Abandonando os dinâmicos. Olá, condensadores.

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# set/15


Faço gravações caseiras. Bem caseiras.

Por muito tempo, pra se ter uma ideia, utilizei microfones de PC e até os dos próprios headsets para captar voz. Sim, isso mesmo. E achava o máximo conseguir tirar resultados no mínimo audíveis daquilo. Mas para isso, era uma carrada de efeitos em cima para maquiar a merda que era a captação.

Cheguei até a usar o microfone de um Samsung Galaxy Y pra captar vocal.

Com o tempo passei a usar dinâmicos. Mais precisamente um Arcano A-58.

Por incrível que pareça, as vezes as captações que eu conseguia com os antigos (principalmente com o celular) ficava melhor que com este.

Estou bem desapontado com ele e com uma ideia em mente. Comprar um condensador.

Mas vejam bem: eu não estou procurando o melhor som do mundo, a melhor captação da Terra, nada realmente profissional. Só o que quero é algo tão barato e amador quanto o que sempre usei, só que um degrau acima. Algo que vá ter ao menos um pouco mais de sensibilidade.

Daí vem minha questão: qual microfone seria o indicado para isso?

Basicamente as únicas duas condições para isso são:

1 - Que seja condensador
2 - Que custe em torno de R$ 300, estourando R$ 350 ~ R$ 400. Se existir uma opção por menos que isso, seria ideal. Mas caso não, a faixa pode ser esta.

Então, alguém aí poderia me dar uma luz sobre isso?
Valeu!

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


Wade
Bom, já que seu interesse não é algo muito caro, o Behringer C-1 pode ser interessante. É justo para o preço (cerca de R$350...).

JJJ
Veterano
# set/15
· votar


Dinâmico não é sinônimo de ruim.
Condensador não é sinônimo de bom.

Meus dois centavos...

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


JJJ
E ninguém disse nem um e nem outro.

Poderia contribuir com o tópico?

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


marcelosz
Dei uma olhada nesse Behringer. Parece interessante.

Daí eu achei uns Arcanos. Inclusive uns kits já com pop filter e pedestal.
Ele saem por 30 reais a mais que esse Behringer.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691048480-microfone-usb-bku-01- usb-pedestal-vector-pop-filter-pfe05-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691051681-kit-p-estudio-arcano- microfone-std-pop-filter-pedestal-_JM

E tem esse Arcano sozinho que tá por 300.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688931012-microfone-arcano-p-es tudio-st-01-condensador-b1-behringer-_JM

A diferença deles para o Behringer realmente vale o preço a mais?

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Fui ver mais sobre esse Black 01 da Arcano e vi que ta pipocando de review dele no Youtube. Parece ser uma 'moda' do momento.

Pelo que tenho visto, a maior vantagem dele é a falta de necessidade de phantom power. Ele é USB e já era.

Isso é algo ruim?

JJJ
Veterano
# set/15 · Editado por: JJJ
· votar


Wade
E ninguém disse nem um e nem outro.

Foi o que ficou transparecendo nas entrelinhas... Veja (os negritos são meus):

"Com o tempo passei a usar dinâmicos. Mais precisamente um Arcano A-58.
Por incrível que pareça, as vezes as captações que eu conseguia com os antigos (principalmente com o celular) ficava melhor que com este.
Estou bem desapontado com ele e com uma ideia em mente. Comprar um condensador.
"

É o que parece. Que você achou o dinâmico ruim e quer um condensador porque seria melhor. Se não é isso, OK...

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Mais precisamente um Arcano A-58.

.

Se puder contribuir com o propósito do tópico (que não é ler entrelinhas), agradeço muito. Se não...

JJJ
Veterano
# set/15
· votar


Wade

Então, tá. Eu entendi errado.

Se puder contribuir com o propósito do tópico (que não é ler entrelinhas), agradeço muito. Se não...

Vou contribuir te desejando boa sorte.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# set/15
· votar


Wade
Velho, fala o que tu já tem e o que quer fazer, tipo: tenho interface X e quero gravar voz e violão.

Lelo Mig
Membro
# set/15
· votar


Wade

"Dinâmico não é sinônimo de ruim.
Condensador não é sinônimo de bom."
(2)

E tem mais... num ambiente sem um mínimo de tratamento acústico, condensador é mais dor de cabeça do que solução!

marcelosz
Membro Novato
# set/15 · Editado por: marcelosz
· votar


Wade
Vai na fé, mano! Vai notar uma diferença boa entre dinâmico x condensador. (Diferença não necessariamente siginifica qualidade).

Principalmente porque, pelo que li no início, sua intenção é gravar voz mesmo. E como você pretende fazer gravações caseiras, entendo que não pode ter tratamento acústico e tal. Tente mais pra frente fazer um refletor de espuma (fiz um de compensado uma vez). Bota no google aí, "refletor de espuma gravação voz", ou "vocal booth".

Iversonfr
Veterano
# set/15
· votar


Wade

num ambiente sem um mínimo de tratamento acústico, condensador é mais dor de cabeça do que solução! (2)

Primeiramente você precisa explicar melhor o que você tem e o que pretende gravar. Se você não conseguiu som bom com o Arcano, provavelmente está fazendo coisa errada e com o condensador vai ficar pior ainda. Escute o JJJ e o Lelo Mig e poupe-se de jogar dinheiro fora. Você consegue sim resultados excelentes com o que tem, sem gastar mais dinheiro.

E se mesmo assim continuar nessa fixação por condensador, pelo valor que você propôs creio que o caminho seria pegar um B1 usado, mas vai passar raiva depois. Só pela sua mentalidade de achar que condensador é melhor que dinâmico já mostra que não entende nada e com a sua atitude não parece estar interessado em aprender. O máximo que podemos desejar mesmo é boa sorte! Abs!

MMI
Veterano
# set/15
· votar


Wade

Ajudar é exatamente o que o JJJ, Lelo Mig e o Iversonfr fizeram. É isso!

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Caramba, vocês tem algum tipo de transtorno mental? Esses tiozões know it all daqui não cansam mesmo.
"Olha, uma pessoa com uma dúvida, vou lá distorcer o que ele disse pra demonstrar todo o meu desprezo e superioridade hohoho".

A questão do tópico é bem clara.

1 - Tenho um microfone dinâmico que não me agrada, mas cumpre o papel;
2 - Quero adquirir um condensador pra me ajudar onde o dinâmico me falha;
3 - Gastar o mínimo possível;

Ponto.

Não sei por onde infernos chegaram à brilhante conclusão: sua mentalidade de achar que condensador é melhor que dinâmico.


Quem quiser se ater à proposta do tópico e contribuir, bem vindo. Quem não, bye.

marcelosz
Valeu. Estou quase me decidindo por aquele modelo simples da Arcano (Black 01). O fato de ele ser alimentado pelo USB me pareceu interessante e como busco praticidade, é uma mão na roda.

Tenho aqui um isolamento básico onde gravo. Vou dar uma olhada nesses refletores. Valeu!

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


"Dinâmico não é sinônimo de ruim.
Condensador não é sinônimo de bom." (3)

E tem mais... num ambiente sem um mínimo de tratamento acústico, condensador é mais dor de cabeça do que solução! (2)


Wade

Cara, entenda que nós, os tiozões, são tão calejados que já vemos o problema, antes de começar...

Quero adquirir um condensador não cabe na mesma frase que
Gastar o mínimo possível...

Um condensador bom, com um pré bom, custa caro. A mecânica deles é mais complexa que um condensador. O fato de ele ser alimentado pelo USB me pareceu interessante e como busco praticidade, é uma mão na roda.

Só considere os problemas que isso vá trazer...

Lelo Mig
Membro
# set/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wade

Cara...você acha que nós não ajudamos? Ok, então vou te ajudar...

Compra estes microfones no Aliexpress, bem mais baratos, (3 a 4 vezes mais barato) porque estes que você colocou o link, são os mesmos microfones chineses que têm no Aliexpress.

A Arcano só imprime o logotipo.

20 dólares tu compra um destes:

http://pt.aliexpress.com/item/Hot-Worldwide-High-Quality-Blue-BM-800-C ondenser-Sound-Recording-Microphone-with-Shock-Mount-for-Radio/3243399 1663.html?spm=2114.02020208.8.3.bLdEc5

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Ismah
Cara, entenda. Fodam-se os problemas. Eu não perguntei sobre problemas.

Quero adquirir um condensador não cabe na mesma frase que
Gastar o mínimo possível...


Claro que cabe, ué. Qualquer coisa cabe. Qualquer coisa se pode gastar o mínimo POSSÍVEL.

Um condensador bom, com um pré bom, custa caro.

E eu jamais disse que queria um condensador bom, com um pré bom e que custa caro. Pelo amor de Deus. Está tudo no enunciado do tópico.

Só considere os problemas que isso vá trazer...

Cara entenda uma coisa. Qualquer coisa vai ser melhor que esse meu Arcano A-58. Qualquer coisa. Leu a parte em que eu disse que até gravando no celular fica melhor?

E já que vou comprar um microfone novo, quero um condensador. Porque sim. Porque eu quero e ponto final.

A única questão do tópico era:

Dos condensadores de até 400 reais (sim existem. Sejam bons ou ruins, não importa, eles existem), qual seria o melhor (ou menos pior, pra ver se vocês conseguem entender).

Pronto. Só isso.

Não quero saber do meu isolamento, se vou ter problema ou não. Ninguém aqui me conhece ou sabe o que e como uso minhas coisas. Disso cuido eu.

É pedir muito entender uma porcaria dessa?

JJJ
Veterano
# set/15 · Editado por: JJJ
· votar


Wade
Caramba, vocês tem algum tipo de transtorno mental? Esses tiozões know it all daqui não cansam mesmo.
"Olha, uma pessoa com uma dúvida, vou lá distorcer o que ele disse pra demonstrar todo o meu desprezo e superioridade hohoho".


Putz, eu não ia voltar a esse tópico, mas devo confessar que ri alto aqui com seu texto...

"demonstrar desprezo e superioridade"??? Ah, qual é... Que mané desprezo, cara...
Eu realmente achei que ia ajudar te fazendo ver, logo de cara, que a premissa que eu achei que você estava partindo podia ser errada.
OK, eu já entendi que não era isso, mas achei que era... me enganei... isso não tem nada a ver com desprezo ou superioridade.

Os demais, parece que entenderam do mesmo jeito. Quem sabe, ao invés de brigar com todo mundo, você releia seu texto e considere que podia realmente dar margem a essa interpretação?

E outra:
"Hohoho"? Eu não rio assim... não sou Papai Noel... kkkkkkkkkkkkk

Pra terminar, uma frase de velho, desgastada, mas...

"Paz e amor, bicho!"

Ismah
Cara, entenda que nós, os tiozões...

Ué... Você é "tiozão" também??? Achei que fosse bem novo...

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Lelo Mig

Procurei pelas especificações técnicas e o que encontrei foi isso:

Type: Wired
Connection: 3.5MM
Polar Pattern: Uni-directional
Frequency Range: 20Hz-16kHz
Impedance: ≥1000 Ω
Sensitivity: -38dB±2dB
Array
Package weight: 0.505 kg
Product Size (L x W x H): 15 x 4.5 x 3 cm / 5.90 x 1.77 x 1.18 inches
Package Size (L x W x H): 29 x 19 x 7.5 cm / 11.40 x 7.47 x 2.95 inches

Procurando pelo Arcano, encontrei isso:

* Type: USB Microfone Condensador
* Capsula: 16 mm back electret diaphragm capsule.
* Polar pattern: Cardioid
* Frequency Range: 20Hz ~ 18KHz
* Sensitivity: -32dB ( 0dB=1V/ Pa at 1kHz )
* Equivalent Noise Level: ¡Ü22 dB ( A Weight )
* Max SPL:£º 136 dB ( at 1kHz ¡Ü 1% T.H.D )
* Connector:: USB connector.
* S/N ratio: 68 dB
* Power Requirement: USB power
* Sampling rate: 16 bit, 48KHz.

Uma está menos completa que a outra, então não dá pra saber ao certo se são realmente equivalentes.

Wade
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Wade
· votar


Tenho microfone A, que é ruim.

Estou de olho em microfone B.

Microfone B não precisa ser o pica as galáxias

Microfone B basta ser melhor que microfone A.

Quero que microfone B seja condensador porque sim.

Quero que microfone B custe menos de 400 reais.
____________________

Realmente é tão difícil entender?
Credo.

ogner
Veterano
# set/15
· votar


Wade
Ola!

Tenho e recomendo:
http://pt.aliexpress.com/item/FREE-SHIPPING-Genuine-TAKSTAR-SM-8B-S-Co ndenser-Microphone-Broadcasting-And-Recording-Microphone-Mic-No-Audio/ 1144641128.html

Comprei exatamente desse vendedor acima.

Sao vídeos que eu gravei usando ele!



É o meu mic emprestado pra esse amigo:



https://www.youtube.com/watch?v=GQezZw-Z9WM

Usei ele de formas diferentes...

Espero ter contribuido?! :))
hehe

Buja
Veterano
# set/15
· votar


Wade
Velho, o que voce ta falando é simples e consegui entender numa boa.

Mas tem uma coisa que nao da muito parametro de comparação.
Veja:

Voce quer um condensador que seja melhor que um dinamico. Seria o mesmo que dizer que quer um carro que seja melhor que uma moto.

Cada coisa é uma coisa. A moto é melhor porque é mais barata, gasta menos, chega mais rapido e manutencao é mais barata.
O carro é melhor porque é mais seguro, mais confortavel, e tem valor de revenda maior.

Objetivo dos dois: locomover.

Microfone a é mesma coisa. Voce já sabe que tanto este arcano dinamico quanto o condensador vao fazer a mesma coisa. Gravar sua voz e ponto final.
Qual é melhor? Depende de como voce usa. O condensador tem mais sensibilidade. Vai gravar a voz até muito bem. Até se sussurar ele vai gravar. Mas ele pega o ronco do vizinho tambem. Sem tratamento, digo, bom tratamento, a gravação vai ser um "hmmmmmmm...." danado.

O dinamico, nao é tao sensivel assim, e se nao usar direito, grava uma porcaria. Mas se cantar com a tecnica certa, usar ele da forma certinha, mesmo sem tratamento, da pra conseguir excelentes resultados. É assim que muita gente grava.

Mas por ja ter feito igualzinho desse jeito, comprar porque eu queria e ponto final, já comprei muita porcaria e vendi a preço de banana, porque nao quis gastar um tiquinho a mais, e nao usei como devia. Bem, isso não vem ao caso agora, cada um faz como quiser.

Por mais que os tiozoes ai venham da antiga e nao tenham muito jeitinho pra falar, (eles já estão carimbados de digitar por anos aqui), os caras sabem....e sabem muito.

Da um voto de confianca mano. To falando na amizade mesmo. Pede explicação de como é que este arcano ta gravando pior que um celular. Tem que ter uma explicação logica pra um mic de 200 contos, feito so pra isso, gravar pior que um celular de 200 conto que nao foi feito pra isso.

Essa é minha dica. Abraço.

RafaelBernatto
Veterano
# set/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Buja

Pra mim o problema é que, ao que parece, ele não tem interface... Ligar mic direto no PC dá nisso...
(Edit: Antigamente eu cantava mal pacas e achava que a culpa era do mic... pode ser issorsrs)
Wade
Acho que dá pra gravar sim com um condenser barato... Mas provavelmente tu precisaria de uma interface ou atenuador pra moderar o sinal e gravar de perto pra reduzir os ruídos...

ogner
Veterano
# set/15
· votar


RafaelBernatto
Ligar mic direto no PC dá nisso..
Ai nao....

¬¬

RafaelBernatto
Veterano
# set/15
· votar


ogner

? Não entendi.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


ogner
Muito bom o resultado. Coloquei aqui na lista. Vou dar uma pesquisada mais a fundo nele. Mas gostei muito.

E parabéns pelos vídeos.

Buja
Eu não critico a sabedoria dos tiozões. O problema é a forçação pra vomitar essa suposta sabedoria a todo e qualquer custo em qualquer lugar o tempo todo.

Antes de procurar ler direito, perceber qual é realmente o caso, já fazem suas suposições. Suposições essas que dão completa margem pra descarrilhar o seu "conhecimento" e "anos de experiência".

Sobre a qualificação, quando eu disse "melhor" quis dizer que se comporte de maneira mais efetiva para a gravação de voz. E se reparar bem, lá no enunciado do tópico eu já tinha escrito: Algo que vá ter ao menos um pouco mais de sensibilidade.

Eu escrevi isso porque é o maior problema que enfrento com o meu atual. É disso que preciso. Apenas um pouco mais de sensibilidade.

Tem que ter uma explicação logica pra um mic de 200 contos, feito so pra isso, gravar pior que um celular de 200 conto que nao foi feito pra isso.

Esse A-58 não custa mais que 50 reais. É um daqueles microfones que vem nas maletas kit com 10 microfones genéricos. E pode estar já com algum defeito, não sei. Sei que sim, sem exagero, capto melhor com o celular que com ele. Já tentei de tudo, de todas as formas possíveis. Se vim aqui pedir auxílio pra adquirir um outro é porque já pesquisei e tentei à exaustão e tive a minha confirmação que com ele não dá mais.

Del-Rei
Veterano
# set/15
· votar


Lelo Mig
E tem mais... num ambiente sem um mínimo de tratamento acústico, condensador é mais dor de cabeça do que solução!

Isso é foda mesmo.

Uns dias atrás estava fazendo uns testes com violão e o microfone captou até o clique do metrônomo, que estava no meu headphone(!!). E nem estava alto, estava num volume que eu pudesse ouvir os cliques junto com o restante dos instrumentos.

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# set/15
· votar


RafaelBernatto
Po, sem pelo menos uma inteface não da!! Tem q ter!!
Isso q eu quis dizer...


Wade
Blz! Valeu!!

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


RafaelBernatto
Não ligo direto não. Há pouco me desfiz de uma Fast Track, que era o que eu utilizava. Usei esse A-58 com ela e mesmo assim não ficou como eu esperava.

Participei de uma gravação caseira onde usavam um GDI-21 como DI/Pre-amp para o microfone e o baixo. O resultado ficou completamente aceitável.

Mas veja, a questão não é se o mic vai ser ruim, bom, foda ou épico. É uma comparação.

Se quiser, suponha que eu esteja usando a melhor interface do mundo: um condensador de 300 vai responder melhor e com mais sensibilidade que esse A-58?

Ou se quiser suponha que eu esteja ligando direto na placa de som.

A questão é uma comparação entre os dois na mesma "condição".

Não estou comparando o A-58 em uma interface top contra um condensador plugado direto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Abandonando os dinâmicos. Olá, condensadores.