações extremamente técnicas?

Quando a pessoa pergunta, assim como tu fez, sim. Não cabe a mim, deduzir se ela compreende, ou não, o que estou dizendo. Se não compreendeu alguma das coisas que eu enumero basta perguntar que irei explicar, não por ser um "tiozão know it all", mas porque quero compartilhar aquele pouco que sei, para ter menos mitos, e mais raciocínio.

Se minha opinião é baseada em algo técnico, não é algo simplório que serve de justificativa. Parafraseando o Primata Falante, "Não posso tornar eletrônica mais fácil, para que mais gente compreenda".

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Casper

Meu caro... Saberia dizer algum channel strip low cost? Os únicos que conheço passam bem de 250 Obamas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Abandonando os dinâmicos. Olá, condensadores.