Porque as gravações caseiras ficam estranhas comparada as profissionais?

Autor Mensagem
afonsolirio
Veterano
# abr/09


Dae pessoal, tenho uma grande dúvida e acho que vocês podem me ajudar...
É o seguinte, quando eu e minha banda gravamos em casa, mesmo escolhendo os melhores timbres, fazedo tudo com muito amor e carinho, o resultado final não fica o esperado, tipo, queria saber que efeitos eu teria que usar para que a gravação ficasse mais encorpada...
Não sei se fui claro, é que tipo assim, quando gravo as guitarras, é como se ela saltasse aos alto-falantes, mesmo com o volume baixo, algo mais ou menos desse tipo, não sei se fui claro...
O que eu poderia fazer para acabar com esse efeito encomodo???

obrigado...

sarpa
Veterano
# abr/09 · Editado por: sarpa
· votar


afonsolirio, não quero parecer arrogante ... mas na maioria dos casos falta uma peça que fica entre o teclado e a cadeira! hehehe.

Eu acredito que na maioria dos casos, toda gravação caseira é feita por músicos que trabalham durante o dia no escritório de contabilidade (no açougue, supermercado, loja de veículos, etc, etc) estudam em algum outro horário e nos finais de semana 'rolam um som' com a banda e gravam no computador que tem em casa.

Ou então, são músicos que além de estudar seu instrumento, passam o dia todo procurando plugins e tutoriais na internet .. gastam uma fortuna com equipamentos da M-Audio, etc, etc.

A grande diferença das gravações caseiras com as profissionais é que, as caseiras são feitas por pessoas que estão nesse perfil que citei acima ... e as profissionais são feitas, propriamente ditas, por profissionais, que trabalham em estúdio, tem seu emprego e sua carreira formada em cima disso.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.jrestudios.com.br

sarpa
Veterano
# abr/09
· votar


Além disso: estúdio com boa acústica projetada, bons microfones, bons prés, horas e horas de experiência dentro de estúdios e muita malícia ...

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


afonsolirio

Como bem disse o colega acima, falta uma peça que fica entre o teclado e a cadeira. E mais: como vocês estão gravando? Sabe que não é só colocar um mic na boca do amplificador e tudo ficará lindo, né? Fazer produção, gravação, preparação do ambiente, ajeitar microfones, equalizar, enfim, tudo isso, são trabalhos que exigem algum conhecimento técnico.

Assim, a diferença entre uma gravação caseira tosca e um bom trabalho profissional é a mesma que existe entre um barracão que você ergue nos fundos de casa e um prédio projetado por um engenheiro. ;)

sarpa
Veterano
# abr/09
· votar


Assim, a diferença entre uma gravação caseira tosca e um bom trabalho profissional é a mesma que existe entre um barracão que você ergue nos fundos de casa e um prédio projetado por um engenheiro. ;)

Perfeito!

horacio.jo
Veterano
# abr/09
· votar


sarpa
falou tudo cara, é bem assim... enquanto um profissional tem umas 10 horas ou mais de trabalho em estudio por dia os profissionais de outras áreas que inventam de gravar (meu caso) tem 4 por semana, aí não tem o que de jeito na gravação...

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


Olha, eu sei que equipamento faz uma certa diferença sim, mas na boa?? Acho muito mais importante a peça que fica entre o teclado e a cadeira.

MAS, uma coisa que eu andei reparando é que a maior diferença entre um trabalho "profissional" e um amador está na nossa cabeça.
Outro dia eu estava reparando como as mix do Brendan O'Brien (que eu curto muito) são totalmente diferentes das minhas...

O processo de gravação também é um processo criativo e subjetivo...portanto é muito mais uma questão de gosto do que de qualidade!!

O mesmo serve pra masterização. To cansado de ouvir os caras ficarem falando que é uma arte perdida, que tem que ter anos de experiencia pra tentar fazer, e tals, enquanto tem um monte de musica bombando no radio que o máximo de masterização que teve foi um preset do t-racks....

É algo a se pensar, não??

FdcMacedo
Veterano
# abr/09 · Editado por: FdcMacedo
· votar


... /goodbye

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


BaNdAiD

Mas então, é claro que é uma coisa de criatividade e gosto, mas eu acho que um cara que tem conhecimento técnico consegue, mesmo antes de gravar, construir na sua cabeça uma mix e já ter em mente o que precisa fazer para chegar nela. É a mesma coisa de qualquer profissão que envolva criação: o domínio da técnica é só um meio, mas é necessário.

FdcMacedo

Cara, ninguém aqui tá falando que o rapaz precisa ser um engenheiro de som ou coisa do tipo. O que estamos querendo dizer é que o negócio não é tão simples assim, como "ah, compre um compressor".

isso é um forum, feito para discutir e ajudar as pessoas não pra ficar passando lições do que uma pessoa deve ser ou não ser, ridiculo.

Você notou que o que você chamou de "ridículo" é EXATAMENTE o que você fez com o seu post?

mjcmello
Veterano
# abr/09
· votar


Será que esse problema (guitarra saltando dos alto-falantes) não é latência da placa de som?

No início eu também tinha esse problema. Parece que a guitarra não "encaixa na música", ou então dá um efeito de que está em um ambiente diferente.

Se for isso só com uma placa boa e com o driver da ASIO que tem baixa latência.

Bog
Veterano
# abr/09 · Editado por: Bog
· votar


mjcmello

Normalmente, o que dá essa sensação de som "descolado" é a microfonação, a equalização e a ambiência... acho. =P

Atraso da placa de som faz o som ficar, bem, atrasado... Acho que o cara teria que descrever melhor o que é o problema de um jeito mais objetivo. :)

Felipe Caineli
Veterano
# abr/09 · Editado por: Felipe Caineli
· votar


Olá afonsolirio.

Uma dica que o pessoal fala muito aqui no fórum:
Tenta gravar a guitarra com volume baixo.
E grava várias vezes a mesma guitarra. Cria umas 4 pistas de guitarra e grava cada uma delas.
cada pista você pode usar um efeito diferente, um posicionamento de microfone diferente, etc.
E mistura tudo pra ver no que dá.

Não sei se vai resolver seu problema, mas isso pode deixar o som da guitarra mais encorpado sem ficar muito "na cara" como você disse.

E, é claro, perder muito tempo descobrindo coisas novas sobre gravação/mixagem.
Como o pessoal disse nas outras respostas, tem coisas que você só vai descobrir fuçando, testando, errando e refazendo até ficar com um resultado legal.

Uma outra coisa: como você está ligando sua guitarra no pc?
Não pode ligar direto na entrada de som do pc, porque assim o som ficar uma porcaria.
Tenta usar uma pedaleira em stand by ou um direct box entre a guitarra e o pc, para igualar os sinais.

E tem outra coisa: sem equipamentos profissionais é muito muito muito difícil conseguir produzir um material com alta qualidade, como as grandes bandas.

Abraço
Felipe Caineli

mjcmello
Veterano
# abr/09
· votar


Bog

Se o atraso for muito grande, sim, você percebe o atraso. Mas se o atraso for pequeno não dá pra perceber de imediato, e dá essa sensação de estar totalmente descolado da música.

Pode ser que o problema não seja esse, mas foi mais uma sugestão pra ser verificada.

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


mjcmello

Sim, sim, como a dúvida ficou bem "genérica", o negócio é atirar para todo lado mesmo. =P Não dá para saber exatamente qual é o problema.

afonsolirio

Manda uma gravação para a gente ter um exemplo do que é exatamente o problema! ;)

horacio.jo
Veterano
# abr/09
· votar


eu concordo com o que o sarpa falou no sentido de profissional e amador, nada a ver com a dúvida do afonsolirio.
Existe muita gente profissional em outra área (meu caso) que tem homestudio e não consegue adquirir a experiência necessária para fazer gravações "profissionais" e querem muito melhorar suas gravações "amadoras".
E não adianta ficarmos nos iludindo tudo na vida para ser bem feito precisa de muita prática, eu por exemplo na minha profissão tenho 10 horas de trabalho por dia a 15 anos, então a domino. Com gravações é mais complexo ainda, pois é muito subjetivo. Pois existe a técnica e o gosto pessoal.
obs:
com as novas regras da língua portuguesa devo ter errado alguns acentos, hehe...

ophius
Veterano
# abr/09
· votar


horacio.jo
eu concordo com o que o sarpa falou no sentido de profissional e amador, nada a ver com a dúvida do afonsolirio.
Existe muita gente profissional em outra área (meu caso) que tem homestudio e não consegue adquirir a experiência necessária para fazer gravações "profissionais" e querem muito melhorar suas gravações "amadoras".
E não adianta ficarmos nos iludindo tudo na vida para ser bem feito precisa de muita prática, eu por exemplo na minha profissão tenho 10 horas de trabalho por dia a 15 anos, então a domino. Com gravações é mais complexo ainda, pois é muito subjetivo. Pois existe a técnica e o gosto pessoal.



Concordo, em parte. hehe

Acho importante deixar claro a 'intenção' ao se valer desse processo de gravação caseira.

No meu caso, eu montei meu HomeStudio(aliás.."miniHomestudio" -rsrsrs), primeiramente, para gravar umas coisas minhas, idéias, riffs, etc.

A ambição de querer evoluir e utilizar essas tecnologia para novos meios, é natural.

Já gravei coisas minhas que, modéstia a parte, ficaram melhoresque muita "Gravação Profissional" por ae. (rsrs)

Então...acho que o produtor musical de certa forma é o elemento fundamental para uma banda, ou artista, expressar-se efetivamente.
Ele é imensamente responsável pela sonoridade final, por isso acho importante esse diálogo entre o produtor e o artista.


:)
É isso!

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


Bog

Mas então, é claro que é uma coisa de criatividade e gosto, mas eu acho que um cara que tem conhecimento técnico consegue, mesmo antes de gravar, construir na sua cabeça uma mix e já ter em mente o que precisa fazer para chegar nela. É a mesma coisa de qualquer profissão que envolva criação: o domínio da técnica é só um meio, mas é necessário.

Com certeza! O que eu quero dizer é isso mesmo! O pessoal acha que o lance é ter equipamentos caríssimos e tals, quando na verdade se não tiver conhecimento, não adianta de nada...

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


Bog

Abaixo tem um exemplo dado pelo Felipe Caineli sobre exatamente o que eu to falando!!

E tem outra coisa: sem equipamentos profissionais é muito muito muito difícil conseguir produzir um material com alta qualidade, como as grandes bandas.


É uma questão complicada! Fazer gravação não é o tipo de coisa em que, ''quem tem mais domínio das técnicas envolvidas" vai fazer as melhores gravações, ou não vai cometer disparates (como o "Clip" Rubin, heuheuheuhe)

É um processo criativo, uma arte! Assim como pintar um quadro!!

ophius
Veterano
# abr/09
· votar


BaNdAiD
É um processo criativo, uma arte! Assim como pintar um quadro!!

Sim, exato!

Tem caras que estudaram tudo em termos de técnica, tem vivência profissional, tempo e tals...mas...não "funcionam" com determinados estilos ou com determinados artistas.

Acho que em todos os sentidos, a experência acaba sendo fator essencial na escolha de um bom produtor musical.
(Claro que não é uma regra, mas..pela lógica...)


Eu mesmo conheço pessoas que tem pra gastar, e GASTAM mesmo. hehe
Tem os melhores isntrumentos, equipamentos, tecnologia de ponta e tals...
Mas... "falta ALGO"
(risos)



Enfim...

Felipe Caineli
Veterano
# abr/09
· votar


Olá BaNdAiD

Só explicando o que disse, que você me citou no post acima:

Eu concordo que é muito importante você saber o que está fazendo, ter um bom planejamento, conhecimento técnicos do assunto, ect.

Se eu falei besteira, me desculpe.
Eu sou bem o exemplo que o sarpa citou no início. Trabalho 8 horas por dia no que realmente sei fazer e quando estou em casa tento fazer minhas gravações.

Mas na minha citação eu disse que é "muito difícil", mas não impossível. rsrsrsrsrsrs

Desculpe qualquer coisa aí !!!

Abraço
Felipe Caineli

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


Felipe Caineli

Que isso amigo, de forma nenhuma vc precisa pedir desculpas.
O que ocorre é que, o seu pensamento é dominante até mesmo em pessoas mais experientes no assunto, e é isso que eu quis destacar: como esta idéia está presente.

A minha idéia é que a qualidade do equipamento é quase secundária diante da "qualidade" de quem o opera. As pessoas tem fissura por ter o "melhor" equipamento, achando que assim não tem como fazer feio, qdo na verdade não confere.

Um bom "engenheiro" consegue tirar um bom som de um equipamento ruim, porém um mal "engenheiro" não consegue tirar um bom som de um equipamento bom, entende??

Abraços!!

KeyboardMaster
Veterano
# abr/09
· votar


Só um comentário:
Não é o bom equipamento que vai substituir um bom músico.
Não adianta ter a melhor placa de som, o melhor microfone e o melhor cubo, se não tiver um músico que saiba tocar bem seu instrumento...
Muitas vezes as pessoas que não tem domínio sobre seu instrumento botam a culpa nos equipamentos.
Trabalhei em um estúdio e convivi com pessoas que ficam paradas esperando os equipamentos fazerem milagres. (Ò.Ó)

abraços o/

Felipe Caineli
Veterano
# abr/09 · Editado por: Felipe Caineli
· votar


BaNdAiD

Eu tentei passar pro cara o pouco do que aprendi aqui lendo os posts da galera.

Mas agora aprendi mais uma. E essa foi muito boa.
Agora sei que mesmo com os poucos recursos que tenho sempre dá pra melhorar o trabalho.
É tudo uma questão de ter muita vontade e persistência.

Valeu.

Abraço
Felipe Caineli

sarpa
Veterano
# abr/09
· votar


Felipe Caineli, exatamente.

... como disse no meu primeiro post, "mas na maioria dos casos falta uma peça que fica entre o teclado e a cadeira!"

Ou seja, equipamento ajuda, acústica ajuda, etc ... mas se a 'pecinha entre o teclado e a cadeira' não estiver 'em dia', é bem mais difícil as coisas saírem satisfatórias.

Áh, e claro ... bons músicos e excelentes instrumentos, já fazem 80% do trabalho.

Abraços!

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


Felipe Caineli

É isso mesmo!! +1 p vc!!

Hammer
Veterano
# abr/09
· votar


Nao conheço quase nada de gravaçoes...mas além do fator "operador de som" contar muito na qualidade ( a maior parte)... é fato que bons equipamentos para gravar + sala acustica sejam essenciais para um bom som..náo tenha dúvida que isto faz muita diferença entre o caseiro e o profissional...

É até absurdo comparar um estúdio com monitores de referencia que custam em média R$6000,00 (os medianos) com um simples pc munido de caixinha de som q custa +- R$5,00... E logico a existencia de um PROFISSIONAL operando tudo...

AlexB
Veterano
# abr/09
· votar


Nao conheço quase nada de gravaçoes...mas além do fator "operador de som" contar muito na qualidade ( a maior parte)... é fato que bons equipamentos para gravar + sala acustica sejam essenciais para um bom som..náo tenha dúvida que isto faz muita diferença entre o caseiro e o profissional...

É até absurdo comparar um estúdio com monitores de referencia que custam em média R$6000,00 (os medianos) com um simples pc munido de caixinha de som q custa +- R$5,00... E logico a existencia de um PROFISSIONAL operando tudo...


Hoje em dia bons equipamentos não são reflexo do preço impresso na etiqueta, assim você pode achar bons equipamentos de baixo custo, é aí que um bom técnico faz a diferença, pois ele sabe julgar exatamente o que precisa para um bom som sem sair apenas olhando o preço. A diferença de preço de um equipamento de baixo custo e um de alto pode ser mais de 20 vezes e a diferença no som pode não ser maior que 3% se a pessoa souber usar muito bem ambos os equipamentos.
Bons técnicos não se formam do dia para a noite, demora muito para treinar o ouvido, tem muita teoria, prática, erros e acertos. Não existe imediatismo, tem que estudar e persistir, o que é muito frustrante para quem acha que dinheiro compra tudo.
Abraço,
Alex

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


Já vi estúdios com ótimos equipamentos, mas com péssima qualidade no trabalho final. Não é difícil adivinhar que o problema está no técnico que opera a parafernalha.
Também já vi gente com equipamentos baratos e "humildes" fazer milagres!
Se não tiver talento, bom gosto e um bom estudo, nada feito.

Abraço.

fulanno
Veterano
# abr/09
· votar


o cara faz o topico e morre kkkkkkkkk
não da mais a s caras.


no começo me encomodei m pouco com isso e fiquei grilado com algumas coisas.
eu fazia umas gravações em ambiente convencional ( sala de casa eheheh) e ficava a gravação com a Cara de caseira.
depoios que eu adquri uns equipamentos razoaveis e montei um estudio para gravar e tals pude perceber uma imensa diferença no resultado.
porem
é preciso fuçar mto, descobrir as coisas novas, efeitos, etc que s[ó fuçando o cara vai descobvrir

hoje as gravações ficam bem proximas do padrão que estamos acostumados a ouvir por ai .
mas é um paradoxo
a gente fica comparando as musicas e pensa: mas que droga, que não fica igual, parece que falta algo
é realmente a peça entre a cadeira e o teclado hahahahahaha esse termo foi imortalizado já
quando vc conseguir arrumar a peça vai ver que tudo se ajeita.

abraços

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


Às vezes quando a peça entre a cadeira e o computador e equipamentos toma uma cachaça, a coisa melhora!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque as gravações caseiras ficam estranhas comparada as profissionais?